Translator

segunda-feira, 27 de julho de 2009

OPINIÃO - AS CAROLINAS DE PORTUGAL


A novela Carolina, no meu parecer, tem sido a humilhação da mulher portuguesa.
-
Não interessa aqui referir o seu passado, o ter sido aliciada e casada, com um homem qualquer, antes de conhecer Pinto da Costa.

Ora a Carolina Salgado foi vítima da sua beleza e da inocência de mulher. Certo que todas as mulheres têm as suas ambições e ela teve-as de quando Pinto da Costa se aproximou, um poderoso, mercê do jogo da bola, na cidade do Porto e adorado por milhares de adeptos.

Bem sabido que ela, o não descurou, frequentou uma casa de alterne "Luar Noite", onde foi cobiçada, para a cama, pelos senhores abastados de dinheiro. Pinto da Costa foi o vencedor, mesmo sem ser figura que possa atrair uma mulher bela conseguiu-o pelo lado do dinheiro.

Gostou da Carolina, não sei se pelo deleite da cama que ela lhe oferecia ou se pelo facto que o suportava nas "bufadas" intestinais que uma tripalhada à moda do Porto lhe tinha provocado uma gasearia infernal que empestava o espaço onde se realizava a festa social.

A Carolina, em quem Pinto da Costa confiou plenamente, conheceu toda a sua vida e "manigâncias" da oferta de ´fruta´ aos árbitros para ganhar jogos e voltar, ainda mais,poderoso.

A cegueira do entusiasmo dos adeptos do futebol, toleram tudo como os "Santos Inocentes" e apenas pretendem a bola no rectângulo, com redes ao fundo do relvado. Pinto da Costa um homem inteligente sabe e bem explorar, psicológicamente, as massas que se sentam nas bancadas aplaudir, que até, com cegueira tal, que os jogadores do seu clube, em campo não comete irregularidades.

O que interessa é ganhar! Mas a Carolina depois dos deleites de cama; as delícias de Pinto da Costa foi usada para se juntar com a claque "Super Dragões", nas bancadas e torcer pelo F.C. do Porto, enquanto Pinto da Costa, regalado sentado no camarote presidencial da Antas, a gozar o espectáculo da Carolina no meio daquela "gangada" que a opinião pública, bem sabe que é composta de "rufiões" e proxenetas que lhe pagam para fazer claque.

Pinto da Costa já enfastiado da Carolina, deseja ~"trincar" outra fruta (embora já usada), mas para outros prazeres de "alcova". Depois disso, há que dar um "pontapé" no traseiro da Carolina; colocá-la fora de casa e sacar-lhe aquilo que por lá estava pendurado nas paredes e consideradas obras de arte.

O Pinto da Costa não foi lá retirar os seus "tarecos", mas enviou os seus "gorilas" para os sacar à força e até se necessário um "arraial" de porrada à Carolina. E foi isso que eles, os "gorilas", fizeram deixando a Carolina com nódoas no corpo e os olhos negros.

A Carolina sabe demais da vida de Pinto da Costa e publicou um livro que foi um sucesso de vendas. Pouco interessa aquilo que a Carolina escreveu aos "poderosos". Procuraram denegri-la e colocarem-na na barra do tribunal. Pois claro o dinheiro compra tudo neste mundo e serve para pagar aos melhores advogados de Portugal.

A Carolina, certamente, não vai ganhar coisa nenhuma porque o dinheiro dos "poderosos" alcança tudo, como se adquirem, na feira, os melões.
José Martins
-
Os comentários transcritos em baixo não são nossos mas de leitores do Expresso.

Carolina Salgado "foi usada, abusada e atirada fora"
O advogado da ex-companheira de Pinto da Costa afirmou hoje em tribunal que a sua cliente foi "usada
(Expresso)
-
NãoHáInocentes
Na Mafia siciliana uma das regras essenciais era o silêncio dos seus, lei conhecida como Omertá. Era, digo eu, uma belíssima regra. Não só protegia os mafiosos das autoridades, como fazia com que resolvessem os problemas entre eles. Se alguém tivesse razões de queixa de alguém o assunto era dirimido pela instância superior, o Capo, ou Il Capo di Tutti Capi.

Se a coisa não ia a bem, instalava-se uma guerra em que se matavam uns aos outros alegremente, até alguém ser proclamado vencedor. A polícia - que cínicamente até apreciava o estilo - limitava-se a levantar os cadáveres, sem nunca saber exactamente o que se passava. Tudo por causa da Omertá.

Em Portugal, a coisa não pega e, se calhar, nunca teve hipóteses de pegar. Aqui, numa irredutível torre nortenha, onde "O Padrinho" vai "pensando de que" inúmeros e aperfeiçoados esquemas para perpetuar o domínio de um certo clube de futebol e ir enriquecendo, e aos amigos, pelo caminho, a lei é a da mais desbragada coscuvilhice.

