Translator

sábado, 27 de fevereiro de 2010

LÁ FOI LISBOA DE OUTRAS ERAS...!!! GIRA QUE ERA...

IVANIA GALLO

«Machimbombo» (com ch — e já se vai ver porquê) é termo moçambicano inventado aquando da introdução dos primeiros autocarros naquela província do Império.

Com efeito, os veículos eram da marca (ou do modelo) «Machine Bomb», marca essa que levavam impressa na carroçaria. E que o bom povo moçambicano logo transformou no mais coloquial «machimbombo», no que se classificaria como um regionalismo lexical.

Que o termo, translineado com x, seguramente por via de uma transmissão oral, tivesse chegado à longínqua Calçada da Estrela, bairro do famoso Leão/António Silva, é maravilha que desconhecia e que tem a sua graça. Mas a história é esta.


E esta?! Data1913...

E, eu a pensar que o maximbombo palavra africana era! ...

Isto é um documento histórico. O artigo está muito bom ... Ainda escrito com palavras "antigas". Não deixem de ler ...

Ilustração Portuguesa n. º 386 de 17.07.1913


ALMEIDA SANTOS: E AS SUAS BOCAS DELIRANTES

.
PSD
Aguiar-Branco critica Almeida Santos por "desqualificar" comissão parlamentar
por LusaOntem
Aguiar-Branco, líder da bancada parlamentar do PSD e candidato à liderança do partido, considerou hoje que "nunca fica bem a um democrata desqualificar os trabalhos de uma comissão parlamentar", reagindo assim às declarações de Almeida Santos.
O presidente do PS, Almeida Santos, afirmou à Lusa que a comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI "não vai dar nada".
"Estamos no domínio da quarta acusação grave contra o primeiro ministro. A primeira acusação não deu nada, a segunda não deu nada, a terceira não deu nada, a quarta não vai dar nada", afirmou Almeida Santos, ex-presidente da Assembleia da República.
Para Aguiar-Branco "nunca fica bem a um democrata desqualificar os trabalhos de uma comissão parlamentar", já que "faz parte da regra da democracia nós prestigiarmos as instituições e estar a fazer uma desqualificação de uma comissão parlamentar não é positivo".
"O passado recente mostra-nos que as comissões parlamentares, nomeadamente a do BPN, produziu um trabalho muito positivo, que prestigiou o parlamento e que foi reconhecido por todos os portugueses", sustentou o candidato à presidência do PSD.
Segundo Aguiar-Branco, "uma comissão parlamentar é sempre bom para produzir um trabalho de esclarecimento", afirmando que espera que "o esclarecimento que até hoje ainda não aconteceu, quer por parte do engenheiro Sócrates, quer por parte do Governo em relação a esta matéria, possa acontecer na comissão de inquérito que venha a realizar-se.
"Espero que esta comissão permita ter conclusões que sejam objectivas, inequívocas e esclarecedoras e que tranquilizem os portugueses", concluiu o líder da bancada parlamentar

ESCUTAS: COMO FOI POSSÍVEL UM "SAPATILHAS" ENROLAR 10 MILHÕES DE PORTUGUESES...!!!

Investigação


Encontro apanhado nas escutas

Reunião secreta aconteceu a 25 de Junho, no Largo do Rato, e advogado da PT falou sobre ela a assessor do PS.

O encontro secreto entre Rui Pedro Soares e José Sócrates, ocorrido na tarde de 25 de Junho, terá sido apanhado nas escutas do processo ‘Face Oculta’. Quem o refere é Paulo Penedos, que dá conta a André Figueiredo, responsável pelo aparelho socialista, de que Rui Pedro Soares e Sócrates se encontraram nessa tarde. A conversa indicia que a partir desse momento já sabem que existe uma investigação das autoridades de Aveiro, podendo aquela envolver o negócio da TVI.

Os investigadores do processo estão convencidos de que a reviravolta acontece nessa mesma tarde, um dia após os procuradores de Aveiro e de Coimbra terem comunicado ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, as suspeitas do crime de atentado contra o Estado de Direito.

