Translator

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ARÁBIA SAUDITA: NEM TUDO QUE È NEGRO É PETRÓLEO

Sauditas desempregados protestam

Unemployed Saudis stage protest

Um grupo de 250 licenciados, desempregados, na Arábia Saudira, raro, fizeram um protesto na capital Riad, e o porta-voz do grupo prometeu neste domingo manter os protestos até que o país crie empregos para eles.

Apesar de sua enorme riqueza petrolífera, Arábia Saudita, está às voltas com o desemprego que atingiu 10,5 por cento em 2009, de acordo com o último número de estatística, publicado.

"Somos um grupo de professores que não encontraram nenhuma oferta de emprego. Fizemos um protesto, pacífico, em frente ao ministério da educação ... Gostaríamos do protesto por mais tempo, mas a polícia mantém dispersar-nos", Nayef al-Tamimi disse Reuters.

Os manifestantes, fizeram um protesto semelhante ao de agosto, se reunindo com funcionários do ministério para exigir a criação de mais postos de trabalho nas escolas públicas.

"Há uma grande chance que vamos ter para a etapa de protesto. Prometeram-nos que eles vão anunciar empregos em breve, mas se não, então teremos uma outra etapa de protesto", disse Tamimi.

Aos professores são oferecidas 2.000 riais (US $ 533) por mês no setor privado de um emprego que paga cerca de 8.000 riais por mês nas escolas públicas, Tamimi disse.

O país está gastando US $ 400 bilhões em projetos de infraestrutura, além de implantar-se com três orçamentos, recorde, consecutivos num esforço para estimular a economia e criar mais empregos para sua população nativa de rápido crescimento.

CHINA: PRESIDENTE HU JINTAO NOS ESTADOS UNIDOS

O presidente Hu Jintao disse a líderes empresarais dos EUA que a crise financeira, mundial, se está recuperando, mas enfrenta factores de instabilidade.





Foto: AP
Hu Jintao, presidente chinês, disse a líderes empresariais e altos funcionários, dos EUA que o mundo está se recuperando da crise financeira global, mas que é um processo difícil, cheio de "fatores de instabilidade".
.
Dirigindo-se à US-China Business Council, em Washington na quinta-feira, Hu disse que era importante tanto para a China e os EUA para trabalhar em conjunto para ajudar a conseguir uma "recuperação completa da economia mundial".
.
O presidente, que está a tentar persuadir os americanos de que seu país é um parceiro económico e não uma ameaça aos interesses dos EUA, disse que a cooperação entre os dois países na região Ásia-Pacífico é fundamental.
.
"Nossos dois países nunca tiveram tão amplos interesses comuns e ombros grandes responsabilidades comuns, tais como fazem hoje", disse Hu. "Vamos inabalavelmente tomar o caminho do desenvolvimento pacífico".
.
"Não Ameaça militar"
Hu, que está em uma visita de quatro dias para os EUA, fez o discurso um dia depois de ouvir reclamações sobre os direitos humanos de Pequim e de outras políticas de alguns dos maiores críticos da China no Congresso.
.
O presidente disse que seu país não tinha nenhum interesse em se engajar em uma corrida armamentista, mas também advertiu Washington a respeitar a soberania de Pequim sobre o Tibete e Taiwan.
Ele disse que Taiwan e Tibete "soberania de preocupação da China e da integridade territorial e eles representam os interesses centrais da China".
.
"Uma revisão da história das nossas relações nos diz que relações EUA-China vai ter um crescimento harmonioso e estável quando os dois países tratam bem as questões que envolvem cada um dos outros grandes interesses", disse Hu. "Caso contrário, nossas relações vão sofrer problemas constantes ou mesmo a tensão."
.
Patty Culhane, correspondente da Al Jazeera em Washington, DC, EUA informou que os CEOs têm várias preocupações sobre a China não menos importante, da qual é a sua moeda.
.
"Autoridades dos EUA acreditam que é deliberadamente subvalorizadas, colocando as empresas dos EUA em desvantagem Mas eles têm uma queixa ainda maior:. Dizem que a China é a economia que mais cresce, eles têm uma classe média emergente, e estas empresas querem ter acesso a esse mercado.
.
"Essas empresas se sentem como se eles estão sendo discriminados pela China em favor de empresas chinesas."
.
Após a visita, Culhane informou que os líderes empresariais dos EUA "como o que estamos ouvindo do presidente Hu, mas agora eles estão dizendo que isso é conversa, vamos ver alguma ação".
.
Os direitos humanos na agenda
Na quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com Hu, Barack Obama, o presidente dos EUA, pediu à China se engajar em conversações com o Dalai Lama, líder espiritual exilado do Tibete, embora ele reafirmou a opinião dos EUA de que o território do Himalaia, é parte da China. Hu reconheceu que a China ainda precisava fazer "muito" em relação aos seus direitos humanos.
.
Os EUA e seus aliados, especialmente o Japão, têm repetidamente expressaram preocupação sobre o crescimento de dois dígitos da China em gastos militares. China teria testado um caça stealth este mês de quando Robert Gates, secretário da Defesa dos EUA, estava visitando o país.
.
Rejeitando as preocupações, Hu disse: "Nós não nos envolvemos em corridas armamentistas, ou representar uma ameaça militar para nenhum país a China nunca buscará hegemonia ou prosseguir uma política expansionista.."

