Translator

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ESPANHA: CRISE FINANCEIRA A REBENTAR PELAS COSTURAS


Gonzalez (à esquerda) e Ocaña, ontem, durante o curso da APIE em Santander.- Lâminas de Paul

.
A primeira crise do euro
.
A Espanha pede um registro bancário, de fundos para, o BCE, antes que os mercados fechem e depois das entidades bancárias solicitaram 85 600 milhões em maio -
.
Francisco Gonzalez destaca que o capital internacional é cortado para a maioria das empresas e bancos espanhois.
.
Inácio BARRON - Santander - 15/06/2010
.
O bancos e caixas de poupança espanholas têm fundos para reembolsar os empréstimos para atingir a maturidade, ou refinanciar e, com o mercado interbancário fechado, só se vão valer do Banco Central Europeu (BCE) como último recurso.
.
Ontem, ele reuniu para explicar o facto que reflete a situação terrível: as dívidas dos bancos que operam em Espanha com o BCE, por meio de leilões semanais de crédito foi excedido em maio, pela primeira vez, a 85 mil milhões de euros, o que representa 16,5% e de empréstimo de toda a zona euro.
.
Presidente do BBVA acredita que há um movimento na direção certa
Este valor é quase o dobro do que é o PIB de Espanha na União Europeia, que é de cerca de 9%. Durante o ano passado, a procura de dinheiro esteve na linha com o peso do PIB.
.
Um total de 85.618.000 mil milhões foi solicitado, incluindo às subsidiárias de bancos estrangeiros presentes em Espanha. O montante representa um aumento de 26,5% em maio de 2009. Na verdade, a dívida, somente em maio, aumentou em mais de 11 mil milhões de euros em relação a abril.
.
Apesar dessa informação ser conhecida, o presidente do BBVA, Francisco González, falou duro sobre o estado do sistema financeiro espanhol na abertura do curso da Universidade Internacional Menéndez Pelayo e da Associação de Jornalistas de Informação Económica (APIE): "Os mercados financeiros têm retirado a sua confiança ao nosso país", disse González, que acrescentou: "Para a maioria das empresas e os bancos espanhóis, os mercados de capitais, internacionais, estão fechados. " Ele instou o Governo a aplicar "urgentes" medidas para transformar, profundamente, a economia espanhola.
.
Em seguida, no período de perguntas, o presidente do segundo banco espanhol foi mais conciliador, insistindo que ninguém pode comparar a Espanha com a Grécia ou Portugal.
.
"Nós somos o quarto país da UE. Fizemos um cenário espectacular privado e reduziu o déficit em conta corrente de 10% para 3% em um curto espaço de tempo. Se pudermos trabalhar nesse sentido, a Espanha tem espaço para melhorar", disse ele.

OS PORTUGAS: OS VUVUZELAS À MANEIRA

.

video

Com o devido respeito retirado do Pau Para Toda a Obra

CHICACO EM PORTUGAL



Polícia

Duo armado com caçadeira de assaltou loja de ouro em Rio Tinto
00h30m Reis Pinto - Jornal de Notícias
.
Uma loja de compra de objectos de ouro e prata, na Rua da Venda Nova, em Gondomar, foi assaltada, ontem de manhã, por dois homens que seguiam de moto. Um deles, com sotaque brasileiro, entrou com uma caçadeira de canos serrados e levou o ouro nos bolsos.
.
O assalto, que não terá durado mais de dois minutos, ocorreu cerca das 9.55 horas, pouco antes da abertura da “Recicl’Ouro”, uma empresa com sede em Vila Nova de Famalicão.
.
“Estamos instalados na Rua da Venda Nova (em Rio Tinto, Gondomar) desde Janeiro e este foi o primeiro assalto. O sistema de videovigilância registou a chegada da moto, em sentido proibido, e a entrada de um dos assaltantes, de capacete e óculos de sol, luvas e um saco, de onde tirou uma caçadeira de canos serrados.
.
Dirigiu-se à funcionária com sotaque brasileiro e obrigou-a a entregar o dinheiro e depois o ouro, que seria cerca de 70 gramas. O prejuízo total foi de cerca de 2300 euros”, revelou, ao JN, Josué Gonçalves, proprietário da empresa.

BARACK OBAMA COMPARA A MANCHA NEGRA, NO GOLFO DO MÉXICO, COM A QUEDA DAS TORRES GÉMEAS

.

Barack Obama comparou o desatre do vazamente de ramas de petróleo no Golfo do México um desastre ecológico igau à tragédia de 11 de setembro.