No dia seguinte, Penedos e Rui Soares passaram a agir como se já soubessem que os seus telemóveis estavam sob escuta. E o negócio da TVI passa a ser tratado como sendo 'um sonho' de Zeinal Bava e como se o Governo não soubesse do plano da PT.

'Devia ter tido a cautela de falar com o Sócrates... não falei e o gajo não quer o negócio. Era isto que eu temia. Acho que o Henrique não falou com ele (...) agora ele está todo f...', afirma Rui Pedro Soares a Penedos por volta das 20hoo de 25 de Junho. A investigação acredita que Rui Pedro Soares tinha falado com Sócrates, poucas horas antes, na sede do PS, no Largo do Rato.

A 27 de Junho, Rui Pedro Soares tem o novo esquema do negócio delineado e conta-o detalhadamente a Paulo Penedos. Diz que os espanhóis da Prisa foram instrumentalizados por José Eduardo Moniz e que terá sido o director da TVI a passar informações a Manuela Ferreira Leite.

Para o MP de Aveiro, não há dúvidas da fuga de informação. No despacho que determinou a aplicação de uma caução a Vara, Marques Vidal diz que os arguidos sabiam das movimentações da polícia. 'O arguido foi avisado de que poderia estar sob escuta em finais de Junho de 2009, o que foi do conhecimento de alguns dos demais arguidos', diz o magistrado. Vara desmente-o categoricamente.



'INFUNDADA, SEM SERIEDADE'

Pinto Monteiro reagiu ontem de forma indignada à notícia do ‘Sol’ que dava conta de que a fuga de informação poderia ter partido da PGR. 'A notícia é completamente falsa, infundada, não tem o mínimo de fundamento, de seriedade. Sou magistrado desde os 23 anos e acredito na Justiça. Estou convencido de que os tribunais saberão apurar quem é autor dessas notícias completamente falsas e que algum dia vai ser punido por isso. Porque isso é uma invenção com determinados fins', disse em Portimão.

NEGÓCIO DAS FARMÁCIAS

Uma outra certidão extraída do processo ‘Face Oculta’ visa investigar alegados favores do Governo a João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF). Armando Vara e Lopes Barreira, ambos arguidos no ‘Face Oculta’, são escutados a afirmar que Cordeiro andava a combinar com Sócrates a alteração ao decreto-lei sobre a concessão de farmácias de hospitais públicos ao sector privado e a favor da ANF. A 25 de Junho, Lopes Barreira diz a Armando Vara que José Sócrates 'comprometeu--se com tudo'.

'VAI CORRER TUDO MAL'

Vara e Lopes Barreira conversavam a 24 de Junho e criticavam JoséSócrates por ter dito publicamente que desconhecia o negócio. Auguravam que ia 'correr mal' .

CORTINA DE FUMO

Antes de 25 de Junho, Rui Pedro Soares falou com Penedos sobre a candidatura de Moniz ao Benfica. Assumiu que foi uma 'cortina de fumo' fantástica.

QUIS SAIR DA TVI

Uma conversa a 27 de Junho, entre Penedos e Rui Pedro Soares, desmente os próprios. Afinal, foi Moniz que quis sair da TVI e foi ele que armou a cilada a Sócrates.

PORMENORES

ENCONTRO NA PGR

A 24 de Junho, João Marques Vidal e Braga Temido, respectivamente procurador de Aveiro e procurador distrital de Coimbra, foram à PGR e deram conta das suspeitas de atentado contra o Estado de Direito.

INQUÉRITO EM COIMBRA

A 15 de Julho, foi aberto no Ministério Público de Coimbra um inquérito para apurar quem informou os arguidos de que a investigação decorria. Já foram ouvidas várias testemunhas.

CASO DESCONHECIDO

A operação ‘Face Oculta’ ocorreu a 28 de Outubro. Até essa altura o caso era desconhecido da Comunicação Social, que nunca tinha feito qualquer referência à existência da investigação.

