Translator

terça-feira, 26 de outubro de 2010

HIPERTENSOS A CURA DO VOSSO MAL ESTÁ SEGUIR

.

OS "CARAMELOS" QUE NOS TÊM LIXADO A VIDA!

.



Texto publicado na revista Única, de 2 de Outubro de 2010

A discussão fica interessante quando percebemos o logro das energias renováveis.

À saída do número cosmopolita que foi a conferência do nosso Primeiro na Universidade de Columbia, NY, sobre renováveis e variáveis, o ex-ministro Manuel Pinho, à saída da primeira fila, deu uma mini-entrevista à Lusa; foi reproduzida no "Público" e no "DN".
.
Prefiro atribuir a pieguice e puerilidade da notícia a um subtexto irónico de jornalista de agência, caso contrário tratar-se-ia de jornalismo grotesco. Dá-nos conta de como "foi importante ser ministro cinco anos mas agora estou a adorar a minha vida em Nova Iorque".
.

E continua por aí: o gabinete na Universidade de Columbia, onde é professor visitante, ou visiting professor em inglês técnico, tem uma ótima vista do oitavo andar sobre a zona norte de Manhattan. Os americanos são muito frugais nos hábitos e existe igualdade de tratamento social, ao contrário dos países da Europa do sul ("are you talking to me?").
.
Uma garrafa de vinho decente custa menos de 20 dólares. Levanta-se às 5 da matina para preparar as aulas. E teve a surpresa de ser convidado para ser docente do mestrado de renováveis pelo reitor da Universidade de Columbia, que lhe telefonou sem mais nem ontem no dia dos anos. Quer vir para NY? E foi. Uma vida adorável.
.
Único problema: "Alguém tinha posto o seu telemóvel pessoal no silêncio e não encontrava uma forma de sair desta opção para pôr um toque bem audível no aparelho, numa altura em que já contabilizava seis chamadas não atendidas" (fim de citação).
.
Como este país do sul da Europa não é constituído por parolos e como uma boa parte desses espertalhões também adorasse viver em NY, o ex-ministro Pinho recebeu uma carrada de comentários online: jocosos,odiosos e sérios com algumas verdades à mistura, devidamente noticiadas e que eu, como tantos parolos sulistas, não li.Juro que acreditei que o ex-ministro tinha mesmo sido convidado dada a sua proverbial esperteza em renováveis.
.
E de renováveis também não percebo nada, pago-as, com o resto dos parolos, na fatura da EDP. De resto, toda a gente acha que são muito boas para a saúde e o ambiente. O pior é que, curiosa de uns tantos comentários, fui pesquisar na net, e pesquisando fui parar a uns blogues onde a discussão sobre renováveis e o seu custo me pareceu cientificamente descrita por gente que percebia do assunto; e onde fiquei a saber como é que o ex-ministro foi parar a NY. A EDP pagou.
.
No "Jornal de Negócios online", uma notícia assinada por Helena Garrido deu-nos conta disso, a 13 de agosto de 2010. A EDP fez uma doação de montante desconhecido à SIPA (School of International and Public Affairs) de Columbia, e criou um mestrado, um semestre em NY, uma cidade adorável, e um semestre no ISCTE em Lisboa, menos adorável, mas encantadora para estrangeiros e com vinho a menos de 20 dólares já que falamos nisso.
.
Longe de mim comparar o meu desconhecimento do tema das renováveis com o know-how de Pinho nesta súbita especialidade sua, mas fiquei a saber, ao cabo de horas de pesquisa, que a fatura desta nova forma de energia nos custa agora 700 milhões de euros.
.
A ERSE, Entidade Reguladora Serviços Energéticos, descobriu uma coisa chamado défice tarifário, mais de 2000 milhões de euros, que tem de ser abatido em 2010 em 129 milhões de euros (notícia da TSF online).
.
Neste défice tarifário, que ninguém sabe o que é exatamente, incluem-se os "custos das renováveis". E como vamos pagar o défice? Mais um euro nas nossas faturas em 2010; multiplicado por milhões é adorável. O preço do petróleo diminuiu e continuamos a pagar a eletricidade cara. O consumo também diminuiu, adivinhem porquê: não há dinheiro dos parolos para pagar a fatura.
.
A discussão fica interessante quando percebemos o logro das renováveis. Não como conceito mas modo de aplicação em Portugal. Descobri que a EDP Renováveis vende à EDP com lucro fabuloso e a EDP vende ao consumidor com mais lucro. Descobri que essa energia custa três a seis cêntimos a ser produzida e nós pagamos 17 cêntimos.
.
Descobri que a EDP ultrapassou o máximo razoável de potência eólica instalada e que a exportação rendeu menos do que o custo; e descobri que o sr. primeiro-ministro, outro especialista de renováveis, instalou em S. Bento uma T. Urban, turbina eólica do INETI, que desde novembro de 2007 teria produzido 8 KW por hora, o que daria para> alimentar uma lâmpada de poupança.
Verdade ou mentira?
.
A discussão é científica e mereceria ser investigada. Para sabermos quem são e o que são a chamada "máfia do vento" (promotores das eólicas, governantes,
autarcas que recebem uma comissão) como lhes chama um bloguer com formação na área e que é a favor das eólicas.
.
Vou argumentar à Durão Barroso (não haverá aeroporto enquanto houver uma criança com fome): enquanto houver um velho que morra de frio no inverno, não deveria haver mestrados em NY nem Sócrates em inglês
técnico. Temos de ter hábitos frugais.
.
E cortar no vinho.

