Translator

sexta-feira, 31 de julho de 2009

NÃO TARDA, A "LEI DA ROLHA", NA VENEZUELA




Chávez prepara uma "lei mordaça" para punir a imprensa crítica.
-
O procurador-geral apresentou o rascunho do decreto especial para punir a comunicação social, que Chavez pretende aprovar até ao final do ano .
-
Toda a divulgação de informações que vá contra a governação de Hugo Chavez será punida com pena de prisão até três anos.
-
O governo a que preside Hugo Chávez pretender amordaçar a imprensa crítica.
-
O projecto, chamado, "Lei Especial Infracções Mídia" prevê a prisão para aqueles que da mídia escrevam contra "a estabilidade das instituições, disturbem a paz social "ou" ofenda a moral pública.
Fonte "El País"

MORREU CORAZON AQUINO



Morreu ex-presidente Corazon Aquino Filipinas
-
A ex-presidente das Filipinas Corazon Aquino faleceu após 16 meses de uma batalha, travada, contra uma doença incurável e confirmada pelos seus familiares.
-
À cerca de um mês que sua vida corria perigo grave, após uma cirurgia, no mês de Junho, último.
-
À Margem: Corazon Aquino, mercê da popularidade que gozava o marido Benigno Aquino, entre a população e o apoio Cardel Jaime Sin viria a ocupar o lugar de Presidente das Filipinas.
-
Seu marido,asilado nos Estados Unidos, aventurou-se a viajar às suas raízas e acabou por ser abatido(21.08.1983) no aeroporto inrernacional de Manila pouco depois de sair do avião.
-
Facto que viria a sensibilizar a população e Corazon Aquino vir a ganhar grande popularidade.
-
Ferndinando Marcos e sua família, retirados de Manila, pelos Estados Unidos e metidos num avião para o Hawai onde acabaria por morrer pouco tempo depois.
-
Ferdinando Marcos, com a sua "mão de ferro" desenvolveu o país.
-
No entanto os americanos não lucraram nada com a mudança do Governo. Corazon Aquino acabaria, pouco depois de assumir funções, solicitar aos americanos o encerramento de suas bases militares em território filipino.
-
Visitei várias vezes as Filipinas ainda no tempo da governação de Ferdinando Marques e de quando em Manila o turista gozava de uma certa segurança. Com a nova governação de Corazon Aquino a cidade voltou perigosa e nunca mais para lá viagei.
-
Não se registou grande desenvolvimento nas Filipinas com o Governo da Corazon Aquino (1986/1992) e outros presidentes que se seguiram. Vários escândalos, entre os seus familiares, se viriam a registar durante o tempo que governou.
-
Os rendimentos das Ilhas Filipinas provêm da indústria do turismo e das remessas enviadas por milhões de filipinos emigrados pelos países do Mundo.
José Martins

A PROTECÇÃO DOS RICOS




A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, diz que discorda da “dicotomia ricos/pobres” e que “mal vai o país se começa a olhar para os ricos com olhos de menos consideração”. “ Se tivesse que aumentar impostos, tributava fortemente em impostos indirectos os bens aos quais os ricos têm acesso. Por exemplo, os iates. Mas não lhes tirava o dinheiro antes de comprar o iate”. “É bom que dêem muitas festas, que façam muitas coisas, porque isso dá muitos postos de trabalho a muitas pessoas”. (Nossa avença KAOS)
-
À MARGEM: Ajustaram-se muito bem as palavras de Manuela Ferreira Leite aos
ricos de Portugal.
Mas há ricos e ricos!
Aqueles que enriqueceram à conta do contribuinte e de outros esquemas dos quais o lixado é sempre o "mexilhão".
São bem conhecidas as "falcatruas", que ultimamente vieram à luz, de gente muita fina ligada à política.
Não se vão aqui nomear nomes porque são sobejamente conhecidos do grande público.
Para mim considero rico aquele que partiu para o estrangeiro com uma mala de cartão, um garrafão de vinho e muitas saudades e na mente que um dia havia de voltar a Portugal rico.
E outros que começaram do nada e construiram impérios, onde se incluem os "marçanos" chegados, à cidade, da terra de "lá de xima".
Agora aqueles ricos, que bem me parece, que Manuela Ferreira Leite se quer referir são aos que enriqueceram em forma duvidosa, depositando avultados montantes nos paraísos fiscais que viriam a ser descobertos e a contas com a Justiça que até não se sabe se tudo vai acabar em "águas de molho de bacalhau".
Porém não é a Manuela Ferreira Leite a mulher indicada para Primeira-Ministra, ou que dela os portugueses esperem melhorias.
Mas que não se alegrem os líderes dos outros partidos, porque não há lá ninguém em condições ou de valor que governe os portugueses.
Claro está que os ricos, os esquemas, as "águas de molho de bacalhau" vão continuar a existir em Portugal.
O paladar do dinheiro produz tentações!
Manuela Ferreira Leite bem disso sabe...
Até porque a senhora é (dizem!) uma mulher de finanças!
José Martins

PRONTO! A FÁTIMA JÁ PODE DORMIR DESCANSADA! NÃO PRECISA FUGIR PARA A SEGUNDA PÁTRIA!