GODINHO FEZ EXAMES MÉDICOS

Manuel Godinho foi ontem sujeito a vários exames médicos. O cardiologista do empresário deslocou-se à cadeia de Aveiro para avaliar o seu estado de saúde, após a ameaça de sofrer um AVC nesta semana. Ainda não é conhecido o diagnóstico do médico particular ao único arguido que se encontra em prisão preventiva.

PRAZOS ALARGADOS ATÉ OUTUBRO

A especial complexidade já foi decretada na investigação do processo ‘Face Oculta’. Tendo a operação decorrido a 28 de Outubro do ano passado, a acusação terá de ser deduzida até 28 de Outubro deste ano, data em que faz um ano que Manuel Godinho foi detido pela PJ. As autoridades sustentaram que havia perigo de fuga.

ARGUIDO NEGOCIOU ATAQUE À TAGUSPARK

Domingos Paiva Nunes, o administrador da EDP Imobiliária constituído arguido no caso ‘Face Oculta’, foi um dos protagonistas do ataque da PT, liderado por Rui Pedro Soares, à tomada de poder na sociedade do Taguspark, no final de 2008. Paiva Nunes, que foi apresentado por Armando Vara a Manuel Godinho, assinou o documento em que a EDP Imobiliária manifesta interesse em vender à PT a sua participação no capital do Taguspark.

O documento, a que o CM teve acesso, data de 17 de Setembro de 2008, quatro meses apenas após a designação de Rui Pedro Soares como administrador não executivo da Taguspark. E deixa claro que a EDP quer alienar à PT a totalidade da sua participação social, correspondente a 220 mil acções, no capital da Taguspark.

Em concreto, diz o documento, 'a operação de transmissão, para a qual se solicita o consentimento da sociedade, assenta na alienação das referidas acções a favor da PT, ao preço de 9,375 euros por acção, perfazendo o valor total de 2 062 500 euros'

A operação, que envolvia também a aquisição de acções ao BPI, mereceu oposição da Câmara de Oeiras. E só foi desbloqueada após um acordo entre Isaltino Morais e Zeinal Bava, líder da comissão executiva da PT. O acordo permitirá à autarquia manter-se como accionista de referência, mas a PT, apesar de não obter a liderança como pretendia, será o segundo maior accionista.

PARA 55,7%, PM AFASTOU MOURA GUEDES

Os portugueses acreditam que José Sócrates esteve envolvido no afastamento de Manuela Moura Guedes e de José Eduardo Moniz da TVI. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage, em que 55,7% dos inquiridos dizem que as acusações sobre o envolvimento do primeiro-ministro na saída dos jornalistas da TVI 'têm razão de ser'. Só 33,6% afasta esse cenário. Em relação ao Presidente da República, a divisão de opiniões é mais clara: 40,9% acreditam que Sócrates tentou condicionar a actuação de Cavaco Silva e 50,9% considera que essa acusação 'não tem razão de ser'. Questionados sobre se o primeiro-ministro deveria demitir-se, 75,7% diz que não, contra 23,2% que defendem a sua demissão.

PORMENORES

ACÇÕES DO BPI

A 17 de Setembro de 2008, o BPI pediu consentimento à administração do Taguspark para vender à PT a sua participação no capital da sociedade, correspondente a 480 mil acções, por 4,5 milhões de euros.

REACÇÃO DE OEIRAS

A 14 de Outubro de 2008, Isaltino Morais enviou uma carta a Zeinal Bava, presidente executivo da PT, opondo-se ao interesse da PT em controlar o capital do Taguspark.

ACORDO EM ACTA

Isaltino Morais já disse que a autarquia chegou a acordo com a PT, o que ficou registado em acta da administração do Taguspark. A operação custará à câmara 1,5 milhões de euros.

