Translator

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VÊM AÍ OS MOUROS OUTRA VEZ!

Cardeal Miloslav Vlk disse que a Europa será islâmica se os cristãos não acordam.
HE Cardeal Miloslav Vlk, arcebispo de Praga e Primaz da Boêmia, disse que houve uma "ameaça" da UE deve cair "no islamização" se os cristãos "não acordar". "Se a relação da Europa com as suas raízes não mudar, a Europa islamização" Cardeal Vlk disse em uma entrevista postada em seu website. "Como a vida dos europeus são sistematicamente despojado de qualquer cristão, criou um vácuo que os muçulmanos encher-se muito facilmente", afirma o prelado.

Segundo o Cardeal Vlk, a Europa tem "renegou as suas raízes cristãs", que poderia, estimativas, dar o velho continente "uma força para desafiar o perigo de ser conquistada pelos muçulmanos. Se a relação da Europa com as suas raízes não mudar, a islamização da Europa ", disse o Cardeal Vlk, 77, em uma entrevista publicada em seu site.

Na entrevista, o primaz da Bohemia também afirma que "o Islã não se conquistar a Europa por armas de guerra no final da Idade Média e início dos tempos modernos, mas a batalha é travada com armas espirituais, agora que a Europa não é possui ". "Os muçulmanos são eles perfeitamente equipados", disse o cardeal, para quem não é "uma ameaça de um colapso da Europa".
Perseguidos sob o regime ex-comunista desapareceu em 1989, o arcebispo de Praga, Miloslav Vlk foi nomeado arcebispo de Pope John Paul II, em 1991.
A fonte desta informação é:

Klingsor Carefree estava chegando à sua casa depois de cavaleiro cavaleiro em busca da lança de Longino perdido. Todos sucumbiram à tentativa. O mago só preocupado quando viu a vinda do Parsifal. A simples e pura. Guerreiro sem armadura. Ela tinha ingerido.

Leve o vinho para se tornar seu próprio sangue, e acender o fogo da vida ea alegria da união, na verdadeira fraternidade, para lutar ao lado do Espírito Santo!

Abençoado pela fé!

Abençoado pela fé e pelo amor!

Scenic Festival Sacro "Parsifal", de R. Wagner.

Meus sinceros agradecimentos a Maite C.

JOSE AZNAR SURGE COMO UM FENÓNEMO NA INTERNET


.
O pente "de Aznar, um fenômeno na Internet
.
Uma semana depois da imagem do antigo primeiro-ministro aparecer a censurar um grupo de jovens.
O pente Martírio, cabeça de Aznar / RAFAESPANA.BLOGSPOT.COM


"Aznar levanta o dedo"
Aznar: "Há pessoas com a intenção de provar que elas não podem viver sem mim"
É mais rentável "Dedo de Aznar ' que "pente Aznar.

Assim, pelo menos, a Google, regista 203.000 visitas para as palavras, e 139.000 para o pente. As visitas continuam a dar indíces crescentes.

Isto é apenas a uma semana desde o incidente na Universidade de Oviedo.
No dia seguinte, tal como retomado pelo jornal ABC.es, a voz do ex-primeiro ministro com gritos de "Assassino, terrorista nazista!" entre outras delícias, com que um pequeno grupo de jovens lhe ouviu na Faculdade de Economia, da Universidade de Oviedo deram a volta ao mundo.
Nas páginas da frente de jornais de Itália, México e Brasil apareceu o dedo grotesco, e, claro, de Aznar.

CORRUPÇÃO: ACELERAR O COMBATE

.

PJ reforça combate à corrupção
Director-nacional vai afectar novos inspectores na unidade antiterrorista
00h00m

ALEXANDRA INÁCIO – Jornal de Notícias
O director nacional da Polícia Judiciária revelou ontem, quarta-feira, que parte dos novos 142 inspectores que estão em fase de estágio serão colocados no combate à corrupção em Portugal. As operações contra o terrorismo serão a segunda prioridade.
“As investigações aos crimes económicos, de corrupção ou branqueamento de capitais, são complexas e exigentes quanto à constituição de prova, alertou. Almeida Rodrigues considera que face a certos indícios, "não ser necessário a inversão do ónus da prova"; e defende a necessidade de acções de sensibilização porque os portugueses não têm sedimentada uma "consciência cívica" contra a corrupção, sendo até "tolerantes" em relação "à chamada cunha ou jeitinho".