O PS divulgou finalmente o Programa Eleitoral e, como seria de esperar, nada de novo. Mais umas promessas para encher o olho que em nada alterarão o nosso futuro e outras que todos sabemos serem para ficar na gaveta. O pior é que a promessa que ele nos dá e vai cumprir se o deixarem, é a de continuar a fazer as politicas da União Europeia, a tornar o trabalho cada vez mais precário, a conduzir este país no caminho do abismo neo-liberal capitalista e a continuação da politica de impunidade, compadrio e corrupção.
Da nossa avença KAOS

ALFREDO XIMENES: "CONTINUAMOS O PAÍS MAIS MISERÁVEL DO SUDESTE ASIÁTICO."


-
Publicada por Fábrica dos Blogs em 6:36 0 comentários Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:

ESTÃO DOIDOS VARRIDOS!




Não há nada a fazer meus filhos, vivemos num país de merda....! Numa altura em que se incentiva a natalidade, para aumentar a falha demográfia que existe em Portugal pretende o "chiquinho" os casamentos estéreis.
Ai,ai chiquinho, chiquinho a gente até sabe para que lado dás!
José Martins
A deputada Helena Pinto disse hoje, sexta-feira, não estar surpreendida com o provável chumbo do Tribunal Constitucional sobre o casamento entre duas lésbicas, adiantando que o Bloco de Esquerda vai voltar, na próxima legislatura, a pedir a alteração da lei.

A FÁBULA DO BURRO E DO CÃO



“Olha lá os reis”
- Olha lá os reis, que estão a ser recebidos sabe por quem?
Não sabia.
- Então não viu o noticiário?
Não tinha visto, confirmei tristemente, com o peso na consciência. Desculpei-me:
- A essa hora dá o “Allô, allô” e logo a seguir o “Sherlock Holmes”, não posso prescindir.
- Mas já deram tanta vez!
- O que é bom nunca cansa. De resto, é mais uma necessidade de evasão das brutalidades da vida que me faz perder, às vezes os noticiários. Mas eles vão repetir.
Estávamos a falar do aumento de inscrições na disciplina de espanhol em substituição do francês, nas escolas e logo a minha amiga considerou que não tarda aí a integração do nosso Portugal na Espanha.
Estrebuchei de raiva, incapaz de assumir tal perspectiva. Continuou, indiferente ao meu estrebuchar:
- Então não sabe? Recebidos na Madeira, por aquele doido do Jardim. Ele tem que se portar bem à mesa, tem que ter cuidado!
- Ah! Os Reis de Espanha já estão habituados às parolices, mesmo em espanhol. O Rei Juan Carlos até mandou calar o Hugo Chaves, cheio de razões para isso. À Madeira vai só de visita, e o Alberto João sabe com quem lida. Servilismos são connosco e o Jardim não foge à regra, se lhe convier.
- É verdade, mas eu acho que é o doido que ainda faz obra!
- Mas foi ele a recebê-los?
- Não, o Cavaco foi lá à Madeira, com a esposa, prestar vassalagem. Não vi o Jardim. Mas ele deve ir a qualquer repasto de gala.
- Esperemos, então, que se porte à altura e que não trate desta vez o Presidente por Sr. Silva.
Vivemos num país em franca erosão, é certo, mas não se pode admitir tudo, mesmo ao Jardim, que, embora rei na sua quinta, não lhe dá isso o direito de desconsiderar o Presidente do seu país da maneira como o faz.
A propósito disso, porque me parece que ambos o amam, já que pertencem à velha guarda que respeitava o solo pátrio, vou contar uma fábula de La Fontaine sobre a necessidade de sermos todos solidários, para salvaguardarmos a nossa independência e as nossas vidas, embora em diferentes escalões:
É a história de um burro que levava o dono no dorso, ao mercado, acompanhados do cão. O dono adormeceu e o burro não esperou mais: pôs-se a roer os cardos à volta, até ficar de papo cheio. O cão pediu então: - “Baixa-te um pouco para eu poder comer do pão do cesto.” – “Estás maluco, respondeu o burro. “Espera que o nosso amo acorde primeiro”. O cão, esfomeado, submeteu-se, não estando em condições de competir, por ser baixo. Nisto, um lobo aparece ao longe. –“Amigo, pede o burro apavorado, defende-nos do lobo.” – “Ná, agora não posso, que estou debilitado. Espera que o nosso amo acorde primeiro. Podes sempre ferrar um par de coices no lobo.” Mas o lobo foi-se ao burro que nem sequer teve tempo para tugir, quanto mais para escoucear! E o lobo o levou na goela, que estava também a precisar de retemperar as forças da sobrevivência.
Tinha razão o cão. A solidariedade é imprescindível, nesta coisa da sobrevivência, na luta contra o inimigo. Se o burro que leva o dono quer tudo para si e trata com cinismo o cão, chegada a ocasião quem fica cínico é o cão, como aliás lhe compete por etimologia.
E lá vai tudo por água abaixo, a ponto de nos perguntarmos, por o desconhecermos, preocupados com mais este alerta integracionista que várias vezes tenho escutado à minha amiga e que faz parte de uma corrente antiga de iberismo salvador: “Que mais nos irá acontecer? Será que vamos parar à boca do lobo?”
Berta Brás