REN REFORÇOU O CONTROLO

A REN reforçou o controlo interno em vários procedimentos, nomeadamente no que respeita a adjudicações, afirmou ontem o presidente da empresa, Rui Cartaxo. A alteração de procedimentos prende-se com o processo ‘Face Oculta’, em que é arguido o ex-presidente da REN, José Penedos, e o seu filho, Paulo Penedos.

As várias auditorias, entre as quais uma da Deloitte, foram 'muito coincidentes' nas deficiências e nas recomendações de melhorias, explicou o presidente da REN num encontro com jornalistas sobre os resultados alcançados pela empresa em 2009.

Entre as medidas tomadas por Rui Cartaxo, que substituiu José Penedos na liderança da REN, encontram-se o reforço dos sistemas de auditoria interna, de forma a assegurar a concorrência e transparência nos processos de adjudicação. 'Foi criada uma divisão de compras', adiantou Rui Cartaxo, concretizando que também foi criado um gabinete de auditoria.

O processo ‘Face Oculta’ foi qualificado por Rui Cartaxo como 'desagradável' mas 'não afectou o dia-a-dia da empresa'. A REN 'não foi directamente envolvida no processo [‘Face Oculta’]', sublinhou o presidente.

NOTAS

VARA: OUTROS PROCESSOS

Vara deverá ser constituído arguido no âmbito das certidões que foram enviadas para o DIAP de Lisboa. Uma delas respeita a documentos, em segredo, que lhe foram apreendidos

TELEFONE: SÓ PARA VARA

Diz o MP que Manuel Godinho tinha um telefone só para falar com Armando Vara. Mais tarde, o mesmo telefone serviu para contactar o quadro da EDP Imobiliária

CARTA ANÓNIMA: APREENDIDA

Uma carta anónima encontrada em casa de Armando Vara dava conta da existência da investigação. As autoridades acreditam que era um embuste

PASSOS COELHO: DEMISSÃO

Pedro Passos Coelho, candidato à liderança do PSD, admitiu ontem que o processo que envolve o negócio PT/TVI poderá culminar com a demissão do Governo de Sócrates

BERNARDO BAIRRÃO: AUDIÇÃO

O administrador-delegado da Media Capital, Bernardo Bairrão, vai ser ouvido na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura na próxima terça-feira, 2 de Março

PCP: COMISSÃO DE INQUÉRITO

Jerónimo de Sousa prefere aguardar pelas conclusões da comissão de ética antes de se pronunciar sobre a criação de uma comissão de inquérito ao caso PT/TVI

MOURA GUEDES: PARLAMENTO

A audição da jornalista Manuela Moura Guedes no Parlamento está agendada para quarta-feira, 3 de Março. No mesmo dia, os deputados recebem Francisco Pinto Balsemão

SÓCRATES: PARLAMENTO

O PM revelou bom-humor numa visita a Famalicão, onde alertou os jornalistas: 'Ponham os microfones bem, para não me acusarem de deitar um órgão de Comunicação Social abaixo'

FICHA TÉCNICA

Objectivo: Primeiro-ministro José Sócrates. Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais de Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel. Amostra: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo. Foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra contou com 600 entrevistas efectivas: 283 a homens e 317 a mulheres, 150 no Interior, 231 no Litoral Norte e 219 no Litoral Centro Sul, 166 em aldeias, 210 em vilas e 224 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview). Trabalho de campo: Decorreu entre os dias 17 e 19 de Fevereiro de 2010, com uma taxa de resposta de 78,4%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,0%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

TRECHO DE DOMINGO - DIGERIR MENTIRAS

.

Não gostam do Sol nem de suas queimaduras
-

P.S. – Vários dirigentes e militantes do PS, quando vão à televisão falar do caso Face Oculta, fazem questão de dizer que não lêem o SOL. António Costa é um exemplo, Alfredo Barroso é outro – apesar de já ter publicado artigos neste jornal que não lê... Mas o certo é que não podem mesmo fazê-lo. Porque as revelações do processo Face Oculta são tão comprometedoras para o Governo e o seu partido que, se lessem o SOL, essas pessoas envergonhavam-se. Ou perdiam definitivamente a vergonha.