TAMBÉM QUERIAM SER DEPUTADOS? TIREM O CAVALO DA CHUVA QUE SE ESTÁ A MOLHAR...!!!

.

.
Enquanto o nosso governo pretende diminuir os salários aos funcionários públicos (aumento 0% e os bens essenciais a subir), vejam esta comparação...
DEPUTADOS NO REINO UNIDO...
É interessante saber... os deputados do Reino Unido, na "Mãe dos Parlamentos":
1 . não têm lugar certo onde sentar-se, na Câmara dos Comuns;
2 . não têm escritórios, nem secretários, nem automóveis;
3 . não têm residência (pagam pela sua casa em Londres ou nas províncias); pagam, por todas as suas despesas, normalmente, como todo e qualquer trabalhador;
4 . não têm passagens de avião gratuitas, salvo quando ao serviço do próprio Parlamento.
E o seu salário equipara-se ao de um Chefe de Secção de qualquer repartição pública.
Em suma, são SERVIDORES DO POVO e não PARASITAS do mesmo.
A propósito, sabiam que, em Portugal, os funcionários não deputados, que trabalham na Assembleia, têm um subsídio equivalente a 80 % do seu vencimento?
Isto é, se "cá fora" ganhasse 1000 EUR lá dentro ganharia 1800 EUR.
Sabes porquê?
Porque os políticos em Portugal vão para a politica para se "servirem" e não para servir o povo.
Profissão de desgaste rápido? E por que é que os jornais não falam disto?
Porque os jornalistas também têm a mesma regalia !!

TRAGÉDIA DA MADEIRA: O FORROBODÓ DA RTP

.

Enquanto (como ontem o afirmamos) as televisões e jornais estrangeiros colocaram de lado a tragédia da Madeira, a nossa RTP, que a pagamos com a língua de três palmos, continua na ilha em peso a reportar o que não tem interesse que valha.
O caso é dos madeirenses e estão a trabalhar afanosamente para minimizar o male que lhes haja acontecido pela mão da natureza.
Ontem vimos a nossa mais “brilhante” comunicadora Judite de Sousa, numa das ruas do Funchal à espera da Dona Dolores Aveiro (mãe do Cristiano Ronaldo) para dela recolher umas palavrinhas. Lá chegou a Dona Dolores Aveiro, a guiar uma “bomba”, com um boné desportivo em cima dos seus cabelos e respondeu às perguntas da Judite de Sousa. Não vou aqui revelar o conteúdo das perguntas e resposta de uma entrevista que nada tem a não ser o falr com a mãe do mais famoso “crack” futebolista do Mundo e arredores.


Hoje de manhã, em Banguecoque, vimos o ex-seminarista Hélder Reis da “Praça da Alegria” a pregar o sermão da montanha, lá do alto com o mar e casas, em imagens panorâmicas ao fundo, tretas sem cabeça tronco e membros.
Tudo que relata (a custar uma pipa de massa ao contribuinte) através de um satélite qualquer, directo para a Praça da Alegria do Jorge Gabriel e a Sónia Araújo e o público, presente, da praça e milhares pelo mundo adiante de uma reportagem de palavras e imagens que nada já nos dizem.
E o mais caricato de tudo isto e do repórter Helder é o operador de câmara a mostrar as botas, molhadas, do Hélder!
Absolutamente uma vergonha e o “forrobodó” da RTP sem controlo que seja em tempo de crise.
José Martins

COLOCAR O QUE É DEVIDO NA PRATELEIRA CERTA


.


A disposição das mesas, antes da ceia, e desfile de trajes no Jardim da Embaixada. Festas nocturna, extremamente bonita, para a angariação de fundos para obras de caridade do YWCA. (Dezembro de 2007)

.
Há dois dias dei referência a uma peça, teclada pelo académico Miguel Castelo Branco onde dava conta http://combustoes.blogspot.com/ (em sentido dramatizado) que a Embaixada de Portugal ofereceu à Comunidade de Refugiados Karem cerca de 800.000 baht que foi aplicado na construção de uma escola.
.
Quem ler a notícia desde logo lhe salta à vista que foi mesmo a Missão Diplomática de Portugal, acreditada no Reino da Tailândia, que do seu “saco azul” (que aqui não me vou referir à origem), ou dos cofres do Estado Português que ofereceu tão importante montante.
-
Não me parece que o académico Miguel de Castelo Branco, ao escrever a sua peça não tivesse tido conhecimento que os 800 mil bahts (cerca de 16.500 euros) não eram do “saco azul” da Embaixada de Portugal ou do Governo Português, mas de uma associação, que existe há muitos anos na capital tailandesa, designada: “Diplomatic Spouses and YWCA of Banguecoque”, que durante o ano vai recolhendo fundos em bazares (onde por 15 anos eu dei a minha contribuição com produtos) ou em outros eventos sociais, destinados a obras de caridade.




