Translator

sábado, 2 de maio de 2009

MELGAÇO - ASSOBIADELAS PARA JOSÉ SÓCRATES

03 Maio 2009 - 00h09
José Sócrates: Assobiado em Melgaço.
-
José Sócrates foi ontem recebido com assobios na visita a Melgaço. Um dirigente socialista acusou o sindicalista Adão Mendes de provocar os insultos.
-
Nota: Os políticos da nossa "praça" estão preparados para os assobios, apupos e até aguentarem com uns "tabefes". Prevemos que vai ser lindo durante a campanha eleitoral... Vai,vai mesmo... Daqui fazemos votos que de entre a multidão não saia umas "baldadas" de merda.
-
Ainda está bem na memória de quando o político Francisco Assis aguentou o lixo dos baldes que havia na berma da rua, em Felgueira, há poucos anos.
-
É de notar, na fotografia, a alegria de José Sócrates, depois das assobiadelas em Melgaço. Espero que pelo menos lhe tivessem oferecido uns copos de água mineral das fontes preciosas e curativas de Melgaço.
CM/José Martins

GRIPE SUINA - ESPANHOIS EM QUARENTENA NUM HOTEL EM HONG KONG

Funcionários do serviço de sáude, chinês, examinam passageiro proveniente do México.Uma cliente do hotel Metropark (Hong Kong) em quarentena faz um gesto aos fotógrafos que tudo com ela está bem.
-
Cinco espanhóis em quarentena na China
Não têm sintomas de H1N1, mas ficarão isolados, em quarentema até 8 Maio
Hong Kong está a olhar para os passageiros que suspeitam, infectados, como aconteceu com o cidadão, mexicano, José Reinoso em Pequim - 03/05/2009
-
Os cinco turistas espanhóis estão isolados "Metropark Hotel", em Hong Kong, onde permaneceu o mexicano infectado com o H1N1 e o primeiro caso detectado na China.
-
Entre os turistas espanhois estão três bascos, um deles um jovem turista, uma mulher de Barcelona para participar em uma feira o quinto não foi conseguida a informação de sua origem. Todos optaram por permanecer anônimato, disse Juan Luis Flores, cônsul da Espanha em Hong Kong.
-
"Três turistas espanhois foram testados em um hospital e, em seguida, foram devolvidos para o hotel. Todos estão bem e tranquilos e apurado que não têm sintomas da doença. Entretanto foram tratados, como prevenção. com Tamiflu.
-
Têm contactados com suas famílias, e permanecem em isolamento até 8 de maio de "informou o cônsul Flores pelo telefone.
-
Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, espanhol, afirmou, ontem, que os cinco espanhóis tiveram testes negativos de novos vírus da gripe, mas espera que continuem a cumprir os protocolos dos serviço de saúde chineses.
El País-Tradução livre - José Martins

A "BARCA DOS DOIDOS"