Toda a gente fala! Uma vergonha autêntica. Fala quem sabe, fala quem não sabe, falam dirigentes de outros clubes, falam ex-treinadores (sabem do quem eu estou a falar), falam jogadores, falam jornalistas, falam advogados, procuradores, oficiais de justiça, polícias, enviam-se toneladas de papel de um lado para o outro, falam ex-amantes, escrevem-se livros, uma cobóiada! No meio de tanto barulho, o Capo continua impávido na sua torre, a ex-amante adoece, o "consiglieri" mostra compaixão e não se apura nada..

CãodaRosa
Todas as Carolinas que sigam este caminho, terão o mesmo destino, ou seja, acabam mal, porque não servem os denunciados e deixam de servir para os denunciantes que as usam como carne para canhão na defesa dos seus interesses. Esquecem, ou ninguém as lembra que se uns não prestam, os outros não valem nada, são todos uns escroques que se aproveitam das fragilidades e da miséria que as atinge.
-
Mas se este é o destino das "Carolinas" deste país, a Salgado teve a sorte que procurou, deixou-se explorar por indivíduos que, em bom rigor, não passam de "proxenetas" só não lhe sacam o dinheiro à porta da casa de alterne por falta de coragem, já que vergonha não tem nenhuma, nem nunca tiveram. O fim desta Carolina não vai ser famoso, infelizmente para ela, que é uma mulher e um ser humano e como tal devia ser tratada.
-
Denunciou, com verdade ou sem ela, não conheço os factos, alguém poderoso no mundo do futebol, iludida, presume-se, pelas promessas de um candidato a cadeira do poder e logo que deixou de servir jogam-na fora como se de lixo se tratasse.
-
Quem a aconselhou, se é que houve conselheiro, devia ter-lhe dito ser necessário mais que um livro escrito por uma jornalista para condenar alguém e deveria ter sido alertada para a realidade de ninguém gostar de delatores, nem aqueles que deles se aproveitam. A ela enquanto mulher desejo-lhe sorte e juízo para não se meter noutra, pelo menos com tais apoios (Inserido tal qual como foi teclado pelos autores)

NOTÍCIAS DE TERÇA-FEIRA (28.07.09)




Coimbra não usa fármaco injectado em Santa Maria
ALEXANDRA MARQUES *Os Hospitais da Universidade de Coimbra - como o Hospital de Faro e Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - também não usam o Avastin. Dois doentes poderão recuperar "alguma visão", mas é ainda cedo para haver certezas.
Genéricos: 101 milhões desperdiçados
IVETE CARNEIROSe o utente levasse para casa a versão genérica de 60 dos medicamentos mais vendidos, o país pouparia 101 milhões de euros por ano. A contabilidade é da Deco e encaixa em contas já feitas pela Associação Nacional de Farmácias.
Bloggers debatem país com José Sócrates
I.T.M.Na Cantina da LX Factory, bloggers e twitters questionaram ontem, segunda-feira, José Sócrates por mais de duas horas numa sessão fechada a jornalistas, que falharam também a transmissão em directo porque esta acabou por não se fazer.
Atacou assaltantes e foi atingida a tiro
REIS PINTOUma mulher, de 49 anos, foi ontem, segunda-feira, atingida a tiro, em Vilar do Paraíso, em Gaia, após ter resistido a um gangue, encapuzado e ar-mado, que lhe queria levar o carro após lhe ter roubado vários volumes de tabaco .
Alexandra inseriu-se bem no infantário
EDUARDO GUEDESAlexandra, a menina russa que vivia com a família de João Pinheiro e Florinda Vieira, em Barcelos, e cuja mãe biológica levou-a para a Rússia em Maio, está a dar-se bem no infantário que começou a frequentar há cerca de duas semanas.
Acusada de 600 crimes condenada por apenas 3
MANUEL VITORINOA principal arguida de uma rede de legalização à imigração ilegal, foi, ontem, segunda-feira, condenada, pelo Tribunal de S. João Novo, no Porto, a quatro anos de prisão com pena suspensa. Entre o rol de arguidos estão quatro inspectores do SEF.
Igreja e Governo chegam a acordo
Os capelães serão pagos segundo uma tabela e com base no número de pessoas que auxiliam.
14 anos para o "Solitário"
SUSANA OTÃOCarlos P. foi ontem, segunda-feira, condenado a 14 anos de prisão, pela autoria de 24 assaltos à mão armada a dependências bancárias na região de Lisboa.
Portugueses não desistem das férias
ANA PAULA LIMAEm plena crise, os portugueses não dispensam as férias no exterior. Em Junho, o número de portugueses que viajaram para Cabo Verde cresceu 150% e para a Turquia ou Marrocos o aumento foi superior a 200%.
Hulk encanta na Peace Cup
NUNO A. AMARALComeçou bem a participação do F. C. Porto na quarta edição da Peace Cup. Em Huelva, os dragões conseguiram uma vitória convincente sobre o Lyon (2-0) e estão a um empate das meias-finais. Segue-se o Besiktas, já amanhã, quarta-feira.
Revisão do Estatuto da Carreira Docente termina sem acordo
ALEXANDRA INÁCIOO processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente termina hoje sem acordo entre sindicatos e Ministério da Educação. O Governo vai aprovar as alterações, enquanto as estruturas sindicais prometem contestação no início do ano lectivo.
Governo distribuiu em dois anos um milhão de portáteis
O Governo distribuiu um milhão de computadores, em dois anos, no âmbito do programa e-escola. Segundo José Sócrates, isso fez de Portugal o primeiro país do mundo onde todas as crianças do Ensino Básico têm acesso a um computador.
Contradições no caso da extorsão de 500 mil euros
Há, pelo menos, três versões sobre uma alegada tentativa de extorsão de 500 mil euros de Carolina a Pinto da Costa. É o que argumenta o advogado da ex-namorada do líder do F. C. Porto, que aparece envolvido nos três episódios.
País
Distritos... Aveiro Beja Braga Bragança Castelo Branco Coimbra Évora Faro Guarda Leiria Lisboa Portalegre Porto Santarém Setúbal Viana do Castelo Vila Real Viseu Açores: Grupo Central Açores: Grupo Ocidental Açores: Grupo Oriental Funchal
Vila Nova de Gaia
Metro chega a Vila d'Este em 2013 por 130 milhões
Um túnel, três passagens desniveladas e um viaduto ajudarão o metro a vencer a distância entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Gaia). A Linha Amarela deverá chegar em 2013 à urbanização e custará cerca de 130 milhões de euros.
Figueira da Foz
Falta vigilância em praia sempre lotada
Uma das praias mais frequentadas da Cova Gala, Figueira da Foz, não é vigiada. São os nadadores-salvadores da praia do lado que vão vendo se há problemas. A falta de concessão faz com que vigilância não seja obrigatória.
Espinho
Feirantes ao sol e com dificuldades nos acessos
A mudança dos vendedores de frutas e legumes da feira de Espinho para um novo local, deu-se, ontem, segunda-feira, sem incidentes, mas cedo ouviram-se críticas sobre a falta de sombra e as dificuldades nos acessos aos postos de venda.