Durante a ceia no Jardim da Embaixada, para angariação de fundos. Ao centro a Senhora Embaixatriz Maria da Piedade Faria e Maya

Ora a Senhora Embaixatriz de Portugal Maria da Piedade Faria e Maya, pouco depois de ter chegado a Banguecoque, ouvi-lhe que teria sido nomeada (se não estou em erro) para Presidente da associação das esposas dos diplomatas acreditados en Banguecoque do YWCA e assim lhe coube a ela gerir os destinos da agremiação e a angariação de fundos, organizando eventos e as receitas serem dirigidas aos menos bafejados da sorte.
.
Não vou descurar e dar-lhe o devido apreço e a feliz ideia da Senhora Embaixatriz Maria da Piedade ter realizado, no Jardim da Residência, uma ceia ao ar livre, onde teria angariado um notável montante (para começar a sua obra de dirigente) e destiná-lo, como acima o referi, aos menos protegidos do seu viver no dia a dia.
-
O que acontece (já muito habitual do académico Miguel Castelo Branco oferecer propaganda gratuita a acções levadas a cabo pela Embaixada de Portugal em Banguecoque que não correspondem à realidade) é que, até, poderiam ser criadas suceptibilidades, dentro da direcção da prestigiosa, associação, YMCA, a nível mundial, que apenas na peça teclada pelo académico Miguel Castelo Branco tenha inserido uma placa, com o nome da associação e a imagem da Senhora Embaixatriz Maria da Piedade e não tenha referido que os 800 mil bahts foi a contribuição do trabalho de várias senhoras e do público.
.
Não tenho nada contra a Senhora Embaixatriz Maria da Piedade e só louvei o seu projecto de quando lhe entreguei 27.500 bahts, fruto da venda de um bazar que realizei no “World Trade Centre” (2007) e que na altura me disse que estes fundos seriam para a construção de uma escola de crianças, algures, em território tailandês.
.
A seguir houve o evento nos Jardim da Residência, que foi um total sucesso de gente de qualidade para angariação de fundos destinados a obras de caridade da associação das esposas dos diplomatas residentes em Banguecoque.
-
Termino por aqui e apenas recomendo ao académico Miguel Castelo Branco que tecle realidades e não se atire à toa o botar elogios quando estes não são verdadeiros. A propaganda quando mal conduzida é igual a uma nódoa negra caída em bom pano que nunca mais sai.
José Martins
.
P.S. Repito mais uma vez que o autor tem 75 anos, não procura benesses de ninguém, mordomias ou se arrasta no chão a limpar o pó das botas do poder. Pela verdade e a realidade!

O ESTADO A QUE O NOSSO ESTADO CHEGOU!

