Translator

domingo, 29 de novembro de 2009

NÓS ATÉ TEMOS GENTE BOA!!!

CHAMEM-LHE NOMES


> José Mourinho vai a caminho do seu segundo título consecutivo de campeão de Itália. Hoje, o Inter de Milão derrotou (1-0) uma Fiorentina eo adversário directo Juventus perdeu. O avanço no primeiro lugar já atinge oito pontos. Mourinho continua a mostrar que é realmente especiais...

PASSADOS QUE SÃO 369 ANOS

.

Miguel de Vasconcelos (odiado pelo Povo) é atirado da janela do Palácio Real, para o Terreiro do Paç0 no dia 1 de Dezembro de 1640.
.
Portugal no dia 1 de Dezembro de 1640, há 369 anos, recuperou a independência depois de estar, por 60 anos, sob a “canga” de Castela.
Precisamente no mesmo dia (1 de Dezembro de 2009) Portugal perde a sua independência e vai estar, por quanto tempo?, sob a canga dos países ricos da Europa.
Os Migueis de Vasconcelos, não terminaram em Portugal e eles voltaram a renascer...
Para quando os Migueis de Vasconcelos serão jogados da janela para a praça pública?
Estes não têm bandeira...
São apátridas!
José Martins

-
Discurso na Cimeira Ibero-Americana
.
Sócrates: Tratado de Lisboa cria melhores condições para UE desempenhar papel no mundo.
O primeiro-ministro assinalou hoje a entrada em vigor do Tratado de Lisboa na terça-feira, considerando que o documento que regulará o futuro da União Europeia criará “melhores condições” para que a instituição “desempenhe plenamente o seu papel no mundo”.

...Numa intervenção no acto inaugural da XIX Cimeira Ibero-Americana, que decorre no Estoril até terça-feira, o primeiro-ministro, José Sócrates, destacou o momento em que Portugal recebe o encontro, quando também detém a presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que participará nos trabalhos destes três dias na qualidade de observador. Por outro lado, notou, a cimeira terminará precisamente no “exacto dia” em que entrará em vigor o Tratado de Lisboa, “que regulará o futuro da União Europeia”...

Sempre, sempre Espanha e Portugal....

“Tal como Espanha, Portugal é um país europeu capaz de construir e manter pontes com África e a América Latina, Portugal é uma nação do Atlântico Norte especialmente sensível aos desafios e oportunidades do Atlântico Sul. E isto coloca-nos numa posição única para compreendermos bem que o mundo só tem a ganhar com o diálogo e a cooperação entre regiões, comunidades e civilizações”, sustentou.

FEIRA DO RIO KWAI - KANCHANABURI

Ontem dia 29 de Novembro de 2009, regressei a Banguecoque depois de 8 dias passados junto à beira do Rio Kwai de qual lugar voltei aditivo.
Junto à ponte do Rio Kwai está sendo realizado o imponente espectáculo de Luz e Som, até ao dia 8 do corrente mês, que reportei neste blogue.
Antes que partisse para Banguecoque, passei pela feira , onde há centenas de barracas e pavilhões que ocupam uns milhares de metros quadrados.
A feira ainda não tinha dado início à animação que se prolongaria até altas horas da noite.
Dei-lhe uma vista de olhos e surpreendido (aliás não me era estranho) pela abundância, encontrada, de produtos da terra e roupas e outros artigos a preços irrisórios. Ali está bem representado a fartura que existe e vai por este Reino.

Um largo pavilhão da Cruz Vermelhas Internacional onde há automóveis, geleiras e muitos outros artigos oferecidos pelas gentes da província de Kanchanaburi, para ser vendidos ou sorteados.


Uma carruagem, ornada com orquídias frescas para o visitante local ou turista visita a cidade. Ao lado a representação da Força Aérea Real Tailandesa.

Os tailandeses trabalham a arte de fundição do bronze com mestria. Fundem intrincadas peças da mitologia, siamesa, de séculos. Ao lado um pavilhão de uma empresa de Kanchanaburi.

Dois pavilhões a representarem duas universidades. Kanchanaburi, uma pequena cidade possui 3 universidades, 1 escola politécnica e outra vocacional.

