Translator

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ESPANHA: MAUS VENTOS SOPRAM POR LÁ...!!!

Espanha recebe advertência da dívida antes da Cimeira Europeia


Por Fiona Ortiz e Dave Graham

MADRID BERLIM / Qua 15 de dezembro de 2010 1:45 pm EST

MADRID / BERLIM(Reuters) - A agência Moody's alertou a Espanha na quarta-feira que a sua dívida poderiam ser rebaixados e Portugal tomou medidas para reavivar sua economia em meio a preocupações sobre a zona euro contágio da dívida na véspera de uma cúpula da União Européia.

A Moody's disse que estava preocupado com a alta necessidades de financiamento da dívida Espanha, as suas margens fortemente endividados e suas finanças regionais, mas não esperava Madrid teria de seguir a Grécia e da Irlanda em busca de uma ajuda da União Europeia.

O Governo Português anunciou mover-se para reduzir a burocracia e impulsionar o crescimento, e disse que em breve adotar metas fiscais trimestrais, parte de um amplo esforço para convencer os funcionários da UE e os mercados financeiros não precisa de uma ajuda.

Espanha e Portugal têm estado sob intensa pressão nos mercados obrigacionistas, levantando preocupações que poderiam ser dirigidos em busca de um acordo UE / emergência do FMI, quando bateu crunches financiamento no próximo ano.

O custo da dívida da seguradora espanhola contra a inadimplência e os rendimentos dos seus títulos a 10 anos aumentou na quarta-feira, uma indicação do aumento do risco ligado à Espanha. O euro caiu face ao dólar e bolsas européias perderam terreno.

"A Europa continua muito frágil. Todo mundo vê uma grave crise nos primeiros meses de 2011, que coincide com as operações de refinanciamento a Espanha", disse Arnaud Poutier, vice-chefe do IG Markets França.

Os líderes da UE se reúnem em Bruxelas na quinta e sexta-feira sua cúpula de fim de ano, com os esforços para superar a crise na região de dívida um ano de duração no centro de sua agenda.

Jean-Claude Juncker, o presidente dos países do Eurogrupo, disse lamentar que a discórdia entre os Estados da União Europeia sobre a melhor forma de lidar com a crise da dívida teve origem a tensões e, provavelmente, em função dos mercados causam mais preocupação.

"Infelizmente, há dissonâncias em público", disse a Alemanha é Hadelsblatt jornal. Jean-Claude Juncker, ea chanceler alemã, Angela Merkel, ter discordou publicamente sobre-medidas anti-crise.

Os líderes também enfrentam protestos sobre as políticas de austeridade anunciadas pelos governos em toda a Europa para reparar suas finanças públicas.

manifestantes gregos entraram em confronto com a polícia e incendiaram carros e um hotel, assim como dezenas de milhares de pessoas marcharam através de Atenas nos protestos maiores e mais violentos anti-austeridade desde maio, quando três pessoas morreram.

Orçamento irlandês PASSOU

Primeiro-Ministro irlandês, Brian Cowen, recebeu o apoio parlamentar para o euro Dublin 85 bilhões (113,2 bilhões dólar) / FMI ajuda da UE na quarta-feira, abrindo caminho para o Fundo Monetário Internacional para aprovar o primeiro desembolso no final desta semana.

Mas os partidos da oposição votaram contra os termos do pacote de resgate e prometeu se desfazer deles, como esperado, eles derrubar o governo impopular de Cowen na realização de eleições antecipadas no próximo ano.

O principal partido da oposição disse que não sentiu nenhuma obrigação moral ou legal para honrar as dívidas todos os bancos irlandeses, aos detentores de obrigações e vai tentar renegociar os empréstimos da União Europeia e do FMI.

Depois de ler este artigo, as pessoas também ler-se:

EUA em risco de ruptura do aprovisionamento de terras raras

15 de dezembro de 2010

WIKILEAKS: FIANÇA CONCEDIDA A JULIAN ASSANGE COM CONDIÇÕES

16 dez 2010 Último atualizado no 05:39 GMT

Fundador Wikileaks Julian Assange aguarda audiência sob fiança

Julian Assange in his prison van en route to court (14/12/10)

Julian Assange, fotografados dentro de um furgão da prisão, está lutando contra a extradição para a Suécia

Wikileaks Revelações

Autoridades suecas estarão no Supremo Tribunal na quinta-feira para tentar bloquear fiança para Julian Assange, fundador do site Wikileaks silvo de apito.

The 39-year-old australiano foi libertado sob fiança nesta semana com a condição de que ele presta fiança de R $ 240.000.

Mas ele permaneceu em prisão de Wandsworth depois de a promotoria sueca recorreu da fiança.

Sr. Assange luta contra a extradição para a Suécia, onde enfrenta acusações de sexo envolvendo duas mulheres, que ele nega.

Condição imposta a Julian Assange:

Libertado sob fiança pelo juiz Howard Riddle do Tribunal de Magistrados de Westminster 'na terça-feira, na pendência de processo de extradição deve começar em 11 de Janeiro do próximo ano.

Condições incluído um depósito em dinheiro £ 200.000, com mais £ 40.000 garantidos em dois fiadores de R $ 20.000.

Foi dito também vive sob toque de recolher na casa do jornalista Vaughan Smith, fundador da campanha Frontline Club.

No entanto, Autoridade Judiciária suecas apelaram contra a decisão de fiança.

O recurso deverá ser ouvido no Tribunal de Justiça 4 no Royal Courts of Justice, em Londres, do deputado Justiça Ouseley.

Ele é o juiz que na semana passada confirmou fiança para Shrien Dewani, cuja esposa foi assassinada em sua lua de mel, na sequência de um apelo por parte das autoridades sul-Africano.

"Politicamente motivado"

Sr. Assange recebeu o apoio de um número de adeptos de alto perfil, incluindo activistas de direitos humanos Jemima Khan e Bianca Jagger, eo cineasta Ken Loach.

Sr. Assange,website, tem publicado 250.000 sensíveis telegramas americanos, cujos detalhes foram publicados no The Guardian, no Reino Unido e em vários outros jornais em todo o mundo.

Ele veio sob a desaprovação em os EUA onde o ex-vice-presidencial republicana Sarah Palin, candidata disse que ele deveria ser caçado como a liderança da Al-Qaeda.

Sr. Assange argumenta que as acusações contra ele têm motivação política e são concebidos para ter a atenção longe do material que aparece no Wikileaks.

Sr. Assange é acusado de ter sexo desprotegido com uma mulher, identificada apenas como Miss A, quando ela insistiu que ele use um preservativo.

Ele também é acusado de ter relações sexuais desprotegidas com outra mulher, Miss W, enquanto ela dormia

HUGO CHAVEZ: A UM PASSO DE IMPOR A DITADURA NA VENEZUELA

.

Hugo Chávez vai acabar com a crítica dos mídia de sua gestão
O hoje congresso nacional lhe dará plenos poderes
LUDMILA Vinogradoff / CARACAS
Dia 16/12/2010



Estudantes protestam em Caracas contra a concessão de plenos poderes a Hugo Chávez


O parlamento venezuelano, a maior parte pertence a Chávez, aprovou ontem seis projectos de lei em seu primeiro argumento como a reforma da lei sobre as telecomunicações, o partido político que proíbe o financiamento estrangeiro de ONGs e as leis controversas das comunas, etc .
.
A reforma das telecomunicações pretende calar a mídia independente. Por exemplo, ela pode eventualmente fechar a cadeia "Globovisión" porque o seu proprietário, Guillermo Zuloaga, escapou da Venezuela e fugir ao assédio de Hugo Chavez.
.
A pressa com que o parlamento aprovou a Lei de Chávez acelerou os projectos legislativos antes de 05 de janeiro é porque tem dois terços necessários. A oposição possui 65 das 165 cadeiras no parlamento.
.
Mas, além de todos esses projetos "socialistas" foram rejeitadas pela maioria no referendo de 2007 e nas repetidas nas eleições legislativas de 26 de setembro.

Hoje Chávez vai ter plenos poderes

Além disso, a Assembléia Nacional nesta quinta-feira acaba de conceder poderes especiais ao presidente Hugo Chávez e governar por decreto por um ano, embora a sua legislação ilegal e inconstitucional após a entrega do 05 de janeiro para a nova legislatura.
.
Também aprovado em segunda leitura "formal", mas rápida e acelerada a reforma da Lei de Responsabilidade Social, mais conhecido pela sigla "Ley Resorte", que impôs a censura à Internet e redes sociais.
.
A aliança de oposição, a Mesa de Unidade Democrática, MUD, rejeitou as acções da Assembléia da Organização dos Estados Americanos. Seu porta-voz Alfonso Marquina pediu uma audiência com o Secretário-Geral José Miguel Insulza, para relatar o que está acontecendo na Venezuela.
.
Eles também denunciam ao Parlamento Europeu, a América Latina Mundo União Parlamentar do Mercosul e que "o mundo inteiro para conhecer da presente política de confisco, não apenas os direitos políticos, cidadãos, económicas e sociais dos venezuelanos, mas agora procuram confiscar o parlamento aos nacionais e o poder constitucional de legislar. "
.
Para o editor do Tal Cual, Teodoro Petkoff, o governo pretende tirar poderes para a nova Assembleia. "Chávez começa a ir, agora, a seguir o caminho para a ditadura".
.
O porta-voz do Departamento de os EUA, PJ Crowley, considerou que os poderes especiais a Chávez para governar por decreto são "formas criativas para justificar poderes autocráticos". "O que estamos fazendo é subverter a ordem do povo venezuelano".

EM BANGUECOQUE UM ALMOÇO PARA TRÊS

.
Foi um almoço para três que acomodaria o estômago a seis mesmo daqueles de não sofrerem o mal do fastio.
Assim foi ontem, dia 15 de Dezembro, em sua casa de Banguecoque do amigo e puro alentejano António Cambeta acompanhado de mim, o chefe de cozinha, das almoçaradas dos “portugas” Manuel Campos que ontem esteve de folga dado que o confrade António Cambeta, a esposa Tasanee, prepararam o excelente almoço. A mesma foi posta pela jovem, filha e tal qual a face do amigo Cambeta, Catalya.
.
Ora o confrade Cambeta um velho residente desta imensa Ásia cuja permanência, nesta área do globo, já dobrou a do Fernão Mendes Pinto por 4 anos. Leva com isto 46 anos.
.
Quase meio século de uma vida entre o serviço do Estado Português, servindo vários Governadores de Macau e agora gozando merecida reforma que lhe permite, uns tempos em Macau, outros na Tailândia, junto de suas duas família as luso tailandesa e chinesas e a viver desafogadamente.
.
António Cambeta ex-oficial da Marinha do Governo de Macau, de quando sob administração portuguesa, não esconde a ninguém que vive entre vários amores: “as suas duas esposas a tailandesa Tasanee, a chinesa Drª Maria de Lourdes, suas três filhas em Banguecoque, dois filhos, duas netinhas e um netinho, recentemente nascido, em Macau.


Imagem do lado esquerdo um bacalhau à "brás" confeccionado pelo amigo Cambeta. Do lado direito Manuel Campos e o anfitrião ao "ataque". A ementa que bem dava para seis, além do indispensável bacalhau, da maneira que for cozinhado, havia chouriço à rodelas, azeitonas, alentejanas, queijo, galinha assada e recheada à "Cambeta" e o caldo verde com tora, aos pedacinhos de chouriço.
.


.
Carne de porco cozida, deliciosa. Vinho do Chile... Continua a não haver vinho português na prateleiras dos super-mercados de Banguecoque e nas garrafeiras de hoteis. Seria uma pergunta a fazer ao embaixador Faria e Maya e razão de tal anomalia, mas como ele, creio dentro de dias, vai descansar (reforma) e o adeus à diplomacia, já não vale a pena perder tempo com a pergunta... Há pelo menos a esperança que o novo embaixador a chegar a Banguecoque faça algo para que na Tailândia, onde se bebem almudes de vinho, a "pinga" de boa cepa portugesa, volte a ser bebida e vendida como outrora.
.
Não estou ou tenho estado a elogiar o amigo António Cambeta, gratuitamente, porque ele é um homem de virtude, sentimentos,assumindo as responsabilidades de marido, pai e avó. Mas além do mais é um nato, viajante e conhecedor da Tailândia desde o sul ao norte, possuindo milhares de fotografias que catologou em CD-Roms, cujos os discos estão decorados com capas. Petencem ao seu arquivo particular de memórias
.

Um cantinho, aconhegador, da casa de António Cambeta, onde figuram na parede as lembranças de um passado e a bandeira das Quinas, Qual português, haverá, por esse mundo adiante que não tenha na sua casa a sua indentidade?
.
Há 8 anos escrevi sobre António Cambeta:
“Entredois amores (considero três), vive o jovem na proximidade da casa dos 60, António Cambeta; Homem já da Àsia e onde vive há perto dos 40 anos. O três amores de António Cambeta são: o Alelentejo, Évora onde nasceu, a esposa chinesa em Macau que lhe deu dois filhos, funcionários do Governo e uma senhora tailandesa, que conheceu e por quém se perdeu de amores, há 23 anos e cujo dessa, sincera, ligação amorosa, nasceram 3 formosas raparigas, onde a fisionomia, do rosto, das três beldades lusas/tailandesas têm bem vincados os sinais da latinidade de António Cambeta.
Que não se ascendam as iras da gente púdica, dos castos, dos pregadores dos bons costumes pelo facto de António Cambeta ter vivido, ao longo da sua permanência na Ásia, entre dois amores.
Os seus dois filhos nascidos de uma senhora, chinesa, em Macau, o Luis Manuel de 33 anos e o Vicente de 32, contribuem, para a continuação da lusitanidade naquele Território, servindo a Administração; e as suas três “princesas”, tailandesas, está a prepará-las com uma educação primorosa para enfrentarem o futuro.
Rosa Cambeta, de 19 anos, é estudante, forma-se na mais moderna universidade no centro norte da Tailândia, Susaranee ( nome de um Rei heroi do antigo Sião), a Sunsanee Cambeta, de 9 anos e Catalya Cambeta de 8 anos, aprendem em excelentes escolas para depois seguirem o caminho da Rosa e com isto contribuir para o desenvolvimento da Tailândia,moderna e preparada para um futuro promissor, económico, dentro do contexto dos países do Sudeste Asiático.
Além do mais a comunidade lusa/portuguesa vai continuar presente na Tailândia e, com isto manter as raízes da sua identidade, na velha capital Aiútaia (Ayutthaya), na proximidade de atingir os 500 anos de relacionamento, amistoso, entre Portugal e a Tailândia.
António Cambeta deixou o seu Alentejo em 1964 e partiu para Macau,como oficial miliciano, inserido, na Companhia de Caçadores 690. Passou à disponibilidade em 1967 e fica por Macau como funcionário de uma companhia de navegação.
Mais tarde ingressa nos quadros dos Serviços da Marinha do território. Foi patrão de várias lanchas de fiscalização no Rio das Pérolas, frequentou cursos, avançados, de processos alfandegários, em Hong Kong e a seu cargo, a chefia, de todos os sectores do departamento aduaneiro de Macau.
Socorreu humanitáriamente e resgatou, em situações aflitivas, centenas de refugiados vietnamitas (boat people).
Foi condecorado, com as medalhas de Dedicação e Mérito Profissional, pelos Governadores Eng. Carlos Melancia e General Rocha Vieira . Durante a longa carreira teve vários louvores e menções honrorosas pelos bons serviços, prestados em Macau, debaixo da administração portuguesa.
António Cambeta, reformado, vive desafogadamente, entre os vários amores: as duas companheiras asiáticas, os filhos e as filhas que estas lhe ofereceram.
Évora, no imenso Alentejo, é outro seu amor.
Mas pelo que ouvi de António Cambeta me pareceu de quem gosta mais é de Macau e da Tailândia. Évora de tempos a tempos, para matar saudades.”
José Martins - 22.10.2002



Clique em cima da imagem para a ver em tamanho natural


Um comentário da minha querida amiga Alexandrina Figueiredo. Memórias vivas de gente amiga que passou e viveu em Banguecoque. Um xi coração para a Alexandrina. Zé Martins
.
No dia 16 de Dezembro de 2010 17:18, Alexandrina Figueiredo escreveu:
Caros amigos, portugueses noutros pontos do Globo,
Concordo plenamente com o amigo Zé Martins.
Quem algum dia viveu na Tailândia, é como quem viveu e bebeu água de Sintra, perde-se de amores e um dia há-de sempre voltar!
Mas vamo-nos deixar de lamechices Évora e sempre Évora, o poderoso Templo de Diana toma conta de nós.
Um Santo Natal para todos, mesmo que sejam poucos, são dos fortes e resistentes!!!!!!!!
Um feliz Natal para todos e familias sejam portuguesas, Luso qualquer coisa... Whatever.
Alexandrina

FALECEU CARLOS PINTO COELHO E COM ELE O “ ACONTECE”


Conheci Carlos Pinto Coelho em Banguecoque no ano de 1985 e de quando era um jovem na ternura dos 40. Vindo de Macau regressava a Lisboa, fez uma paragem em Banguecoque, visitou a Embaixada de Portugal para cumprimentar o Embaixador Mello-Gouveia.
.
O meu compadre, o diplomata Paulo Rufino e eu transportamos, ao velho aeroporto de Don Muang, Carlos Pinto Coelho e o seu colega de viagem o jornalista Fernando Carneiro.
.
Durante o percurso da embaixada ao aeroporto o jovem Carlos Pinto Coelho não se cansava de elogiar a cidade de Banguecoque, as mãos macias, de uma tailandesa que lhe massajou o corpo e o acolhimento que haja tido pelo embaixador Mello Gouveia.
.
Era um homem com fina desenvoltura no diálogo com as pessoas. Em Banguecoque assisti, sem perder um, através da RTPi o seu programa de cultural “Acontece”.
.
Em Portugal, infelizmente muitas coisas acontecem e uma das que viria afectar Carlos Pinto Coelho foi o terem-lhe “capado” um dos melhores programas culturais, levados ao écran pela estação de televisão, estatal, que esteve no ar durante 9 anos.
.
Foi um grande Homem injustiçado e figura no rol dos perseguidos que ao longo dos tempos, outros, em Portugal têm sofrido o revés imposto pela mediocridade.

José Martins
.
“O inteligente é desgraçado, o imbecil feliz, os animais também o são” – Vergílio Ferreira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Pinto_Coelho

GRÉCIA: VIOLENTOS CONFRONTOS À MARGEM DOS PROTESTOS CONTRA O PLANO DE AUSTERIDADE

-
Manifestantes gregos feriram um ex-ministro dos transportes no país
O oitavo dia de greve geral pelo mal-estar dos cortes impostos
Begoña Castiella / correspondente em Atenas
Dia 15/12/2010
.
Toda a Grécia está paralisada pela greve geral convocada por sindicatos importantes do país, protestando contra as medidas de austeridade impostas pelo governo socialista, um dos principais eventos em Atenas terminou em confrontos violentos.
Reuters.Kostis Hatzidakis sangrando do rosto


O oitavo dia de greve geral pelo bem-estar dos cortes impostos incidentes após seu resgate gravado

Begoña Castiella / correspondente em Atenas
Dia 15/12/2010 - 04:26 p.m.
Apesar de toda a Grécia estar paralisada por greve geral convocada por sindicatos importantes do país, protestando contra as medidas de austeridade impostas pelo governo socialista, um dos principais eventos em Atenas terminou em confrontos violentos.