ENQUANTO NÃO METEREM OS RATOS NA CADEIA A CORRUPÇÃO NÃO PÁRA...!!!

.


É evidente que o mal crónico do despesismo (a mim cheira-me a corrupção que tresanda….) nacional não está localizado só no governo. Alastrou e é por todo o lado !!
Vá lá que ainda há o Tribunal de Contas para tentar conter esta hemorragia pouca-vergonha.
Será que esta nação alguma vez terá compostura ???
Vale apenas perdermos dois ou três minutos e ler.
MUITO ACTUAL PARA DIA DE HOJE, QUANDO SE FALA DE IMPOSTOS..
AQUI VOS DEIXO ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU NAS DESPESAS PÚBLICAS...
POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE LER!!!
1. ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.
- Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00¤
Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100 000¤.
Alguém me elucida sobre esta questão?
2. MATOSINHOS HABIT - MH
- Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 ¤
Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?
3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE - ESC. SUP. TECNOLOGIA - PROJECTO TEMPUS
- Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 ¤
Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700¤. Dá uma pequena diferença de 32 000 ¤. Como é que é possível???
4. MUNICÍPIO DE LAGOA
- 6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas: 106.596,00 ¤
Pelo vistos fazer um "Pimp My Ride" nas motorizadas do Município de Lagoa fica carote!!!
5. MUNICÍPIO DE ÍLHAVO
- Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 fones, 2 leitores ópticos: 380.666,00 ¤
Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca de 100 000¤ cada....Já para não falar nos restantes acessórios.
6. MUNICÍPIO DE LAGOA
- Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00¤
Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos deve ser Haute-Couture.
7. CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
- VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 ¤
Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????
8. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 ¤
Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante...
9. CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
- Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 ¤
É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa... E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra...
10. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 ¤
E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16 lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros. Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra...
11. MUNICÍPIO DE BEJA
- Fornecimento de 1 fotocopiadora, "Multifuncional do tipo IRC3080I", para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 ¤
Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste site. Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42¤ foi comprada por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias como esta?
COMO É POSSÍVEL NÃO ESTARMOS EM CRISE?
COMO DIZ SÓCRATES, É DIFÍCIL CORTAR NAS DESPESAS PÚBLICAS...
NOTA-SE...
ACABÁMOS DE VER ALGUNS EXEMPLOS...

PRONTO O CAVACO DO SENHOR SILVA


Nacional
Cavaco Silva é oficialmente candidato às Presidenciais
Ontem
JN
foto ANTONIO COTRIM/LUSA
O CCB foi o local escolhido para a apresentação da candidatura de Cavaco Silva

Pois tinha que ser o Centro Cultural de Belém para impressionar e dar "show off".

Confirmou-se o que todos suspeitavam há muito e que Marcelo Rebelo de Sousa revelou na semana passada: Cavaco Silva anunciou oficialmente que é candidato às eleições Presidenciais, "depois uma profunda reflexão".