.
Análise lúcida de São José Almeida.
Parafraseando o "capitão de Abril" Salgueiro Maia, gritarei também: o estado a que "isto" chegou!
Leia-se o lúcido artigo da jornalista São José Almeida, publicado no Jornal "O Público" deste último Sábado, 20 Fevereiro do Ano da Graça de 2010.
.
" Os cadáveres adiados
O
desemprego em Portugal atingiu, em 2009, os 9,5 por cento e mesmo os 10,1 por cento no último trimestre. Os números não são novidade, mas têm o peso da confirmação oficial feita pelo Instituto Nacional de Estatísticas de uma realidade que é grave.
.
E a importância desta confirmação é tanto maior quanto, de acordo com o discurso do poder político e económico, tudo parece estar no melhor dos mundos em Portugal. Como se a crise internacional fosse uma invenção e a situação de degradação económica, social e financeira portuguesa fosse uma alucinação.
.
Ou, seja, o discurso do poder faz de conta que tudo está no bom caminho, que tudo não passou de mais uma pequena constipação já curada. E vai adiando o estado moribundo em que se encontra a falência do modelo socioeconómico de desenvolvimento que tem sido implantado em Portugal nas últimas décadas.
.
Perante a situação do país, praticamente ninguém discute nada do que é realmente importante. O principal partido da oposição entra em processo electivo de direcção, mas, até agora, dos candidatos só Pedro Passos Coelho apresentou ideias para o país. Já o PS parece mais preocupado em que o seu líder não seja questionado e em unir-se, numa reacção típica de quem quer o poder pelo poder e tem medo de o perder. E demonstra uma incapacidade absoluta de crítica e de autocrítica, de debater o caminho a seguir neste fim de ciclo que se vive.
.
Há uns dias, em conversa com uma personalidade de topo da vida política portuguesa, esta, visivelmente preocupada e indignada, questionava-se sobre qual a razão por que ninguém assume publicamente a verdade e diz, preto no branco, que “a iniciativa privada falhou”?
.
Esta afirmação parece uma heresia em relação ao discurso político vulgarmente ouvido em Portugal, mas era importante que a classe política e as aristocracias do poder político e económico começassem a assumir que faliu o projecto de sociedade, o modelo económico que foi ensaiado e construído no pós-25 de Abril, sobretudo, desde o cavaquismo.
.
Um projecto político subsidiário das teses neoliberais, que campearam nas democracias ocidentais – e não só nas democracias – e que se entretiveram a desconstruir muitas das estruturas do Estado Social, entregando à criatividade da “iniciativa privada” e à sacrossanta liberdade de mercado as rédeas da condução do desenvolvimento económico.
.
A verdade é que as empresas lucraram, os lucros ajudaram a enriquecer uns quantos aristocratas do sistema e a criar uma sociedade que continua a ser a mais desigual da Europa no que toca à redistribuição da riqueza e do rendimento. E o parco, magro e jovem Estado Social que existia em Portugal foi debilitado e ficando cada vez mais anémico.
.
O Serviço Nacional de Saúde foi emagrecido e muitos dos seus serviços são hoje garantidos pelo sector privado, transformado o direito à saúde no negócio da saúde. Os médicos foram atirados para fora dos hospitais públicos. Os serviços foram fechados. As listas de espera foram crescendo. Os grandes grupos económicos foram autorizados a entrar no negócio da saúde, abrindo novos hospitais, que acabam por se substituir ao Estado.
.
E a quem este, através do Orçamento, paga os serviços que outrora eram prestados pelo SNS. Mais, perante o colapso do SNS, os cidadãos são estimulados a fazerem seguros de saúde, que alimentam o negócio da saúde privada, mas que duram só até aos 65 anos, enquanto, teoricamente, o negócio é lucrativo para as seguradoras.
.
O direito ao lazer e a ver recompensada uma vida de trabalho, o direito a usufruir na velhice de uma redistribuição da riqueza que se ajudou a construir, foi alterado e na prática diminuído, com uma reforma do sistema de Segurança Social, que prolonga o tempo de trabalho e diminui os benefícios dos reformados em nome de critérios que privilegiam o benefício das empresas e do seu lucro, em detrimento do bem-estar das pessoas.
.
O sistema público de ensino foi atacado de uma forma inusitada, destruindo-se a imagem pública do professor, que foi transformado numa espécie de incapaz, responsável pelo falhanço crónico do melhoramento dos níveis de aproveitamento. As opções de escolha dos pais quanto à educação dos seus filhos foram assim condicionadas e estes empurrados para as escolas privadas.
.
E a lógica privatizadora levou mesmo à cedência a uma empresa pública da propriedade dos edifícios das escolas públicas. É certo que, por enquanto, continuam propriedade do Estado, mas foi aberta a porta que facilita a privatização dos edifícios e dos terrenos.