José António Saraiva

ESCUTAS: A SAGA

Carta que avisou Vara das escutas está assinada
por CARLOS RODRIGUES LIMAHoje


A carta que Armando Vara recebeu, no início de Junho do ano p
assado, e que revelava que o telemóvel de José Sócrates estava sob escuta não é anónima. Está assinada por um indivíduo que até facultou o seu número de telemóvel para o ex-administrador do BCP, se assim o entendesse, o contactar. O DN ligou para o número. Do outro lado, um homem, cujo nome bate certo com o que consta da carta, atendeu. P. N., porém, negou que alguma vez tivesse escrito tal documento.

A missiva tem no cabeçalho e no final o nome P. N. (o DN não o revela na íntegra, por expresso pedido do interlocutor). E, segundo informações recolhidas, já estará a ser investigada pelo DIAP de Coimbra, onde decorre um inquérito sobre eventuais fugas de informação para alguns arguidos do processo "Face Oculta".

O documento, que terá chegado às mãos de Armando Vara no início de Junho de 2009, foi apreendido pela Polícia Judiciária, em Novembro de 2009, na primeira série de buscas feitas no âmbito daquele processo. O autor é claro: "Avise ou mande avisar o amigo José Sócrates que o seu telefone encontra-se em escuta (não por email, nem por telemóvel ou telefone). Só soube ontem de fonte segura. Se for preciso contar-lhe-ei tudo em pormenor (sem ser por email ou telefone)." O autor da carta diz ainda que ao escrever a Vara se encontra "um pouco nervoso", pedindo ao ex-administrador do BCP que, "depois de a ler", destruísse o documento.

O caso ganha alguns contornos surreais, uma vez que ontem, contactado pelo DN, o tal P. N. que consta como autor da carta negou a autoria da mesma. "Não conheço o Armando Vara, não escrevi carta nenhuma", garantiu. O homem, que confirma viver em Coimbra, foi questionado sobre se já foi ouvido pelo DIAP local. "Não sei nada disso, nunca fui ouvido", garantiu (ver entrevista em baixo).

Este é o problema: a carta está assinada por um P. N. que indicou um número de telemóvel. O DN ligou para o número. Um P. N. atendeu, mas negou terminantemente a autoria da missiva. Outro problema é que este mesmo P. N. assegurou que tinha este número há apenas um mês. Mas este número está num nome igual ao seu, pelo menos há oito meses na carta de aviso que foi para Vara.

Ao que o DN apurou, Armando Vara não terá contactado P. N., porque, segundo o que disse em entrevista à RTP, não "ligou à carta", tendo-a guardado numa gaveta (onde a PJ a foi encontrar). "Não liguei nada, nunca mais pensei no assunto", afirmou.

Vara foi confrontado com esta carta durante o interrogatório no DIAP de Aveiro. O procurador Marques Vidal estava convicto de que foi Vara que informou os outros arguidos do processo "Face Oculta" de que estavam a ser escutados, levando à troca de telemóveis e cautela no conteúdo das conversas.

Mas, a ser verdade que a fuga foi feita através desta missiva, cairá por terra a tese que ontem o jornal Sol fundamentava, segundo a qual só a partir do momento em que o procurador-geral da República soube das investigações os arguidos foram informados da vigilância.

A carta terá sido entregue no edifício do BCP e chegado às mãos de Vara no início de Junho de 2009. Porém, segundo as escutas telefónicas, Vara continuou a falar normalmente ao telefone, sendo interceptado em várias conversas, hoje consideradas comprometedoras. A dúvida é se, de facto, deu algum crédito à missiva ou a ignorou completamente.

Fuga da Procuradoria?