Domingo, 3 de Maio de 2009
A PRAÇA DOS INSUBMISSOS

-
Quando decidi alinhavar algumas ideias s
obre a I República portuguesa (5 de Outubro de 1910 – 28 de Maio de 1926), pensei intitular o escrito de “A nave dos loucos” numa referência quase directa ao livro de Katherine Anne Porter mas depois lembrei-me de que “Um eléctrico chamado desejo”, plagiando Tennessee Williams, também não ficaria mal.
-
Optei finalmente pela solução que ali está em cima por me parecer mais justa: dá cabimento a muita loucura e a muito desejo de todos aqueles insurgentes que já não suportavam o modelo tradicional da sociedade portuguesa, o da imóvel estratificação com uma mole de analfabetos ao serviço de relativamente pequena elite tão ociosa quanto possível.
-
Quebrado o statu quo por alguns fuzis barricados na Rotunda e por meia dúzia de tiros do meio do Tejo com mira assestada para as Necessidades e eis que do lado dos insubmissos há quem nem queira acreditar que a revolução triunfara com tão fraca resistência: o Almirante Cândido dos Reis suicida-se mas o Dr. Miguel Bombarda é assassinado; o suicídio do maníaco-depressivo (?) e o assassinato do psiquiatra.
-
E então, é assim: As revoluções são feitas pelos revolucionários – Monsieur de La Palisse não seria mais óbvio.
-
Insubmissos vangloriando a implantação da República
Lisboa, 5 de Outubro de 1910
-
O problema está em que nem todos os revolucionários pretendem revolucionar no mesmo sentido. A partir do momento que se quebra o padrão contra que lutaram conjuntamente, todos hão-de querer levar a sua ideia até ao fim para que um novo padrão se defina. E esse novo padrão tem que ser «o seu», pensa cada revolucionário.
-
É do confronto que sempre há entre os revolucionários que surge a velha expressão que afirma “as revoluções comem os seus próprios autores”. Sim, os que são «comidos» são os revolucionários que não conseguem impor o seu padrão aos demais companheiros no golpe de Estado que executaram em conjunto. Uma vez conquistado o Poder logo começa cada um a querer impor a sua vontade. Surgem as dissensões, as lutas, os golpes, os contra-golpes, o tiroteio, as mortes, o caos.
-
Um saco cheio de gatos não é um ambiente sereno e quem não queira ser arranhado mais vale que lá não meta a mão.
-
Então, vendo-os agora à distância de quase um século, percebe-se facilmente que esses revolucionários tentavam tudo para se tornarem na elite dominante que eles próprios tinham banido com a revolução que haviam feito. Não eram Duques nem Marqueses; nem sequer Condes, Viscondes ou Barões de título comprado ao Rei mas eram Doutores e assim esperavam ser tratados pelos circundantes.
-
Sim, já nessa época o que valia era o título e quem o tinha não prescindia do respectivo tratamento. Afinal, ambição de destaque exactamente igual à que criticavam nos do tempo da Monarquia.
-
Mas o modelo agora era diferente pois não havia um Vértice (antes, o Rei) que definisse a escala dos valores; na República, o novo padrão (a nova escala dos valores) tinha que ser construído. E essa era uma luta que todos travavam contra todos apoiando-se em sociedades mais ou menos secretas (p.ex. a Maçonaria), em organizações mais ou menos revolucionárias (p. ex. a Carbonária), com maior ou menor solidariedade intrínseca, com mais ou menos vingança pistoleira pelas confianças traídas.
-
E afinal, nem mesmo à custa de alguns assassinatos (bastaria um para que fosse demais) a I República portuguesa conseguiu definir um padrão. Os gatos assanhavam-se por tudo e por nada, mais com o objectivo de denegrirem o próximo do que para tratarem das questões nacionais para que eram eleitos. Todos tinham como objectivo permanente o derrube do Governo, fosse ele qual fosse. Para quê? Para se porem nos bicos dos pés, darem nas vistas, receberem ovações dos correligionários e babarem-se de vaidade.

Em tudo igual às Cortes antes da revolução apenas mudando alguns intervenientes.

Mas houve republicanos convictos que não se deixaram envolver nesta teatralidade balofa e que, afastando-se, se dedicaram ao que consideravam imprescindível. Foi o caso do meu Avô, Tomás da Fonseca, que deixou os tribunos a insultarem-se mutuamente e se empenhou no combate ao analfabetismo.
Sobre ele escreverei mais logo...
Lisboa, Abril de 2009
Com a devida vénia do blogue: http://abemdanacao.blogs.sapo.pt