.
A Justiça, essa, é mantida a derrapar. Sem que se mexa de facto no sector. As mudanças são cosméticas, mas sem melhorar as condições materiais e sem garantir mais magistrados, que permitam acelerar o lentíssimo tempo do processo judicial em Portugal. Até porque a Justiça lenta facilita o alastrar da corrupção e do clientelismo e do compadrio político que nascem e se alimentam no mundo do facilitismo da livre iniciativa e da liberdade de mercado.
.
E assim o país foi andado durante décadas, vivendo da aparência do desenvolvimento e na ilusão da contenção do défice, mas sem investir realmente num desenvolvimento económico integrado e sustentável. O que é mais grave é que, perante o falhanço a nível global de um modelo que urge ser alterado, pois não responde ao interesse das pessoas e não promove o bem-estar nem a justiça social, em Portugal os detentores do poder não falam disso.
.
Antes assistimos à degradação do sistema político, à descredibilização pública dos políticos e à ampliação e reprodução da imagem de que os poderosos são promíscuos. Ou seja, perante o ignorar de uma crise que arrasta um cadáver adiado de um modelo de desenvolvimento económico e social que implodiu, vemos uma classe política a tentar fazer acreditar – não se sabe se aos cidadãos, se a si mesma – que têm vida e futuro uma atitude e uma concepção perante a vida pública e a gestão de Estado que estão mortas e enterradas e que são, ela também, outros cadáveres adiados. "
São José Almeida – “Público”, 20 Fev 2010. Com a devida vénia.

VERGONHA NACIONAL!

ESTA NÃO, CARO SÓCRATES!

> Tudo o que tem sido dito sobre José Sócrates de imediato é rejeitado. Os autores das suspeitas são apelidados de caluniadores. Houve um episódio que me levou a perder toda a consideração pelo actual primeiro-ministro: a sua licenciatura falsa, porque foi uma amiga minha que descobriu a falsidade.
O que nunca esperei é que um director de jornal viesse a público afirmar que José Sócrates lhe pediu para não noticiar nada sobre a licenciatura. Esta não, caro Sócrates! É o seu descrédito total.
O director do 'Expresso', Henrique Monteiro, contou hoje na Comissão de Ética da AR que na véspera da publicação das notícias sobre a polémica licenciatura de José Sócrates, o primeiro-ministro lhe "telefonou a pedir por tudo que não publicasse" o artigo.

NOTA: a minha grande admiração por Henrique Monteiro. O jornalista conhece José Sócrates há mais de 20 anos e perante um caso de tamanha gravidade não cedeu à tentação de ficar milionário.





PRONTO TUDO DITO...O FUTEBOL É QUE "INDUCA".

D' Onofrio "leva" polícia a fazer buscas no Dragão

14h02m

Nuno Miguel Maia

Polícias belgas e portugueses estão a efectuar buscas nos escritórios da SAD do F.C. Porto, no Estádio do Dragão. O caso estará relacionado com o empresário Luciano D' Onofrio.

foto Fernando Timóteo/Arquivo JN

D' Onofrio "leva" polícia a fazer buscas no Dragão

D' Onofrio, à direita na imagem, com a equipa técnica da selecção de Portugal, durante o Euro96

Inspectores ligados ao sector do crime económico da Judiciária acompanham homólogos belgas nas diligências no Dragão. Estão desde a manhã cedo de hoje, quarta-feira, nas instalações do clube portista e mantém-se em operação de busca e apreensão de documentos e elementos informáticos.

Ao que apurou o JN, procuram documentos relacionados com o empresário Luciano D' Onofrio. O caso tem a ver com transferências de jogadores, alvo de investigação judicial na bélgica.

O F. C. Porto já notificou a Comissão de Mercado e Valores Mobiliários das diligências. "Hoje, pelas 10 horas, elementos da polícia judiciária portuguesa e belga visitaram as instalações do F. C. Porto, em cumprimento de uma carta rogatória oriunda da justiça belga", lê-se no comunciado, colocado online às 15.48 horas

"Nesse sentido, solicitaram diversos elementos relacionados com a empresa International Agency for Marketing que, depois de certificados, lhes foram entregues", informou o F. C. Porto, pode ler-se no site da CMVM.

NÃO HÁ MAL QUE LHE NÃO VENHA,,,

.
Audição na Comissão de Ética
.
José Sócrates pressionou o director do "Expresso" para não publicar notícia sobre licenciatura
24.02.2010 - 15:35 Por Maria Lopes
O director do "Expresso" contou hoje na Comissão de Ética que na véspera da publicação das notícias sobre a polémica licenciatura de José Sócrates, o primeiro-ministro lhe "telefonou a pedir por tudo que não publicasse" o artigo.
Henrique Monteiro, que está a ser ouvido na comissão, afirmou que foi "pressionado e de
uma forma bastante clara".

"Na noite de uma quinta para sexta-feira o senhor primeiro-ministro telefonou-me e pediu-me por tudo para não publicar uma notícia sobre a sua licenciatura", contou o director do Expresso, acrescentando que estiveram "mais de uma hora ao telefone", e que questionouvárias vezes José Sócrates se "queria fazer algum desmentido ou correcção".