A ALEMANHA E A EUROPA

Neste blogue não se é muito dado a efemérides, mas excepcionalmente assinala-se que a 18 de Janeiro de 1871 foi proclamada a reunificação alemã na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, cerimónia que foi (posteriormente) perpetuada através do quadro abaixo. Se ainda há três meses festejámos o centenário da República em Portugal, vale a pena fazer contas e perceber que a unidade alemã através da constituição do Segundo Reich não é substancialmente muito mais antiga: precisamente 140 anos.
E não foi por acaso que o autor do quadro (Anton von Werner) preferiu que Otto von Bismarck (o senhor de branco no centro do quadro) se destacasse mais do que o próprio monarca que está ali a ser proclamado como Kaiser da Alemanha – Guilherme I. Afinal fora ele que politicamente arriscara para que se chegasse àquele desfecho. Com a actual crise e com a descendente de Otto, Angela (abaixo), é que, percebendo-se a sua aversão pelo risco, não se consegue perceber a que desfecho actualmente ela pretende chegar…
Porque, depois de anos a fio a desconfiarmos de uma estratégia alemã para se tornar no poder hegemónico europeu, é altura de nos perguntarmos se existe coragem de a implementar

ELEIÇÕES: A DOIS DIA O JUIZO FINAL

.

.
Espero o Apocalipse para próximo domingo e de quando na madrugada de segunda-feira se saberá quem será o residente, para mais 5 anos, do Palácio de Belém.
.
Não apurado teremos uma segunda volta eleitoral e da roleta sairá o numero do (não sei quantos) que será o novo inquilino do palácio erguido num dos locais mais bonitos da cidade de Lisboa.
.
Mas além, do inquilino, não pagar renda e de todas as mordomias, terá o casal, residente, uma verba anual de 16 milhões de euros vindos dos impostos, pagos pelos portugueses de um país onde há cidadãos a passar fome e outros a encobrir, envergonhadas, misérias.
.
Em verdade nenhum dos candidatos que tem corrido Portugal adiante, a vender o seu peixe, me merece confiança e, apenas, uma “pitada”, (mesmo sem experiência política anterior), o médico Fernando Nobre, porque me parece o mais honesto nas palavras. Atrás dele estão as obras da AMI, em acções humanitárias levadas a cabo por este mundo de misérias, pobrezas e grandezas.
.
Tive esperança, já lá vão muitos anos, em Cavaco Silva que me pareceu que seria o político que levaria Portugal ao lugar certo e colocá-lo no contexto das nações de prestígio.
Enganei-me redondamente!
.
Cavaco Silva é igual e o espelho de outros políticos revolucionários e progressivos que surgiram, na arena política, depois do 25 de Abril de 1974. Porém mais sofisticado, reservado e parecendo que não partia um prato e acabou por ser, ao longo de sua carreira política, o terror da louça.
.
Deixou de me merecer o mínimo crédito e confiança. Evidentes suspeitas de actos pouco saudáveis onde há envolvimento em negócios, de dinheiro, com a SLN, o famigerado BPN, a “Casa da Coelha”, amizades com outros rapazes e amigos do peito, que depois de actos poucos dignos, deles se não tem ouvido falar e os crimes que praticaram, jamais se sentarão no banco dos réus; prestarem contas à Justiça pelas falcatruas e roubos, levadas a cabo.
.
Outro candidato o Manuel Alegre, sabido que atrás dele há imensos “rabos de palha”, onde se contam traições e um político que nada produziu para a nação portuguesa. Encontrou, na política, uma vida de “boa vai ela” e agora, sem ter valido a ponta de um corno, segue a babujar por aí, a pretender residir no Palácio de Belém.
.
Quanto aos outros candidatos andam por aí a comer e a oferecer umas merendas e uns copos para cativar simpatias.
.
Destaco o candidato José Coelho da Madeira que me tem feito rir à brava pelos suas palhaçadas e, mesmo ele, se tem divertido como deseja e quer na terra “alfacinha” (nome conhecido, Portugal, pelos madeirenses).
.
Um atirador, nato, de palavras certeiras denunciando, publicamente e corajosamente na terra “alfacinha” actos de corrupção, frontalmente, nos mais diversos modos no circo da “palhaçada”, cuja a plateia é composta por 10 milhões de portugueses que tudo aceitam e engolem da trapaça politiqueira.
.
E para finalizar, ainda pensei que votaria no José Coelho da Madeira... Mas se votasse nele seria palhaço e como isso não quero, irei votar, mas em BRANCO, sem riscar com o bico da caneta o papelinho para não o invalidar, que será o meu testemunho de insatisfação da tremenda palhaçada, política, do meu Portugal que merecia outra gente que nos governasse e nos orientasse na vida.
José Martins

