Translator

sábado, 20 de fevereiro de 2010

....SÓCRATES SERÁ A QUEDA DE ÌCARO DERRETIDO,....

.
O julgamento de Sócrates
.

Se o PS se tornou esta promoção de nítidos nulos, então o PS vai ser assassinado por isto.
.
Não acredito que este Sócrates tome o cálice de cicuta que lhe estendem. O ensurdecedor silêncio que rodeia (escrevo na terça) a revelação das escutas no "Sol" denuncia a cautela política e uma certeza: ninguém, a começar pelo PSD e a acabar nos outros partidos, quer tomar o poder para já. Preferem uma lenta erosão, acumulada em artigos e revelações que vão continuar a sair nos jornais, e ganhar tempo para preparar uma estratégia que garanta a derrota dos socialistas no futuro. A guerra vai ser a que sempre foi, entre jornalistas e Sócrates.
.
Portugal não está em estado de disputar eleições e afundar-se ainda mais nos mercados internacionais devido a uma crise política e não existe uma oposição capaz de ser Governo. A sobrevivência de Sócrates, no curto prazo, está assegurada. Ele acabará a plebiscitar-se, colocando o povo português e o interesse da pátria de um lado, e uma imprensa e televisão sedentas de sangue do outro. Sócrates dirá que um país onde isto acontece não é um país que sofra de privação de liberdade de expressão.
.
E o povo não politizado ou arregimentado em partido é bem capaz de o escolher a ele em vez dos jornalistas. No geral, o povo português está cansado da permanente autojubilação da classe e tem mais do que fazer do que preocupar-se com a TVI, a PT, a Moura Guedes, o Moniz e quejandos.
.
O que significa isto? Significa que numa das mais graves crises do sistema democrático, a indiferença ou é brutalizada ou é manipulada. Porque, não nos confundamos, as revelações do "Sol" são escandalosas, são gravíssimas e, sendo verdadeiras, são indício de que o primeiro-ministro de Portugal ordenou uma operação, usando pessoas, empresas e fundos públicos, para 'limpar' uma personagem e um telejornal que, no ar, lhe eram incómodos. Um primeiro-ministro que se preocupa com gente desta e ordena o silenciamento de gente desta com meios destes não pode, não deve ser primeiro-ministro.
.
A questão da divulgação das escutas, a questão dos direitos civis da revelação de conversas privadas contra a questão da liberdade de imprensa, parece-me que deve ocupar o segundo plano. Num Estado de Direito, se estas escutas existem e existem assim, sem interpretações, competia ao procurador-geral ter ordenado um inquérito judicial.
.
E ter dado seguimento ao que o juiz e o procurador de Aveiro consideraram poder constituir crime. Não restam muitas dúvidas de que se a conspiração existiu, ela é criminosa. E que as suspeitas que a magistratura de Aveiro tinha eram legítimas. E que a Procuradoria falhou a missão que lhe confiámos.
.
Suspendamos por um segundo o princípio de que toda a gente é inocente até prova em contrário. Verdadeiras ou interpretadas (ninguém as desmentiu e disse serem falsas) são as transcrições plausíveis? São. As conversas entre o apparatchik socrático Rui Pedro Soares (como é possível tal criatura ser alto quadro da PT, ganhar milhões e dispor de poder e orçamentos de milhões?) e Penedos Júnior, outra personagem sem currículo, seriam hilariantes se não fossem criminosas. E imorais. Eu, como todos os portugueses, quero saber mais, e tenho o direito a saber mais.
.
Para já, sei que personagens como estas e como Armando Vara, personagens como a pandilha da 'Face Oculta', são caras de um Partido Socialista que nada tem a ver com a liberdade e que é uma ameaça à liberdade. Se o PS se tornou nisto, nesta promoção de nítidos nulos, neste nó de corrupção da inteligência e da vontade, então o PS vai ser assassinado por isto. Como está a acontecer. Se o PS não se demarcar disto, morre com isto.
.
O retrato daqueles dois que é feito pelos jornalistas do "Sol" é plausível? É. O spinning não os salvará. O "chefe máximo", como eles chamam a Sócrates num alvoroço babado, converteu-se no chefe máximo de pessoal mínimo e deixou de ser primeiro-ministro de Portugal. Um cidadão eleito com poderes especiais para, justamente, administrar o país e impedir o abuso de poderes.
.
O retrato de Sócrates que assim é traçado é o de um homem desavindo e vingativo, que desencadeia processos ilegítimos para obter fins inconfessáveis. É a de um homem sem escrúpulo nem remorso. É a de um homem perigoso rodeado de servos medíocres.
.
A queda de Sócrates será a queda de Ícaro derretido, e não a morte desejada do Sócrates ateniense. Será a queda de um homem que não se esqueceu de nada e não aprendeu nada e fez da missão da sua vida vingar-se dos seus pequeníssimos inimigos. Nenhum jornalista tem o poder de Sócrates nem quis ter. Com a diferença de que se um jornalista abusar do seu poder, autodenuncia-se. Se um primeiro-ministro abusar do seu poder, torna-se um tirano.
.
Texto publicado na edição da Única de 13 de Fevereiro de 2010
Fonte: Clara Ferreira Alves - In Expresso