Mas não, o primeiro-ministro pedia apenas, e reiteradamente, para que o texto não "fosse publicado". "Antes disso", contou ainda Henrique Monteiro, "já várias pessoas, políticos e não políticos me tinham manifestado incomodidade ou estranheza por notícias que tinham saído, mas por notícias que ainda não tinham saído foi a primeira vez".

Henrique Monteiro escreveu depois a José Sócrates uma "carta pessoal, onde disse que lamentava muito estas pressões". "O senhor primeiro-ministro nunca arranjou cinco minutos para me responder", lamentou.

As pressões, disse o director do "Expresso", são situações muito desagradáveis. O jornal, disse "pagou um preço": "Passámos a ter mais dificuldade para ter acesso às informações.

TRAGÉDIA DA MADEIRA

.
Precisamente tratei deste assunto, umas horas atrás. Acabei agora de receber a opininão do amigo Pedro Valdoy.
Curiosamente e porque estou dentro do noticiário internacional, a comunicação estrangeiras não deu grande relevo à tragédia, embora grave, como o lhe está dar a RTP.
Uma autêntica vergonha jornalística de gente (já velha no mister).
Entretanto, vimos há umas três horas a chegada de passageiros ao aeroporto do Funchal onde ouvimos, a dois turistas, que a vida na ilha da Madeira corria na normalidade.
Naquela RTP, andam por lá atropelarem-se uns aos outros e com um Presidende Guilherme Costa (nomeação política) a deixar correr o marfim e colocar os "almocreves das desgraças" seguirem à balda.
Até a "Praça da Alegria" enviou para a Madeira o "palerma" do Helder Reis que não dá uma para a caixa. Só faltou ir a Sónia Araújo.
Me parece que há, já, o aproveitamento político e estou ao lado do Governador Alberto Jardim, quando recusou a sugestão do Partido Socialista, para que fosse dada a Madeira em "estado de sítio". Gente de baixo e ruim estofo que se aproveitam de tudo e até da desgraça...
José Martins
Clique a seguir e leia o que inseri esta manhã
http://maquiavelencias.blogspot.com/2010/02/madeira-tragedia-festival-da-rtp.html
Tragédia na Madeira
O Jornalismo está cada vez pior em Portugal, em especial o da televisão.
O da Rádio ainda escapa.
Quando foi do ataque terrorista na América, transmitiram dezenas de vezes o avião a chocar contra as torres.
Quanto ao futebol é cada injecção das mesmas imagens dos golos durante três dias. Até os treinadores já têm tempo de antena.
Agora temos a tragédia na Madeira.
No dia do acontecimento estive de acordo.
Mas continuam a perder horas a falarem no mesmo.
Mais de meia hora à hora do almoço.
Outra de noite.
Estou farto.
Já tomei uma resolução
Deixar de ver esses noticiários e ligo para o canal memória.
Os políticos ficaram no esquecimento
Pedro Valdoy

OFICIAIS, SUPERIORES, TURCOS ACUSADOS SOB INTENTONA DE "GOLPE DE ESTADO"

.
O chefe do exército da Turquia tem insistido golpes são uma coisa do passado
-
Sete oficiais militares foram acusados, formalmente na Turquia, com a tentativa de derrubar o governo.
Incluem quatro almirantes, um general e dois coronéis, alguns deles já aposentados.
Os sete estão incluídos entre os mais de 40 policias detidos na segunda-feira e um grupo rebelde de 2003, acusados de incitar o caos na Turquia para justificar um golpe militar.
Dezenas de membros das forças militares foram presos no ano passado enredados sobre alegações, semelhantes.
Todos os principais generais do país e almirantes reuniram-se na terça-feira (ontem) para avaliar a situação "grave", informou fonte militar.
Os homens acusados foram presos durante a chamada "parcela marreta", que alegadamente remonta a 2003.
Relatórios do suposto plano surgiu pela primeira vez no jornal Taraf, liberal, que disse que tinha descoberto documentos com detalhes dos planos para bombardear duas mesquitas de Istambul; provocar a Grécia derrubando um avião turco sobre o Mar Egeu.
O exército disse que os planos haviam sido discutidos, mas apenas como parte de um exercício de planeamento num seminário militar.
O suposto plano é semelhante, e possivelmente ligado, à conspiração Ergenekon relatado, em que figuras militares e secularistas fieis, supostamente, planearem o fomentar distúrbios, levando estes a um golpe de Estado.
Dezenas de pessoas, incluindo militares, jornalistas e acadêmicos, estão a ser julgados no âmbito do referido processo.
"Luta pelo poder"
Analistas afirmam que a repressão dos militares teria sido impensável como aconteceu, apenas, alguns anos atrás.
O Exército considera-se o guardião de um Estado secular turco.
Derrubou e forçou a demissão de quatro governos desde 1960 - a última vez em 1997.
Mas o poder do exército tem sido erudito nos últimos anos, com a Turquia a adoptar reformas destinadas a prepará-lo para a entrada na União Europeia.
O general Ilker Basbug, chefe do exército, tem insistido que os golpes na Turquia são coisa do passado.
Os críticos acreditam que a Ergenekon e o "plano marreta" e as investigações são simplesmente tentativas de silenciar os adversários políticos e militares do governo.
O Partido AK tem suas raízes no Islão político e é acusado, por alguns nacionalistas, de ter planos secretos para transformar a Turquia secular e firmemente em um Estado islâmico.
O governo rejeita as alegações, dizendo que sua intenção é modernizar a Turquia e movê-lo para a adesão à UE.