Parlamento
Aprovado plano de contingência para pandemia de gripe
O Parlamento aprovou um plano de contingência para uma eventual pandemia de gripe A (H1N1), mandado executar pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que prevê a criação de um gabinete de...
Educação

Fenprof promete protesto no início do ano lectivo
A Fenprof disse hoje esperar um início de ano lectivo "conturbado", marcado por "muita contestação" e trabalho por uma "revisão séria" do Estatuto da Carreira Docente, enquanto o Ministério da Educação...
Teixeira dos Santos

Afirmações de João Jardim são de "gestos de malcriadez"
O ministro das Finanças e Economia, Teixeira dos Santos, disse hoje, em Faro, que as afirmações de Alberto João Jardim, nas quais desafiam José Sócrates a concretizar as medidas antes das eleições são...
Jardim contra "fascistas" e "comunistas"
Imigração

Absolvidos metade dos arguidos de rede de legalização
O Tribunal de São João Novo decidiu hoje absolver metade dos arguidos da rede de legalização irregular de imigrantes. Foram condenados sete dos arguidos, mas todos com pena suspensa.
Quatro anos para advogada de rede de legalização de imigrantes
DESPORTO
BENFICA FC PORTO SPORTING SELECÇÃO
FC Porto vence Lyon e fica a um empate das meias-finais
O FC Porto venceu hoje os franceses do Lyon, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Peace Cup, disputado na cidade espanhola de Huelva, e ficou a um empate das meias-finais.
Mundiais - Rickard e Sjostrom batem recordes do MundoOntem
Brasileiro Ronaldo vai parar até cinco semanasOntem
Prediger de foraOntem
Mourinho interessado em Di MaríaOntem
Caicedo já treinouOntem
Frederico Gil e Michelle Brito continuam no "top 100"Ontem
PORTUGAL
Polémica

Lugar de Joana tinha 'dono' no PS/Coimbra
Francisco Louçã lembra que o PS de Sócrates tem dado mostras de "não respeitar os valores republicanos " e acusa-o de pensar que "se podem trocar cargos no Estado por apoios". Ontem, o primeiro-ministro...
Daniel Oliveira excluído das listas do Bloco de Esquerda
Mais de dois mil casos por ano

Tentativas de suicídio dos adolescentes aumentam
Os comportamentos suicidários entre os adolescentes estão a aumentar em Portugal. Todos os anos, mais de dois mil jovens atentam contra a vida, mesmo quando a morte não é o objectivo. "Para eles, a vida...
Cegueira

Esperança para Walter voltar a ver esgota-se em 8 dias
Apesar da operação, continua cego e se dentro de uma semana não melhorar médico duvida que o paciente recupere. Os outros doentes foram ontem preparados para a mesma cirurgia, mas o processo foi travado...
António Travassos defende 'Avastin'
Famílias terão transporte fácil
Polícia à porta da enfermaria
GLOBO
México