O QUARTO CAVAQUISTÃO: DE PROFUNDIS TENEBRAE

Clique em baixo e leia o texto em profundidade

O Quarto Cavaquistão: de profundis tenebrae



"Embriagado pela sua saloiice, o bimbo de boliqueime esqueceu-se de duas coisas: a primeira, a de aquela imagem do cacique, arrogante, que nunca se enganava, e andava rodeado da pior escória de arrivistas que portugal conheceu, e que queria passar agora pela máscara do avozinho acolhedor, acabou: mal seja reeleito, vai ter de pagar, uma a uma, as favas dos crimes todos, e do beco sem saída para onde nos empurrou....."

NINGUÉM É SUBSTITUIVEL

.
Na sala de reunião de uma multinacional o Diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
A
gita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o Diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o Diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
.
O funcionário fala então: Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
.
Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…
.
O rapaz fez uma pausa e continuou:
Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?
.
Nova pausa e prosseguiu: Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO , se PICASSO ERA INSTÁVEL , CAYMMI PREGUIÇOSO , KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
-Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
.
Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. Voltou a dizer nesses termos: Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas, nem cavernas, nem homens, nem mulheres, nem sexo, nem chefes, nem subordinados… Apenas peças…
.
E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu o rapaz e o silêncio foi total.
.
Conclusão: PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
.
"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"
É bom para refletir e se valorizar!
VC É INSUBSTITUÍVEL!!!!!

UMA CIGANA COM ARTE DE ROUBAR NUMA FARMÁCIA

Não me venham cá dizer que os ciganos são "porreirinhos" quando tudo que podem chouriçar vai à vida! A mulher no video têm arte e lugar, entre a pernas, para armazenar o que pode roubar.

Suíça: ninguém trabalha na embaixada no dia de eleições

Trabalhadores consulares vão fazer protesto pela falta de actualização e cortes nos salários

TVI24

Os funcionários consulares da Suíça não vão trabalhar durante as eleições presidenciais em protesto pela falta de actualização e cortes nos salários, declarou esta quarta-feira um trabalhador da Embaixada portuguesa em Berna, escreve a Lusa.

«Já é uma decisão tomada, no próximo sábado e domingo, não vamos estar nas mesas (de voto)» para as eleições presidenciais, disse Marco Martins, trabalhador na embaixada de Berna.

Os funcionários consulares portugueses são chamados a trabalhar regularmente na preparação e nas eleições portuguesas (presidenciais, legislativas e europeias) no exterior.

Um abaixo-assinado foi enviado a vários órgãos governamentais para comunicar que estavam a ponderar não trabalhar nas eleições presidenciais.

Segundo Marco Martins, «os funcionários só estavam à espera de uma luz verde do departamento jurídico do sindicato» (Sindicato dos Trabalhadores Consulares e Missões Diplomáticas ¿ STCDE) para saber as possíveis sanções.