Pela quarta vez desde a explosão mortífera na plataforma "Horizon Deepwater" operada pelo grupo BP, Barack Obama visitou a costa do Golfo do México e comparou-a ao derrube das torres gémeas de 11 de setembro, em Nova Iorque.
.
Pauline Paccard (Video) AFP -
.
Barack Obama agora, compara a mancha de óleo no Golfo do México para o mundo, ecologicamente, ao 11 de setembro, quando iniciou sua quarta visita, ontem, segunda-feira, á costa poluída por ramas de petróleo e se prepara para proferir um discurso, formal, dedicado ao desastre.

Assim como os ataques de 2001 mudou a política externa dos E.U., o desastre ecológico em curso "vai empurrar-nos a repensar a nossa política energética e ambiental", disse o presidente dos Estados Unidos, em entrevista ao jornal Politico.

A tragédia que vem poluir a costa mostra que é hora "de transição" para novas fontes de energia ", disse Obama, cuja administração está a tentar fazer passar a legislação do Congresso para reduzir a emissões de gases de efeito estufa.

Mas, oito semanas após a mortífera explosão da plataforma "Horizon Deepwater" operado pelo grupo BP largo da costa da Louisiana, a prioridade imediata é a de estagnar o poço do qual o petróleo flui vindo da profundidade de 1,5 km cujo objectivo deverá ser alcançado, no máximo em agosto, quando as perfurações ao lado para desvio ser concluída.

BP conseguiu capturar 15 mil barris por dia através de um "funil" na eficiência imperfeita, anunciou segunda-feira em resposta a um pedido do plano da administração Obama para aumentá-lo para 50 mil barris por dia (8.000.000 litros) até ao final de junho

As autoridades E.U. ainda são incapazes de avaliar com precisão a quantidade de óleo que flui e citam valores entre 20 mil e 40 mil barris por dia.

Enquanto isso, Obama visitou segunda-feira o Mississippi e Alabama, para uma excursão de dois dias que também o levará ao Estado da Flórida como ameaçadas ou já afectadas pelo pior desastre ambiental da história do país . Ele já havia estado três vezes em Louisiana desde 02 de maio


Apesar das imagens do litoral poluído em execução pelas imagens de televisão, o presidente espera que os americanos voltem ali veranear, dizendo que "há muitas praias que não foram afectadas e não serão afectadas" .

Desfrutando de marisco acompanhado por políticos locais, ele prometeu proteger a vida das pessoas nas áreas afectadas, em particular o sector da pesca. Ele estava confiante de que, eventualmente, "a Costa do Golfo ainda está em melhor forma do que antes."


Video da visita do Presidente Obama

video

A "CANALHA" INGLESA E O ÁLCOOL

.

bebedores jovem
Álcool uma vergonha ... entre os bebedores jovens

O número de menores de 16 anos embriagados dão entrada no serviço emergência do Hospital em Aberdeen subindo para 60 por cento e número chocante.

Os directores do hospital têm vindo alertar que as camas do hospital mais e mais estão a ser ocupadas com jovens viciados com as bebidas.

Estatísticas alarmantes revelam o número de jovens tratados no serviço de emergência, relacionados com o álcool no Hospital de Lothian subiu para 68 por cento.

Foram 4.751 casos em 2008/09, contra 2823 em 2006/07. E, em Aberdeen, o número subiu de 1.712 pessoas de cinco anos atrás para 2.220 em 2008/09.

O valor para o mesmo período de Aberdeenshire aumentou de 900 para 1.051.

Fonte: The Sun

CALA A BOCA SÓCRATES! NÃO, "CALA A BOCA GALVÃO"!.

Cala Boca Galvão está na moda!



Com a Copa do Mundo em plena ação, o mais importante narrador da Tv Globo, Galvão Bueno, foi muito comentado no Twitter, por algumas gafes cometidas ao vivo nas transmissões.

A frase "Cala boca, Galvão" está há cinco dias na lista e foi parar até ao jornal espanhol El País. A brincadeira, e não deve ser tratada como uma forma diferente, com o narrador está a correr o mundo através do twetter e do Youtube.

O "Cala a boca Galvão" virou tópico de arromba no Twitter foi retuitado até por pessoas fora do país que depois de verem um vídeo no Youtube explicando o que o tópico de arromba “Cala Boca Galvão” era uma campanha para salvar os pássaros (papagaios) “Galvão”.