Vinte mortos por cartéis de droga desde sábado
Pelo menos vinte pessoas foram assassinadas na pura tradição dos cartéis de droga, desde sábado no norte do México, que faz fronteira com os Estados Unidos, indicaram domingo as autoridades locais.
Nuclear

Coreia do Norte mantém recusa em voltar a negociar
A Coreia do Norte reiterou hoje a sua recusa de regressar à mesa das negociações sobre a sua desnuclearização, sugerindo "uma forma de diálogo específico", que não especificou.
Afeganistão

Acordo de cessar-fogo com talibãs do Noroeste
Responsáveis locais afegãos concluíram pela primeira vez um acordo de cessar-fogo com os talibãs no Oeste e Noroeste do país, com vista às eleições presidenciais e provinciais de 20 de Agosto, anunciou...
22 mortos desde sábado, incluindo um soldado da NATO
VÍDEO
Luís Amado diz que "não faz sentido" adiar votação de Barroso
Parlamento Europeu
Luís Amado diz que "não faz sentido" adiar votação de Barroso
Madeira
Jardim desafia PSD nacional a sair do "politicamente correcto"
Timor-Leste
Ramos-Horta critica "sabichões do mundo" que duvidam do futuro do país
Viseu

Feto encontrado pela GNR em contentor do lixo
Um feto com cerca de três meses de gestação foi hoje encontrado num contentor do lixo na freguesia de Orgens, no concelho de Viseu, informou fonte da GNR.
Honduras

Dezenas de associações organizam protesto em Lisboa
Dezenas de organizações e grupos da sociedade civil portuguesa promovem terça-feira em Lisboa uma acção de protesto contra o golpe de estado nas Honduras, que destituiu em finais de Junho o chefe de Estado Manuel...
Concordata

Acordo sobre assistência religiosa
A Igreja Católica e o Estado chegaram a acordo sobre a assistência religiosa nos hospitais, prisões e forças armadas e de segurança, matérias por regulamentar na Concordata, disse hoje à Lusa o porta-voz da...
Freeport

Carlos Guerra esteve no TCIC para diligências com juiz
Carlos Guerra, ex-presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) constituído arguido no caso Freeport, esteve hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), Lisboa, para diligências no âmbito...
Guiné-Bissau

UA considera escrutínio livre, justo e transparente
A missão de observação eleitoral da União Africana (UA) às eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau, chefiada pelo antigo chefe da diplomacia moçambicana Leonardo Simão, considerou hoje que o...
Peniche

Retomadas buscas para encontrar mergulhador
As buscas para encontrar o mergulhador que desapareceu no sábado ao largo do Cabo Carvoeiro foram retomadas hoje de manhã, tendo sido reforçadas com mais mergulhadores, disse à Lusa o comandante da capitania...
Buscas de mergulhador infrutíferas
Portugal

Centros de Emprego com o dobro de baixas médicas
Quem recebe subsídio de desemprego, com a entrada em vigor da nova lei, não pode faltar às convocações ou apresentações quinzenais nos Centros de Emprego. Mas segundo o Jornal de Noticias os desempregados encontraram...
Forças de segurança contra radicais islamistas

65 mortos em confrontos na região Norte da Nigéria
Pelo menos 65 pessoas morreram em confrontos entre forças de segurança e membros de um grupo de radicais islamistas, que se auto-intitula talibãs, na região norte da Nigéria, divulgou hoje a polícia local.
BOLSA
ECONOMIA
Trocar mais vendidos por genéricos pouparia 101 milhões
Se 60 dos fármacos mais vendidos em Portugal fossem substituídos pelos respectivos genéricos, Estado e utentes poupariam cerca de 101 milhões de euros, revela um estudo da associação de defesa do consumidor...
Queda dos juros 'poupou' 4100 euros às famílias
Num ano, a taxa de juro a seis meses desceu 75%, o que permitiu às famílias portuguesas poupar 4100 euros, segundo uma simulação do DN. Em Agosto, a prestação de um empréstimo de 150 mil euros vai ficar...
Imobiliário começa a recuperar
Prestação cai 37% num ano
PESSOAS
Ela vai casar, mas não com o noivo...
Marta Leite e Castro estreou-se no teatro. Em “Um Noivado no Dafundo”, a apresentadora e actriz vai ser uma noiva pouco convencional.