Publicado no portugal@portugalclub.org

NOTÍCIAS DE SÁBADO (01.08.09)


Paredes de Coura minuto a minuto23.46 h - A frase "ela é louca" repetiu-se durante os cinco minutos em que Peaches cantou deitada sobre o público, agarrada por um sem número de mãos saídas da moldura colada em frente do palco. Merrill Beth Nisker é extravagante e explode num exotismo electropunk. Veja as fotos de Paredes de Coura AQUI
>
Webcam JN/Paredes de Coura> Levantou-se o pó com os Franz Ferdinand > Dia com pimba, jazz e temperatura alta> Deixe aqui o seu comentário sobre o festival Paredes de Coura
Ver fotogaleriaVisite o recinto do festival Paredes de CouraUma tarde de Jazz em Paredes de Coura2º dia de concertos em Paredes de CouraSiga no Twitter JN
> Ver tudo sobre os Festivais de Verão
Combinação vencedora do EuromilhõesConheça a combinação vencedora do concurso de hoje, sexta-feira, do Euromilhões.
TAAG retoma voo para Lisboa no sábadoA Transportadora Aérea Angolana, retoma no sábado a ligação com Lisboa, com a descolagem em Luanda prevista para as 22:00, num aparelho Boeing 747, com as cores a companhia angolana.
Comentar

Mais 23 pessoas infectadas com Gripe AO Ministério da Saúde anunciou hoje, sexta-feira, mais 23 casos confirmados de infecção pelo vírus da Gripe A, o que eleva para 295 o número total de pessoas infectadas em Portugal.
>
Grécia vai vacinar toda a população conta a gripe A> Benfica confirma caso de gripe A num futebolista da formação
Saiba como se prevenirSaiba mais sobre a Gripe A
Morreu Bobby RobsonBobby Robson morreu aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro. Em Portugal, o treinador inglês esteve no comando técnico do Sporting e FC Porto.
>
Mourinho diz que Robson é um treinador "imortal"> Sousa Cintra: "Robson veio para Portugal pela minha mão”> Pinto da Costa: “Robson foi um grande senhor do futebol”
32 comentários
Irão acusa o ocidente de incitar manifestaçõesO ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão responsabilizou hoje, sexta-feira, de novo os países ocidentais pela situação no país após a reeleição do Presidente Mahmud Ahmadinejad.
Comentar
Qimonda: Consórcio português rompe negociações com alemãesO consórcio português constituído para adquirir a Qimonda Solar rompeu as negociações com os alemães da Centrosolar, tendo decidido avançar sozinho para o projecto.
>
Ministério da Economia garante "total disponibilidade" para apoiar projecto
Comentar
Acidente com camião cisterna faz um morto
Este conteúdo necessita do Adobe Flash Player.
Obter aquiUm camião cisterna despistou-se numa curva do acesso da EN13 ao IC1, em Gondarém, caindo de uma altura de 20 metros sobre um automóvel de uma escola de condução, matando o condutor e ferindo gravemente uma instruenda.
>
Camião caiu sobre carro de instrução e causou um morto
3 comentários
Massa regressa segunda-feira ao BrasilO piloto brasileiro Felipe Massa, acidentado sábado na qualificação para o Grande Prémio da Hungria em Fórmula 1, vai regressar segunda-feira ao Brasil, revelou hoje, sexta-feira, o médico Dino Altman.
2 comentários
PS mantém casamento gay e sublinha divisão no Tribunal ConstitucionalO Partido Socialista mantém a intenção de reconhecer os casamentos homossexuais na próxima legislatura, como consta do programa eleitoral, sublinhando a divisão no seio do Tribunal Constitucional, que deverá rejeitar a oficialização civil de uma relação lésbica.
>
BE vai voltar a pedir a alteração da lei do casamento na próxima legislatura> Casal homossexual vai recorrer ao Tribunal Europeu se Constitucional não autorizar casamento
8 comentários
Cavaco Silva satisfeito com chumbo do Estatuto dos AçoresPresidente da República congratulou-se com o chumbo do Tribunal Constitucional a diversas normas do Estatuto dos Açores, considerando que prevaleceu "o superior interesse nacional".
>
Estatuto dos Açores é inconstitucional
5 comentários
País
Distritos... Aveiro Beja Braga Bragança Castelo Branco Coimbra Évora Faro Guarda Leiria Lisboa Portalegre Porto Santarém Setúbal Viana do Castelo Vila Real Viseu Açores: Grupo Central Açores: Grupo Ocidental Açores: Grupo Oriental Funchal
Vila Nova de Gaia
Barco rabelo será estrela em FrançaO barco rabelo e o único estaleiro que ainda o constrói, em Gaia, estarão em destaque na cidade de Orleães em França, num festival de embarções fluviais. Há dois anos, a iniciativa juntou mais de 200 barcos e 500 mil pessoas.
Guimarães
Criança ferida em brincadeira com armaUma criança, de oito anos, foi alvejada por um primo, de nove, enquanto brincava nas traseiras de casa, em Guimarães. O menino foi atingido na zona do pescoço mas está livre de perigo. A arma é de um primo e estava ilegal
Vale de Cambra
Casas a cair por 35 mil euros em aldeia salva por festivalTrebilhadouro deixou de ser uma aldeia abandonada. A Câmara de Vale de Cambra investiu na requalificação e as gentes das cidades reconstroem agora as casas. Uma nova vida estimulada pelo Festival de Artes, que arranca hoje, sexta-feira.
Vila Nova de Cerveira
Camião caiu sobre carro de instrução e causou um morto
Rio Maior
Segurança Social fecha lar de idosos em Rio Maior
Coimbra
Família de José Afonso indignada com vereador da Cultura
Horta
Baleias “salvas” na Terceira morreram
Santa Cruz
Chamas ameaçam casas na Madeira
Porto
À procura de quem dê colo a meninos



