Translator

segunda-feira, 2 de maio de 2011

MORTE DO OSAM BIN LADEM - OPINIÕES DO MUNDO ÁRABE

Arábia Saudita: "Muitos sauditas têm substituído a foto do perfil no Facebook, por uma de Bin Laden como um sinal de luto"

Hossam Saleem vive em Riyadh, cidade natal de Osama bin Laden.
Vejo Bin Laden e seus seguidores como criminosos. Ele merecia ser morto. Ele mudou a face do Islã eo mundo árabe para o pior e seu corpo deve ser jogado no lixo.
No entanto, eu sei que todo mundo discorda de mim no reino. Alguns pensam que ele serviu o Islã, porque ele lutou contra os infiéis.
Esta manhã, fiquei surpreso ao ver que muitos sauditas têm substituído da foto do perfil no Facebook com uma foto de Bin Laden como um sinal de luto.
Eu discordo totalmente com eles, mas não vejo o ponto de discussão. "

IRAQUE: "Alguns dos meus amigos foi morto pela Al Qaeda e fiquei muito feliz quando soube da morte de Bin Laden, esta manhã."

Hussein Ali é um engenheiro na cidade de Kirkuk, no norte do Iraque.
Iraquianos têm sofrido enormemente desde o terrorismo da Al Qaeda estava por trás de vários ataques contra civis em nosso país, incluindo as crianças em creches. Eles estavam todos decapitação que não segue a sua concepção fundamentalista da religião - principalmente xiitas, é claro, mas também os sunitas, que não apresentou as suas regras. Alguns dos meus amigos foram mortos como este.E eu fiquei muito feliz quando soube da morte de Bin Laden esta manhã.No curto prazo, eu não acho que essa morte vai enfraquecer a Al Qaeda. Em vez disso, certamente haverá uma retaliação, como de costume, contra os alvos fáceis: civis indefesos países politicamente instáveis, como o Iraque. No entanto, a longo prazo, eu acho que a luta pela sua sucessão vai dividir os líderes do movimento que vai lutar.Além do simbólico, a morte de Bin Laden pode ser o início da desintegração da Al-Qaeda. "

AFEGANISTÃO: "Pelo menos o mundo sabe que ele não estava escondido no Afeganistão"

Yunos Bakhshi é o presidente da Associação de Astronomia do Afeganistão. Ele vive em Cabul.
Por mais de dez anos, os nossos líderes no Afeganistão afirmou que Bin Laden não estava escondido em nosso país, mas ninguém acreditou em nós. Seu assassinato no Paquistão é uma boa notícia. Pelo menos o mundo sabe que ele não estava em casa. Concordo com quem acha que Bin Laden estava na raiz de muitos problemas na região e estou feliz que ele foi morto.Mas a morte de Bin Laden, por si só não poria um fim à guerra contra o terrorismo. A maioria dos comentaristas que eu vi na televisão afegã lembrou que foi os anos que ele tinha parado de dar ordens diretas ou ataques terroristas desde que ele foi forçado a se esconder. Os recentes ataques no Paquistão e no Afeganistão têm sido realizados por pequenos grupos de terroristas e não Al-Qaeda. Para erradicar o problema na região, a comunidade internacional deve aumentar a sua pressão sobre o Paquistão para livrar a sua inteligência de todos aqueles que apoiam o terrorismo. "
Vista da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, onde Bin Laden estava morto. Foto postada na Wikipedia Commons.

PAQUISTÃO: "É um golpe de publicidade para os EUA"

Raja Islã vive em Karachi. Ele trabalhou na gestão de relacionamento com o cliente para o negócio. Há também foto-blogger.
A maioria das pessoas com quem falei aqui não acreditam na morte de Bin Laden. Sua morte foi anunciada várias vezes erradamente então por que seria diferente desta vez? Acho que isso é uma farsa para fazer propaganda dos Estados Unidos.
As pessoas estão especialmente preocupados com que as tropas dos EUA foram autorizados a conduzir uma operação de comando em nosso solo. Isto é inaceitável: tal operação deveria ter sido realizada por forças paquistanesas. Mas esta é uma surpresa para ninguém. Todo mundo sabe que as marionetes que executam nossos países trabalham lado a lado com os americanos. "

Sem comentários:

Enviar um comentário