Translator

domingo, 29 de agosto de 2010

TAILÂNDIA - AS "COMIDELAS" DOS PATRÍCIOS RESIDENTES - ESTÃO NO MUNDO LUSÓFONO!

.

Claro que começamos a ser conhecidos no mundo lusófono e graças ao "bichinho" da Internete que ontem o nosso almoço foi sabido em Macau, Austrália e nas outras cinco partidas do globo, onde há portugueses e luso-descendentes acolhidos.

O amigo Valdemar Alves, de Sydney da Austrália (depois do jornalista Helder Fernando de Macau), mandou-nos mais um e-mail que nos viria a sensibilizar. Em nome de todos os "patrícios" portugueses de Banguecoque daqui lhes vai o fratenal abraço lusófono.

E ainda umas fotografias que tirou na NRP Sagres em Xangai e ao exterior do Pavilhão de Portugal e interio da Tailândia.

Em baixo segue transcrito o que inseri num comentário no website da Sagres aonde pedia uma boleia ao Comandante Proença Mendes de Banguecoque a Goa. Ainda não recebi resposta da concessão da "boleia" e esta viagem seria a de minha vida. Espero falar, pessoalmente, com o senhor Comandante em Banguecoque.

José Martins
.

Amigo José Martins,
O seu último post está de morte!... "Esses pratos deixaram-me àguado!"... Como regressei recentemente de Xangai-China onde fui vêr a nossa NRP Sagres e a Expo lembrei-me de lhe mandar estas fotos do pavilhão da Tailândia/Portugal que espero que goste... Um abraço de um seu leitor de Sydney-Australia, que lhe perguntou uma vez onde poderia saber o itinerário da NRP Sagres, e o amigo José Martins teve a gentileza de o incluir no seu Blog. OBRIGADO!
Valdemar Alves
José Martins

.
2010-07-01 11:33:51
Pedido de boleia
Senhor Comandante Proença Mendes,
Um velho residente da Tailandia que tem dedicado a maior parte de seu tempo à expansão Portuguesa na Ásia, amigo do Senhor Comandante Sá Leal de quando em Macau efectuou a viagem de Macau a Goa com a Lorcha em 1990, venho pedir-lhe, o favor, se me concede uma boleia, na Sagres, de Banguecoque a Goa.
A finalidade seria o de relatar a vida a bordo e depois em Goa, por duas semanas, fotografar e escrever sobre o que existe da presença portuguesa séculos atrás para inserir em um dos meus blogues
http://portugalnatailandia.blogspot.com/
Com os melhores cumprimentos
José Martins

.

.
O "patrício" Valdemar Alves, saiu de Sydney-Austrália para Xangai - China para visitar o pavilhão de Portugal e realizou a viagem, precisamente durante a presença do Navio Escola Sagres. São isto os portugueses no Mundo e o nosso que hajamos criado há cinco séculos.

.

Um marinheiro da Sagres junto a Valdemar Alves para a posteridade. Na imagem da direita Valdemar Alves deixou à vista um barril com Moscatel de Setúbal. Espero que ainda, o barril, chegue a Banguecoque com "pinga doce" e que haja uns cálices para os "patrícios" lusos de Banguecoque lhe tomem o gosto...

.

Ai estes marinheiros lusos, desde 1500, nesta Ásia e Extremo Oriente, quando amores apaixonados deixaram pelos portos. Ai tantos amores conheço de outras era e a de agora também. Foram eles e outros lusos que doamos desde Goa ao Japão a língua portuguesa e a franca de contactos com as gentes da Ásia e Oriente. Diluimos o sangue luso e ligamos o Oriente ao Ocidente. Somos gente enorme. Os nossos marinheiros a transpirarem juventude no exterior do Pavilhão de Portugal en Xangai, presente na "World2010".

.