Professora pedófila continua a dar aulas
Ana Margarida, professora de Português na Escola EB2/3 André Soares, em Braga, foi condenada a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa, por abuso sexual de uma menor. O juiz não aplicou
(...)
Arguido do caso BPN sai de empresa públicaO arguido do caso BPN, José Neto, sócio do ex-ministro da Saúde Arlindo Carvalho na imobiliária Pousa Flores, apresentou à Parpública, sociedade tutelada pelo Ministério das Finanças, a demissão do (...)
Pinto da Costa: Amor & Negócios
Viagem para fugir à estreia de ‘Corrupção’ (COM VÍDEO)Depois de um pequeno-almoço num hotel de luxo, no Porto, com Tomislav Ivic, Pinto da Costa e Filomena partiram para a tradicional lua-de-mel. Apesar de terem veiculado para a imprensa que não iriam (...)
Superdragão acusado de traficar mulheres (COM VÍDEO)São acusados de angariar mulheres no Brasil para virem para Portugal trabalhar em casas de prostituição ou bares de alterne. (...)
PJ apanha atirador
Jorge Duarte, mais conhecido por ‘Pescas’, foi preso anteontem pela Polícia Judiciária no bairro de
(...)
TC considera legal tecto de 5 mil €
O Tribunal Constitucional (TC) considerou constitucional e legal a imposição de um tecto salarial (...)
Assassinos presos
Catorze anos por matar os irmãos
40 canais na cela por quatro euros
14 anos por 24 assaltos a bancos
Zepelim provoca guerra na Madeira
Três lotes de terreno e mais de 51 mil euros
Sócrates quis saber o que bloggers dizem dele
Críticas de Jardim são "gestos de malcriadez"
Doentes podiam poupar milhões
Doentes e Estado poderiam ter poupado mais de 100 milhões de euros em 2008 se os medicamentos mais
(...)
Madaíl confiou em Miguel Cadilhe
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confiou em Miguel Cadilhe, ex-presidente do BPN, quando
(...)
Centros de Saúde para atacar gripe A
Marta internada para transplante
Utilização do Avastin sem consenso
Medo da gripe A não afasta fiéis dos rituais
Espanhóis do Sabadell têm BCP na sua mira
“Decisão de trazer Embraer foi correcta”
Pacotes incentivam viagens
Sete PPR sem rendabilidade
A ferver
“Cuidado com as víboras espanholas” Ex de Ronaldo aconselha craque a ter atenção às mulheres interesseiras


Teixeiras dos Santos: Não há condições para mexer nos impostos (vídeo)
Gripe A: Inventor do Tamiflu faz fortuna
Ao certo ninguém sabe quanto deverá render o Tamiflu a Norbert Bishofberger, o cientista austríaco que criou o único medicamento para a
Gripe A em meados dos anos 90. Mas muitos milhões serão certamente. Clique para visitar o dossiê especial gripe A.
Professor condenado a 14 anos por morte de dois irmãos
Polícia encontra menino desaparecido em Inglaterra
Rhys Moorhead estava desaparecido desde as 09:30 da manhã.
Freeport: Carlos Guerra esteve no TCIC para diligências com juiz
Fórmula 1: Massa fora de perigo
Carolina Salgado "foi usada, abusada e atirada fora"
Costa suprime vídeo após desmentido de Santana
A candidatura de António Costa cortou 27 segundos ao vídeo em que desmontava alegadas mentiras de Pedro Santana Lopes. Um dos pontos contestados era o valor do passivo da Câmara. Santana desmentiu o desmentido de Costa e um excerto foi retirado. (Veja os vídeos no final do texto). Paulo Paixão
Despedida: Sarah Palin promete lutar mais pelo Alasca
Morreu a jornalista Edite Soeiro
Conheça a Terra do Fogo
A beleza de uma região que fica nos confins do Mundo.
China: Trabalhadores espancam director até à morte
Os factos ocorreram sexta-feira na siderurgia Tonghua, quando cerca de 3.000 operários pararam a produção e atacaram o director-geral, que acabava de os informar do despedimento.
Angola: ONG acusa Governo de desrespeitar Direitos Humanos


LisboaCosta reconhece engano no valor do passivo da autarquia
A candidatura de António Costa (PS) à Câmara de Lisboa reconheceu hoje que o autarca se enganou durante uma entrevista no valor total do passivo da autarquia, depois da divulgação de um vídeo da candidatura de Santana Lopes

Santana Lopes responde a vídeo de António Costa com incoerências sobre passivo
Costa divulga vídeo com colectânea de alegadas mentiras de Santana
Gripe A H1N1Portugal com 239 casos
Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete novos casos de gripe A (H1N1), elevando o total para 239, anunciou hoje o Ministério da Saúde, assegurando que os doentes agora contabilizados estão bem

Parlamento aprova plano de contingência para eventual pandemia
Veja aqui todas as notícias e recomendações sobre a Gripe A
Cerca de uma centena de tractores e máquinas agrícolas cumpriram, esta segunda-feira, um percurso de perto de 30 quilómetros entre Montemor-o-Velho e Coimbra, em protesto contra a situação de «caos» na lavoura do Baixo Mondego. Lusa Clique aqui para ler a notícia Futebol: Peace CupSuper Hulk dá vitória ao FC Porto frente ao Lyon
O FC Porto venceu hoje os franceses do Lyon, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Peace Cup, disputado na cidade espanhola de Huelva, e ficou a um empate das meias-finais. Hulk foi a grande figura da partida ao apontar os dois golos dos dragões

