Translator

domingo, 6 de junho de 2010

O MIGUEL SOPRA O VENTO PARA ONDE MELHOR JEITO LHE DÁ

.
"A INÚTIL"(professora) escreveu a Miguel Sousa Tavares.....
Vale a pena ler, muito bem respondido.

'A inútil' escreveu assim a Miguel de Sousa Tavares :
Sobre os Professores É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou 'os professores os inúteis mais bem pagos deste país.' Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro?
.
Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecura e assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?
.
O senhor tem filhos? - a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que 'são os inúteis mais bem pagos do país.'? Não me parece... Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura!
.
Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?
.
Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhum dos 'inúteis' a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto.
.
Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler, com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.
.
Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país?
.
Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados.
.
Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanos e inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos, 'os inúteis mais bem pagos do país', que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.
.
Assim sendo, Sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser do professor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si, democracia deve ser estar do lado de quem convém.
.
Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe: 'Perdoai-lhes, Senhor Porque eles sabem o que fazem.'

Ana Maria Gomes Escola Secundária de Barcelos

REENVIO OBRIGATÓRIO.

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 05.06.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Atlântico chora Beto
José Maria Aznar: Eleições antecipadas
Hillary Clinton: Gaffe com Isabel II
Agricultura: Portas quer apoios
Silves: Incêndio destrói carro

Capa do Público Público

Sorteio do Totoloto (23º/2010)
Portugal entra a vencer na Liga europeia de voleibol
Associação de transportadoras suspende paralisação

Fernando Nobre elege a agricultura como um dos dez desígnios pelos quais irá lutar
Assis ao lado de José Luís Carneiro na corrida à liderança do PS-Porto

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Milhares trocaram dia de praia por "Mega pic-nic", que terminou com adeus à seleção
Mãe, filho e avó morrem em brutal acidente
Níveis de radiação ultravioleta muito altos em todo o País
Número de incendiários detidos quadruplicou em 2009
O mistério que esconde Carina

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Lide de touros resiste no tempo
Os anti-heróis que cantam
Nem a timidez do sol apagou brilho da festa
Pavilhão português entre os 15 mais vistos da Expo 2010
Xangai entra na rota dos negócios portugueses

Capa do i i

Gays levam adopção para os tribunais. Processar o Estado é o próximo passo
Ateliê dos filhos de Manuel Salgado concorre ao terminal de cruzeiros em Lisboa
Escutas. PSD e procurador-geral trocam críticas sobre despachos
Polémica. Alunos com 15 anos vão poder saltar do 8.º para o 10.º ano
Bruxelas desiste do Magalhães mas ameaça com processo ao e-escola

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Mariano acompanhado na Argentina
Futuro de Cardozo passa pela Luz
Ataque a Claudio Yacob
20 graus e muito sol à espera de Portugal
Wilson Palacios hospitalizado

Capa do Record Record

Ramires deseja voltar campeão
À espera de reforços

Ruben Micael: «Idade não é problema»
Empréstimo à vista
Valdés: «Gostava do Sporting»

Capa do O Jogo O Jogo

Seis vitórias lusas no primeiro dia do Meeting Internacional do Porto
Final inesperada no Cantanhede Ladies Open
Palacios contrai lesão
Mphela: "Não me parece que a França seja forte"
Lippi espera ter Pirlo para