TAILÂNDIA - PREVENÇÂO DA GRIPE SUINA


Vice-Primeiro Ministro Sanan Kachornprasart junto a um monitor termal que regista a temperatura corporal aos passageiros chegados ao aeroporto internacional de Suvarnabhumi em Banguecoque
-
3 de Maio de 2009
GRIPE SUÍNA – TAILÂNDIA – PREVENÇÃO MÁXIMA
-
Todos os visitantes, incluindo os VIPs, chegados aos aeroportos da Tailândia estão sujeitos à análise da temperatura corporal pelo rastreio de câmaras/scanners (termómetros).
-
Vice-Ministro da Saúde Pública, Manit Nopamornbodee informou que o Ministério da Saúde Pública tinha intensificado a vigilância após os primeiros casos do vírus confirmados em Hong Kong e Coreia do Sul na sexta-feira.
-
Informou, ainda, que as seis câmaras térmicas/scanners tinham sido instaladas no aeroporto internacional Suvarnabhumi, em Banguecoque, verificando todos os passageiros que chegarem durante as 24 horas dos ponteiros do relógio.
-
"Depois do surto [na Ásia], pensamos que é melhor proceder a mais do que a menos. A partir de agora todos os que entrarem na Tailândia, não importa quais os seus altos cargos que possam ocupar terão de passar por um scanner," disse Manit: "seja um ministro ou mesmo o próprio Primeiro-Ministro. "
-
Pelas câmaras térmicas passaram 181.713 passageiros chegados nos últimos cinco dias e 31 foram detectados com alta temperatura corporal, mais tarde foram desmarcados.
-
Dr. Pasakorn Akarasewi, chefe do departamento de Epidemiologia informou que foi detectada em duas mulheres na idade dos 40, tailandesas, temperatura corporal anormal pelo que permaneceram sob estreitos cuidados hospitalares mas resultados deram negativos e relacionados com a gripe suína.
-
Secretário- adjunto permanente para a saúde pública Paijit Warachit disse que amanhã (4.05.09) mais uma ambulância seria enviada para o aeroporto, com a disponibilidade de transportar passageiros para hospitais e ser ali analisados se estão infectados com o vírus da gripe suína.
-
Organização, governamental, que controla a indústria farmacêutica, da Tailândia, foi encarregada de comprar os ingredientes para produzir dois milhões de comprimidos para o tratamento da gripes.
-
Quatro milhões de máscaras estão disponíveis para distribuição pública, e todos os hospitais, nacionais, estão a criar centros próprios de prevenção, rastreio e tratamento da gripe suína como foi, assim, procedido de quando surgiu a gripe das aves, Paijit acrescentou.
-
Secretário Permanente de Saúde Pública Prat Boonyawongwirot disse todos os passageiros provenientes de países de risco seriam convidados a preencher um questionário. Os que passarem em frente das câmaras térmicas receberão um "cartão de saúde" para na eventualidade, na primeira quinzena de permanência na Tailândia possam vir a ter sintomas. O ministério possui já um milhão de cartões impressos para distribuir.
-
Manit disse ainda que a princesa Ubolratana Rajakanya (Princesa Real e a primeira filha de S.M. o Rei da Tailândia) tinha manifestado preocupação com a possível propagação da gripe suína e aconselhou a agir, rapidamente, o ministério da Saúde para um invulgar rigor.
-
Vice-PM Sanan Kachornpra-Sart, que preside uma comissão nacional sobre a "Gripe 2009", teve, uma reunião às 10:30, ontem com os altos funcionários, incluindo o secretário Manit, do Ministério da Saúde com a finalidade de discutir a criação de um centro de controlo da gripe suína.
-
Entretanto está preparado um cuidado intensivo e contínuo e medidas adequadas para a chegada de 14 Tailandeses que estão a voar para a Tailândia a partir do México hoje.
-
Aqueles que passarem ao rastreio térmica e exame físico será seguido por uma equipa médica durante uma semana , e todos com alta temperatura corporal serão colocada sob estreita vigilância no hospital.
-
Vice-Primeiro Ministro Sanan informou, ao mesmo tempo, que iria contactar a Embaixada Mexicana para que providenciasse o transporte para o México de 20000-30000 comprimidos de "Oseltamivir" de que, inicialmente, seria suficiente para a cura de 19.000 pacientes.
-
Sanan informou que iria solicitar ao Governo, quando se reunir na próxima terça-feira solicitar a compra de mais 10 câmaras de infravermelhos termo/scanners, que importam Bt1.5 milhões cada (cerca de 70.000 euros) para serem instaladas nas fronteiraa terrestres.
-
Entretanto, PM Abhisit Vejjajiva,presidiu a uma reunião de ministros da saúde dos 10 Estados-membros da ASEAN, incluindo o Japão, China e Coréia do Sul sobre a gripe suína na passada sexta-feira em Banguecoque e afirmou que o governo estava observando atentamente a situação e tomar medidas para prevenir um surto epidémico
-
Em outras notícias relacionadas com a gripe suina o ministro do Trabalho Phaithoon Kaeothong informou que não havia nenhum plano para evacuar os trabalhadores tailandeses nos países onde se encontram a trabalhar.
-
Entretanto o ministério suspendeu, por agora, a saída de trabalhadores tailandeses de viajar para o estrangeiro até que a doença for contida, acrescentou.
-
The Nation com foto. Tradução livre - José Martins

