Translator

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A VOZ DA VERDADE. OU A TRAGIDADE LUSA QUE NUNCA NOS DEIXOU.

.

.
Sei bem que este website vai incomodar muita gente, mas apenas quero lembrar que, a razão mesmo vencida não deixa de ser razão, e dar a conhecer apenas a, como aqui se usa dizer, " to whom it may concern ". Quanto aos outros .....
Aconselho vivamente a retenção deste endereço nos favoritos, para poder ser consultado, um pouco, todos os dias, de forma a ser entendido e desmistificado Angola e o 25/4.
-

Não perca de clicar no endereço em baixo.
-
http://pissarro.home.sapo.pt/memorias0.htm

P.S. O texto, acima, é de autoria da pessoa amiga que enviou a este blogue.

 MARGEM: Memórias dos tempos idos que agora me afloram, novamente, à memoria de quando ouço e vejo, num video, uma figura sinistra (infelizmente nasceu em Portugal) Rosa Coutinho.

Este marinheiro, no tempo que eu permaneci na cidade da Beira, no final da década 60, do século passado, navegou pelos mares da costa moçambicana e comandou uma fragata. Poucos conheciam o marinheiro careca.

Porém a cidade da Beira desenvolvia e com isto abriram uns bares de alterne, com raparigas chegadas da ilha da Madeira e da metrópole. Segundo se constou e badalado no escuro o Rosa Coutinho, ter-se-ia tomado de amores por uma pobre moça que trabalhava num desses bares.

Não se sabe qual a querela, amorosa, entre o Coutinho e a sua namorada, o certo foi que numa manhã apareceu morta (ninguém haja dado conta do crime) estatelada na base do famoso prédio "Mira Mortos" (nome dado pelo facto estar em frente ao cemitério da Beira).

A Beira era uma cidade onde todos se conheciam e correram rumores que a rapariga tinha sido assassinada pelo namorado Rosa Coutinho, lançando-a de uma janela, do sétimo andar, do prédio "Mira Mortos".

Porém um dos mais brilhantes jornalistas moçambicano, Gouveia de Lemos, director do "Notícias da Beira", embora não tenha nomeado o autor do crime, deu a entender, em editoriais, que o criminoso teria sido o Rosa Coutinho.

O Engenheiro Jorge Jardim, a dar uma no cravo e outra na ferradura, como o dono do "Noticias da Beira" demitiu Gouveia de Lemos.

O jornalista (que conhecia e amigo), perseguido e sem emprego partiu da Beira e exilou-se no Brasil mais a sua inseparável esposa.

Sofria do coração e morreu, pouco depois. Foi mais uma vítima de Rosa Coutinho!

Gouveia de Lemos foi uma figura do jornalismo que me fascinou! Algumas vezes, ainda um jovem, de pouco mais de 30 anos, conversei, já altas horas da noite, depois de encerrar a edição do dia do "Notícias da Beira", com o editorialista e jornalista que até hoje conheci.

Mas na memória ainda me estavam frescas as palavras, de quando Gouveia de Lemos, veio de Lourenço Marques para dar outra imagem ao "velhinho" pasquim "Notícias da Beira" e fui ter com ele e disse-lhe: "Sr. Gouveia de Lemos eu quero ser jornalista...!!! Olhou para mim, estupefacto e deu-me as instruções o que deveria estudar para ser jornalista.

Ainda bem que não fui isso... Hoje estaria a viver, igual, aos sem abrigo.

Ser jornalista é uma profissão de risco.

José Martins

O MUNDO ESTRANHO DOS DESPORTOS! ATÉ O RABO ENTRA EM COMPETIÇÕES...

.
Os "maricanos" têm um concurso de quem atira a pevide de melancia mais longe, e todos os anos apresentam inovações sobre a técnica de "enrolamento" de língua.
.
Mas, .... vão-se catar, japonês é japonês.
-
No entanto para os portugueses esta modalidade é jurássica, há muito que é praticada entre nós, muito macho, nomeadamente depois de umas horas de cerveja.
-
Agora em "gajas"??!!! Nunca vi, ... até à pouco.
.
P.S. Este blogue não buliu no texto e respeitou a prosa do amigo que o enviou.
Clique no video e divirta-se

VIVA O LUXO DO FILHO DO PRESIDENTE!

.


COMPRAS DE FILHO DE GOVERNANTE ANGOLANO

"ANGOLA, É NOSSA!,
ANGOLA, É NOSSA!,
ANGOLA, É NOSSA! ...."