«De há um tempo para cá, temos feito vários abaixo-assinados, alertas, temos enviado para os mesmo órgãos que enviamos este último abaixo-assinado, temos dado conta do que se está a passar, da desvalorização cambial, de que não podemos ser alvo de sucessivos cortes nos nossos vencimentos, pois chegamos ao fim do mês e não sabemos exactamente qual será o nosso salário», acrescentou o funcionário.

Marco Martins sublinhou: «até hoje, não foi encontrada qualquer solução para o nosso problema».

O abaixo-assinado enviado às autoridades portuguesas referia que «o Governo, sem o mínimo bom senso, cria um Orçamento de Estado que prevê cegamente que se retire mais 10 por cento a salários completamente delapidados por uma desvalorização do euro face ao franco suíço na ordem dos 15 por cento (...)».

O documento sublinha também que não há equidade na medida, pois 1500 euros em Portugal são três vezes o salário mínimo, mas o valor na Suíça é metade de um salário mínimo.

O abaixo-assinado foi concebido por funcionários da embaixada de Berna, consulados de Genebra e Zurique, escritórios consulares em Sion e Lugano e da missão permanente junto das Nações Unidos em Genebra.

A Lusa tentou entrar em contacto com o gabinete do secretário de Estado das Comunidades, mas até agora não foi possível.

MANUEL ALEGRE: "O QUE OS PORTUGUESES DEVEM SABER...!!!

Retornados das colónias portuguesas após o 25 de Abril de 1974. A maior tragédia e vergonha, contemporânea, que aconteceu aos portugueses, desde a era (1500) da expansão. Meia dúzia de portuguueses foram os responsáveis da hecatombe. Um deles foi o Manuel Alegre. Porém nenhum deles se acha remorsado nem se penitenciam do crime praticado, Noutro país já estariam presos pelo abuso de entregarem independências, de territórios, com assinatura em cima do joelho. O Manuel Alegre ainda quer ser Presidente da República!

A verdadeira historia do poeta alegre (LER E VOTAR COM CONSCIENCIA)
No final existe um indice onde se pode ler todo o passado e algum presente do que que foi a guerra em Angola não versa somente sobre o Chibo
.
http://kuribeka.com.sapo.pt/manuelalegre.htm .
Pateta Alegre, o Chibo
.
Votem também neste!.


VEJAM A VERGONHA E HISTORIA DE UM DOS PULHAS QUE AGORA QUER SER PRESIDENTE. È LONGA MAS VALE A PENA LER TUDO AO PROMENOR
A verdadeira história do poeta alegre......
Veja o video abaixo inserido
A geração do após 25 de Abril (e alguma até antes) desconhece totalmente.

Manuel Alegre, Um icone das esquerdas que sonham em o colocar na chefatura do Estado
Norte de Angola 1961: http://pissarro.home.sapo.pt/memorias6.htm

Entrevista a Manuel Alegre em 11.11.1969itw Manuel ALEGRE, poète et opposant à la guerre coloniale

ORA VAMOS LÁ, TODOS, AFIVELAR O CINTO,CHEFES E MANGAS DE ALCAPA


Tribunais já indeferiam 10 providências cautelares DR

Os tribunais já indeferiram dez das 14 providências cautelares que foram entregues por várias entidades no sentido de travar a descida dos ordenados. Os juízes decidiram que não havia razões para impedir as reduções. É já hoje que os funcionários públicos vão começar a sentir a redução nos vencimentos entre os 3,5 e os 10 por cento para os trabalhadores com salários acima dos 1.500 euros.

CAVAQUISTÃO: A ESCRITURA DA POSSE DA "COELHA"


Cavaquistão da Coelha: A ESCRITURA DE CAVACO

Notariado Português
António José Alves Soares

Notário

Avenida da República, 15, 1º Andar.

1050-185 – Lisboa

Telefone 213578041 Fax 213578013


Eu, abaixo-assinado(a), Técnico(a) de Notariado, devidamente autorizado(a) pelo Notário António José Alves Soares, nos termos do art. 8º do Estatuto do Notariado, aprovado pelo Decreto-Lei nº26/2004, de 04 de Fevereiro,

CERTIFICO:
PERMUTA

No dia nove de Julho de mil novecentos e noventa e oito, em Lisboa, na Rua Vitor Cordon, nº 19, perante mim, Lic. MARIA DO CARMO ANTUNES DOS SANTOS, Notária do Terceiro Cartório Notarial de Lisboa, compareceram como outorgantes:

PRIMEIROS
PROF. DR. ANIBAL CAVACO SILVA, natural da freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, NIF 125507410, e mulher DRª MARIA ALVES DA SILVA CAVACO SILVA, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, NIF 160634946, casados no regime de comunhão geral, residentes na Travessa do Possolo, nº 13, 1º andar d.tº, em Lisboa.


