Translator

domingo, 25 de outubro de 2009

OS AUTOMÓVEIS FORD MODELO T DE OUTRAS ERAS



Os carros dos nossos bisavós, avós e pais dos da minha idade. Interessante a linha de montagem do Ford Modelo T e a saída do número 15 milhões.
Clique no video a seguir. Impressionante a rapidez dos operários!

video


O PORTO "TRIPEIRO" NOS PÍNCAROS DA LUA!

Revista americana põe Porto no top do Mundo
MARTA NEVES - Jornal de Notícias

O casal americano, Sharon e Frederik, já tinham vindo a Portugal, mas só agora conheceram o Porto
-
"Travel & Leisure" elogia património. Comerciantes agradecem incentivo.
A revista americana "Travel & Leisure" considerou, na edição deste mês, o Porto como um dos destinos "mais charmosos e acessíveis" do Mundo. Comerciantes vêem no elogio um "incentivo". Já os turistas valorizam a cidade de "beleza única".
-
"Arquitectos de renome internacional dão um toque de modernidade ao cenário medieval da segunda maior cidade de Portugal, como são disso exemplo a Casa da Música, desenhada por Rem Koolhaas ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, projectado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira", pode ler-se na publicação americana, que destacou igualmente outros locais de interesse da cidade como o café Majestic, a livraria Lello, a esplanada da praia da Luz, o restaurante Shis, a Guest House Douro e o Hotel Pestana Porto".
.
Como eu vi o Porto da Minha Infância clique : www.aquimaria.com/html/forum-tripeiro.html (primeira parte) e segunda) www.aquimaria.com/html/forum-tripeiro-02.html

JOSÉ SARAMAGO - A SAGA CHAMADA "CAIM"



Entrevista com José Saramago
"O Papa Bento XVI parece-me um hipócrita"
por JOÃO CÉU E SILVA
É o escritor português mais polémico de todos os tempos. Se a reacção ao 'Evangelho segundo Jesus Cristo' foi épica, a que 'Caim' recebeu é digna de um cenário de guerra em que de um lado, pensa-se, estão os ateus e do outro, admite-se, situam-se os crentes. O debate ainda vai no início, como a leitura do livro...
Fonte: Diário de Notícias. Clicar a seguir para ler a entrevista
http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspxcontent_id=1400654&seccao=Livros

RIO DE JANEIRO - CIDADE DE DEUS E DO DIABO


Uma cena comum na favela
BERNARDO GUTIERREZ 25/10/2009
-
O Brasil tem feito dos Jogos Olímpicos de 2016, para o Rio de Janeiro, uma candidatura animada, mas não conseguiu superar a sua maior fraqueza: a insegurança.
-
Entramos num inferno de 700 favelas, um campo de batalha entre a polícia, paramilitares e traficantes de droga, com cerca de 20 assassinatos por dia.
-
Avela Vila Aliança, a oeste do Rio de Janeiro. Yashmina Barbosa, de três anos, brincava no parque em torno de sua avó, Rosângela da Silva, a Baía de Guanabara que está escondida para além de um mar de antenas.
-
O paraíso de areia de Copacabana longe. A menina, brincava perto da prisão de Bangu, a quem lhes chamam a dos loucos de "fábrica".

-
Em algumas paredes, alguém escreveu frases religiosas, evangelistas: "Deus muda quem quer ser mudado." Pouco lixo abunda.
-
Rosângela dá conta como o Batalhão 140 de Polícia Militar acaba de aparecer. Num instante dá conta da neta estendida no chão.
-
Tudo aconteceu muito rápido. Uma bala disparada por uma metralhadora de 7,62 mm a 850 metros de distância entrou nas costas da criança.
-
Quando chegou ao hospital Albert Schweitzer, está morta.
-
Fonte “El País” ler a notícias completa clique a seguir:
http://www.elpais.com/articulo/portada/Rio/Janeiro/Ciudad/Dios/diablo/elpepusoceps/20091025elpepspor_7/Tes

Tradução livre: José Martins


RIO DE JANEIRO - LEI DA BALA

PM prende suspeitos de atirarem em policial em favela do Rio
da Folha Online
Polícias transportam um suspeito traficante de droga depois de o abaterem a tiro
.
A Polícia Militar prendeu dois suspeitos de terem participado do tiroteio na favela Vila Vintém, em Padre Miguel, zona oeste do Rio, que na última quinta-feira (22) deixou um policial militar ferido na cabeça.
Os suspeitos foram presos no início da noite de ontem na mesma favela após trocarem tiros com os policiais que faziam ronda na rua I, antiga rua Arari. Eles foram levados para a 34ª DP (Bangu).