QUAL À FRANCESA QUAL QUÊ, AGORA É À GRANDE E À ANGOLANA

O FILHO DE UM DOS MAIS CONHECIDOS GOVERNANTES E MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DE ANGOLA MOSTRA O PODER FINANCEIRO ANGOLANO NUMA COMPRA DE 2 VIATURAS DE VALOR SUPERIOR A 500.000,00 USD ..... E FORAM DE AVIÃO COMO SE PODE CONSTATAR NAS FOTOS EM ANEXO.
-
P.S. Afinal o Bob Gedolf, músico rock, tinha carradas de razão... De quando numa reunião em Lisboa, presente o embaixador de Angola, em Portugal, quando disse: "Angola é governada por um bando de criminosos".
O embaixador (claro não tinha outra hipótese) levantou-se da cadeira, em sinal de protesto e abandou a reunião.
Está visto que ninguém gosta de ouvir verdades e demais quando são dirigidas ao seu patrão: José Eduardo dos Santos, o Presidente de todos angolanos.
José Martins

MIMOS DE TIMOR, COM AMOR, PARA O ALBERTO DA MADEIRA

Clique e divirta-se

Caiu que nem uma luva de veludo e deveras salutar, para o Alberto João Jardim a visita da embaixadora de Timor-leste, Natália Carrascalão e,com isto,copiado os "mimos" do Bispo Belo que em tempos idos fez ao império do Alberto.

Melhor ainda evocar a memória do Capitão Armando Pinto Correia que legou uma grande obra à histórria de Timor. Acção que teria deixado o Alberto muito orgulhoso!

Não sei se vai haver troca de tecnologias, entre a Madeira e Timor, de plantação de abóboras e bananas.

José Martins

BANCOS, FALÊNCIAS E AGIOTAGEM DEMOCRÁTICA

.

O banqueiro e a agiotagem envolvente

Finanças: Relatório sobre governo das sociedades
Banca dá salários chorudos na crise
-
Os administradores executivos da Banca não se podem queixar das remunerações em 2008: mesmo no ano em que o Mundo atravessou uma das maiores crises financeiras dos últimos cem anos, cada gestor-executivo de um banco recebeu em média um salário anual de 698 081 euros, um aumento de 13% face a 2007.
-
Os dados sobre os vencimentos anuais dos gestores-executivos do sector financeiro, que constam do relatório anual sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal, revelam que os banqueiros não só receberam salários mais altos, como acentuaram a distância face ao sector não-financeiro: enquanto a remuneração anual no sector financeiro subiu 13 por cento, no sector não-financeiro o aumento foi de 7,7 por cento, com o salário médio anual de um gestor nesta área a totalizar 571 756 euros.
.
O relatório, que a CMVM hoje apresenta, deixa claro que os salários estão mais dependentes de bónus no sector financeiro, onde representam 51,9% da remuneração total.
-
Os vencimentos médios mais baixos são pagos nas empresas não-integrantes no PSI 20: 285 799 euros por ano por gestor.
(Correio da Manhã)

AMINETU HAIDAR: ACTIVISTA INTERNADA EM HOSPITAL



.


.
Aminetu Haidar admitida no hospital em Lanzarote
Activista saaraniana solicitou ajuda médica depois de sofrer dor abdominal, grave, causada por náuseas e vômitos . Mantém a greve de fome e de momento tratado, somente, pela desdratação sofrida.
-
José Naranjo - Lanzarote -- 17/12/2009 -
-
Aminetu Haidar foi transferida esta manhã, pouco da meia noite (hora de Espanha), do aeroporto para Hospital Geral de Lanzarotel a fim de ser submetida a testes segundo a sua porta-voz, Edi Escobar.
-
Uma ambulância, depois ser pedida chegou depois de cerca de um quarto de hora ao aeroporto, onde permanece, desde há 32 dias, a activista saaraniana em greve de fome.
-
De acordo com Escobar, a activista será tratado por desidratação e não tem planos de abandonar o jejum, o qual mantém em protesto de ser expulsa do aeroporto de Laayoune (Marrocos), em 14 de Novembro último.
-
À MARGEM. Apenas a insinuação: "Ao começar um novo dia, os vampiros têm que dormir no escuro, porque a luz vai matá-os, mas quando despertam e voam no escuro têm fome de sangue. Herois e heroínas iguais a Aminetu Haidar esteve e está o mundo cheio e poucos, apesar de sacrifícios, venceram as forças do Poder que volta (quando não deveria) do mal".
José Martins

