Translator

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DESTAQUE: CHINA E ZIMBABWE CIMENTA RELAÇÕES


Harare, Relações cimentam Pequim
(China Daily)

Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Yang Jiechi (L) aperta a mão ao presidente do Zimbábue, Robert Mugabe (direita) em Harare, capital do Zimbabué, 11 de fevereiro de 2011. [Foto / Xinhua]

HARARE, Zimbabué - A profunda amizade tradicional entre a China eo Zimbabué tem resistido ao teste do tempo e das vicissitudes internacionais, disse o chanceler chinês Yang Jiechi, durante o encontro com o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai na sexta-feira.

China agradece o apoio prestado pelo Zimbabué sobre questões relacionadas com os seus interesses e preocupações principais, disse Yang. Nos últimos anos, tem havido trocas frequentes de alto nível entre os dois lados. Os projectos de cooperação com o Zimbabwe no quadro do Fórum de Cooperação China-África estão a ser activamente realizadas. Yang afirmou que o reforço da solidariedade e da cooperação com os países Africano é um componente importante da política externa da China.

Yang observou que as três facções dos dois partidos políticos no Zimbabué tem vindo a trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social e fez notáveis progressos. China tem apelado para a resolução da questão do Zimbabwe, através do diálogo e da negociação e continuaria a chamar os países relevantes para remover suas sanções contra o Zimbabué.

Mugabe disse que a China é um amigo sincero de que trata a África como um igual e está se tornando cada vez mais popular no continente. Ele disse que gosta de assistência de longa data da China para o desenvolvimento económico e social do Zimbabué.

Tsvangirai disse que a ajuda chinesa tem trazido benefícios tangíveis para o seu povo e que ele saudou de mais empresas chinesas a investirem no Zimbabué.


Yang e seu homólogo zimbabuano Simbarashe Mumbengegwi assinaram umordo bilateral sobre cooperação econóica e técnica na sexta-feira.

.

Ministro dos Negócios Estrangeiros Chinês, Yang Jiechi aperta (esquerda) a mão do Primeiro-Ministro do Zimbabue, Morgan Tsvangirai, de capital (R) in Harare, do Zimbabue, 11 de fevereiro de 2011. [Foto / Xinhua]

Sem comentários:

Publicar um comentário