Translator

domingo, 12 de dezembro de 2010

ATENTADOS EM ESTOCOLMO - SUSPEITA DE ACTO DE TERRORISMO ISLÂMICO

A pista se torna mais clara no atentado, duplo terrorista, abortado em Estocolmo.
.
A polícia sueca descreveu como "crime de terrorismo" a explosão dupla que bateu o coração comercial da cidade de Estocolmo, na tarde de sábado.
.
As explosões mataram o suposto atacante e dois feridos.
Por Despacho (texto)
Nicolas Germain (vídeo)

Reuters - A polícia sueca disse no domingo ter meios para duvidar os dois atentados de ontem no centro de Estocolmo, que chama de "crimes de terrorismo".
.
A primeira explosão ocorreu no interior de um carro, não produsiu vítimas. Um segundo resultou num morto e dois feridos.

A polícia não confirmou se o homem que morreu teria sido o homem-bomba, mas testemunhas e meios de comunicação suecos afirmam que sim.

As explosões foram precedidas pelo envio de uma carta de ameaça sobre o

Presença sueca no Afeganistão será uma razão e a caricatura do profeta Maomé desenhada por carucaturista sueco.

"Estamos investigando esses crimes terroristas sob a lei sueca (...) Nós não aumentamos o nível de segurança", disse Anders Thornberg, chefe de operações dos serviços de segurança. Mas a presença da polícia e investigadores nas ruas da capital. foi aumentada, acrescentou.

A primeira explosão ocorreu às 17:00 (16:00 GMT), enquanto a multidão estava na altura no centro de Estocolmo. O segundo aconteceu 15 minutos depois, a 300 metros do primeiro. Este é o local onde o corpo de um homem foi descoberto, juntamente com dois feridos, levemente afetados.

"Parece que o homem carregava algo que explodiu em seu estômago", disse um médico dos serviços de emergência no Dagens Nyheter. "Ele não tinha ferimentos no rosto ou no corpo e as lojas vizinhas não foram danificados."

Segundo uma fonte citada pelo jornal
Aftonbladet , o homem tinha seis tubos cheios de explosivos, mas apenas um foi explodiu. Ele também tinha uma mochila cheia de pregos e explosivos, possivelmente, acrescenta o autor do artigo.

Isolado um islamista?
Devemos permanecer (...) extremamente cauteloso, mas podemos vincular este documento para a área entre o Afeganistão eo Paquistão, onde há uma forte presença de tropas suecas.
Roland Jacquard, Pt do Observatório Internacional sobre o Terrorismo
"Parece que o homem estava a trabalhar sozinho, mas temos de estar verdadeiramente seguro, por isso estamos trabalhando na possibilidade de que ele teve cúmplices", disse Thornberg à Reuters.

Uma testemunha citada pela imprensa diz que o homem gritou em um idioma igual a árabe. O e-mail recebido pelo TT e os serviços de segurança continha dois de áudio, um árabe e um na Suécia.

Um homem que disse: "Nossas ações falam por nós, enquanto a sua última guerra contra o Islã, o profeta sua humilhação e seu apoio nesta Vilks porco estúpido."

Lars Vilks Muhammad tinha feito com o corpo de um cachorro em um desenho animado em 2007.

Em março, um americano que se chama "JihadJane" foi acusado de conspiração para matá-lo.

"Esta é a primeira vítima do meu trabalho. É um acto contra o povo da Suécia, para aterrorizar, e não contra mim. A boa notícia é que apenas um terrorista está morto"
disse a estilista, disse à Reuters TV.

Evan Kohlmann, um consultor sobre terrorismo para os Estados Unidos, constatou que "dada a magnitude do ataque, o alvo", que provavelmente era um extremista, provavelmente nativa isoladas.

Este duplo atentado ocorre em um contexto de tensão na Europa Ocidental, onde vários países têm relatado ameaças crescentes nos últimos meses.

"Outras capitais europeus estão preocupados que isso aconteceu na capital, poucos dias antes do Natal", disse Claude Moniquet, diretor da segurança europeia e inteligência estratégica. "Pode ser um sinal para a atenção de outros ativistas potenciais que lançam seus ataques no momento."
Click here to find out more!

Sem comentários:

Enviar um comentário