.
"O Marcelinho Rebelo de Sousa foi o "pombo correio da Anunciação... Tem muito jeito para estas coisas e amigo do caração do Cavaco"

"Quero anunciar aos portugueses que, depois de uma profunda reflexão, decidi recandidatar-me à Presidência da República", declarou Cavaco Silva, às 20.15 horas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O actual chefe de Estado garante que a sua candidatura às eleições de 23 de Janeiro de 2011 será "sóbria e contida nas despesas", tendo dado indicações para que "não ultrapasse metade do permitido pela lei".
.
Contenção de despesas para se armar aos câgados.... Como se esta contenção virá a resolver a pobreza que vai em Portugal... Impressionismo do Cavaco e mai nada!
.
Como exemplo desta contenção, numa altura em que o país atravessa uma situação difícil e se pedem sacrifícios aos portugueses, Cavaco Silva disse que não terá "um único cartaz exterior", embora reconheça que isso o possa prejudicar em relação aos seus adversários na corrida para Belém.

Porque, justificou, não se sentiria bem com a sua consciência "em gastar milhões quando os portugueses estão a viver graves dificuldades".

Dizendo estar consciente das dificuldades que o país atravessa, Cavaco disse ter decidido avançar "em nome do futuro de Portugal" e prometendo que continuará tudo fazer para "contribuir para um Portugal melhor".

Realçou "apelos" ao compromisso e aos alertas para a situação do país que fez ao longo do actual mandato para deixar um recado: "Sei bem que a minha magistratura de influência produziu resultados positivos, mas também sei que podia ter sido mais bem aproveitada pelos diferentes poderes do Estado".

Prometeu "falar a verdade aos portugueses, porque só a verdade é geradora de confiança" e assumiu que a sua candidatura é "uma candidatura de futuro e de esperança".

"A minha candidatura é estritamente pessoal, independente de todas as forças partidárias. O meu partido é Portugal", afirmou, seguindo-se um forte aplauso dos seus apoiantes na plateia.
.
O partido dele é o cacau que recebe e a vida faustuosa que lhe pagam os pobres de Portugal.

"A partir de hoje, sou candidato sem deixar de ser Presidente da República. O meu mandato só termina em 9 de Março de 2011, pelo que continuarei a exercer fielmente as minhas funções", assegurou.

Sala cheia
.
"Que lindo a sala esgotada e onde no ar pairou a hipocresia....!!!" Haveria ao fim uns copos e uma mastiga?"

A declaração foi proferida numa pequena sala replecta de convidados, entre os quais estavam algumas das mulheres que pertenceram aos governos de Cavaco, como "Leonor Beleza, Isabel Mota e Teresa Gouveia, o último governador de Macau, o general Rocha Vieira, os actores Eunice Muñoz e Rui de Carvalho e a cantora Simone de Oliveira ou o presidente da Associação Salvador, de apoio a pessoas com deficiência, Salvador Mendes de Almeida. Também não faltaram os deputados Manuela Ferreira Leite, Mota Amaral e Marques Guedes, além de alguns dos membros da actual Casa Civil da Presidência, como Nunes Liberato, chefe da Casa Civil da Presidência da República, e Fernando Lima, ex-assessor para a Imprensa."

"Só nos referimos a duas figuras: " A Leonor, a Leonor, sempre ela ao lado do Cavaco...foi ele que lhe deitou a mãozinha e a guindou onde está... E o irmão dela o Zé Zé não estaria lá? A Simone, a Simone.... É uma velha do "camanho", querá esta velha ´dum raio´ que a candidatem a Património Mundial da UNESCO?"

O acrescentado é de responsabilidade deste blogue.

HOJE NO TELEJORNAL HÁ CAVACO DO SILVA

NOTAS VERBAIS: O RELEVANTE DE HOJE

Isso cai do céu?

Quem foi, quem foi que disse, e é verdade, que "o debate político em Portugal sobre questões internacionais é de uma pobreza chocante?"

Só que para haver debate, é necessário que haja informação e a informação que há sobre questões internacionais, ou vem lá de fora e é traduzida (traduzida em vários sentidos...), ou, vindo cá de dentro, está abaixo do limiar da pobreza e não é apenas chocante - é de uma miséria humilhante. O défice de informação não é orçamental, é cultural.