Gripe A H1N1Casos em Portugal perto dos 300
Ontem O Ministério da Saúde (MS) anunciou hoje mais 23 casos confirmados de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), o que eleva para 295 o número total de pessoas infectadas em Portugal
Um terço dos infectados em Portugal veio de Espanha
Veja aqui todas as notícias e recomendações sobre a Gripe A
Comente este artigo / 132 visitas
Infarmed e IGASRelatórios sobre doentes de Santa Maria entregues ao MP
Ontem A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) já enviaram para o Ministério Público informação disponível sobre o caso dos doentes de Santa Maria que perderam a visão, foi hoje divulgado

2 comentários / 102 visitas
Uma das réplicas de Dinossauro que pode ser vista no Museu de História Natural de Sintra. O museu abre as portas no sábado com o espólio recolhido durante quarenta anos pelo investigador Miguel Barbosa, destacando-se o único exemplar de um fóssil da espécie Braseodactylus existente no mundo. ©Lusa Clique aqui para ler as notícia
Avança sozinhoConsórcio português de aquisição da Qimonda rompe negociações com alemães
Comente este artigo / 115 visitasOntem O consórcio português constituído para adquirir a Qimonda Solar rompeu as negociações com os alemães da Centrosolar, tendo decidido avançar sozinhos para o projecto, avançou fonte oficial
FutebolHermínio Loureiro diz que há quatro clubes com dívidas à PSP
8 comentários / 253 visitasOntem O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou hoje a existência de quatro clubes com dívidas à Polícia de Segurança Pública (PSP), num valor global de apenas 7757,03 euros
46 Milhões de eurosGalp vende activos da Exxon em Portugal a Manuel Champalimaud
Por Tânia Ferreira
Comente este artigo / 113 visitasOntem A Galp Energia vai vender à Gestmin, por 46 milhões de euros, um conjunto de activos de distribuição de produtos petrolíferos em Portugal. A Gestmin é uma holding detida por Manuel Champalimaud, que agrupa participações em vários sectores como o marítimo e portuário, energético, telecomunicações, biomedicina, imobiliário e turismo
TransportesDocumentos do carro disponíveis na ‘net’ a partir de hoje
Por Frederico Pinheiro
15 comentários / 13805 visitasOntem A partir de hoje, já é possível pedir a segunda via do certificado de matrícula e certidões de veículos pela internet, anunciou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), em comunicado
CrimeBairro da Mouraria substitui Casal Ventoso no tráfico de droga
Por Sónia Graça
8 comentários / 3356 visitasOntem A Mouraria está a transformar-se num supermercado de drogas pesadas, papel que já coube ao Casal Ventoso. A Polícia prende quatro traficantes por mês, mas o controlo é impossível: segundo as autoridades, 90% dos habitantes do bairro estão ligados ao tráfico, avança a edição do SOL desta sexta-feira
EleiçõesERC quer suspensão na imprensa de comentadores candidatos para haver igualdade
4 comentários / 122 visitasOntem O organismo regulador dos média quer que ver suspensas as colaborações na imprensa de comentadores que são candidatos eleitorais, medida justificada pelo presidente da ERC com a igualdade de oportunidades, embora reconheça ser um condicionamento à actividade editorial
EducaçãoFenprof considera recusa do TC «estranha» e garante que continuará luta
112 comentários / 5424 visitasOntem A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considera «estranha» a recusa do Tribunal Constitucional (TC) em fiscalizar o diploma que simplifica a avaliação dos professores, mas garante que os professores vão manter a luta contra este modelo de avaliação