Entre as farsas, foi divulgado que "Cala boca, Galvão" era o nome da nova música de trabalho da cantora Lady Gaga. Para dar ainda mais corpo à mentira, de um brasileiro criou um vídeoclipe com uma canção da americana e postou no YouTube. Em pouco tempo, o vídeo teve mais de 50.000 acessos.

Não foi poupado detalhes para convencer os internautas. Segundo um vídeo (que já atingiu 200 mil acessos e que até utiliza cenas do longa “Chico Xavier”) postado no YouTube, o suposto Instituto Galvão arrecadaria R$ 0,10 a cada tweet com a frase ‘Cala boca Galvão’.

O vídeo pode ser visto abaixo:

video

HUGO CHAVEZ: A SAGA DE CALAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE O AFRONTA

.


O governo de Chávez intervem num banco ligado ao canal de TV Globovisión

A medida foi aplicada ao banco federal, de tamanho médio, pelos problemas de liquidez ".- O proprietário, Nelson Mezerhane, é o principal accionista do canal da oposição

AGÊNCIAS - Caracas - 14/06/2010

Enquanto os venezuelanos viam o jogo Itália-Paraguai, da Copa do Mundo, as autoridades venezuelanas anunciavam a intervenção do Governo em um outro banco, desta vez do Banco Federal, uma instituição financeira de médio porte, pela " falta de liquidez."

.

Segundo o director que Superintende os Bancos (Sudeban) Egdar Hernandez, disse que a instituição apresenta irregularidades e graves problemas de liquidez, como está sendo operada com a finalidade de proteger as poupanças dos clientes.

.

Mas o seu proprietário, Nelson Mezerhane, que também é um dos principais accionistas da rede de notícias Globovisión, descreveu o alarde como "totalmente falso" os problemas de liquidez pouco têm haver com o problema sugerido, mas uma medida "política" e a pagar a factura da posição crítica do Governo que mantém sobre a estação.

A intervenção do Governo no Banco Federal, acrescentou, é o resultado de uma seqüência de factos que demonstram que estão a apoiar a liberdade de expressão na Venezuela e a pagar por ela.

MERKEL: DISPONÍVEL PARA ACUDIR A ESPANHA


Merkel: "A Espanha sabe que pode pedir ajuda se necessário"

A chanceler alemã disse que o rumor de um possível resgate espanhol voltou hoje publicadas na imprensa .- O Governo reconhece que o objectivo do défice para 2011 é "extremamente difícil"

Juan Gómez Agências - Madrid Berlim - 14/06/2010

A chanceler alemã Angela Merkel Angle classificou como "rumores e especulações" para informações consistentes sobre um recurso próximo da Espanha para o fundo de resgate de euros.
.
Em resposta à primeira pergunta da conferência de imprensa em Berlim, oferecida juntamente com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, Merkel recordou que "em relação a Espanha, é importante que haja um fundo de emergência para a zona Euro completo.
.
A chanceler disse que "estava sendo jogado contra as profecias que podem causar os mesmos problemas que ela pregava." A mensagem "aos mercados" é que "a Espanha, como qualquer outro país, pode vir para o fundo de resgate, se necessário."
.
Nota nossa: - Ninguém empresta dinheiro a ninguém sem receber os juros devidos. Ora o que acontece é que a Alemanha, tudo indica, que vai acudir às dívidas, dos países, ,mais "encalatrados", seus parceiros da União Europeia e vão-lhe pagar juros... Com isto o fazer negócios e a subjugar outros países à Alemnaha porque vão ficar seus credores. É bem notória aquelas frases de homens de negócios, alemães, que a Grécia poderia vender umas ilhas no Mediterrâneo, fazer dinheiro e compor as suas finanças.
José Martins

FILIPE GONZALES: "ZAPATERO SOB DESGASTE FÍSICO"

.

Foto da esquerda em Março de 2004, da direita imagem da semana passada (Reuters)


Felipe Gonzalez, disse que Zapatero apresenta desgaste físico
.
O ex-presidente diz que que Zapatero, chefe do executivo do Governo ", que lhe nota, no rosto, o peso da crise e do exercício do poder"
.
O PAÍS - Madri - 14/06/2010
.
"Ele enfrentou a realidade da crise e entende o peso da crise e do exercício do poder." O ex-presidente Felipe Gonzalez sabe do que está falando, quando, na manhã de hoje disse aos microfones da rádia SER , dizendo que os efeitos da política, da gestão actual e situação económica nota-se na face do primeiro-ministro Jose Luis Rodriguez Zapatero.
.
O ex-presidente analisou a situação política e económica na SER
O jornalista Carlos Francino da rádio SER perguntou a Gonzalez como ele viu recentemente Zapatero. O ex-presidente sublinhou a aparência física como chefe, mas acrescentou: "A única coisa que o define é a sua determinação em enfrentar os problemas que existem independentemente das consequências dos votos e popularidade que eu quero enfatizar (...). sua determinação em combater as reformas e dar-lhe ajustes que precisam. "

