Translator

segunda-feira, 30 de março de 2009

O JOÃO SEVERINO ESTÁ DE VOLTA

Estou satisfeito pelo João Severino voltar ao amor de sua vida o jornalismo.

Foi um jornalista que nunca se vergou ao Poder ou se tenha acomodado a "mafias" (não eram as chinesas) que se movimentavam por Macau.
-
Fugiu do território por duas vezes.
-
Fez serviço de ajudante de pedreiro, na Austrália, para sobreviver. Voltou a Macau e adquiriu o jornal "Macau Hoje", o melhor do território e, ainda, de hoje.
-
Voltou, o João Severino, mais uma vez a dar às~vilas-de-diogo, há uns oito ou nove anos, de Macau.
-
Fugiu para que um poderoso não o trilhasse com a carga pesada de uma dúzia de processos em cima do lombo.
-
Depois de fugir de Macau passou as passas do algarve economicamente falido.
-
O João Severino nunca foi rico, mas de uma modéstia impressionante e amigo do seu amigo.
-
Da qui os meus desejos de "bom trabalho" no jornal o "Diabo" de largas tradições.
José Martins
-
A peça abaixo transcrita é do João Severino que publicou no seu blogue: http://pauparatodaaobra.blogspot.com/
-
Segunda-feira, 30 de Março de 2009
Estou de volta
1. Cansado, mas feliz. Passei o dia a fazer o que sempre fiz na vida. Notícias, artigos, análises, títulos, legendas, escolha de fotos, "burro", acompanhar a paginação e fechar as páginas com o prazer da última ser a primeira com uma manchete à maneira.
-
Pronto, espero que o colega Hernâni Carvalho, que me convidou para o ajudar a renovar o semanário O DIABO, tenha gostado do meu trabalho.
-
Amanhã, espero que aqueles que residem em Portugal possam já ver o jornal em referência de outra forma.
-
2. Fiquei atónito. Não tinha a noção do que vai acontecendo durante o dia aqui pelo blogue. Sem ter escrito nada, agora ao regressar deparei-me com 14 comentários desta gente amiga que tenho por aqui e com mais de 30 e-mails na caixa de correio. É mesmo 'pau para toda a obra'...
-
3. Desde já anuncio aos meus amigos bloggers que O DIABO passa a ter, desde amanhã, uma página dedicada aos blogues e nesta primeira edição, com uma nova orientação, foram contemplados: Palavrossavrvs Rex, 31 da Armada, Psicolaranja, Nocturno e Delito de Opinião. Abraço a todos.
Por joão severino em
Segunda-feira, Março 30, 2009
Etiquetas:

HÁ PRIMAVERA EM PORTUGAL - OS LÍRIOS DO CAMPO

Há Primavera em Portugal! Pelo que observo nas imagens, da televisão, o tempo está primaveril.
-
O azul do céu deslumbrante e a verdura dos campos que se estende e sobe ao alto das montanhas.
-
Portugal é lindo!
-
Dentro da nossa terra, mais ou menos, um paraíso/jardim, que a natureza dotou, banhado pelo Oceano Atlântico, onde nas terras nascem os "Lírios", flores lindas de cor branca de que a retina dos nossos olhos "transmite" ao disco duro do nosso cérebo.
-
Hoje saltei da cama tarde e preguiçoso às 8 da manhã. Carreguei no botão do televisor e surge-me, desde logo, o Jorge Gabriel a entrevistar o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo.
-
Um lírio famoso que fez uma greve de fome (há anos) por causa de um queijo produzido do leite das vacas de Ponte de Lima.
-
Não me vou referir à carreiro política do Daniel Campelo, à insurgência ao líder do CDS Paulo Portas e ao apoio do Ribeiro e Castro e outras "salsadas".
-
Deixo isso para outra altura. O Daniel Campelo portou-se muito bem durante a "entrivista" concedida ao Jorginho Gabriel da "Praça da Alegria".
-
Acólitos ao Jorginho a Serenela Andrade e o (ex-seminarista) Helder Reis ( o caracterísco parolo comunicador da praça) que quando fala ou sai asneira ou entra mosca na boca.
-
Ora aqui e tudo indica, que as avalanches de festas, de momento pelo país, que teria sido o José Sócrates ordenado ao Guilherme Costa o presidente da RTP que fossem levadas a cabo festas, por todo país, a evocar a Primavera (a seguir vêem as do Verão), cuja a finalidade seria o entretenimento do "povinho", das províncias e este gostando de festas e romarias, esquece as misérias, o desemprego e a desordenação de um Governo que vai usando o "paleio" em vez de obras.
-
A RTP portuguesa continua a ser uma "esbanja dinheiro" ao contribuinte onde se movimentam comunicadores de uma mediocridade incrível e uns "dinossauros" velhos como a Sé de Braga que não largam o "osso", os claustros e o polimento dos corrimões das escadas.
-