FutebolMorreu Bobby Robson aos 76 anos
46 comentários / 38200 visitasOntem O antigo treinador de futebol Bobby Robson, que em Portugal orientou o FC Porto e o Sporting, morreu hoje, aos 76 anos, confirmou a família
TribunalSupremo ‘indemniza’ mulher por impotência do marido
Por Margarida Davim
42 comentários / 28063 visitasOntem Uma mulher vai ser indemnizada porque o marido ficou impotente num acidente de viação. A decisão foi tomada em Maio pelo Supremo Tribunal de Justiça português, que condenou a seguradora do responsável pelo acidente ao pagamento de 50 mil euros, avança a edição desta sexta-feira do SOL
Entrevista SOL‘Não foi com Passos Coelho que ganhámos as europeias’ - Paulo Mota Pinto
Por Maria Teresa Oliveira e Sofia Rainho
29 comentários / 1333 visitasOntem Esteve dez anos como juiz no Tribunal Constitucional e é filho do antigo primeiro-ministro e líder do PSD Carlos da Mota Pinto. Hoje é um dos vice-presidentes de Manuela Ferreira Leite e voz influente junto da líder. Paulo Mota Pinto considera que uma vitória nas legislativas «é ter mais votos do que o PS», conta ao SOL na edição desta sexta-feira

Estatuto dos Açores
Cavaco diz que prevaleceu "superior interesse nacional"
Ontem
1 comentário
Cavaco Silva nega que a decisão do Tribunal Constitucional tenha sido uma vitória do presidente e sublinhou que em causa estava o superior interesse do Estado.
Vital Moreira não ficou surprendido com decisão do TC
Estatuto dos Açores pode aplicar-se sem as normas inconstitucionais
Analistas apontam autonomia como a derrotada do "braço-de-ferro"
Constitucional dá razão a Cavaco no Estatuto dos Açores
Ordem dos Médicos

Bastonário multado por receber ajudas de seguradora
Ontem
4 comentários
O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, foi multado em 135 mil euros por receber ajudas de custo alegadamente indevidas enquanto conselheiro da seguradora espanhola responsável pelo seguro de responsabilidade...
Ordem dos Médicos substitui seguro da AMA pelo da AXA
Ordem contesta pagamento de multa de Pedro Nunes
Venezuela

PGR apresenta lei que limita liberdade de imprensa
Ontem
Comentar
A Procuradora-Geral da República da Venezuela propôs ao parlamento que limite a liberdade de expressão e sancione com prisão jornalistas e proprietários de media que divulguem informações que alterem a...
Dados do Eurostat

Desemprego: recorde na UE e estagnação em Portugal
Ontem
6 comentários
O gabinente europeu de estatística, o Eurostat, revelou hoje que a taxa de desemprego na União Europeia continua a subir e chegou ao valor mais alto dos últimos dez anos. Em Portugal estagnou entre Maio...
Dados do Eurostat sobre o desempregoDados do Eurostat sobre a taxa de inflação
Desemprego: Bloco Central quer subsidiados mais activos
DESPORTO
BENFICA FC PORTO SPORTING SELECÇÃO
Schumacher volta a rodar num Ferrari
O alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, voltou hoje a sentar-se num Ferrari, dois dias depois de ter confirmado que substituirá Felipe Massa enquanto o brasileiro recupera...
Binya emprestado ao Neuchatel Xamax por uma épocaOntem
Tiago Monteiro foi o mais rápido na última sessão de treinos livresOntem
Felipe Massa regressa segunda-feira ao BrasilOntem
Christian Panucci troca AS Roma por ParmaOntem
Ticha conduziu Monarchs a difícil triunfoOntem
Estafeta de 4x200m livres bate recorde nacionalOntem
Adrian Mutu condenado a pagar 17 milhões ao ChelseaOntem
Bobby Robson: morreu o 'Sir' que apadrinhou MourinhoOntem
PORTUGAL
Dívidas