AS VIAGENS SECRETAS DO ALBERTO




Maio 02, 2009

Segredo, que El-Rei vai viajar!
O presidente do Governo Regional da Madeira gastou em 2008 mais de meio milhão de euros em viagens, todas classificadas de “secretas”.(...) No contraditório, Jardim alega ter recorrido a este expediente “para haver celeridade no processo” de aquisição das viagens.(...) Com ausências em média de uma semana, às vezes para participar em reuniões de um dia em que normalmente o seu homólogo açoriano se faz representar pelo subsecretário regional dos Assuntos Europeus, o presidente madeirense gastou nas seis viagens analisadas pelo TC mais de 70 mil euros.
Acho simplesmente fabuloso que Jardim possa viajar à conta do erário público e arrogar-se no direito de não passar cavaco a ninguém. Mais uma atitude típica do "eu posso, quero e mando".Alegar questões de segredo (de Estado não será com certeza...) para passar férias é, sem dúvida, porreiro pá!Mas ainda mais baril é saírem imediatamente em defesa do
indefensável. O contribuinte é, sem qualquer dúvida, o único recurso inesgotável do planeta...
Publicada por O Divagador: em
1:19 PM 5 comentários

POLÍTICA - A GRANDE "CEGADA" - OU MELHOR A "BÁCORA"

VITAL MOREIRA ENFARDOU E AGUENTOU, HEROICAMENTE, O EMBATE!
Traidor", "mentiroso", "palhaço" e até mesmo "filho da p..." foram insultos dirigidos a Vital Moreira, que foi ainda agredido com murros e garrafas de água.
-
Perante a fúria dos manifestJá no desfile da UGT, Vital Moreira garantiu estar "sereno e calmo, mas também revoltado" com os incidentes. "Esses desacatos dirigiram-se a mim pessoalmente (...). Há uma ala radical política, partidária e sindical.
-
Penso que é óbvia a identificação das pessoas com um determinado partido. Não foi por acaso que fui eu o alvo", afirmou, referindo-se ao passado como militante do PCP, que deixou há vinte anos.
-
Vítor Ramalho não identificou nenhum dos agressores como membro da CGTP. À noite, na SIC, Vital Moreira confessou que, "mais grave do que os desacatos" de que foi alvo, "foi a declaração do secretário-geral da CGTP", que associou a sua presença na manif a uma acção de campanha. Carvalho da Silva lamentou o incidente, mas não pediu desculpas, e Jerónimo de Sousa recusou comentar "o que não viu".antes, foi obrigado a abandonar o local.
video
Texto CM,video RTP

GRIPE SUINA - TAILÂNDIA ALERTA


Dois turistas estrangeiros testam máscaras. distribuídas pela Camara Municipal de Banguecoque e o início de uma campanha com a finalidade de impedir a propagação da mortífera influenza A (H1N1), na passada sexta-feira (30.04.09) The Nation foto
O Aeroporto International de Banguecoque em alerta