O PGR foi informado a 24 de Junho, numa reunião com Marques Vidal e o procurador distrital de Coimbra. Segundo o Sol, poucos dias depois, a 7 de Julho, os investigadores da Polícia Judiciária que realizam as escutas telefónicas juntaram a seguinte informação ao processo: "Resulta das intercepções das comunicações de e para os telemóveis utilizados pelos suspeitos Manuel Godinho, Armando Vara e Paulo Penedos, que, pelo menos no dia 29 de Junho, aqueles assumiram como fortemente provável, senão mesmo certo, que os telemóveis por si utilizados, ou pelo menos alguns deles, estariam interceptados."

Esta conclusão, acrescentam os elementos da PJ, "advém quer do conteúdo das conversações quer da verificação de uma diminuição acentuada do tráfego de comunicações".

TEREMOTO NO CHILE

VIDEO
Adam Arnold, Sky News Online

Pelo menos 78 pessoas foram mortas depois de um terremoto atingir a costa do Chile, que provocou um tsunami e avisos despertou para 53 países.

video

TERREMOTO NO CHILE

TRADUÇÃO GOOGLE SEM REVISÃO - BBC
Com Video
Grandes massas terremoto do Chile, 78 mortos

A presidente Michelle Bachelet disse que havia 78 mortes confirmadas e que mais fosse possível. Telefone e linhas de energia caíram, o que torna difícil fazer uma avaliação precoce dos danos, mas dano grave foi relatada em duas cidades do sul.

"Nunca na minha vida vivi um terremoto como este, é como o fim do mundo", um homem disse à televisão local da cidade de Temuco, onde o terremoto danificou os edifícios e obrigaram os funcionários a deixarem o hospital regional.

Os E.U. Geological Survey disse que o terremoto ocorreu 56 milhas a nordeste da cidade de Concepción, a uma profundidade de 22 milhas at 3:34 am (1:34 am ET).

Estações de televisão e rádio chilena disse que vários prédios desabou na cidade de Curicó e que não houve danos aos edifícios no centro histórico da capital Santiago, a cerca de 200 quilômetros ao norte do epicentro.

Aeroporto internacional da capital foi forçado a fechar, uma ponte rodoviária entrou em colapso e os pedaços de edifícios caíram na rua. Imagens de televisão mostraram carros esmagados quando parte de um multi-garagem andares desmoronou.

Cacos de vidro e alvenaria foram espalhados por estradas em Santiago e em vários tremores pós-terremoto sacudiu moradores agitados nas primeiras horas após o terremoto inicial.

Nos momentos após o terremoto, as pessoas transmitidos para as ruas da capital, se abraçando e chorando.

Havia mais apagões em regiões de Santiago e de comunicações ainda estavam na área do epicentro. Funcionários de emergência disseram que os edifícios nos bairros históricos das duas cidades do sul foram danificadas.

Bachelet pediu às pessoas para manter a calma e ficar em casa para evitar acidentes rodoviários. "Com um terremoto desta dimensão, sem dúvida, nós não podemos descartar, provavelmente, mais mortes e ferimentos", disse ela.

Um terremoto de magnitude 8 ou mais podem causar "enormes prejuízos", disse o USGS. O terremoto que devastou a capital do Haiti Port-au-Prince em 12 de janeiro foi medido em magnitude 7.0.

TSUNAMI

Bachelet disse que uma onda enorme varreu a ilha do sul de Juan Fernandez, e estações de rádio disse que causaram danos graves.

O Pacific Tsunami Warning Center disse que o tsunami pode ter sido destrutivo ao longo da costa, perto do epicentro ", e também poderia ser uma ameaça para as costas mais distantes."

É emitido um alerta de tsunami Pacífico-largo para os países da América Latina, e tão distantes como o estado E.U. do Havaí, bem como Japão, Rússia, Filipinas, Indonésia e no Pacífico sul.

Segundo um censo de 2002, Concepcion é uma das maiores cidades no Chile, com uma população de cerca de 670.000.

Cobre do Chile, principal região produtora e algumas das minas de cobre do mundo estão no extremo norte do país perto da fronteira com o Peru, mas também há grandes depósitos de cobre perto de Santiago. Autoridades disseram que as estradas importantes para o meu Bronces Los Angeles, de propriedade da Anglo American Plc, perto da capital foram bloqueadas.