GRÉCIA SOB TUTELA DA UNIÃO EUROPEIA... A SEGUIR QUAL SERÁ?

.
Sociedade grega está paralisado contra o plano de austeridade
Grécia enfrenta uma jornada de protesto contra os cortes anunciados em salários e pensões
PAÍS EFE - Madrid / Atenas - 24/02/2010
Grécia enfrenta uma greve geral convocada pelos sindicatos contra os cortes profundos anunciados pelo governo socialista de Yorgos Papandreou para livrar o país de uma grave crise financeira e reduzir o défice.
.
No total, mais de dois milhões de trabalhadores afectos à Confederação Geral dos Trabalhadores da Grécia (GSEE) Trabalhadores da Função Pública da União (ADEDY) e a organização sindicais comunistas (PAME),paralizados.
.
Nenhum serviço em portos, vital para as ligações às ilhas, ou em aeroportos caminhos de ferro estão sob serviços mínimos operando os autocarros nas principais cidades da República Helénica para facilitar a participação nas manifestações organizadas pelos sindicatos. Os grevistas estão confiantes de que, apesar da presença massiva da polícia, que já bloqueou o acesso à capital, a partir da manhã, que a greve concentra 50% da população.
.
Escritórios, bancos, escolas e hospitais permanecem fechadas as suas portas hoje e espera-se que a atividade no país continua paralisado até amanhã. O espaço aéreo está encerrado, de modo que cancelou cerca de 400 vôos programados para hoje, e será aberto apenas para emergências e para as operações de Estado.
.
Jornalistas e técnicos de televisão estão envolvidos na greve, que será um "apagão" de 24 horas de noticiário.
.
Bruxelas impôs à Grécia uma plano de ajuste, económico, severo, desejando controlar, rigorosamente, o cumprimento, para reduzir o déficit público, atualmente em 12% do PIB, a taxa de quatro por cento ao ano.
-
Para alcançar este objectivo, o Governo anunciou cortes nos salários dos funcionários, congelamento e reduções nos pagamentos, e o aumento da idade de aposentadoria, impostos mais elevados e uma tesoura, afiada, na despesa pública.
.
Além disso, uma delegação de observadores da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu na terça-feira analisou a implementação das medidas acordadas com o executivo da UE para superar a crise.
.
Enquanto isso, a agência internacional de rating Fitch baixou ontem pela segunda vez, desde o início de Dezembro passado, a qualificação profissional de quatro maiores bancos comerciais, na Grécia.
.
"É o rico que nos trouxe para a beira da falência e eles são o que eles têm que pagar", disse esta manhã Elefterios Fotopulos, um trabalhador de impressão, enquanto esperava num bairro um autocarro, ateniense, na paragem, já a algumas horas para assistir a uma demonstração.
Especificamente, o Governo anunciou também um aumento dos impostos sobre
bens de luxo.