PSP quer pagamento adiantado para policiar futebol
Ontem
1 comentário
A polícia não quer que se repitam situações de atrasos nas remunerações dos gratificados que fazem a segurança dos jogos e que já levaram os sindicatos a reclamar publicamente várias vezes
Clubes não causam problemas à GNR
Dívidas a agentes chegaram a atingir 1000 euros por dia
Lisboa
Caso do Parque Mayer leva Carmona a julgamento
Ontem
2 comentários
Tribunal de Instrução considerou "que não estava ainda tudo esclarecido" no caso da permuta de terrenos Parque Mayer/Feira Popular
Felgueiras

Fátima anuncia candidatura após ter "acabado o pesadelo"
Ontem
5 comentários
Sentença. Presidente da Câmara de Felgueiras foi absolvida no processo do futebol. Recurso sobre perda de mandato ainda não foi analisado pela Relação de Guimarães por escusa de juízes
GLOBO
Guiné-Bissau

Os guineenses não querem mais violência
Ontem
Comentar
O resultado das eleições presidenciais deste domingo na Guiné-Bissau, e a tranquilidade que caracterizou a campanha eleitoral e o escrutínio, demonstra que os guineenses não querem mais violência, disse...
França

Explosão em fundição faz pelo menos 46 feridos
OntemComentar
Pelo menos 46 pessoas ficaram feridas numa explosão hoje ocorrida numa fundição na região oeste de França, durante uma demonstração aberta ao público, disseram os bombeiros locais.
Iraque

Pelo menos 28 mortos em atentados em Bagdad e arredores
Ontem
Comentar
Pelo menos 28 pessoas morreram hoje e 63 ficaram feridas numa série de atentados à bomba contra várias mesquitas xiitas em Bagdad e nos arredores da capital iraquiana, informaram fontes dos serviços de...
VÍDEO
Investigador defende prova de dois em dois dias
Este conteúdo necessita do Adobe Flash Player.
Obter aqui
Volta a Portugal
Investigador defende prova de dois em dois dias
Cavaco Silva recebe reis de Espanha no aeroporto do Funchal
Activistas pró-Palestina querem sensibilizar Leonard Cohen e população
BPP

Rendeiro regularizou três milhões de dívidas ao fisco
Ontem
2 comentários
O ex-banqueiro e fundador do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, disse hoje à agência Lusa ter pago as dívidas fiscais relativas à sua remuneração à frente do banco, num valor que ronda os três...
BPP: administração anula obrigações lançadas em 2008
Clientes duvidam que solução surja antes das legislativas
Segurança rodoviária

GNR com campanha "agressiva e de choque"
Ontem
Comentar
A GNR estima que em Agosto "venham a morrer 89 pessoas nas estradas portuguesas" e apela desde hoje aos condutores, numa campanha "agressiva e de choque" mas de sensibilização, para que "as suas famílias...
Benfica (actualização)

Gripe A: um caso confirmado e outro suspeito nos jovens
Ontem
Comentar
O Benfica anunciou que um dos seus jogadores do departamento de formação contraiu o vírus da gripe A (H1N1) quando esteve no Brasil. Há ainda outro caso suspeito, o que levou o clube a suspender o futebol...
Médico do Benfica desdramatiza caso e garante que atleta infectado está a evoluir bem
Portugueses ainda se preocupam pouco com gripe A
Processo a caminho do Tribunal Europeu
Constitucional rejeitou casamento de duas mulheres
Ontem
3 comentários
O Tribunal Constitucional rejeitou, num acórdão ainda não divulgado, o casamento entre Teresa Pires e Helena Paixão. As duas mulheres, que tentam casar-se desde Fevereiro de 2006, já disseram que vão recorrer...
Casamento gay caberá ao Parlamento, diz Miguel Vale de Almeida
Decisão do TC não é suficiente mas revela mudança de mentalidades
Divisão" e urgência em resolver questão do casamento gay - ILGA
PS mantém casamento gay e sublinha divisão no Tribunal Constitucional
Partidos podem aprovar legislação relativa ao casamento apesar de decisão do TC
Países do Sul da Europa aceitam dádivas "gay"
Regiões, casamento gay e olhos postos na classe média