Um presente para nós do Pavilhão da Tailândia ma exposição da Tailândia em Xangai. Valdemar Alves é um amigo do "Reino dos Sorriso" e esperamos te-lo aqui, para o abraço amigo e claríssimo, bebermos um copo.
Obrigado Valdemar cá o espero em Banguecoque e posso já garantir-lhe que durante a sua estadia, os "patrícios" de Banguecoque vão tê-lo, junto, numa almoçarada.
José Martins

TAILÂNDIA - AS "COMIDELAS" DOS PATRÍCIOS RESIDENTES

.
Não somos muitos, na Tailândia, mas não deixamos de ser uns bons "pratos", amigos dos nossos amigos, e gostamos de nos encontrar e saborearmos as "comidinhas", preciosas, do nosso querido Portugal.
.
Mas quem será quem que não gosta naquele pedaço, tão giro, que a natureza plantou à beirinha do oceano Atlântco e pela divina graça e ideia do Infante Dom Henrique nos espalhou por este mundo adiante.
.
Ora o último almoço dos "tugas" de Banguecoque, teve lugar em casa dos "patrícios" José e Nélia Ferreira num dos mais elegantes bairros da cidade dos anjos e nas proximidades do aeroporto internacional, onde é director dos serviços de segurança. A moradia do casal Ferreira, ostenta, permanentemente a bandeira dos Açores e o escudo com as quinas acima.
.
A esposa Nélia, açoreana de alma e coração não abdica da bandeira de suas ilhas à porta de sua casa. Não há por alí (descansem) nenhuma insurreição de independentismo de separação dos Açores da Pátria mãe. Uma questão de amor aos açores.
.

.
A bandeira dos Açores, instalada num ombral da garagem. A esmerada mesa, com os petiscos, para as entradas. Fatias de presunto, salpicão de lombo, transmontano e queijo da serra.
.

.
Caldeirada de peixe à patrício Manuel Campos a que lhe deu o nome "Caldeirada Aldrabona". O nome é pela razão que a caldeirada é confeccionada de uma mistura de peixe, pescado no Golfo do Sião e não com os peixe do Oceano Atlântico, de águas frias e com outro paladar.
.

.
Na travessa do lado esquerdo com os "bichos" a que também se lhe dá o nome de lasgostins. Esta especialidade foi cozinhada pelo anfitrião o patrício Ferreira ajudado pela esposa Nélia.
.
A imagem do lado direito, mais caldeirada "Aldrabona" com batata, ameijoas, camarão e com um sabor daqueles que nos ficam, na boca, para sempre.
.

.
Não segregamos as nossas mulheres... de se colocarem ao largo dos homens... Eu sei o porquê... São sempre elas fora de nós para apresentarem as suas queixinhas...
.
Ao lado uma amostra de galinha do campo e mais uma especialidade do patrício Manuel Campos. Na cozinha, como assistente a sua querida e amada esposa a Kee (querida). Peço desculpa à nossa querida, patrícia, amiga Kee de nos falhar a imagem dela e do filho do casal que bem merecia figurar.
.
O patrício José Ferreira deu "colinho" à esposa Nélia... Tão amorosos estavam ontem que não seria para menos...
.
Eu explico: casal já arrumou os "trapinhos" e se juntaram na cama também e agora resolveram oficializar a união, matrimonial, nos papeis e a boda vai ser em Portugal com as família dos nubentes. Ontem foi a festa em Banguecoque onde todos nós lhe oferecemos uma prendinha.