STANLEY HO DE SAÚDE E RECOMENDA-SE

-

Ontem 15.12.09 o sr. Stanley Ho, apareceu em público depois de uns meses internado num hospital de Hong Kong depois de ter sofrido uma queda em sua casa.
Foi noticiado que o magnata dos jogos de azar de Macau estaria "malezinho" de saúde.
Porém ontem apareceu em Macau para inaugurar o megalómano casino "Oceanus" que dará trabalho a 2500 pessoas.
Este blogue felicita o mandarin moderno, Stanley Ho, um bom Natal, felicidades (mais dinheiro também) e muita saúde para o ano 2010.
José Martins

VALHA-NOS AO MENOS ESTES ELOGIOS...

.


Cristiano Ronaldo
Não culpo o jogador
O jogador Português do Real Madrid tornou-se a contratação mais cara da história do futebol
Por Alfredo Relaño
Existe alguém que vale 95 milhões? Então, lá está: Cristiano Ronaldo, um rapaz da ilha da Madeira, que alcançou a fama como um futebolista no Manchester United.
Ao reconstruir suas galáctico Madrid, Florentino Pérez decidiu realizar este investimento.
Não sem escândalo, é claro.
Em plena crise, 95 milhões de euros para um jogador!
Para compreender que o futebol deve estar pensando é, entre muitas outras coisas, uma indústria de entretenimento fenomenal.
E desse ponto de vista, o presidente do Madrid ver o negócio como um investimento rentável, e conseguiu convencer os mesmos bancos que emprestaram o dinheiro.
A projecção formidável da soma dos pontos de Cristiano Ronaldo (lançado no mundo a partir de Manchester) e Real Madrid vai levar a um generoso retorno sobre o investimento.
Esse é o cálculo, e que trabalhou na época anterior de Florentino. .Fazendo um custo grande equipa de futebol.
Como filme de custo para um filme blockbuster.
Mas ambos são rentáveis se faz o show previsto para ser admirado por milhões de pessoas nos cinco continentes. Isso é o que é. Assim somos nós. Não culpo Cristiano Ronaldo.
Alfredo Relaño é diretor do jornal esportivo
Foto de Cristóvão Manuel

LULA DA SILVA O LÍDER DE 2009, SEGUNDO O JORNAL "EL PAÍS"


.
Lula da Silva
Veja os líderes que mais se destacaram no mundo da política no ano de 2009.
.
.
Foi o homem do ano o presidente brasileiro, Lula da Silva, que se tornou o líder indiscutível da América Latina e uma referência para todos os políticos.
Fonte El Pais

PROTESTOS EM COPENHAGUE

.




Mais de 200 detidos em uma marcha contra o bloqueio da Cimeira de Copenhague
-
Cerca de 5.000 manifestantes que visaram romper o cordão de segurança para entrar no centro de convenções onde delegados se reuniram para negociar o pacto climático global .- A polícia dinamarquesa disparou gás lacrimogêneo
-
Enviado Rafael Mendez / CLEMENTE ALVAREZ Copenhague (Especial) 16/12/2009
-
Os protestos em Copenhague hoje vêm-se perto do centro de conferências onde se realiza a cimeira do clima.
-
A polícia dinamarquesa confirmou a detenção de 230 pessoas desde esta manhã, de cerca de 1030, de um grupo de manifestantes do "Climate Action Justiça" que tentou o acesso às instalações do Centro de Bella.
-
Nós temos a situação sob controle. Agentes usaram spray e gás, mas a força foi necessária para controlar a situação", disse um porta-voz da polícia ao El Pais.
.
Um cordão policial forte impediu os manifestantes de entrar nas instalações, que esta manhã, é fortemente vigiado pela chegada de ministros e chefes de estado.
-
Na terça-feira à noite a polícia usou gás lacrimogêneo em outro protesto desta organização no centro da capital dinamarquesa, e detiveram 210 pessoas.
Fonte El País -. Tradução Google revisada

A JUVENTUDE NO REINO UNIDO SEM TRABALHO

-

Jovens apinhados junto a um centro de empregos, em Londres., na esperança de encontrar trabalho

Quase um milhão de jovens britânicos estão enfrentando vida difícl sem trabalho com o desemprego, juvenil, atingir níveis recorde.
-
Um em cada cinco menores de 25 anos estão sem trabalho - e o total de 913.000 desempregados o mais elevado da Europa.
-
Apenas a Espanha chega perto deste total maciço, com 881.000, depois de um inquérito revela o jornal “Sun”.
.
À MARGEM : - Que os governantes da União Europeia não nos atirem areia para os olhos porque a crise é um facto e uma UE, a enfraquecer dia após dia a economia e onde grassa a pobreza em todos os países membros.

