Terremoto: prevêm mais de 50.000 mortos

11:22 Reino Unido, quinta-feira 14 de janeiro de 2010

Damien Pearse, Sky News Online

Mais de 50.000 pessoas podem ter morrido no terremoto Haiti como as equipes de resgate britânico juntou esforços de ajuda na ilha devastada.

Milhões de pessoas mais precisam de ajuda, que está sendo transportada em países de todo o mundo.

O presidente Barack Obama prometeu "um tudo para fora emergência e humanitária" esforço para ajudar a superar uma ilha "cruel e incompreensível" a tragédia.

Entretanto, mais de 70 especialistas em resgate com cães e equipamento pesado partiu do aeroporto de Gatwick a noite passada - enviado pelo Governo britânico.

Nova filmagem surgiu durante a noite mostrando o terremoto em greve na capital do Haiti Port-au-Prince.

O primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive disse temer que o número de mortos poderia chegar a 100.000, embora os números eram incompletas.

Presidente René García Préval sugeriu mais tarde que era mais parecido com 50.000, enquanto um senador haitiano afirmou que poderia ser de até meio milhão.

Internacional da Grã-Bretanha secretário de Desenvolvimento Douglas Alexander disse: "equipamentos vitais de especialistas treinados do Reino Unido estão a caminho do Haiti.

"Eles são desesperadamente necessários. Essa é uma tragédia em uma escala maciça. Already Grã-Bretanha está fazendo a sua parte na resposta internacional enorme."

Port-au-Prince moradores desabrigados pelo terremoto dormem nas ruas

British-caritativas com base também lançou apelos para levantar dinheiro para financiar os esforços de resgate, bem como alimentos, água, abrigo e medicamentos para os sobreviventes.

O terremoto atingiu a ilha do Caribe estado pouco antes de 5 horas locais (9:53 em Brasília) de terça-feira, derrubando centenas de edifícios em Port-au-Prince.

Elas variaram de barracos para um hospital, o Nações Unidas sede e do palácio presidencial.

Pensa-se que o terremoto - medindo 7,0 graus na escala Richter - foi o pior a atingir o país por 120 anos.

Sismólogos disse que o impacto do terremoto foi ainda mais destrutivo porque seu epicentro foi "superficial", causando maior agitação na superfície do solo.

O epicentro foi a 10 km do centro da capital densamente povoadas, onde cerca de um milhão de pessoas vivem.

O chefe da missão da ONU ao Haiti, Hedi Annabi, estava entre os mortos.

Mais de 100 pessoas estão desaparecidas no HQ colapso da organização, enquanto outros 40 funcionários da ONU estavam desaparecidas em outros edifícios danificados.

Segurança Chief Fire Officer: 'Of My colaboradores é fundamental'

Dezesseis soldados e policiais da ONU são conhecidos por terem morrido.

Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon descrito o tremor como "catastrófica" e instou a comunidade internacional "para chegar a ajuda do Haiti nesta hora de necessidade".

Ele anunciou que a ONU vai fornecer US $ 10 milhões (R $ 6,2 milhões) para alívio de seu fundo de emergência.

Presidente Obama disse que civis de assistência americana e equipas de busca e salvamento estaria chegando no Haiti durante os próximos dois dias.

Ele acrescentou: "Nós temos que estar lá para eles em sua hora de necessidade".

Quake Haiti: O que aconteceu e quando

O primeiro-ministro Gordon Brown disse à Câmara dos Comuns do Haiti se mudou "para o centro dos pensamentos do mundo e da compaixão do mundo".

"O Governo vai responder com a ajuda de emergência de bombeiros, o equipamento de emergência e das finanças", disse o PM.

"E nós vamos dar mais apoio para ajudar o povo do Haiti recuperar desse acontecimento devastador."

Testemunhas relataram ter visto pessoas mortas e feridas jazem nas ruas de Port-au-Prince, enquanto grita por ajuda foram ouvidas entre os escombros de um hospital desmoronou.

Gareth Owen, diretor de emergências Save the Children, Disse: "Nossa suposição planejamento atual é uma grave emergência".

Apenas cerca de metade do pessoal da instituição de caridade 60 no país tinham sido contabilizadas, disse ele.

Christian Aid lançou um apelo de emergência R $ 1 milhão para as vítimas.