Translator

quarta-feira, 19 de maio de 2010

POLÍTICA DA TAILÂNDIA - ARTIGO DE OPINIÃO DE UM EMPRESÁRIO

Qual seria a acção do governo do seu país a proceder a este respeito?

Publicado em: 20/05/2010 às 03:51
Secção do jornal:
Notícia www.bangkokpost.com

Esta vai ser uma nota longa, mas eu quero os meus amigos no exterior entendam o que vem acontecendo aqui na Tailândia.

Eu gostaria de apresentar um assunto relacionado com a cobertura feita pela imprensa internacional sobre a situação na Tailândia e em especial a de Banguecoque.

A maioria dos meus amigos, provavelmente, estarão vendo cenas apenas de soldados atirando a pessoas e feridos sendo levadas para o hospital, em canais internacionais de televisão por 30 segundos, mas nunca conhecem a razão a fundo.

E se esses manifestantes estivessm em Nova York, Singapura, Tóquio ou Londres?

A verdade é que o governo tailandês também escolheu, através da retenção, do uso da força uma vez que o rali começou há dois meses (com exceção do caso 10 de abril, quando os soldados foram obrigados a deslocar-se sem munição e, posteriormente, foram abatidos por pistoleiros desconhecidos no tiroteio entre os manifestantes camisas vermelhas).

A maioria de nós deu apoio ao governo em lidar com os terroristas escondidos entre os manifestantes. Ele se reuniu com os líderes do rali e apresentou soluções de paz que lhes foram oferecidas 10 dias atrás.

O primeiro-ministro, publicamente, incitou os manifestantes a dispersar por medo da violência criada pelos terroristas. Mas o plano não foi aceite.

Então, chegou a hora de bloqueio de alimentos e abastecimento de água de entrar no centro do protesto.

Se os manifestantes pacíficos, que não se apressem atirar, para fora pedras , fogo de artifício e até mesmo bombas para os abrigos dos soldados - provocando assim os soldados a levar a defenderem-se por disparar os tiros de balas de borracha.

Foi muito frustrante para os cidadãos cumpridores da lei de Banguecoque - nós ainda manifestamos descontentamento para com o governo pela sua incapacidade de defender a Lei.

A situação era como os Banguecoqueanos estavam sendo mantidos como reféns. Um monte de empresas tèm sido afectadas porque o que está acontecendo situa-se no meio da grande área comercial.

Mais uma vez, acho que os governos fariam o mesmo se houvesse um grande grupo de manifestantes bloqueando todo o tráfego na Orchard Road, em Singapura; Times Square em Nova York; Ginza, em Tóquio, ou Knightsbridge, em Londres. Durante dois meses.

Eles montaram barricadas para controlar tudo que se lhe atravessa-se na sua área.

Também acho que o seu governo faria o mesmo caso os manifestantes invadissem um hospital nas proximidades, fazendo com que médicos e enfermeiros evacuassem os doentes - alguns dos quais recém-nascidos em incubadoras e idosos para outros hospitais.

E o mais importante de tudo, pensar o que fazer se o seu governo se encontrasse os manifestantes com um grande "stock" de granadas M79, M16 e metralhadoras ligeiras de assalto AK47.

Você acha que seu governo seria tão tolerante como o governo tailandês tem sido até agora?


  • Reungvit Nandhabiwat é o proprietário de um negócio em Bangkok.

Pesquisa Relate: tumulto

Sem comentários:

Enviar um comentário