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE 16.12.09

Capa do Correio da ManhãCorreio da Manhã

Jornalistas: Fontes protegidas
IP4: Trânsito cortado
S. Tirso: Seis detidos por droga
Armando Vara: Segredo de Justiça
D. Manuel Clemente: Ambiente preocupa

Capa do PúblicoPúblico

Moody's avisa Portugal e Grécia de que o euro não os pode proteger
Greve nos hiper e supermercados também atinge comércio
Tóquio fechou sessão com o Nikkei a subir 0,93 por cento
Di María suspenso por dois jogos
Carlsen é o mais jovem número um mundial

Capa do Diário de NotíciasDiário de Notícias

Cegueira dos doentes de Santa Maria é irreversível
Comissão da República aprova mastro gigante
Comissão limita futuras indemnizações
Concluir Túnel do Marquês custa 18,5 milhões
Confissões e o casamento

Capa do Jornal de NotíciasJornal de Notícias

Saúde: Tribunal de Contas diz que não há estudos sobre vantagens da central de compras
Saúde: Tribunal de Contas chumba criação da central de compras para todo o SNS
Birmânia: Aung San Suu Kyi autorizada a encontrar-se com dirigentes do seu partido
Narcotráfico: Bogotá autoriza extradição de 11 colombianos para serem julgados nos Estados Unidos
Colômbia: Igreja anuncia «recta final» na libertação de dois militares sequestrados pela guerrilha

Capa do ii

Gripe A: seis óbitos na última semana e mais de 27 mil doentes observados com sintomas gripais
Climategate: director do centro de investigação do clima afasta-se do cargo
França: Prémio Goncourt de Poesia atribuído ao marroquino Abdellatif Laâbi
Meio milhar de casos de abuso sexual no Cairo durante a festa do Eid al Adha
Portugueses identificam molécula responsável por metástases do cancro da mama

Capa do Diário EconómicoDiário Económico

Petróleo sobe com perspectiva de aumento da procura
CTT e Sonae Sierra foram os melhores no combate às alterações climáticas
Sindicato e gestão da Leoni reúnem hoje para acertar encerramento
Neve pinta de branco região transmontana, IP4 interdito a pesados
Sete passos para abrir uma empresa em Moçambique

Capa do Jornal NegóciosJornal Negócios

Banca leva acções asiáticas a oscilar entre ganhos e perdas
Grécia vende 2 mil milhões de dívida a cinco bancos
Leilão do BCE deverá ter menos procura do que o esperado
Abu Dhabi tenta cancelar acordo para comprar acções do Citigroup
Negócios, 12 anos de liderança

Capa do OjeOje

Wall Street encerra em baixa, a aguardar pelos anúncios da FED
Agenda de 16 de Dezembro
Portugal mantém poder de compra na UE
Santander Totta exclui aquisições
Eugenio Prieto assume liderança da A.T. Kearney em Portugal e Espanha

Capa do DestakDestak

Man. United vence Wolverhampton e iguala Chelsea
Hospital elogia rapidez na condução dos inquéritos dos casos de cegueira
Top 10 das ruas mais estranhas no Google Maps
«Os carros ao cimo de água mais pareciam lanchas»
Defesa de Armando Vara requere levantamento do segredo de Justiça

Capa do 24 Horas24 Horas


Capa do A BolaA Bola

Evaldo vai ser português
Fabio Felício para reforçar a esquerda
Jesualdo à prova de águia
Álvaro Parente à boleia da Virgin
Airton com luz verde para apresentar-se na Luz

Capa do RecordRecord

Valeri alarga opções para o miolo
Kardec em Lisboa
Trio já rendeu 7 golos
Flamengo já tem proposta por Airton
Jardel está referenciado

Capa do O JogoO Jogo

Assembleia-Geral aprova reestruturação financeira por larga maioria
Benfica vence Física e aproxima-se do FC Porto.
Madail acredita na recuperação de Pepe
Benfica-FC Porto: Hermínio Loureiro espera “um grande espectáculo de futebol”
PSG interessado em Quaresma