.
Terminou o almoço. O patrício Manuel Campos, não sabemos qual seria o tópico da conversa e nos deitamos a advinhar que explica ao Engenheiro Rui Belo as suas especialidades culinárias.
.
Manuel Campos, navegou em todos os oceanos do globo, como funcionário, em grandes paquetes de turismo do mar. Hoje mais a esposa Kee (querida) é agente de sua companhia em Banguecoque e ocupa-se, o casal, na contratação de pessoal, que depois de o analisar o envia para muitos portos do mundo.
.
Não estamos elogiar de "borla" o Manuel Campos, mas merece isto e muito mais... Um homem extremamente hospitaleiro e portuguesismo à flor da pele. Vive feliz com a esposa tailandesa a Kee, numa vivenda, em Samut Songkran, junto à costa do Golfo do Sião. É o meu e de todos que lhe pedem o fornecedor de peixe fresquinho e marisco que faz o favor de nos comprar e nos trazer à porta ao preço da lota.
.
O Engenheiro Rui Belo, açoreano como a Nélia Ferreira é sempre uma presença indispensável e programamos os almoços dentro de datas que se encontre em Banguecoque. Homem de negócios e por norma sempre em viagens.
.
Tem estado sempre presente e na última consoada eu minha família tivemos o prazer, juntamente com os outros patrícios, consoarmos em minha casa. Espero tê-los a todos, mais uma vez na noite de 24 de Dezembro.
.
Na imagem do lado direito o nosso mais jovem patrício, o transmontano, Marcos da Silva do Vale, junto ao Engenheiro Rui Belo, já depois do almoço, a "emborcarem" mais um copo de tinto que serve de digestivo.



As nossas mulheres e as crianças juntaram-se numa outra mesa. Imagem do lado esquerdo a minha afilhada Emília, filha do Marcos da Silva do Vale, minha mulher Kanda e a Ant a mulher do Marcos. Da imagem do lado direito minha filha Maria Martins, junto à mãe, a Ant e a Emília cuja sua madrinha de baptismo é minha filha Maria e eu.
.

.
Minha mulher Kanda, oferece-me mais um "bicho" coradinho... Não, não querida esposa, já comi "bicharada" que chegaria para uns dois...!!!
.
A lado as nossas mulheres depois de bem almoçadas, trocam dois dedos de conversa. Aqui fica a explicação: não bebem vinho mas água fresquinha e sem algum, marido, sair dos carretos, não há problemas... têm carta de condução e leva-nos direitinhos a casa...!!!
.
Todos, felizmente, temos conduzidos os nossos veículos de regresso sem a ajuda das nossas mais queridas e amadas mulheres.
.
Não poderia aqui ignorar falta do nosso querido patrício e amigo o António Cambeta, mais as suas três filhas e a esposa tailandesas.
.
António Cambeta, está a chegar de Macau e vamos tê-lo no nosso seio antes do dia 15 do mês de Setembro.Temos tido informações que vai chegar carregado de coisas boas, portuguesas, a Banguecoque.
.
O nosso próximo almoço já está programado para o dia 25 de Setembro, sábado, em casa do patrício Manuel Campos. A ementa: "sardinha portuguesa assada, "jaquinzinhos", também pescados no mar lusitano e cozinhados à moda do patrício Manuel Campos.
.
Mais outras coisitas que o António Cambeta trará consigo e entre estas 10 litros ou mais de vinho do Alentejo e do Dão.
.
Se ainda não se juntou a nós (portugueses/luso descendentes) venha que será bem vindo e recebido de braços abertos e calor luso. Aí vai o nosso contacto josegomes.martins@gmail.com
José Martins
.
P.S. - Nos nossos habituais almoços não se lava roupa suja, não se diz mal de ninguém e tão pouco se discute política ou futebol. Falamos de comida e matamos saudades de Portugal.

.
Um e-mail que não pode ser ignorado e publicado

De Helder Fernando Oliveira
paraJose Gomes Martins
data29 de Agosto de 2010 21:38
assuntoRe: Almoço
enviado porgmail.com
assinada porgmail.com
Ocultar detalhes 21:38 (há 13 minutos)
.
Meu amigo José Martins
.

Estas - só aparentemente pequenas coisas - emocionam-me pela grandeza que têm o seu significado. Que belas imagens e o que elas significam. Saúdo esta sua partilha ao mesmo tempo que, por seu intermédio, cumprimento virtualmente todos os convivas. São também pedaços de felicidade, assim, que dão cor à vida, nomeadamente de portugueses fora duma Pátria sempre tão mal gerida por Lisboa.
Obrigado José Martins. e grande abraço
Hélder
.
P.S. – Não tenho palavras (embora já tenha agradecido ao Hélder) para me exprimir às recebidas. O Hélder Fernando é um jornalista, de grande prestígio e residente em Macau há muitos anos. Iniciou a sua carreira de jornalista em Moçambique e correu o território a fazer reportagens para o Rádio Club de Moçambique. Porém tive o prazer de trabalhar com Hélder Fernando de quando na Tailândia fui o correspondente da Tribuna de Macau. Nunca deixamos de nos corresponder e sermos grandes amigos na proximidade de 20 anos. Os meus amigos são como o vinho do Porto quanto mais velho melhor.
José Martins

Bem os lamirés da comidela dos "tugas" estão chegando...
Agora do amigo patrício Valdemar da Austrália.