MORTE ANUNCIADA




A UE deve criar o seu Serviço Exterior
MISS ANDREU - Strasbourg -- 25/10/2009

Mais de 130 embaixadas e 50.000 milhões de euros para o que será a primeira rede mundial diplomática promete mais clara após o presidente checo, Václav Klaus, para assinar o Tratado de Lisboa, a UE está trabalhando a todo vapor para o lançamento do Europeu de Acção Externa (SEAE). Esta é a maior inovação do novo tratado, o que reforçaria a imagem eo peso fora da UE. Entre seus objectivos está a desenvolver uma vasta rede de embaixadas para lidar com os europeus quando eles estão fora da UE.
-
O Serviço de Estrangeiros é uma das realizações mais importantes da UE e nos seus dias foi o euro e o espaço Schengen, que permite a livre circulação dos cidadãos dos países que a aceitaram.
-
A SEAE é composto por uma rede de cerca de 130 embaixadas da UE e uma equipe de vários milhares de funcionários da Comissão Europeia, Conselho e Estados-Membros. A proporção de cada uma das três partes está em negociação. A Comissão Europeia, que fornecerá parte do 6.700 funcionários que estão fora da rede, irá contribuir com 30% ou 40% da força de trabalho total.
-
Uma proporção similar virá do corpo diplomático dos Estados-Membros e no resto do Conselho.
-
O novo serviço proposto será aprovado amanhã, no Luxemburgo, pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. A SEAE será um órgão especial, totalmente autónomos, com orçamento separado estará sob o comando absoluto do Alto Representante, que se tornará um dos cargos mais importantes da UE.
-
O Alto Representante deverá apresentar no prazo de um mês após a entrada em vigor do Tratado de seu modelo organizacional e operacional, cuja decisão deverá ser aprovada pelo Conselho Europeu e Parlamento Europeu.
-
A SEAE diplomáticas ser a organização mais poderosa do mundo, não só pelo número de suas tropas, mas sobretudo pela sua qualidade, reunindo os diplomatas tradicionais da UE sob um mesmo comando. "Nós temos os melhores diplomatas em cada zona, como o Inglês nos países de seu antigo império, os franceses no Norte de África e Médio Oriente, espanhol na América Latina e Alemanha na Europa Oriental", diz uma comunidade de origem.
-
A nova instituição começou com a forte legado da obra de Javier Solana, que nos últimos 10 anos montou a base para o futuro do Serviço Exterior. A UE tem uma actividade experiente externo. Nos últimos anos, a Europa tem implantado mais de 20 operações de gestão de crises, que envolveram cerca de 70.000 pessoas em quatro continentes. A SEAE disponíveis no futuro dos recursos civis e militares dos 27 Estados-membros e um orçamento da UE para acções externas de cerca de 50.000 milhões de euros, entre agora e 2013.
-
O âmbito e competências do novo serviço são, no entanto, uma experiência forte de negociação entre os Estados. De um lado está o projecto minimalista defendido pela Grã-Bretanha e alguns países nórdicos, que postula que a SEAE ser limitado a estrita actividades diplomáticas e de defesa. Londres quer serviços de saúde para as pessoas permanecerem nas embaixadas nacionais e se recusa a incorporar as actividades de desenvolvimento e comércio.
-
Alemanha, Espanha e Itália estão apostando em uma ideia maximalismo em que também incluem a maior parte do consular e desenvolvimento. A União Europeia está a trabalhar em velocidade máxima para a decisão de estabelecer a organização e desenvolvimento do serviço é aprovado em Abril, antes de os conservadores britânicos chegam ao poder e tentar reduzir os seus poderes.
-
O Parlamento Europeu aprovou um relatório sobre o Serviço de Estrangeiros, desenvolvido pelo deputado popular alemão Elmar Brok, que assinala que "em termos de serviço sui generis nas áreas organizacionais e orçamentais, a SEAE devem ser integrados na estrutura administrativa da Comissão para garantir desta forma a sua transparência absoluta ".