Suspeita de fraude na legalização de atletas
Um esquema no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Porto permitiu, segundo o Ministério Público, que durante muito tempo a entrada de jogadores estrangeiros no clube azul-e-branco fosse
(...)
COMENTAR
LER COMENTÁRIOS
ENVIAR
Actualidade
Pagamentos a Gehry sob investigaçãoO Departamento de Investigação e Acção Penal, (DIAP) coordenado pela procuradora Maria José Morgado , tem em curso uma averiguação preventiva aos pagamentos da EPUL – Empresa Pública de Urbanização (...)
Desporto
Morreu o treinador Bobby RobsonO antigo treinador de futebol Bobby Robson morreu esta sexta-feira aos 76 anos, vítima de cancro, na sua casa em (...)
Portugal
Mulher indemnizada por impotência do marido Numa decisão inédita em Portugal, uma mulher vai receber uma indemnização de 50 mil euros porque o marido ficou impotente na sequência de um acidente de viação, no qual não teve (...)
Portugal
Saúde
Comeu e bebeu sem pagar conta
Quando o homem, de aspecto singular, se sentou sozinho à mesa do restaurante Cantinho do Mar, na
(...)
“Não contei a ninguém o que tinha”
Depois de um ano de trabalho, Pedro Adão, de 32 anos, apenas queria gozar uns dias de férias em (...)
Assalta carrinha e leva dez minutos a escapar
Povo quer fugitivo em liberdade
Furtos e agressões na Escola de Polícia
“Estado tem sido muito forreta”
Director admite troca de remédio
Marta faz sessões de quimio
Odivelas ganha centros de saúde
Regime de carreira especial aprovado
Política
Mundo
Presidente ganha guerra dos Açores
Um ano depois de Cavaco Silva alertar os portugueses numa inesperada mensagem à Nação de que o
(...)
D’Addario tentou matar ex-namorado
O escândalo sexual que ameaça Silvio Berlusconi teve ontem uma reviravolta inesperada. O antigo
(...)
Ferreira Leite não vai à Festa do Pontal
Cavaco congratula-se com chumbo a Estatuto
TC chumba casamento gay
Jardim: Programa do PS é "insultuoso"
Funerais de guardas civis realizam-se hoje
Suu Kyi: Sentença adiada para 11 de Agosto
ETA mata dois guardas civis
Isabel Salucombo: Deputada morta

Joana Amaral Dias confirma convite
Exclusivo Expresso

A militante do Bloco recusou integrar a lista para deputados e, segundo disse hoje ao Expresso, não levou a sério o convite para o Instituto das Drogas.
23 comentários [2098 visitas]
Documentos do carro já disponíveis online
Novos serviços relativos à documentação automóvel passam a estar disponíveis na Internet para cidadãos e empresas.
Comente[1209 visitas]
Manuel Alegre denuncia "retaliação política"
O ex-deputado diz que os seus apoiantes foram deliberadamente postos fora das listas de deputados. "Não é o meu PS que vai a eleições", afirma.
27 comentários [856 visitas]

PS mantém casamento homossexual e sublinha divisão no Tribunal Constitucional
O Partido Socialista mantém a intenção de reconhecer os casamentos homossexuais na próxima legislatura, como consta do programa eleitoral, sublinhando a divisão no seio do Tribunal Constitucional, que deverá rejeitar a oficialização civil de uma relação lésbica.
Comentar
Ler comentários (199)
Partidos podem aprovar casamento homossexual apesar de decisão do tribunal, assegura Vital
Tribunal Constitucional diz não ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, sem unanimidade de votoSócrates e Zapatero promovem trabalho a tempo parcial
O presidente do Governo espanhol está a defender a promoção do trabalho a tempo parcial como forma de criação de emprego, quando o seu país apresenta níveis de desemprego de quase 20 por cento. Em Portugal, o programa eleitoral do PS e o PSD defendem um amaior articulação entre o subsídio de desemprego e o trabalho a tempo parcial.
Comentar
Ler comentários (13)
Desemprego parcial: perde o desempregado e perde o Estado
Um terço dos infectados com gripe A vem de Espanha
Cerca de um terço das pessoas infectadas com o vírus da gripe A em Portugal até à data veio de Espanha, país onde a evolução da doença está a ser seguida com atenção pelas autoridades nacionais, adianta o subdirector-geral da Saúde, José Robalo.

Sociedade
Hoje é o dia mundial do orgasmo
Nesta data reveja um dos diálogos mais famosos do cinema e saiba como as mulheres ainda conseguem enganar os homens
Última Hora
23:57 (Rec.) -
Inês Monteiro foi terceira em Estocolmo
21:13 (Neg.) -
Dow Jones com melhor ganho mensal desde 2002
21:03 (CM) -
Siza Vieira assina museu do Estado
20:43 (Neg.) -
Fitch confirma notação de rating do BCP
18:33 (CM) -
Iraque: Atentados causam mortos em Bagdad
17:59 (CM) -
Cascais: Detidos por posse ilegal de armas
17:19 (CM) -
Cerveira: Acidente grave entre camião e ligeiro
16:55 (CM) -
Somália: Comandos turcos capturam piratas
16:37 (CM) -
PSD reúne conselho nacional
15:33 (CM) -
Ferreira Leite não vai à Festa do Pontal

PARA ANGOLA JÁ!!!! .... E EM FORÇA!