Quem será quem que não tem 100 bates (dois euros) para ficar vestidinho e "botar" boa figura? Lado direito o rapaz do que vai enfiar a cabeça do dragão chinês e dar sorte aos vendedores de feira.

Montes latas de conserva de frutas tropicais deliciosas. Quatro latas 100 bates (dois euros). É esta a Tailândia do passado, do presente e do futuro onde tudo se adquire e de boa qualidade ao preço da "uva mijona" em Portugal.
Clique em cima das imagens para as ver em tamanho natura.

OS FERRETES

.


.
Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa: Ferrete, s. Do fr, ferrete, Sec. XVI: «E eu senhora, como um seu cativo com ferrete» .
.
O Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa (Porto Editora), descreve o Ferrete: “Instrumento, com letra ou outro sinal gravada, com que se marca o gado e com que antigamente se marcavam também os escravos e os criminosos; 2 epiteto ou sinal ignominoso, afrontoso: 3 FIG.; estigma: labéu: mácula; II adj. 2. gén. escuro".
.
Porém eu comparo os ferretes ao d´Artagnan que se apaixonam por qualquer coisa, dentro do palácio e depois de entranhados, nos claustros, procuram defender os nobres, se a estes forem dirigidas palavras, escritas, menos abonatórias de suas acções.

Os ferretes não têm pátria, falsamente se imbecilizam, principalmente, à nobre senhora, com unhas, palavras e dentes.
.
Os ferretes são pau para toda a colher!
.
A nobre senhora chega ao ponto de já não poder dispensar os seus ferretes e, a eles, constantemente se liga, para lhe dar apoio moral de quando os cronistas, do lugar, denunciam obras de pouco relevo da nobre senhora.

Os ferretes hoje amam hipocritamente a nobre senhora e concedem-lhe todo o apoio moral e palavras de consolação que aspira.
.
Mas amanhã a nobre senhora perde toda a nobreza porque teve a natural “ordem de despejo” do palácio que temporariamente habitou e partiu.
.
Os ferretes nunca mais a conhecerão, porque os ferretes são isso e preparar-se-ão para ferretes dos novos inquilinos que vão temporariamente habitar o palácio.
,
Os ferretes são gente sem escrúpulos, ardilosos, calculistas e raramente falham o tiro que apontaram ao alvo.
.
São capazes de tudo (embora não violentos) de produzir intriga, chantagens e engendrarem medos aos que meterem o “bedelho” nas acções, de pouco relevo, dos nobres senhores inquilinos do palácio.

Os ferretes vivem de habilidades, demagogos, propagandistas de feira se para isso for necessário montar a "banca" no mercado.
Porém os ferretes com o correr do tempo, a imagem vai-se deteriorando até que a erosão termina com eles como assim acontece ao ferrete que marca o gado que de tantas carimbadelas, a quente, a estampa gravada ficou ilegível.
José Martins

A DERROCADA DE UMA EMBAIXADA

.