O aeroporto internacional de Suvarnabhumi está em alerta para os visitantes chegados de França, Alemanha, Reino Unido e E.U.
-
Segundo a agência noticiosa Deutsche Presse Agentur o aeroporto internacional de Suvarnabhumi irá reforçar o controlo sobre os visitantes a partir de França, Tóquio, Frankfurt, Londres, Chicago, Los Angeles e Texas, numa tentativa de impedir a propagação da peste suina na Tailândia.
-
Serirat Prasutanond, directo-geral do aeroporo Suvarnabhumi informou que no aeroporto ainda não detectada quaisquers pessoas que tenham tido os sintomas da gripe suína. Informou ainda que os visitantes chegados ao aeroporto, a partir da referida áreas, estão estimados em cerca de 2000 a 3000 por dia.
-
O governo tailandês ordenou a instalação de câmaras/scanner na passada segunda-feira no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi Bangkok's como uma medida preventiva contra a propagação da gripe suína no reino.
-
As câmaras infra-vermelho, detectam o calor do corpo humano fora do normal e foi uma das várias medidas, aprovadas pelas autoridades sanitárias, como forma de impedir a propagação da gripe suína nos países do Sudeste Asiático, onde a indústria do turismo foi duramente atingido pelo surtos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003, a gripe das aves em 2004-05.
-
"Actualmente, não temos encontrado qualquer caso de gripe suína," ministro da Saúde tailandês Vithaya Keowparadis disse numa conferência de imprensa. O Ministério da Saúde lançou uma campanha educacional sobre gripe suína, que já matou pelo menos 20 pessoas no México.
-
A Tailândia tem uma florescente indústria pecuária suína, para abastecimento da restauração no mercado interno e as exportações para o mercado externo.
-
Primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva informou que o gabinete se reunirá, próxima terça-feira para discutir a necessidade de outras medidas, tais como advertências de viagem para o México e os E.U.
The Nation - Tradução livre
José Martins

GRIPE SUINA - DADOS OFICIAIS

OMS duplicou o número de infectados com H1N1.
-
Existem 615 casos confirmados em 15 países .
Hong Kong e Coreia do Sul registraram os primeiros dois casos na Ásia .
O H1N1 pode ser caldeado numa região com o vírus da gripe, e multiplicar o seu perigo número de pessoas afectadas pelo vírus influenza A, conhecido agora pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o vírus H1N1, duplicou nas últimas 24 horas, de acordo com dados fornecidos pelo organismo internacional.
-
Assim, o mais recente relatório divulgado pela OMS situa-se em 615 casos confirmados em 15 países. Ontem era de 331.
-
Pequim continua a recolha das crianças adoptadas por estrangeiros
China enfrenta a crise com a lição aprendida a partir de seus erros e suspende vôos para o México depois de detectado o primeiro caso de gripe em Hong Kong
O video abaixo mostra o fabrico de máscara
video

A SAGA DO "REPORTER DO CACO" NÃO PARA, MAIS UMA VEZ...

A saga do "Reporter do Caco" não tem fim!

Em Pattaya e a utlização das fotografias reais quando isso convém
-
Fotografia, acima aposta, contém uma legenda, ofensiva (autoria de Nuno Caldeira da Silva), para os tailandeses que exibem fotografias de membros da Família Real Tailandesa.
-
Denominando-se o Caldeira da Silva como Conselheiro Político (!!!!) da Delegação da Comissão Europeia, em Banguecoque, mostra o seu fraco estilo de analisador político que bem pode criar problemas ao relacionamento entre os países inseridos na União Europeia, quando estes necessitam,o bom e o mútuo com a Tailãndia e outros países da ASEAN.
-
Os países da União Europeia necessitam dos países da Ásia, porque sem eles a Europa não consegue sobreviver!
-
Vem me à memória: "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!"
-
Poderá ser lida a peça, ofensiva e ver fotografia, clicando no endereço abaixo designado

José Martins