SEGUNDOS

ENGº MARTINHO CARDOSO RIBEIRO DA SILVA, casado, natural da freguesia de Vilar, concelho de Moimenta da Beira, residente na Avenida D. João I, nº 39, 2º andar d.tº, em Almada e MANUEL MARTINS PARRA, casado, natural da freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, residente na Rua Almirante Reis, nº 24, 4º andar d.tº, no Barreiro, os quais intervêm na qualidade de gerentes e em representação da sociedade comercial por quotas sob a firma “CONSTRALMADA – SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES,




corrente, ao qual atribuem o valor de vinte e sete milhões de escudos.
Que, pela presente escritura, efectuam a seguinte permuta:
- os primeiros outorgantes dão à sociedade representada pelos segundos, o indentificadao prédio urbano situado em Montechoro, recebendo em troca o lote de terreno situado em Sesmaria, - ambos com mencionado valor de vinte e sete milhões de escudos.
Que nestes termos dão por concluída a permuta.


ASSIM O OUTORGARAM.



FAMOSOS DA MADEIRA: DEPOIS DO MAX DA "MULA DA COOPERATIVA" TEM O CONTEMPORÂNEO O ZÉ COELHO!

Coelho a Presidente ou de como as eleições em Portugal se aproximam alegremente das da América do Sul

ENQUANTO A ECONOMIA AMERICANA E DA UNIÃO EUROPEIA ENCOLHE A DA CHINA CRESCE...!!!

A economia da China cresce 10,3 por cento

Os dados de inflação mostram moderado, mas especulativa propriedade contabilidade lida por grande parte dos empréstimos concedidos pelos bancos estatais.
O governo pretende aumentar ainda mais o consmption doméstico e reduzir a dependência das exportações [EPA]

A China anunciou que sua economia cresceu 10,3 por cento em 2010, marcando o maior crescimento anual desde o início da crise financeira global, e sublinhando a crescente influência econômica do país.

O valor do PIB, acima dos 9,2 por cento de crescimento revisto em 2009, destacou o desempenho poderoso da China em um ano, quando superou o Japão para se tornar a segunda maior economia do mundo, atrás os EUA.

"Actualmente a economia está em um período crítico de transformação a partir da recuperação do crescimento estável", Ma Jiantang, comissário do Escritório Nacional de Estatísticas, afirmou em Thurday.

Ma disse que a China vai intensificar os esforços para transformar o país "padrão de crescimento económico" - referindo-se o objetivo do governo para impulsionar o consumo doméstico e reduzir a sua dependência das exportações e do investimento.

Seus comentários foram repetidos por Hu Jintao, o presidente, que disse aos líderes de negócios dos EUA durante uma visita a Washington na quarta-feira que a China vai aumentar a demanda interna e os gastos dos consumidores.

O índice de preços ao consumidor, principal indicador da inflação, subiu 4,6 por cento ano-a-ano em dezembro em comparação com 5,1 por cento em novembro, que foi o ritmo mais rápido em mais de dois anos.

O índice subiu 3,3 por cento para todos os de 2010 superior a meta anual do governo de três por cento os custos dos alimentos subiram.

A inflação continua elevada

Analistas disseram que a figura de inflação ainda alta em dezembro de suporte no caso de novos aumentos da taxa de juro e de restrições aos financiamentos bancários.

Saída de milhões do país, de fábricas e oficinas subiu 15,7 por cento para todos os de 2010, mais rapidamente do que em 2009 os fabricantes de pôr em marcha acima a atividade para atender a demanda crescente por produtos feitos na China.

Urbano investimentos em ativos fixos, uma medida dos gastos governamentais em infra-estruturas, aumentou 24,5 por cento nos 12 meses - mais lento do que no ano anterior, enquanto Pequim começou a recuar medidas de estímulo à crise.

As vendas, um indicador importante de gastos do consumidor, subiu 18,4 por cento em 2010.