Chile produz cerca de 34 por cento da oferta mundial de cobre, que é usado em produtos eletrônicos, carros e geladeiras.

Em 1960, o Chile foi atingida por maior terremoto do mundo desde que os registros que datam de 1900.

O tremor de magnitude 9,5 devastou o sudoeste da cidade central de Valdivia, matando 1.655 pessoas e enviar um tsunami que atingiu a Ilha de Páscoa 2.300 milhas ao largo do Chile costa do Pacífico e continuou até o Havaí, Japão e Filipinas.

O terremoto de sábado balançou prédios distantes como as províncias andina da Argentina de Mendoza e San Juan. Uma série de fortes tremores abalaram região costeira do Chile, em Valdivia, no sul de Valparaíso, cerca de 500 quilômetros ao norte.

O centro de alerta de tsunami disse que havia uma possibilidade de o estado do Havaí E.U. poderia ser elevado para assistir ou estado de alerta.

(Reportagem adicional de Doina Chiacu em Washington, e Helen Popper, Kevin Gray e Guido Nejamkis em Buenos Aires)

video

AS SUAS NOTÍCIAS DE HOJE 27.02.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Famalicão: Detido por extorsão
Nove feridos em motim na cadeia
Faria de Oliveira: Aumentos na CGD
Alberto J. Jardim: Assistido no hospital
Encapuzados roubam cofre com 500 euros

Capa do Público Público

Sócrates vai ser o primeiro chefe do Governo a depor na AR
Lisboa vai ser uma das paragens da Volvo Ocean Race em 2012
Venezuela vai abandonar comissão de direitos humanos
Agora vai ser o Sporting a correr atrás do V. Guimarães
Madeira: Número de mortos aumentou para 42

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Episódios do sistema
30 agentes da PSP mortos em serviço em duas décadas
Rajadas assustam autoridades
Pais de menor preferiam não voltar a tribunal
Cada vez mais pais fazem seguros para os filhos traquinas

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Futebol: Seleção chinesa quer "aprender com Portugal"
Espanha: Detido perigoso chefe da máfia italiana
Engenheiros: Carlos Matias Ramos é o novo Bastonário da Ordem
PSD: Presidente de autarcas social democratas propõe hoje no congresso alteração aos estatutos
Colômbia:Tribunal Constitucional rejeita referendo para recandidatura de Uribe a terceiro mandato

Capa do i i

Portugal à espera do Papa. Visita já tem cartaz oficial
PS apoiará Alegre
A vida nova que veio com a enxurrada
Manuela proíbe PSD de propor alterações ao Orçamento
Pinto Monteiro: notícia do Sol é "completamente falsa"

Capa do Diário Económico Diário Económico

Governo ajuda Madeira sem ceder na Lei das Finanças Regionais
Prejuízos na ilha chegam a 1,4 mil milhões de euros
Curral das Freiras, uma ilha dentro da ilha
Mau tempo coloca em alerta protecção civil
Lucros da brasileira CSN caem 55%em 2009

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Tomás Costa nunca perdeu com o leão
Campeonatos de Pista Coberta: Concurso decisivo para Naide
«Fico até ao final da época» - Izmailov
Vata desafia franceses sobre golos... diferentes e recorda tempos na Luz
Paulo Sérgio: «É quase masoquismo a nossa falta de eficácia»

Capa do Record Record

Varela nas estrelas
Real e Valência atentos a Carriço
À imagem de Golias
Joias do ataque valem mais que todos os leões
Sábado, 27 de fevereiro de 2010

Capa do O Jogo O Jogo

Miami Heat: Carlos Arroyo detido por “condução lenta”
Guardiola reconhece momento difícil do Barcelona mas promete corrigi-lo
Andrezinho: “A nossa equipa fez por merecer a vitória”
Zé António: “Todos têm ideia que não é grande penalidade”
Paulo Sérgio diz que vitória foi justa mas podia haver mais golos