Luanda é um luxo para poucos
A revista "Foreign Policy" saudava Angola por seu "espectacular crescimento económico".
Estive em Luanda no final da semana passada e o que vi foi um estado policial e muita miséria
Você reconhece essa nação? O título da publicidade em formato de reportagem que a revista "Foreign Policy" publicou em sua edição de Maio/Junho saudava Angola por seu "espectacular crescimento económico".
Por sua segurança e estabilidade política. Por seu poder regional para promover a paz. Quem pode duvidar de um país turbinado pela indústria petrolífera?
Estive em Luanda no fim da semana passada para uma série de encontros pelo OrdemLivre.org, o programa lusófono da Atlas Economic Research Foundation em parceria com o Cato Institute.
É a cidade mais cara em que já pus meus pés.
Não há calçadas para pôr os pés. Não há espaços nas ruas para tantos carros.
Os veículos novos e importados driblam o tráfego intenso e a miséria que bate nos vidros em busca de clientes para produtos chineses de marcas famosas.
Ou de uma mera esmola que drible a fome. Luanda parece recém-saída de um terramoto.
Construções decadentes são a moldura trágica para os poucos prédios novos e para as construções em curso.
O lixo espalha-se no chão como folhas da relva. A cidade cheira mal. O transporte público é precário. Autocarro é um luxo reduzido e irregular.
Não há táxi. Quem tem dinheiro aluga um carro com motorista. Quem não tem anda espremido em carrinhas lotadas. Ou a pé. Foi o que fiz.
Os pobres de Luanda vagam pelas esquinas.
Grupos de homens concentram-se em vários pontos da capital. Os trabalhos disponíveis exigem qualificação.
Muitos deles nem sequer sabem ler ou escrever. A taxa de iliteracia é de 32,6%, segundo o CIA World Factbook.
Luanda é um estado policial. É mais simples obter um visto de entrada para a China comunista.
Quase mediram meu crânio e contaram meus dentes.
No aeroporto, os sempre gentis funcionários da imigração olham com aquele semblante de vampiro esfomeado.
No hotel, um formulário do governo solicita-me informações pessoais e objectivo da visita.
Um gesto de boas-vindas um tanto excêntrico. A despedida? Guardas no aeroporto confiscaram todas as notas da moeda local.
Não, não deram factura.Estabilidade política?
Como não?
O presidente José Eduardo dos Santos está no poder desde 1979. Trinta Anos.
Não vejo outra forma de garantir a estabilidade do que se manter no poder durante 30 anos.
E daí?
Vendo fotos de Luanda na década de 1970 e lembrando o que vi pessoalmente há alguns dias é impossível não pensar nas virtudes da estabilidade adquirida naquele país por aquela elite política.
Parte do país vai muito bem, obrigado.
Mora em condomínios fechados afastados da miséria do centro. São os beneficiários do "espectacular crescimento económico" que perverte a ideia de um desenvolvimento cuja riqueza permite que grande parte da população saia da miséria.
O estado angolano exerce o monopólio da actividade económica e decide quem poderá desfrutar das benesses do sector petrolífero. O mercado, lá, não existe. Na lista de 141 países do Índice de Liberdade Económica do Fraser Institute, Angola aparece na penúltima posição. Notável.
As riquezas naturais de um país sob um governo autocrático funcionam como um muro perverso entre o Estado e a sociedade.
Se o orçamento do governo não advém da riqueza produzida pela sociedade, a população perde o poder de pressão sobre a elite política. É convertida num estorvo que deve ser controlado.A população ainda carrega no espírito e no corpo a desolação da guerra civil, encerrada há apenas sete anos.
A riqueza exibida pelos poucos é um apelo muito forte entre os jovens desafortunados. É natural que prefiram integrar a elite a lutar por mudanças políticas que beneficiem os indivíduos e não apenas um grupo protegido pelo Estado.
Mas há uma minoria que nos permite alimentar a esperança, mesmo que a longo prazo, de reforma do statu quo. São estudantes, professores, jornalistas, advogados, intelectuais, que trabalham de forma isolada ou articulada para "desprivatizar" o governo angolano. São indivíduos que, no futuro, poderão repetir a mesma pergunta sem qualquer ponta de ironia: "Você reconhece essa nação?"
De: Bruno Garschagen, 31 de Julho de 2009
Jornalista brasileiro e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP/UC
-
À Margem: Quando José Sócrates há uns meses regressou, a Portugal, de sua visita a Angola, trouxe de lá a mensagem que os portugueses entenderam que seria na ex-província portuguesa o futuro e a recuparação económica de Portugal.
Olhai esta miséria descrita acima!
José Martins