MadeiraJardim diz que autonomia serve para livrar a região de «leis tontas»
O presidente do Governo Regional afirmou hoje que a autonomia serve para livrar a Madeira de «leis tontas» como a que está a ser preparada pelo Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, que proíbe colocar árvores e estátuas nas rotundas

Jantar de homenagemEx-ministro da Economia garante não ter saudades da política
O ex-ministro da Economia Manuel Pinho assegurou hoje, no jantar em que é homenageado por 100 empresários de diversos sectores, que não tem saudades da política que se faz em Portugal

Retorno do dinheiroTeixeira dos Santos «ficaria satisfeito» se a solução para o BPP fosse anunciada esta semana
O ministro das Finanças afirmou hoje que se a solução do retorno do dinheiro aos clientes do retorno absoluto do Banco Privado Português (BPP) fosse anunciada esta semana ficaria «muito satisfeito», sem no entanto se comprometer com qualquer data

Protecção CivilBombeiros e meios portugueses combatem chamas em Cáceres
Ontem Cerca de quatro dezenas de bombeiros portugueses e diversos meios de combate estão na região espanhola de Cáceres para apoiar às operações de combate aos incêndios que lavram naquele país, anunciou hoje a Protecção Civil
LisboaPrédio é evacuado devido ao risco de ruir
Um prédio em Campo de Ourique, em Lisboa, foi evacuado esta noite por estar em risco de ruir. Os bombeiros e a protecção civil foram chamados ao local devido à queda de bocados das varandas que acabaram por cair em cima dos carros estacionados à porta do prédio

BancaBCP salvaguarda direito de pedir indemnização aos cinco antigos administradores acusados O Millennium BCP garantiu o direito de vir a pedir uma indemnização aos cinco antigos administradores do banco acusados pelo Ministério Público de manipulação do mercado, falsificação de documento e burla qualificada, caso se confirmem as acusações
Sporting Caicedo herda camisola 11 e quer fazer boa dupla com Liedson
O futebolista equatoriano Felipe Caicedo afirmou hoje que deu «um passo em frente na carreira» ao ingressar no Sporting e espera fazer uma boa dupla no ataque com o brasileiro Liedson

Merce CunninghamMorreu o maior coreógrafo do mundo
Merce Cunningham teve uma vida ligada às artes. Fundador de uma companhia que há mais de meio século vem alargando o domínio da dança, morreu ontem aos 90 anos
Futebol: MercadoInter de Milão quer contratar Di María
O Inter de Milão, clube treinado pelo português José Mourinho, tem seguido com atenção a carreira da jovem promessa do Benfica Di María. A formação italiana aguarda que o jogador consiga o passaporte italiano para avançar com uma proposta que poderá chegar aos 30 milhões de euros



Política
Sócrates quer ver se é verdade que dizem mal dele na blogosfera
Teixeira dos Santos caracteriza afirmações de Jardim de "gestos de malcriadez"
Portas garante "programa de governo claro" sobre impostos
Desporto
Portugal despede-se da Trentino Cup com derrota ante a Itália
Naval 1.º de Maio foi a França buscar dois reforços
Dois golos de Hulk derrotaram o Lyon
Educação
Professores de ensino de Português no estrangeiro vão ser aumentados
Fenprof promete contestação no início do ano lectivo e ministério critica sindicato
Sócrates insiste que sem o Estado seria impossível massificar computadores no país
Ecosfera
É preciso um plano B contra o aquecimento global?
Local
Professora de Braga com pena suspensa no caso da violação de alunos
Fratricida condenado a 14 anos de prisão efectiva
Peniche: prosseguem buscas para encontrar corpo de mergulhador desaparecido
Tecnologia
Browsers: os programas gratuitos que valem dinheiro
Sócrates quer ver se é verdade que dizem mal dele na blogosfera
Rússia quer travar o avanço do Skype
Mundo
“Brüno” ameaçado por terroristas palestinianos
ONU incentiva Iraque a encontrar alternativas ao pagamento de indemnizações de guerra
UE aceita negociar com os EUA acesso a dados bancários
Economia
Bolsas norte-americanas acabaram por encerrar positivas
Millennium BCP garantiu o direito de vir a pedir uma indemnização aos cinco antigos administradores
Transportadora Aérea Angolana considera rota Lisboa a melhor do ponto vista comercial
Sociedade
Igreja e Governo chegam a acordo sobre assistência religiosa nos hospitais, prisões e forças armadas
Professora de Braga com pena suspensa no caso da violação de alunos
Confirmados sete novos casos de gripe A em Portugal
Ciências
Astronauta identifica marcas da destruição humana no planeta Terra
Instituto Tecnológico e Nuclear vai receber Torre do Tombo da política científica
Reactivação de acelerador de partículas faz abrir CERN pela primeira vez no Inverno
Cultura
E aos 80 anos Cunningham dançou
ModaLisboa regressa à capital em Março de 2010
Bailarino e coreógrafo Merce Cunningham morre aos 90 anos
Media
Director do Rádio Clube Português afastado pela administração
ERC recomenda RTP a corrigir falta de pluralismo partidário
Revista de imprensa de Ambiente de 27 de Julho