Cada vez mais estamos a assistir a programas emitidos pela RTP fora de circulação e o mais incrível possa parecer é "embutir" os emigrantes com telenovelas que não interessam ao "Menino Jesus".
-
Mas voltando a Ponte de Lima tem uma paisagem deslumbrante, observamos a ponte romana uma autêntica joia da arqueologia portuguesa e coitadinha muito mal tratada no seu estado de conservação.
-
O rio continua lindo com as margens de exuberante verdura. À volta, no largo, do espectáculo da Praça da Alegria, gente boa e simples igual a de todas as cidades, vilas e aldeias de Portugal.
-
São os lírios do país.
-
Mas, em fim os outros lírios, murchos e cheios de podridão, os da política, têm conspurcado o jardim de lírios Portugal.
José Martins

EM DESTAQUE - OS ARTISTAS

UM ARTISTA, LUSO, FAMOSO NA "BOA" EM LONDRES

Vale e AzevedoRecurso contra extradição agendado para 13 de Maio no Supremo Tribunal de Londres
-
Hoje A apreciação do recurso de João Vale e Azevedo contra a extradição para Portugal está agendada para 13 de Maio em Londres, disse hoje fonte do Supremo Tribunal de Justiça britânico
-
UM BANCO OU UM COVIL DE "GATUNOS"?

ParedesGerente do BPN terá simulado suicídio após desfalque
-
Hoje O antigo gerente do BPN de Gandra, Paredes, está sob suspeita de ter desviado cerca de meio milhão de euros para proveito próprio. Desaparecido desde quarta-feira é suspeito de simular um suicídio, escreve o 24horas
As duas peças com a devida vénia do SOL

A LUTA VÂ DO PAULO

Por Felícia Cabrita (Sõl)
Hoje O deputado do Partido Socialista Paulo Pedroso perdeu no Tribunal da Relação a acção para condenar como difamadores os que o acusaram de abusos sexuais, no âmbito do caso Casa Pia

BONECOS AO ACASO




O JOÃO SEVERINO VOLTOU PARA OS BRAÇOS DO SEU AMOR!

Recado para o João Severino: "João porta-te bem!
-
Não te metas em "alhadas"...
-
Nunca é tarde para recomeçar e fico satisfeito por voltares, com 60 anos, ao amor de tua vida, o jornalismo".
-
Já sei que a irreverência que nunca te largou pode continuar a criar-te inimigos "figadais" como os que deixaste em Macau...
-
Está provado que a vida começa todos os dias desde que acordemos vivos".
-
Um grande abraço do teu amigo
Zé Martins (Banguecoque)
-
Segunda-feira, 30 de Março de 2009
(Texto em baixo é de João Severino
-

Um amor, um jornal
Hoje, passados oito anos volto a ter um amor de perdição.Regresso ao fecho de um jornal, ao trabalho com uma equipa de jornalistas, ao diálogo com um gráfico-paginador, ao instintivo furor da inspiração para um título, uma legenda e uma manchete que "agarre".Espero não desiludir quem me convidou para este regresso à actividade aos 60 anos. Afinal, a experiência dos velhos ainda serve para alguma coisa.São 7.30 desta manhã, de 30 de Março, um dia histórico para mim.E já vou a caminho...Até logo, com um abraço, já de saudade em enfiar aqui uma data de posts...

ESTE "MENINO" MAIS DIA MENOS DIA VAI SE CANDIDATAR A PM OU PR DE TIMOR!

Desde que comandou as ex-milícias, em Dili que mataram timorenses, sem dó e piedade, continuou imparável... O PM Xanana e o PR Ramos Horta que se cuidem!

Para saber mais um clique em baixo

Eurico Guterres, ex-lider da milícia Aitarak, candidato ao parlamento indonésio