ALMEIDA SANTOS: APOIA A INOCÊNCIA DE SÓCRATES

.

Almeida Santos diz que “há uma estratégia” contra Sócrates
Ontem
.
O presidente do PS, Almeida Santos, afirmou hoje, sábado, que "há uma estratégia" contra José Sócrates e que o primeiro-ministro, a propósito do processo "Face Oculta", está agora a ser alvo da quarta acusação grave "sem provas".
.
Almeida Santos falava aos jornalistas à entrada para a reunião da Comissão Nacional do PS, órgão máximo deste partido entre congressos.
.
Interrogado sobre o eventual envolvimento do primeiro ministro na tentativa de compra da TVI pela PT, Almeida Santos reivindicou a sua qualidade de jurista e frisou que "quem acusa prova".
.
"Ele [José Sócrates] não tem que defender-se de provas que ainda não foram apresentadas. Estamos perante uma inversão do ónus da prova. Onde está a acusação contra Sócrates?", interrogou-se o presidente do PS.
.
Para Almeida Santos, "é evidente que há uma estratégia contra José Sócrates" e referiu-se indirectamente a outros processos em que o primeiro-ministro foi alvo de acusações, como os casos "Freeport" e da Universidade Independente.
.
"Vamos na quarta acusação grave [contra José Sócrates] e já provaram alguma coisa? A primeira falhou, a segunda falhou, a terceira falhou e a quarta também vai falhar", disse.
-
À MARGEM: Quarta acusação grave? É de ter muita pena de José Sócrates...Solidariedade senhores com o nosso Sócrates

DE TUDO SE APROVEITA...

.

Ao ponto que chega o cinismo deste cavalheiro. Consternado da tragédia da Madeira. Está solidário com o Povo, mas não deu sequer uma palavra de alento ao governado da ilha. Que coisa "rasca" que governa os portugueses. Vigarista é que ele é!

NA ROTA DA SAGRES

Clique em baixo:

19FEV2010 - 32º Dia - Naufrágio do Concordia!

19FEV2010 - 32º Dia - Naufrágio do Concordia!
Largada do Recife - 8FEV às 17:00

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE 20.02.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Marrocos: Queda de minarete mata 36 pessoas
Bebé cai em tanque mas escapa à morte
Câmara de Faro: Atrasa salários
Carjacking: Dois BMW roubados
Belmiro de Azevedo: ‘Honoris causa’

Capa do Público Público

Manuel Alegre critica "promiscuidade" entre justiça, política e comunicação social
"Cuidado com a Língua!" regressa em horário nobre da RTP 1
Sindicato dos procuradores pede a Pinto Monteiro para clarificar afirmações
Nacional e Marítimo empatam-se
SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Casal suspeitode manter grávida em cativeiro
Mar engoliu mais quatro experientes pescadores
Irmão mais velho de Esmeralda vem do Brasil para depor
McCann pedem que pistas da polícia sejam reavaliadas
David Cameron proíbe filha de ouvir música

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Paquistão: 30 rebeldes mortos num ataque aéreo - exército
Marrocos: 40 mortos no desmoronamento de um minarete - novo balanço provisório
PS: Sócrates reúne-se de manhã com Comissão Nacional do partido em Lisboa e à tarde com militantes socialistas no Porto
Venezuela: Caracas fez uma encomenda à GE para combater crise elétrica
Aviação: OACI estabeleceu 2013 como meta para criar norma mundial sobre CO2