-
Portugal perde com a Itália
UTAO não tem legitimidade para fiscalizar o Governo
Teixeira dos Santos não exclui participação no próximo Governo
Mais sete novos casos de gripe A
Sócrates quis saber o que bloggers dizem dele
Media Capital demite Luís Osório
Honduras: Exército aceita regresso de Zelaya
Paquistão: Combates matam talibãs
Fenprof promete "contestação"

NOVELA DE UM HEREGE - ANTUNES FERREIRA




OKEKERKESEJA

Pai padre

Antunes Ferreira

Estou grávida. Jerónimo salta do sofá, agarra-a pela cintura, ergueu-a como se fora um troféu acabado de ganhar. Bendito seja Deus! Olha do que tu te havias de lembrar… Disse e repito: bendito seja Deus, bendito seja! Baixa-a, devagarinho, até os pés dela voltarem a pisar soalho. É a maior alegria da minha vida – o prior grita as palavras, entre arrancos e arrepios soluçantes, de contentamento. Sempre quis ser padre. E ter um filho. Mais; dois, três, eu sei lá.

Diana mira-o por entre as pálpebras semi-cerradas. Vinha da faculdade, há dois meses que não usava o tampax, entrou e fez o teste, explicou. E deu positivo. Continuava a olha-lo. Era típico dela ver assim, esmiuçar os algarismos, rendilhar as raízes quadradas, alinhavar o Pitágoras, com os alunos na sua frente, receosos das fendas oculares da professora. Parece uma gata siamesa, comentara em soto voce a Margarida Antunes para a Matilde Gonçalves, ambas discípulas e boas estudantes. Sem bigodes, respondera no mesmo tom a outra.

Ó homem, estou gravidíssima de um pecaminoso sacerdote e ele, tu, meu safado, louvando ao Pai Celeste. Já a senta, soft, no maple. Padre quer dizer pai, amor, vou ser pai ao quadrado e solta uma gargalhada esplendorosa, troante, eufórica. Pater, um só. E continua o riso em cascatas de felicidade. Acalma-te, querido, e pensa na alhada em que nos metemos. Como assim? Não estás feliz por ires ter um filho meu?

Ou uma filha. Que pergunta!? Estou louca de felicidade, naturalmente, mas estou também preocupada. Preocupadíssima. Atarantada. Aterrada. Queres que te diga mais? Em pânico. Jerónimo embatuca, a língua encortiçada, como se uma ressaca ciclópica o atirasse num canyon a pique com um rio sinuosinando no fundo - de álcool desnaturado batido com mercúrio e adoçado por soda cáustica.

Recupera, de seguida, e senta-se no chão, aos pés dela, no ninho, penugento e trémulo, sobre as pernas cruzadas, à maneira oriental. Vai tudo correr bem, querida, não te amofines – o termo era da mãe Hermínia – vai tudo correr bem. Garanto-te, juro-te. E as pessoas que vão dizer? Com essas posso eu bem, tenho as costas largas, não me pesa a sotaina. Vai tudo correr bem.

O desassossego de Diana aumenta, apesar das garantias e juras do padre. E a Igreja, menino, e a Igreja católica, apostólica, romana? Fica a pairar no ar morno do fim da tarde de uma nebulosa dubitável, acastelam-se nimbos densos no horizonte feminino, ameaçando sabe-se lá que chuva torrencial, espessa, impenetrável. E como vais tu haver-te com ela, com a Cúria, com São Pedro, com a Capela Sistina, com a excomunhão?

Calma, amor, calma. Não te asfixies, eu vou ao Patriarca explicar-lhe o que se passa, dizer-lhe que quero continuar a ser padre, mas que quero muito mais ser pai. Se necessário, irei a Roma, ao Vaticano, falar com o Papa. Não me aceitam assim? E eu ralado. Saio, deixo. O que for preciso. Serei pai, seremos pais do nosso fruto, o casulo já tem gente, a borboleta está aqui, está quase a voar.Jerónimo, meu querido, tens de voltar à terra, fincar-te nela, encarar a realidade. É um longo, longuíssimo caminho que temos por diante. Mas também uma vereda basáltica, danada que vamos percorrer contra tudo e contra todos. E daí? Rodeia-lhe as pernas torneadas com braços de titânio e de ternura. E daí? Desmancho, nem pensar, está fora de questão, é assassínio.

Cala-te. Nem chegou a ser hipótese, sabes que não sou fanática, muito menos puritana falsa. Mas, se o fizesse seria criminosa. Seria pecado. E ele, sorrindo, mas que é isso de pecado? Explica-me, que não sei. A batina é tua, e não sabes? Não há pecado no Amor. Como também não há Amor com pecado. De resto, Diana minha, o pecado, a existir, é criado nas nossas cabeças, é uma excrescência das células cinzentas, são os lobos cerebrais em confrontação espúria.