2010/8/29, fortunata alves :
Amigo José Martins,
O seu último post está de morte!... "Esses pratos deixaram-me àguado!"... Como regressei recentemente de Xangai-China onde fui vêr a nossa NRP Sagres e a Expo lembrei-me de lhe mandar estas fotos do pavilhão da Tailândia/Portugal que espero que goste... Um abraço de um seu leitor de Sydney-Australia, que lhe perguntou uma vez onde poderia saber o itinerário da NRP Sagres, e o amigo José Martins teve a gentileza de o incluir no seu Blog. OBRIGADO!
Valdemar Alves

PUMPUM O DIA A DIA EM PORTUGAL

Loures: Tiroteio faz três feridos
Três fe
ridos ligeiros é o balanço de um tiroteio que ocorreu ontem, ao final da noite, na freguesia de Apelação, Loures.

3h00
Nº de votos (0) Comentários (0) Por:J.D.S. Correio da Manhã

Uma das vítimas foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com ferimentos numa perna.

Segundo explicou ao CM fonte dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, os três feridos foram atingidos a tiro nos membros inferiores, durante, ao que tudo indica, uma rixa entre grupos rivais da freguesia.

O incidente ocorreu cerca das 23h45 e no local estiveram três ambulâncias daquela corporação e ainda a PSP de Sacavém.

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 29.08.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Loures: Tiroteio faz três feridos
Silvio Berlusconi: Quarto disco
Tony Blair: Luxo para a filha
Três feridos em incêndio
C. Caparica: Pânico no campismo

Capa do Público Público

Jorge Jesus: “A paragem na Liga vai ser importante para a equipa”
Michelle Brito no quadro principal do Open dos Estados Unidos
Espanha e Angola entram a perder, vitórias para os EUA e Brasil
Roberto começou no banco como vilão e acabou em campo como herói
Direita radical ocupa centro de Washington para desafiar Obama sem o nomear

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Jardim Zoológico entusiasma vencedores
A cantiga já não é uma arma
Apreensões de pintura falsa quadruplicaram este ano
Morte de jovem baleado na cabeça intriga Judiciária
Os alimentos são eróticos... se forem partilhados

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Esgotos já não vão parar ao mar
Música solidária pela reabilitação do Cabo Espichel
Noites sem dormir à conta da folia alheia
Escritores falam dos seus favoritos para os Emmy
Diocese do Porto mais missionária

Capa do i i

Estado e Grupo Mello juntos em novo hospital com "milhões" por resolver no Amadora-Sintra
PSP apanha falso médico que enganou dezenas de mulheres ao telemóvel
Vou pôr no meu site outros nomes do processo que não foram investigados
Judiciária apanha 2,5 milhões de dólares falsos na mala de um carro
PGR pede certidão de declarações sobre familiares de Sócrates

Capa do A Bola A Bola

Sílvio na calha para a Selecção
Dulce estreia-se em Nova Iorque
Meireles paga Moutinho
Di Santo entusiasmado
José Castro anuncia saída do Depor

Capa do Record Record

Rival do Partizan em fúria
Pongolle: «Treinador não contava comigo»
Paulo Sérgio conversa com Liedson
Novas referências
Tempo de lavar cestos

Capa do O Jogo O Jogo

Cascais Vela 2010: Competição com nível muito forte
Oficial: Meireles no Liverpool por 13 milhões de euros
Málaga perde frente ao Valência (1-3)
David Luiz: "Sabíamos que tínhamos de nos sacrificar"
Spa Francorchamps: Dilúvio para