À medida que a luta dos EUA e da Europa para estimular o crescimento, Pequim vem tentando abrandar a sua economia e deter um fluxo de liquidez que é atiçar a inflação e elevando os preços dos imóveis, comprometendo orçamentos domésticos.

Na semana passada, o banco central novamente ordenou aos bancos para aumentar a quantidade de dinheiro que manter em reserva, efetivamente colocando um limite para empréstimos, após o aumento das taxas de juros duas vezes no quarto trimestre.

AS SUAS NOTÍCIAS NO DIA 20.01.11

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Mochila lança alerta biológico
Pinto da Costa: “Aqui não há ladrões”
Sintra: Homem morre atropelado
Santarém: Foragido recapturado
Tomás Correia: Suspende pagamento

Capa do Público Público

Pai de Renato Seabra em Nova Iorque para apoiar o filho
Reguladores perdem nove milhões com corte de salários e de custos
Ministério pressiona escolas para recorrerem a mais fundos da UE
A amiba e a bactéria, uma história de agricultura microscópica
Ordem dos Médicos: José Manuel Silva eleito bastonário

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

José Manuel Silva eleito bastonário
Compromissos dos candidatos para hoje
Polícia brasileiro faz parte de grupo traficante de droga
Mortes por gripe A duplicam em 15 dias
Cinco mil escolas fecham por causa das eleições

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

José Manuel Silva eleito bastonário da Ordem dos Médicos
Fantasia: "Eu é que convenci Cavaco a mudar"
Cavaco trocou vivenda "Mariani" por vivenda na Coelha
Em contramão para fugir aos buracos
Remoção de passadiço inactivo destruiu dunas protegidas em Gaia

Capa do i i

Campanha Alegre rejeita mais polémica com Cavaco sobre BPN
Alegre responde a Cavaco. "É mais uma habilidade eleitoralista"
PS e PSD mantêm braço-de-ferro no Estatuto dos Magistrados
Violência nas escolas. Prisão é o novo castigo para pais e alunos
Sindicalista acusado de desobediência será julgado a 31 de Janeiro

Capa do Diário Económico Diário Económico

China cresceu 10,3% em 2010
Obras do TGV em Lisboa condicionam trânsito na cidade
Cavaco Silva esvazia crise política e queda do Governo
Nobre pede apoio a Alegre na segunda volta
PS está mais preocupado com o Presidente do que com Alegre

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

China cresce mais de 10% em 2010 e intensifica preocupações com inflação
Acções asiáticas recuam de máximos a cair mais de 1%
As notícias em foco na edição de hoje, dia 20 de Janeiro, no Negócios
STI inunda Finanças com oito mil recursos contra cortes salariais
Sonangol aumenta poder em Portugal e ganha novas áreas em Angola

Capa do Oje Oje

Barril de Brent abre em baixa a valer 97,68 dólares
Petróleo do pré-sal dobra expectativas
Portugal vende dívida com juro mais baixo
Criatividade "explosiva" faz disparar a Apple
TAP Carga atinge recorde de 94 mil toneladas

Capa do Destak Destak

Sócrates quer um Presidente que fale mais dos seus poderes do que nos dos outros
Eleições
FC Porto derrota Beira-Mar (3-0) e ainda pensa nas meias-finais
Dias Ferreira: Bettencourt foi sério, mas infeliz na gestão do futebol sénior
Esquerda quer “género” em vez de “sexo” e “etnia” em vez de “raça”

Capa do A Bola A Bola

Domingos só tem dois centrais disponíveis
«Estamos a potenciar Salvio mas não sei se o vamos perder» - Jorge Jesus
Dragão agarra o novo Messi
“Mártir” Pedro Mendes de volta
Novo despacho impede FPF de celebrar contratos-programa

Capa do Record Record

Pinto da Costa: «Único que gostaria era Elmano Santos»
Jorge Jesus: «Não admito perder David Luiz nem Salvio»
Mendes para equilibrar o miolo
Jara: «Mostrei em campo tudo aquilo que sei»
Salvio: «Defendo-a até à morte»

Capa do O Jogo O Jogo

Futre: "Se Kun for regular pode chegar ao nível de CR7"
Ermis do português João Carlos Pereira eliminado da Taça do Chipre
Taça do Rei: Almería passa às 'meias' pela primeira vez na história
Horácio permanece no Sp. Espinho
Belenenses goleia Alpendorada por 14-1