Capa do i i

Rui Pedro Soares: "Não sou amigo íntimo de José Sócrates"
Saúde não afasta subida do custo com medicamentos para os doentes
"É tempo de saber quem quer unir e quem quer dividir"
"Esta será uma batalha difícil, talvez invencível mas nunca inútil"
Manuel Alegre critica "promiscuidade" entre justiça, política e comunicação social

Capa do Diário Económico Diário Económico

Os chefes querem-se insensíveis
"Não sei se Sócrates é mentiroso"
“O preço deve ser justo”
Mega-operação policial desmantelou grupo “altamente perigoso”
Junta militar nomeia novo líder do governo

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Izmailov em exames no início da semana
Pulmão pede oxigénio
«Quero fazer um grande Mundial» - Cristiano Ronaldo
A BOLA.pt lidera ranking de sites mais vistos em Portugal
Braga: uma cidade à espera de ganhar ao Dragão (Reportagem em vídeo)

Capa do Record Record

Encarnados vislumbram mar de oportunidades
Mostrem o dinheiro
Ataque espremido
Chelsea em Lisboa por Di María
Terrivelmente eficazes até nos... autogolos

Capa do O Jogo O Jogo

Luis Filipe Vieira: "'Anarquia e crise' estão ultrapassadas e Benfica voltou a ser o maior clube português
José Ramon Carabante vai comprar a Campos Meta
Vancouver’2010: Acidente de Egger quase comprometia Suíça
Manuel Machado: “As equipas acabaram por se equivaler”
Van der Gaag: “Estamos tristes, toda a gente esperava mais”

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE 20.02.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Marrocos: Queda de minarete mata 36 pessoas
Bebé cai em tanque mas escapa à morte
Câmara de Faro: Atrasa salários
Carjacking: Dois BMW roubados
Belmiro de Azevedo: ‘Honoris causa’

Capa do Público Público

Manuel Alegre critica "promiscuidade" entre justiça, política e comunicação social
"Cuidado com a Língua!" regressa em horário nobre da RTP 1
Sindicato dos procuradores pede a Pinto Monteiro para clarificar afirmações
Nacional e Marítimo empatam-se
SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Casal suspeitode manter grávida em cativeiro
Mar engoliu mais quatro experientes pescadores
Irmão mais velho de Esmeralda vem do Brasil para depor
McCann pedem que pistas da polícia sejam reavaliadas
David Cameron proíbe filha de ouvir música

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Paquistão: 30 rebeldes mortos num ataque aéreo - exército
Marrocos: 40 mortos no desmoronamento de um minarete - novo balanço provisório
PS: Sócrates reúne-se de manhã com Comissão Nacional do partido em Lisboa e à tarde com militantes socialistas no Porto
Venezuela: Caracas fez uma encomenda à GE para combater crise elétrica
Aviação: OACI estabeleceu 2013 como meta para criar norma mundial sobre CO2

Capa do i i

Rui Pedro Soares: "Não sou amigo íntimo de José Sócrates"
Saúde não afasta subida do custo com medicamentos para os doentes
"É tempo de saber quem quer unir e quem quer dividir"
"Esta será uma batalha difícil, talvez invencível mas nunca inútil"
Manuel Alegre critica "promiscuidade" entre justiça, política e comunicação social

Capa do Diário Económico Diário Económico

Os chefes querem-se insensíveis
"Não sei se Sócrates é mentiroso"
“O preço deve ser justo”
Mega-operação policial desmantelou grupo “altamente perigoso”
Junta militar nomeia novo líder do governo

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Izmailov em exames no início da semana
Pulmão pede oxigénio
«Quero fazer um grande Mundial» - Cristiano Ronaldo
A BOLA.pt lidera ranking de sites mais vistos em Portugal
Braga: uma cidade à espera de ganhar ao Dragão (Reportagem em vídeo)

Capa do Record Record

Encarnados vislumbram mar de oportunidades
Mostrem o dinheiro
Ataque espremido
Chelsea em Lisboa por Di María
Terrivelmente eficazes até nos... autogolos

Capa do O Jogo O Jogo

Luis Filipe Vieira: "'Anarquia e crise' estão ultrapassadas e Benfica voltou a ser o maior clube português
José Ramon Carabante vai comprar a Campos Meta
Vancouver’2010: Acidente de Egger quase comprometia Suíça
Manuel Machado: “As equipas acabaram por se equivaler”
Van der Gaag: “Estamos tristes, toda a gente esperava mais”