Ela arregala os olhos. Nunca pensara vê-lo assim, de espada desembainhada, em defesa da sua dama. Que sabe que é ela. Jerónimo levanta-se, pega nela ao colo, como se fora uma recém-nascida e leva-a par o quarto, deposita-a cuidadosamente sobre a cama. Tens de passar a ter muito cuidado, não podemos perder esta felicidade.

Envolve-o com um olhar, um olhar apenas. Que tem a dimensão do infinito. É o pai do seu filho, com cabeção ou sem. Tudo o que seguirá, os tormentos, as recriminações, os julgamentos, as acusações não serão nada – eles são os donos do seu Amor, a sociedade que se lixe, nada nem ninguém poderá derrota-los.

Jerónimo propõe um jantar naturalmente a dois, onde quer que seja, talvez à beira mar, no Guincho. Mas, reflecte, volta atrás. Nada, nada, tu agora tens de estar sossegada, guardar-te, guarda-lo. Queres pôr-me uma redoma? E solta-se em gargalhadas cristalinas. Ele, desarmado, acompanha-a e joga-lhe os braços em volta da cintura, dá-lhe um longo beijo no pescoço, morde-lhe uma orelha. Vamos mas é jantar ao Guincho ou à Malveira da Serra, onde quiseres, não me provoques, olha que eu não sei o que faço.

No carro, a janela meio aberta; a maresia misturando-se à chuva que cai, cordas de pingos grossos, mudança de velocidade do limpa-vidros, aconchegada contra o ombro dele, ronronando. Tens de telefonar ao Rogério. Um mail, não, a felicidade não é internética. Como te lembraste já? Porque era nisso que estavas a pensar. Sei tudo de ti, diz o Paulo Gonzo. E o Rogério merece.

NE 1) Este é mais um texto que tenciono seja parte daquilo que estou a escrever de vez em quando, menos do que seria necessário, fruto da inércia preguiçosa que me empurra para o não. Que, continuo a dizer, ainda não sei se será novela, se será romance, se será nada. O que quer que seja, no final, tal como no campeonato, é que se verá. E, como disse o João Pinto portista, prognósticos só no fim do jogo. Imortaliza, a asserção.2) Há uns tempos que não publico nada com alguma dimensão e talvez alguma significado. Hoje, decidi intrometer-me entre os contribuidores (que tenho a certeza me perdoam) e adiar a publicação do próximo por dois dias. Assim, aqui ficam umas linhas mal ajeitadas, mas com imenso prazer meu. Oxalá me aturem, como vêm fazendo.
Publicada por Henrique ANTUNES FERREIRA em
7:33 7 comentários Hiperligações para esta mensagem

FOTOGRAFIAS DE AMPAWAN SASTHONG - ARTISTA TAILANDESA

A fotógrafa tailandesa Ampawan Sasthong participará, presencialmente, com trabalhos seus, na "III Bienal do Porto Santo" e que neste momento se encontra na capital portuguesa e acabou de me enviar fotografias que captou em Lisboa.
-
Segue o anúncio da apresentação do certame:-
-
"A Bienal do Porto Santo e a Viúva, Actividades Hoteleiras têm o prazer de convidar V.Ex.ª para o lançamento do Catálogo da III Bienal do Porto Santo, que se realiza no dia 28 de Julho, terça-feira, pelas 21,30 h. no restaurante VIÚVA, sito no Pátio do Pinzaleiro N.º 28 - B (a Santos) em Lisboa"
-
Estamos perante uma fotógrafa de grande sensiblidade e que as imagens anexadas bem o denotam.
-
A artista vai quedar-se por cerca de um mês em Porto Santo, onde lá, de Lisboa e de outras partes de Portugal trará, consigo, imagens, para serem exibidas em Banguecoque que contribuirão para divulgar Portugal e as belezas da Ilha da Madeira na Tailândia.-Ampawan Sasthong é minha amiga e por quem tenho grande consideração como pessoa e artista na captação de imagens.
-
Depois de ter conhecido as qualidades de Ampawan Sasthong, em Dezembro do ano passado e termos passado um dia em Ayuthaya a fotografar o "Ban Portuguet" desde logo a recomendei ao fotógrafo, profissional, Manuel Pessoa, residente em Lisboa para que fizesse todo o esforço que esta rara artista em fotografia deveria estar presente, na "III Bienal do Porto Santo", captar imagens e traze-las de regresso a Banguecoque.
-
O sonho da Ampawan foi concretizado e um contributo para, estreitar, as relações entre Portugal e a TailândiaJ
-
José Martins
-
À margem: Para ver as excelentes e improvisadas (parte) de fotografias que a artista captou, recentemente, na sua passagem por Lisboa convidadmos a um clique: http://lusosucessos.blogspot.com , um outro blogue nosso.