À primeira aparência de Zapatero (que era em 2004 quando ele chegou a La Moncloa, e em 4 de agosto, próximo, fará 50 anos), apresenta agora mais pronunciados sacos sob seus olhos e olha mais fino. O presidente passou seis anos no cargo, com desgaste e normal a sua aparência, as mudanças e a viagem no tempo.

Grisalho nas têmporas

O grisalho nas têmporas de Gonzalez, durante seu tempo em La Moncloa, do que estava falando: era para considerar a hipótese de que elas eram falsas, para dar um toque mais maduro e confiável a um presidente pelo então recém-entrado na casa dos 40 anos.

No caso dos E.U. presidente, Barack Obama, a mudança foi repentina esta aparição : Em apenas 44 dias na Casa Branca (quando ele tinha 47 anos de idade), sua cabeça apareceu com uma mancha, de penugem, branca.

Sómente na semana passada, Zapatero apresentou a medalha de mérito para o desporto de montanha a Edurne Pasabán, recebeu o primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, abriu na sede do Conselho Europeu o encontro do Instituto Cervantes Media, participou na sessão do controlo do Congresso dos Deputados, em Itália, onde se encontrou com o Papa Bento XVI e o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, depois estava em Madrid com os membros do Conselho de Presidentes da "Business Europe", recebeu o Vice-Primeiro Ministro britânico Nick Clegg e o líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
.
Também viajou para Lisboa para celebrar o 25 º aniversário da entrada de Portugal e Espanha na União Europeia.

TAILÂNDIA POLÍTICA: ARTIGO DE NUNO CALDEIRA DA SIILVA

.

Segunda-feira, 14 de Junho de 2010

Reconciliação e Interesses

Reconcilio ou não reconcilio parece ser o dilema de Abhisit.

Tanto diz que sim como diz não. Na Quinta-feira disse não estar confiante no processo. No sábado voltou a afirmar o seu compromisso com o "road map" para no Domingo vir a dizer que este poderá ser implementado em seis meses mas os resultados só serão visíveis dentro de 3 ou 4 anos. Talvez por isso o Secretário geral adjunto admitiu ontem que uma das soluções que a Comissão Nacional de Eleições vê para a presente instabilidade e para as faladas dificuldades de se conseguir realizar eleições livres é emendar a Constituição alterando o prazo do mandado parlamentar para 10 anos mantendo assim o presente governo até o final de 2017. Um verdadeiro golpe de estado Constitucional.

Entretanto a ABAC, universidade católica, fez uma sondagen que de igual modo mostrava o cepticismo face ao plano já que 60% dos respondentes estavam descrentes no processo e não acreditavam que ele fosse levado para a frente.

A teoria de ganhar tempo por parte do governo assenta perfeitamente com a estratégia dos parceiros da coligação cujo único objectivo, como disse há dias, é dinheiro e poder. A manutenção de Abhisit à cabeça do governo deixa-lhes tempo e espaço para realizarem as preparações necessárias para esses seus objectivos. O mesmo se pode dizer no que respeita as forças armadas que nunca viram tanto dinheiro ser canalizado para o seu orçamento como durante este governo. O orçamento para o ano fiscal 2010/2011 que previa inicialmente uma redução no orçamento militar acabou com um aumento de cerca de 15%, quando ao mesmo tempo os recursos para a educação, saúde e recursos naturais (o país debate-se com a pior seca de que há memória), a título de exemplo, foram reduzidos.

Tudo parece estar a ser feito para que se perpetue a presente situação até serem atingidos os objectivos dos pequenos partidos da coligação, altura em que forçarão a realização de eleições.



Entretanto a contestação ao nome do nomeado para encabeçar a comissão dita independente para averiguar os incidentes sangrentos dos últimos meses aumenta de tom e vieram a lume relatos da actuação de Kanit na Nakhon, quando em 1996, na altura em que era o Acusador Público, mandou arquivar um processo de alegada corrupção na aquisição de terras em Phuket, destinadas àqueles que não tinham terras, e que acabaram todas nas mãos das famílias poderosas da província. Esse processo passou-se na altura do governo Democrata e para além de haver um cunhado de Kanit envolvido o grosso dos putativos implicados eram membros do partido no poder, o mesmo de agora. Kanit é acusado de favorecer o partido Democrata o que alegadamente poderá acontecer agora.