LULA DA SILVA EM CUBA

Lula chega a Cuba para o apoio político e econômico para com o regime de Fidel Castro
Presidente brasileiro ignora o pedido de mediação para os dissidentes
Mauricio Vicent Havana 24/02/2010
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou hoje, quarta-feira, a Havana para o impulso final e reforçar a amizade entre Cuba e Brasil.
É a quarta viagem à ilha durante seus oito anos como presidente, e a visita tem dois objetivos principais: reforçar a sua aposta política pela revolução de Fidel Castro e apoiar sectores estratégicos da economia cubana, como infra-estrutura do petróleo, numa altura em que a falta de crise de liquidez está a sufocar as autoridades da ilha.
Na agenda, não há espaço para dissidência, algo que não surpreende, porque Lula, é um aliado de longa data.

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE 24.02.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

St.ª Comba Dão: GNR esfaqueado
Árbitros: Profissionais em Março
Maia: Dois feridos em colisão
Pataias: Mulher morta em poço
Porto: Trovoada corta energia

Capa do Público Público

Presidente da República chega hoje à Madeira para ver dimensão da "tragédia"
Novo aeroporto com menos custos ambientais do que o previsto
Tóquio encerrou com o Nikkei a perder 1,48 por cento
Minitornado na zona de Portimão provoca estragos
Restaurar as finanças públicas pode levar 20 anos

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

200 pessoas ajudaram Sónia Lisboa num mês
Assaltam carrinha da Prosegur
Casos de sida diagnosticados aumentam em duas décadas
Como ter carro novo em dois minutos por 37 euros
Concurso para substituir 'Magalhães' prolongado 15 dias

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Madeira/Mau tempo: Padre luso-venezuelano insta católicos à solidariedade e anuncia missas pelas vítimas
Mau-tempo: Mini tornado na zona de Portimão provoca estragos em restaurantes de praia e empreendimentos turísticos
Cuba: Opositores afirmam que morte de Zapata Tamayo era "evitável"
Gripe A (H1N1): Demasiado cedo para concluir que o pico já passou - OMS
Haiti/Sismo: Presidente anuncia compra de 50 000 tendas à China

Capa do i i

As escolhas de Marcelo: TVI só depois do congresso do PSD
Doença de Crohn atinge cada vez mais jovens em Portugal
Segredo de justiça: debate sobe de tom e abre guerra entre magistrados
Director do "JN" nega censura a crónica de Mário Crespo
Siza faz projecto para Guggenheim de Nova Iorque

Capa do Diário Económico Diário Económico

Javi Garcia suspenso por dois jogos, falha Leixões e Paços de Ferreira
Quebra das reservas dá força ao petróleo
Preso político cubano morre após 85 dias em greve de fome
Governo quer aprovar parte do PEC amanhã
França tem reservas de combustível para apenas dez dias

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Sócrates garante a Bruxelas que não sobe impostos até 2013
Estado obrigado a suportar juros sempre que pagar fora de horas
Iberdrola aumenta lucros para 2,82 mil milhões de euros em 2009
Governo estuda aumentar idade da reforma para os 67 anos
PGR exige que jornais "reponham verdade" após divulgarem apenas parte do despacho

Capa do Oje Oje

Barril de Brent sobe 0,21 dólares para 77,46 dólares
Wall Street encerra em baixa penalizada pela queda de confiança do consumidor
Agenda de 24 de Fevereiro
Cimpor ainda com interesse especulativo
Privatização da ANA pode durar um ano

Capa do Destak Destak

Cin apresenta novas tendências em Lisboa
Sofia Cerveira e Ricardo Pereira
Modelo vestida por Dino Alves, também responsável pela decoração de um dos quartos
Cin apresenta novas tendências para 2010
CD da Liga confirma dois jogos de suspensão a Javi Garcia

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Carvalhal aposta em Yannick
Carlos Queiroz:«Grande objectivo é vencer a Costa do Marfim» (EM VÍDEO)
Inês e Dulce “rejeitam” Mundiais
Tomás Costa sucede a Fernando
Tomahawk é nome de míssil e dos livres de Ronaldo (veja o vídeo)

Capa do Record Record

Da surpresa à realidade
Luisão: «Mais um dia feliz e já tivemos muitos»
Resultado decisivo
Nem o trânsito pára o Pantera
Plantel atacou as francesinhas

Capa do O Jogo O Jogo

Medalha de Ouro de Ski Cross entregue à canadiana Ashleigh McIvor
Macedo da Silva quer debate com Manuel Pinto Brasil
Mister Speedy Motorsport prepara época 2010
INAS-FID: Portugal goleia Turquia
Cabeça de Ciani aproxima Bordéus dos "quartos"