O recado vai para a generosa e magnânima Embaixatriz de Portugal,na Tailândia, Maria da Piedade. Quando esta bondosa senhora chegou a Banguecoque, em fins do ano de 2006, desde logo verifiquei que estava dedicada a obras de caridade.
Foi até (julgado o seu mérito) nomeada a vice-Presidente do YWCA para os bazares de caridade organizado pelo grupo de esposas dos embaixadores acreditados no Reino da Tailândia.
Nestes bazares (tenho imagens que provam foram organizados por mim por muitos anos), nunca faltou mercadoria portuguesa para vender.
Claro está que as embaixatrizes de Portugal, em Banguecoque, não necessitavam de conseguir mercadorias, mas apenas, dentro do protocolo fazerem de corpo presente, durante a inauguração, junto a suas homólogas.
Ainda realizei dois bazares do YMCA (2006/2007) durante a presença da Embaixatriz Maria da Piedade e embora o contributo não fosse por aí além relevante estiveram nos bazares sardinhas, azeitonas, azeite e vinhos de Portugal.
No último bazar (2007) entreguei à Senhora Embaixatriz Maria da Piedade 27.500 baths (cerca, na altura 600 euros) e logo me informou que seria esta verba para a construção de uma escola, para crianças pobres, não sei aonde na Tailândia.
Mas foi-me dizendo que não entregaria o total do montante e só metade. Esta metade ficaria para fundo de maneio de qualquer coisa.
Ontem, Sábado, 28 de Novembro de 2009, mais um bazar do YWCA, foi levado a cabo, no "World Trade Center" e a Embaixada de Portugal em Banguecoque, não esteve presente com sardinhas, azeitonas, azeite e vinhos de Portugal.
Eu não estive lá, tão-pouco em Banguecoque, mas no Rio Kwai e pelo telefone pedi a minha mulher e filha que fossem ao bazar do YMCA, comprar produtos portugueses.
A caridosa e magnânima Embaixatriz Maria de Piedade não esteve presente com um pavilhão de Portugal.
Minha mulher comprou-me vinho americano, em garrafões de três litros, azeitonas, recheadas, espanholas e azeite italiano.
O meu recado para a Senhora Embaixatriz Maria da Piedade: “Assim não vale e uma embaixatriz não é para se andar a pavanear pelos “shoppings centers"” de Banguecoque a dar show off, porque a economia de Portugal não segue num canteiros de flores e é preciso trabalhar muito para que o seu país (e o meu com orgulho) não fique esquecido neste Reino onde os portugueses foram os primeiros da Europa a chegar à 498 anos.
Talvez, acredito, que não é a Senhora Embaixatriz Maria da Piedade, a culpada, mas seu marido o Embaixador António Faria e Maya, que em boa ou em má altura, foi acreditado como Embaixador de Portugal na Tailândia.
José Martins

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE - 29.11.09

Capa do Correio da ManhãCorreio da Manhã

Trio assalta frutaria
Bangladesh: Naufrágio de ferry

Portugal: Jogos Olímpicos

‘Face Oculta’: Ministro explica-se
Marco: Acidente faz um morto

Capa do PúblicoPúblico

Del Potro junta-se a Davydenko na final do Masters
Carlos Carvalhal: “Sporting merecia vencer”
Jorge Jesus: “Sporting fica praticamente fora da corrida pelo título”

Sporting renasce das cinzas, mas ainda não chega

V. Guimarães 
dá a volta ao texto nos Açores

Capa do Diário de NotíciasDiário de Notícias

Polícia sem pistas sobre o taxista desaparecido
A moda das despedidas das barrigas de grávida
'Carjackers' voltaram ontem ao Norte
Católicos penduram Menino Jesus nas varandas e janelas

Pede dinheiro na rua para continuar a volta ao mundo


Capa do Jornal de NotíciasJornal de Notícias

Marinha: Mau tempo encerra quatro barras e condiciona duas na costa norte
Espanha: Guarda civil ferido em tiroteio com presumíveis terroristas
Brasil: Lula assiste a projecção de filme sobre a sua vida
Totoloto: jackpot de 1,5 milhões de euros
Honduras: Eleições presidenciais de hoje dividem comunidade internacional


Capa do ii

Sporting e Benfica não saem do nulo
Gripe A: quase 8 mil mortos em todo o mundo
TGV: Espanha e França prontas para criar empresa ferroviária de alta velocidade
Face Oculta: interrogatório a Armanda Vara terminou, medidas de coacção anunciadas em breve
Acidente: secretário-geral da Segurança já está no recobro


Capa do 24 Horas24 Horas


Capa do A BolaA Bola

Beto e Fucile garantidos
Masters: Del Potro junta-se a Davydenko na final
Duda marca pelo Málaga, Luís Fabiano salva Sevilha da derrota
Carvalhal sublinha progressos na equipa

Jesus diz que Sporting está fora da luta, mas compreende relvado «impraticável»

Capa do RecordRecord

Leão já é o rei dos empates
Domingo, 29 de novembro de 2009
Águia a perder o gás
Sidnei falha BATE Borisov

Marisa Cruz ajuda Banco Alimentar


Capa do O JogoO Jogo

Maxi Pereira: Faltou um golo e alguma tranquilidade"
Saviola: "Foi um bom jogo"
Miguel Veloso: "Ambas as equipas jogaram bem"
Londres: Del Potro junta-se a Davydenko na final
David Luiz: “Até segunda-feira somos líderes”