Abhisit parece cada vez mais ser usado quer pelos seus parceiros de coligação quer pelos militares como alguém que tome conta a faça o trabalho "chato e difícil" de governar enquanto esses se encarregam de zelar pelos seus interesses muito próprios.

Abhisit de uma forma genuína lança ideias, promove projectos e depois as coisas só acontecem na medida em que não conflituam com os interesses e poderes dessas "máfias" políticas tremendamente bem organizadas e financiadas. Por isso dizia Nevin, na semana passada, num pequeno círculo onde estava um amigo meu, que tem neste momento mais dinheiro do que Thaksin. Sempre os dois verdadeiros demónios (ou deverei dizer três?), Thaksin e dinheiro.

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 14.06.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

3 mil milhões de euros em dívidas
Inem: 25 ambulâncias vão parar
Luisão: SLB rejeita 6 milhões
Dilma Rousseff: Candidata oficial
Évora: Despiste de carro fere três

Capa do Público Público

Sandro Rosell sucede a Laporta na presidência do Barcelona
“Dobradinha” inglesa na prova fetiche de Hamilton
A nova Alemanha continua a manter a mesma fiabilidade
Os nossos dados andam na “nuvem” e toda a gente corre riscos e soma vantagens
Portugal volta a derrotar a Grécia

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Corrida 'vale' 40 mil euros
Dentistas 'adoptam' crianças e garantem tratamentos gratuitos
Euforia das multidões obriga noivos a fugir
Explicações aos alunos dos exames nacionais "só para tirar dúvidas"
Falta de enfermeiros pára ambulâncias em Moura e Elvas

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Israel cria comissão de inquérito sobre ataque a frota humanitária
Sandro Rosell sucede a Laporta na presidência do Barcelona
Ataque ao Banco Central do Iraque faz 26 mortos
As origens dos jogadores do Mundial
Taxas de juro não devem aumentar antes de 2011

Capa do i i

Filhos de lésbicas são melhores na escola e menos agressivos
Mais 30 mil crianças e jovens em risco só no ano passado
Ministra da saúde acredita num "entendimento" com os enfermeiros
Amado sobre Sócrates: "Temos ideias diferentes sobre muita coisa"
Operação furacão. 300 arguidos chamados a pagar para evitar cadastro

Capa do Diário Económico Diário Económico

O chat do Mundial, as notícias, os resultados e a classificação
O empresário que não quis bilhetes
Enigma Drogba e o Brasil sem saber da Coreia
O mojo de Ronaldo a lembrar música de Muddy Waters
Expulsões e frango marcam o terceiro dia

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Investidores antecipam queda de 63% das acções da BP
Scuts com portagens de 10 cêntimos a 1,2 euros
Expectativa de recuperação na procura anima petróleo
Confiança dos consumidores norte-americanos anima bolsas asiáticas
As notícias em foco na edição de hoje, dia 14 de Junho, no Negócios

Capa do Oje Oje

Índice Nikkei encerra a subir 1,80%
OCDE divulga taxa de desemprego em Abril
Visabeira reforça em Espanha
Prisa investe 31,4 milhões em TV dos EUA
CME ganha contrato em leilão no Brasil

Capa do Destak Destak

Dia 14 de Junho
Jorge Larrionda terá de aprovar tala de protecção de Drogba
Paulo Sérgio pode estar de saída
Versão chinesa de "Mamma Mia!" no verão de 2011
Decidir a guerra

Capa do 24 Horas 24 Horas


Capa do A Bola A Bola

Mário Rondon e Jorginho vão para Seia
Carlos Freitas anunciado na Grécia
Comitiva viaja para Port Elisabeth
Vuvuzelas em risco
Petrovic junta-se a Evaldo na corrida com o Sporting

Capa do Record Record

Segunda-feira, 14 de junho de 2010
Maquinistas da CP em greve
Laterais a campo inteiro
Di María com o lugar em risco
Ainda não há dispensados

Capa do O Jogo O Jogo

Drogba só pode jogar com tala de protecção
Catarina Carvalho falha o pódio na Croácia
Paulo Sérgio pode estar de saída do clube
Nani: "Numa semana já estou bem"
Hulk: "Castigo foi uma situação