Translator

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IRREVERÊNCIAS DE BERTA BRÁS




Eles não sabem nada! Zero!

Falávamos no escândalo de Aveiro. A minha amiga forneceu dados:
- É verdade! Está hoje um a responder. O empresário das sucatas. Manuel Godinho. Há um ano a ser investigado pela Polícia Judiciária. Mas não tem peso nenhum na consciência. Acho que tem ganho concursos à custa do suborno. E o negócio da sucata vai aumentando. Mas o Varas está espantadíssimo. Também não tem peso na consciência. Há um filho do que está preso – o tal Godinho - que está a ser ouvido hoje. O filho do da sucata. O homem deve ser podre de rico. Mas não vale a pena falar.
- Tudo vale a pena...
- Não, o Godinho não tem peso nenhum. E o Vara não tem uma mácula. Zero! Aquilo são variadíssimas empresas. Não é só sucata. Mas ser arguido não quer dizer culpado. E anda a polícia a trabalhar há um ano. Eu, Godinho, não tenho peso nenhum.
- O dinheiro dá muita consciência de si, muita auto-estima.
- Sim, porque se a facilidade da carteira é tal, tudo o mais se desfaz, o resto do mundo é nada.
- Quando não dá para o torto...
- Vai ver que não dá! Já é muito antigo, isto de se enriquecer por cá, como agora se diz, em “rede tentacular”. Ninguém é responsável, porque a amizade é que conta.
- Mas se por acaso se fartarem de aturar as perseguições dos invejosos, poderão fazer como o rato – mais um - do La Fontaine que, farto do mundo cruel, que o perseguia, foi para o deserto, fez-se eremita, e, enfiado num queijo, ali engordou, de lá não mais saiu, enriqueceu, e quando os companheiros da ratopolis o procuraram, para que os auxiliasse contra a invasão dos inimigos, ele abençoou-os e mandou-os de volta, para junto dos seus, porque as coisas da Terra já não eram com ele, que agora pertencia a Deus.
A minha amiga não aceitou o paralelo, acha que eles – os nossos ratos - se safam cá.
- Ora essa! – respondi, abespinhada por tanta incompreensão – o deserto pode equiparar-se actualmente a Londres, Dubai, Macau ou quaisquer outros sítios onde puseram o dinheiro a render e construíram palacetes. O certo é que um país com tanta gente assim, organizada em rede, depressa chega ao fim, porque são sempre mais as células individuais, da queda livre. E quem for pedir socorro a esses tais, para endireitar a sua pólis, como acha que é recebido?
- Percebo: “Vá com Deus, que eu fico com Ele”. Não é muita hipocrisia?
- Mas paraíso é sempre paraíso. Ainda que fiscal.
Berta Brás

A BURCA "À LÁ PORTUGESA"



José Sócrates recusa comentar caso de Vara
Ontem
O primeiro-ministro, José Sócrates, escusou-se hoje, em Bruxelas, a comentar a operação "Face Oculta", no âmbito da qual foi constituído arguido o vice-presidente do Millenium BCP Armando Vara, alegando que não se pronuncia sobre processos judiciais.

O administrador da Rede Eléctrica Nacional (REN) José Penedos e o seu filho, o advogado Paulo Penedos, fazem também parte dos 13 arguidos da operação "Face Oculta", uma investigação que culminou com uma única detenção, a do empresário Manuel José Godinho.

Questionado pelos jornalistas portugueses sobre o assunto no final de uma cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Bruxelas, Sócrates diz que, enquanto primeiro-ministro, segue o princípio de "não comentar processos judiciais".

"Não tenho mais nada a dizer a não ser isto. Não comento processos judiciais", declarou.

Armando Vara, antigo secretário de Estado da Administração Interna do Governo socialista de António Guterres, foi quinta-feira constituído arguido no âmbito da operação "Face Oculta" da Polícia Judiciária (PJ), da qual resultaram 13 arguidos, um dos quais está detido.

A investigação está relacionada com alegados crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar, que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais e que, através de um esquema organizado, terá sido beneficiado na adjudicação de concursos e consultas públicas, na área de recolha e gestão de resíduos industriais.

