Translator

sexta-feira, 23 de abril de 2010

POLÍTICA DA TAILÂNDIA - EDITORIAL DO BANGKOK POST


Parecer - Opinião
EDITORIAL
.
Isto tem ido longe o suficiente
• Publicado em: 24/04/2010 às 12:00
• Secção do jornal: Notícia -
http://www.bangkokpost.com/
A explosão de violência, no centro de Banguecoque, na noite de quinta-feira ofereceu azafama e lotaram a sala de emergência, dos hospitais na área de Silom, com os feridos.
.
Foi uma forte lembrança de necessidade, urgente, de pôr fim à loucura que está rasgando o país distante e transformar a capital tailandesa em uma cidade de caos governada pelos pregadores do ódio. Se a ordem não pode ser restaurado, em seguida, mais pessoas inocentes vão morrer e vai demorar, a uma geração, curar as feridas.
.
Com a rancor, público, a crescer e endurecer posições, tempo para uma solução, negociada, para acabar com o impasse entre a Frente Unida para a Democracia contra a Ditadura e o governo está se esgotando rapidamente. Mas as chamadas de respeitados ex-dirigentes, pesquisadores e governos estrangeiros solicitando contenção, aos dois lados, para ficarem juntos está crescendo ao ponto mais alto.
.
A razão é simples. As negociações para esfriar a situação aquecida e deixe, todas as partes, algum espaço para respirar. Embora, esta, seja a melhor maneira de resolver o dilema e a única solução que daria uma pausa, será difícil de realizar.
.
Nenhum dos lados acha que tem alguma coisa nova para trazer para a mesa. O Governo ofereceu as eleições este ano. Se concorda com a demanda UDD-chave de um prazo reduzido drasticamente para uma dissolução do Parlamento, o orçamento e a legislação, outro importante factor, não seria aprovada, dentro da cronologia agendada e o país teria de parar, um longo espaço de tempo, sob um governo interino, sem poderes, para tomar decisões políticas .
.
Isso poderia levar a uma repetição da situação de progresso nacional, frustrado por quase seis meses em 2006. O dinheiro secou, porque o orçamento não tinha sido aprovada antes de o então primeiro-ministro Thaksin Shinawatra ser demitido. Certamente ninguém com as melhores interesses do país no coração iria querer isso de novo.
.
Felizmente algumas das melhores cabeças do país estão a unir-se para oferecer soluções possíveis. Por exemplo, Gothom Arya, director de Pesquisa da Universidade de Mahidol e Centro de Construção de Paz, revelou uma proposta de Prachatham Santi (uma coligação de académicos e activistas sociais), sugerindo que o Governo dissolva o Parlamento no prazo de cinco meses como um compromisso.
.
Senhor Gothom acredita que o prazo proposto de cinco meses deve ser suficiente para o governo preparar o orçamento central de 2011 e resolver outros problemas urgentes. Isso, pelo menos, servir como ponto de partida para discussões e no final do diálogo de surdos que existe actualmente. Para evitar arrogância ou ponto-de pontuação, as negociações futuras não devem ser transmissões ao vivo, nem devem ter condições prévias.
.
Nenhuma de outras alternativas são atraentes. o uso da força para retirar o lugar, principal, dos protestos da avenida da Ratchaprasong é arriscado porque os manifestantes estão bem enraizados. Um banho de sangue pode resultar, até mesmo se o lugar for despojado, os manifestantes iriam, apenas, reagrupar-se em outros espaços de Banguecoque.
.
Mas, dados os enormes desafios políticos e a importância comercial do local e exasperação do exército, este continua a ser um cenário possível, embora seja repleto de perigo. As pessoas inocentes morreram, e continuarão a morrer, enquanto a regra e as forças anárquicas continuem seguir tolerados.
.
Algumas das 63.000 pessoas, que trabalham na zona, foram expulsas do trabalho e o número está aumentando diariamente. Os mortos, feridos e desempregados não fazem parte da regra das elites, muitos trabalhadores de escritório, grandes superfícies, estabelecimentos comercias, restaurantes e hoteis que servem seu país.
.
A economia está a sofrer e a indústria do turismo, que emprega dois milhões de pessoas, está em desespero. A pressão é demasiada para o Governo agir de forma decisiva. A mesa de negociação continua sendo de longe a melhor opção, mas os ponteiros do relógio, do tempo, vão girando à volta.
.

Tradução livre de José Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário