Translator

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MEMÓRIAS: GERALDO MUZZI - UM SENHOR EMBAIXADOR

Geraldo Muzzi - Um Senhor Embaixador

Diplomata de carreira e no Sudeste Asiático foi Embaixador do Brasil na Malásia e Brunei.

Quando jovem praticou desporto e, uma das suas paixões foi o futebol e integrado,como amador, na categoria de júniors no Atlético Mineiro de Belo Horizonte tendo disputado o campeonato do Estado de Minas Gerais com adversários profissionais. Na idade do serviço militar ingressou nas fileiras do Exército e serve-o como oficial de Infantaria. Depois das Forças Armadas, foi professor de inglês e, por seis anos, ao serviços na empresa USIMINAS, como funcionário superior. na secção de vendas e exportação.

Em 1961 é licenciado em Direito pela Universidade Federal de Belo Horizonte e em 1969 entra na carreira diplomática.

Geraldo Muzzi durante a sua acreditação, como Embaixador do Brasil, na Malásia, investigou as palavras da língua portuguesa, inseridas no vocabulário da malaia e publicou uma excelente e única obra, em língua inglesa em cima do tópico: “ The Portuguese in Malay Land” (O Português na Terra Malaia). Após um exaustivo trabalho o diplomata dá conta no seu livro dee 1500 palavras, da língua de Camões, foram assimiladas à língua malasiana.

Além da investigação, línguistica, Embaixador Muzzi aprofunda outros temas relacionados com a presença portuguesa em Malaca, os relatos do cosmógrafo,português Manuel Godinho Erédia (1563-1616), cujos mapas elaborados por Erédia, onde se incluem do Borneo têm sido fonte, aproveitada, ao longo de 400 anos, pelos interessados na história do Sudeste Asático.

Descreve a expansão lusa, iniciada em 1415 que viria, depois, ao encontro de outras civillizações da Ásia e América. Com rigor de datas é designado um cronológico onde estão assinalados os maiores feitos dos portugueses que vão desde à conquista de Ceuta à administração de Malaca em 1515. Não esquece as viagens e o relacionamento dos portugueses na Etiópia,Kuwait,América do Norte, Península do Labrador, Islândia,Terra Nova, Ilhas Patta, Reino do Sião, costas e portos do mar Vermelho , Golfo de Bengala, Índia, China, Macao, Japão e outras paragens.

Insere o historial da comunidade luso/descendente em Malaca que continua a não rescindir das raízes portuguesas, mesmo depois dos holandeses retirarem a administração à corôra portuguesa em 1641 e, a partir de 1825 pelos ingleses.

Geraldo Muzzi escreve sobre os primórdios do relacionamento de Portugal com as Ilhas das Índias Orientais (Indonésia) e as palavras adaptadas ao seu vocabulário; não descura o importante trabalho de investigação, línguística e costumes, pelo Embaixador português, António Pinto da França, há anos efectuada na Ilha das Flores.

O relacionamento de Portugal com a Tailândia foi tema, tratado por Geraldo Muzzi e revela o excelente trabalho do Embaixador José Eduardo Melo Gouveia, em 1982,ter restaurada a “ Nobre Casa” (Embaixada de Portugal em Banguecoque) de um estado degradado a uma peça fina, de arquitectura única em território nacional e conhecida por sino/portuguesa.

Durante o período da sua comissão em Kuala Lumpur, o diplomata debaixo do entusiasmo pelo futebol, que inflama os corações de milhões de outros seus compatriotas no Brasil elaborou mais um livro, ilustrado com fotografias, em língua inglesa e japonesa, onde dá conta dos 17 torneios, de futebol mundiais,desde 1930 a 2002, onde o seu país competiu e ganhou seis taças.

José Martins
Outubro de 2002

P.S - Conheci, em Banguecoque, o Embaixador Gerald Muzzi em 2002 e de quando terminou sua carreira diplomática e me ofertou meia dúzia de livros "The Portuguese in Malay Land". Entretanto Geraldo Muzzi completou a sua obra com informações minhas em cima da "Nobre Casa", a residência dos Embaixadores de Portugal em Banguecoque.

PANELEIRICES: "ELTON JOHN É PAI DO FILHO DO MARIDO"

.

.
28 de dezembro de 2010 Atualizado às 06:12.

Elton John se torna pai através, do esperma, de seu marido.
.
O casal disse estar sobrecarregado de felicidade pela notícia do nascimento
.
Elton não pode adoptar na Ucrânia "
.
Elton John e seu parceiro se tornaram pais de um filho nascido de uma mãe de aluguer, na Califórnia.
.
Zachary Jackson Levon-Furnish nasceu no dia de Natal, o músico britânico e seu marido, canadense, David Furnish, disse ao site Usmagazine.com .
.
"Zachary é saudável e nós somos pais muito orgulhosos e felizes", disse o casal.
.
Eles não deram detalhes sobre o arranjo de sub-rogação.
.
"Estamos impressionados com a felicidade e alegria neste momento muito especial", o casal disse ao site em um comunicado.
.
Eles disseram que o menino pesava 7lb15oz (3,6 kg).
.
Um representante do casal disse que eles destinavam proteger e respeitar a privacidade da mãe de aluguer, e não estaria discutindo todos os detalhes relativos ao regime de sub-rogação.
.
No ano passado, o casal, que se casaram em 2005, após 12 anos juntos, tentaram adoptar um órfão infectado de sida na Ucrânia.
.
No entanto, as autoridades ucranianas, informaram Elton John, de 62 anos, estar muito velho e sua parceria, civil, com David Furnish, 48, não seria reconhecido como um casamento por Kiev.

AS FILHÓS DE SÓCRATES - NÃO DESISTE PERANTE A "CAMBULHADA" DE DIFICULDADES...!!!


.
Governo: "Não sou de desistir nem de me deixar vencer pelas dificuldades" - Sócrates
Lisboa, 25 dez (Lusa)
.
O primeiro-ministro apelou hoje à mobilização dos portugueses no combate à crise, dizendo que, pela sua parte, não desistirá, nem se deixará vencer pelas dificuldades e que é nestes momentos que sente maior energia interior.
Lusa
21:00 Sábado, 25 de Dezembro de 2010
.
Lisboa, 25 dez (Lusa) -- O primeiro-ministro apelou hoje à mobilização dos portugueses no combate à crise, dizendo que, pela sua parte, não desistirá, nem se deixará vencer pelas dificuldades e que é nestes momentos que sente maior energia interior.
.
Na sua tradicional mensagem de Natal, José Sócrates referiu-se ao atual quadro de dificuldades financeiras e económicas do país, mas deixando palavras de confiança quanto ao futuro da economia nacional.
.
"Os portugueses sabem que não sou de desistir, nem sou de me deixar vencer pelas dificuldades. Pelo contrário, é nestes momentos que mais sinto a energia interior e o sentido do dever para apelar à mobilização dos portugueses", declarou o líder do executivo.
.
À MARGEM: - Todos os delinquentes têm dificuldade da regeneração e pisarem o bom caminho. José Sócrates tem esse problema e até ao lavar dos cestos é vindima e algo, ainda, existe para vindimar. Porém são perigosas as afirmações que José Sócrates produz e inseridas no texto acima.
.
Durante a gerência do executivo de dois Governos, sob seu mandato, os portugueses navegaram numa barca de mentiras, de escândalos e roubalheiras onde estão envolvidos os seus "boys".
.
Sabemos e podemos afirmar com toda a convicção que o mandato do indesejável e de baixo estofo, Sócrates é um náufrago, na arena política portuguesa, em cima de uma tábua carunchosa que não tarda a tocar o fundo e ficar por lá.
.
Políticamente Sócrates é um defunto e enquanto vivo um fenónemo que o tornou o maior aldrabão em toda a história de Portugal, onde os escrúpulos e a honestidade, de bem servir, moraram longe.
.
Um Sócrates astuto em que passou por cima de toda a folha e os portugueses, impávidos e serenos o deixaram caminhar como desejou e lhe apeteceu.
.
Um Sócrates que nunca proferiu discurso relevante para a "caixa", quer em Portugal como por onde andou no estrangeiro. Um Sócrates que nunca provou a veracidade das suspeitas de ilegalidades que lhe foram atirando à cara, onde se conta a tal licenciatura de engenheiro. O escândalo de engenheiro foi uma gota de água no oceano de escandaleiras de José Sócrates!
.
Está visto! Somos o que somos gente tolerante que ainda no novo milénio nos deixamos embarrilar por aprendizes e bem sucedidos vigaristas.
José Martins

SILÊNCIO O APELO DE DURÃO BARROSO. QUEM CALA CONSENTE...!!!



Bem o Dr. Durão Barroso apela aos líderes europeus mais "caladinhos", isto para as ´bocas´ não se reflectirem nos mercados financeiros. Sabido que quem cala consente e o silêncio é um mal, entre muitos, que nos levou, silenciosamente, ao caos económico, de que não se avista uma luz, ténua que seja, ao fundo do túnel.
.
Nos últimos anos de governação de José Sócrates, os portugueses foram embalados em constantes mentiras (e falcatruas à mistura), de que a economia e seu desenvolvimento corria sobre rodas lubrificadas.
.
Mas de quando do Governo de Durão Barroso a economia portuguesa já era uma decadente e encobrindo-se as mazelas perante os portugueses.
.
Em Portugal o objectivo dos que têm gerido sucessivos governos não é o servir a nação, mas sim concretizar objectivos de ambições pessoais. Tem sido isso que tem sido visto...!!! José Martins
.
Euro/crise
.
Durão pede silêncio a líderes europeus sobre a crise
Por lusaOntem

O presidente da Comissão Europeia apelou aos líderes europeus para estarem "mais calados" porque os comentários reflectem-se nos mercados financeiros.

José Manuel Durão Barroso, alertou hoje, numa entrevista ao jornal De Morgen, que a "cacofonia de mensagens" ameaça minar a confiança na capacidade dos governos europeus lidarem com a crise da dívida soberana.

O responsável apelou aos líderes governamentais para falarem menos, afirmando que "é, realmente, um problema ouvir tantas opiniões durante a crise" e deixou um apelo: "Apelo aos líderes políticos para estarem mais calados e deixarem os comentários para os comentadores, e perceberem que os mercados financeiros estão a ouvir".

SUBMARINOS HÁ MUITOS...MAS COMO ESTE NÃO


A grafia acima é da responsabilidade deste blogue

Há já algum tempo que andava com vontade de fazer um post sobre a queixa da Ana Gomes à Comissão Europeia sobre a corrupção no caso da compra dos dois submarinos. Agora que fiz os bonecos não estou com muita disposição para escrever pelo que vou só deixar as idéias básicas sobre as quais ia falar.
Primeiro queria falar sobrem, este D.Quixote de saias, a Ana Gomes, estranha personagem que tanto tem criticado o PS sem nunca de lá sair e que o PS, em vez de expulsar, continua a escolher para ser sua deputada no Parlamento Europeu. Depois de como será aceite e tratada uma queixa à Comissão Europeia em que uma das principais figuras implicadas na tramóia, é o próprio Presidente dessa Comissão. Finalmente concluir com a incrível "capacidade" do Paulo Portas de ir passando entre as gotas de chuva sem se molhar. É que se há alguém com responsabilidades claras é ele e tudo parece continuar a passar-se como se nada de estranho se tenha passado neste ruinoso negócio.

DOS NOSSOS COLEGAS DA DESGRAÇA (BLOGUES), APROVEITAMOS ESTA PEÇA



Edite Estrela quer que Cavaco Silva dê explicações sobre a carteira de acções que detinha na SLN antes de ser PR. Esperemos que Edite Estrela continue a aplicar essa exacta proporção de exigência de transparência a outros políticos, nomeadamente a alguns do seu partido. Quanto ao BPN/SLN pode também pedir dados à CGD que é agora responsável pelo BPN ou aos seus colegas de partido que compareceram nesta sessão.Mas sobretudo não desista de fazer perguntas. Isso é muito importante.

Por helenafmatos Na categoria Geral Comentários (9)

P.S. - A grafia é de responsabilidade deste blogue

CHINA: EMPREGADAS DE MESAS ROBÓTICAS

.

China restaurante na China usa empregadas de mesas robóticas
(Chinadaily.com.cn)
Actualização: 2010/12/27 18:54
.
Empregadas de mesa, robóticas, estão a trabalhar em um restaurante.
.
Um restaurante possui ao serviço, de mesas vários robóticos, para servir e entreter os clientes, recentemente inaugurado em Jinan, capital da província de Shandong na China Oriental. O restaurante tem 11 empregados, dos dois sexos, robóticos e, principalmente, engajado no serviço de auto-panela quente,
.
À margem: - Se no restaurante, americano, houvesse destas robóticas, onde Cristiano Ronaldo foi jantar e engatado uma empregada de mesa que levou para o seu hotel, não teria sorte nenhuma... E, com isto, não criar um Ronaldinho de mãe incógnita!

EM FAVOR DOS VENCIDOS NA PROFISSÃO - UNS COM ESTRELAS E OUTROS ESTRELADOS!


.

Sindicatos defendem que só AR pode decidir cortes salariaisi

Informação -
... A semana que começa vai ser quente na função pública. A 1 de Janeiro entram em vigor os cortes médios de 5% para salários acima dos 1500 euros, uma medida que vai desencadear uma luta sem tréguas na justiça por parte dos sindicatos, que querem que esta seja considerada inconstitucional.

Corte nos salários da função pública prejudica dívida pública
Público.pt -

Austeridade gera recessão e obriga a medidas adicionais de mil milhões

Público.pt

Pensões mais baixas na Função Pública
Jornal de Notícias
-

TENHO INVEJA DO HUGH HEFNER... UM GAJO SORTUDO COMO O CARAÇAS!

.



Hugh Hefner, o fundador do "Playboy" vai se casar novamente
Os 84 anos de Hugh Hefner não são barreira e casar com a sua namorada de 24 anos, Crystal Harris, de acordo, com o que o velho relho, dá conta no Twitter : "Este é o momento e o Natal mais feliz de minha memória."
.
Então, basicamente, significa que é o Natal mais feliz desde o Natal passado, certo?
.
O casal estava engajados desde sexta-feira passada.
.
Este será o terceiro casamento de Hefner, que na verdade é um pouco surpreendente, não?
.
Harris é uma jovem de 24 anos e Playboy Playmate do Mês, o que é bom e tudo, mas agora começa nova vida e o velho Hefner será só para ela. Bem, não realmente, mas você sabe o que estamos dizendo.

Parabéns a vocês miúdos loucos!
[ Reuters ]
(Graças a C_MaryLouise pela dica!)

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 27.12.10

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Rep. Dominicana: Mais de 100 casos de cólera
Cinfães: Colisão faz ferido grave
GNR em risco de vida após perseguição
Marcelo R. Sousa: Três meses à prova
Acidente: Morre em despiste

Capa do Público Público

Toda a informação do Público na palma da sua mão.
Austeridade gera recessão e obriga a medidas adicionais de mil milhões
Sorteio do Joker (52/2010)
Chave do Totobola (52/2010)
Oito mortos nas estradas na Operação Natal da GNR

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Oito mortos durante a Operação Natal da GNR
Dias pagos por baixa desceram
"A crise é um beco sem saída para o primeiro-ministro"
PSP recebida com pedras e garrafas
Portugueses optam por destinos quentes no 'réveillon'

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

F.C. Porto pondera contratar avançado
Oito mortos e 21 feridos graves na Operação Natal da GNR
Número de afectados pela cólera sobe para 105 na República Dominicana
Navio atacado por Israel recebido por milhares de pessoas em Istambul
Contratos de compras das escolas declarados nulos

Capa do i i

"Vamos ter de devolver dinheiro a Bruxelas", avisa Fernando Ruas
PS pede explicações a Cavaco sobre acções da SLN
Sertã rompe acordo com Ministério da Educação
Maioria dos jovens portugueses não quer as grandes cidades
Magistrados. Estatuto em risco de ser chumbado

Capa do Diário Económico Diário Económico

Governo quer mandar na nova comissão do défice
Saldos arrancam hoje para salvar Natal marcado pela crise
Absorção do IVA não é consensual nas marcas
Crise empurra portugueses para presentes mais úteis
Pagar em dinheiro pode esconder um novo desconto

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Acções asiáticas sobem depois de anúncio de subida dos juros na China
"Boom" da Internet de 2000 chegou antes do tempo. Agora é que é o momento
O que se faz hoje sem as tecnologias?
EDP Distribuição perde processo contra antigos clientes industriais
Turistas de cruzeiros vão pagar dois euros para pisar terra

Capa do Oje Oje

Brasil investe 731 milhões em Portugal
Imperial reforça expansão internacional
Desemprego em máximos de 30 anos
Irlanda nacionaliza Allied Irish
BCE mantém juros em 1% em 2011

Capa do Destak Destak

Escalada de violência na fronteira entre Israel e Gaza
Jessica Augusto vence "guerra dos sexos"
Hugh Hefner vai casar-se com namorada 60 anos mais nova
Papa almoça com 250 desfavorecidos: “Caridade muda o mundo”
Governo boliviano aumenta preços dos combustiveis entre 57 e 84 por cento

Capa do A Bola A Bola

«Orgulho-me de ter subido todos os degraus até chegar à Liga» - Leonardo Jardim
Evaldo é o papa-léguas de Paulo Sérgio
«Hulk é pouco acessível mas virá para Inglaterra» - Mike Rigg
Jorge Jesus vai dar mais oportunidades a Jara em 2011
Rui Patrício para recompensar

Capa do Record Record

James Rodríguez assediado pelo Calcio
Forcing final por Funes Mori
Vukcevic com vida difícil
Walter cumpre com a sua parte
Leões regressam ao trabalho

Capa do O Jogo O Jogo

Anderlecht reforça vantagem com vitória sobre Lierse
Lukaku revela vontade de jogar no Real Madrid às ordens de Mourinho
Prediger quer deixar o Cruzeiro e "renascer futebolisticamente"
Rui Pedro Silva e Fernanda Ribeiro em destaque na S. Silvestre Cidade do Porto
Lorenzo: "Casey Stoner é o piloto com mais talento"