E TUDO ISTO É FADO

.
Há já uns tempos que a RTP me tem martelado com os fados do Carlos do Carmo...
Ora o que se passa é que o Carlos quer candidatar o Fado a Património Mundial da UNESCO.
Pronto somos um país de fadistas, triste e o fado nos induca.
Mas isto do Carlos seguir interessado na elevação do Fado a Património Mundial da UNESCO, traz muita água no bico...
Se traz!
Lembram-se que o Carlos mais o falecido José Saramago apoiaram o Costa de Lisboa à presidência da CML?
Pois,pois quem merendas oferece, merendas papará...!!!
.

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 26.9,10

Correio da Manhã

Atropelado mortalmente por carrinha
Mafra: Incêndio destrói armazém
Sebastián Piñera: Gaffe na Alemanha
Mouraz Lopes: Salários mais altos
Marinho Pinto: Chantagem política

Capa do Público Público

Candidatos a bastonário dos Advogados acusam Marinho e Pinto de fracturar a Ordem
Há cinco anos Cavaco prometeu só dissolver o Parlamento em “situação muito extraordinária”
Cavaco Silva anuncia hoje as razões da sua recandidatura
Sherpa que já escalou o Evereste 19 vezes desapareceu numa avalancha
OE: negociações regressam hoje

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

O que os notáveis do PSD esperam de um novo mandato de Cavaco
Ex-deputado do PS acusado de 19 crimes de corrupção
Setúbal recupera praia e alarga passeio
Antigo matadouro entra em obras e é reconvertido em Media Parque
Seguradoras perdem milhões com acidentes simulados

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Inquirição do italiano Giovanni Loresta a partir das 10 horas
Matou a mulher e um amigo à facada e a tiro
Sequestrada, agredida e violada por ex-namorado
Espanhóis desesperam com portagens nas SCUT
Prazos de pagamento encurtam a partir de Janeiro

Capa do i i

Contra-relógio para ter Orçamento antes da recandidatura de Cavaco
Cavaco anuncia a candidatura 2010. Mas o discurso de 2005 ainda é válido
Último acto antes da candidatura: Cavaco pressiona Sócrates
Pedro Carneiro. "Basta uma sucessão de asneiras para deitar a reputação de um país por terra"
Marco de Canaveses: Ferreira Torres regressa à liderança concelhia do CDS

Capa do Diário Económico Diário Económico

Banco do BCP na Polónia regressa aos lucros
Portugal entre minoria de países que dão "vantagens financeiras" a juízes
Sem entendimento não se peça ao PSD que "iluda o país"
Estado paga salário a 2.398 trabalhadores inactivos
Saiba como poupar na factura do carro

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Bank Millennium lucra 53,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano
As notícias em foco na edição de hoje, dia 26 de Outubro, no Negócios
Acções asiáticas caem pressionadas pela aprecição do iene
Meio milhar de contribuintes apanhados com contas escondidas no estrangeiro
Bolsa sobe há cinco semanas com "aposta" na resolução da crise

Capa do Oje Oje

Refer poupa 1,2 milhões com Iberdrola
Juros baixam em véspera de emissão
Luz verde para Montepio e Finibanco
CMVM vai recorrer da absolvição do BCP
CommScope com oferta de 2 mil milhões

Capa do Destak Destak

Passos Coelho: não se peça ao PSD que "iluda o país"
Governo e PSD sem acordo e em silêncio
Resta o medo, a revolta é um luxo
O cérebro das mães
ONU receia dezenas de milhares de casos de cólera

Capa do A Bola A Bola

«Espero que tenha sido o primeiro de muitos golos» - Hugo Leal
«Precisava de ganhar motivação» - Diana Gomes
CR7 é o melhor marcador de todas as Ligas
Coelho sem fractura; Liedson em dúvida;
Roberto supera Quim da época passada

Capa do Record Record

Strinic e Scocco estão sob observação
Liverpool na corrida por Coentrão
Carriço na alta-roda
Luisão: «Comemorar mais»
Força de bloqueio

Capa do O Jogo O Jogo

Real Sociedad bate Deportivo por 3-0
FC Porto e Académica têm os melhores artilheiros da Liga
Steaua Bucareste vence Pandurii por 2-0
Pedro Caixinha: "Não pensámos que pudesse ser tão fácil para o adversário"
Villas-Boas: "Sinto-me orgulhoso e o nosso percurso continua"