Até agora, foi detido o empresário Manuel Godinho, de Ovar, e constituídos mais 12 arguidos, entre os quais Armando Vara, José Penedos e o seu filho, Paulo Penedos, advogado da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA, de Manuel José Godinho. (Jornal de Notícias)
.


À MARGEM: Mas quem seria quem iria dar crédito às palavras de José Sócrates? Até hoje não se conseguiu saber a veracidade de sua licenciatura; resolvido o caso "Freeport" e mais outras "bagatelas" suspeitas!
José Martins

"OPERAÇÂO BURCA"


Operação Face oculta
Prisão Preventiva para Manuel Godinho
por David MandimOntem
-
O empresário Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, vai ficar em prisão preventiva até ao julgamento. A decisão foi tomada após ter sido ouvido durante sete horas no Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro. Godinho deixou as instalações com a PJ cerca das 22.10. O seu advogado não prestou declarações
Fonte: Diário de Notícias
.
À MARGEM: - Daqui aplaudimos a decisão da Justiça e que, a mesma, continue a funcionar, no futuro, para todos os Godinhos e seus "compinchas" envolvidos nos esquema de "gamanços".
-
É que as cadeias, estes templos, não foram edificados só para albergar os "piolhosos" da sociedade portuguesa, mas tambem para asilar uns "jeitozinhos" encanadinhos (chicos espertos) que habilidosamente os colocaram a gerir altos cargos públicos e depois se entregam, descaradamente, a obter fundos e miseravelmente, sob a pata de um "sucateiro" que toda a sucata adquire mesmo roubada.
-
Os ladrões estão em todos os lados...
.
Vestidos de tecido comprado aos ciganos ou nas lojas de modas (alta-costura) onde o "Ladrão de Luva Branca", para impressionar, se enfarpela.
José Martins

OS GRANDES SALTOS À VARA!

Armando Vara vai ter de ser ouvido pelo juiz, em princípio no final da próxima semana. Também José Penedos, presidente da REN, será constituído arguido e interrogado

Vara recebeu 'luvas' na sede do BCP

Armando Vara e Paulo Penedos receberam dinheiro do sucateiro Manuel Godinho. Para lá do pedido descoberto numa escuta, o dinheiro foi efectivamente entregue e na própria sede do banco onde é.... (Correio da Manhã)

O POLVO


Procuradora: n. º de arguidos "pode aumentar ou Diminuir"
Comentário hoje1

A procuradora-geral adjunta, Cândida Almeida, disse hoje que prossegue uma operação Face Oculta, investigação da Polícia Judiciária uma uma série de empresas acusadas de corrupção, e que o processo "ainda ...

Administrador da REN é um dos 13 arguidos
MP inclui Vara numa rede tentacular
Ler o resto clique a seguir:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1405724

PENEDOS GRANITADOS


O administrador da Rede Eléctrica Nacional junta-se ao seu filho, o advogado Paulo Penedos, e a Armando Vara, vice-presidente do Millenium BCP, na lista de arguidos mediáticos.
Última actualização há 31 minutos

1 comentário (clique atrás e leia a peça)
[184 visitas]
EXPRESSO

UM GRANDE SALTO À VARA!


Influência de Vara usada para pressionar ministro

NELSON MORAIS E NUNO MIGUEL MAIA

Armando Vara, ex-governante e vice-presidente do BCP, é citado como tendo exercido influências junto do ex-ministro Mário Lino para servir os interesses de um empresário. José Penedos, líder da REN e histórico do PS, também é arguido.
> Processo Face Oculta "ainda está em investigação"
>
Face Oculta: Único detido já está a ser ouvido
>
Como se de lixo se tratasse
>
Alegados favores pagos com Mercedes topo de gama

LÁ JÁ ERA COMO É AGORA ENTRE NÓS


Ex-presidente Jacques Chirac vai ser julgado por corrupção

É o primeira-vez que um antigo chefe de Estado se senta no banco dos réus, em França.