Translator

quarta-feira, 9 de março de 2011

PORTUGAL NA TAILÂNDIA - JORGE MORBEY: "UMA CASA HISTÓRICA EM BANGKOK - A RESIDÊNCIA DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL"

.
Jorge Morbey é uma personalidade, portuguesa. na Àsia. Além de um brilhante historiador sobre as "coisas" portuguesas na Tailândia possui um curriculum vastíssimo de actvidades: Presidente do Instituto Cultural de Macau; Conselheiro Cultural das Embaixadas de Portugal em Pequim e em Banguecoque. Actualmente professor universitário da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Lidamos de perto com o Dr. Jorge Morbey e com ele aprendemos muito de quando Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Banguecoque nos finais do século passado. Um apaixonado pela história e investigou aquilo que eu não tive a oportunidade de chegar. Graças ao Dr. Jorge Morbey vim a saber que o António, o maior fotógrafo que apareceu, em Banguecoque, em finais do século XIX e príncípio de XX, era português, tal facto se encontrava um mistério pelos historiadores que se aprofundaran na arte e na sensibilidade de obter imagens de António e sempre hajam tido dúvidas em descrever a nacionalidade do grande fotógrafo luso. Mas uma obras de investigação de grande destaque foi como investigou a construção da Residência do Embaixador de Portugal, acreditado no Reino da Tailândia, que antes outros historiadores descreveram esta peça, única, da arquitectura colonial portuguesa, mas não com tanta veracidade. E porque tinhamos arquivada a Obra achamos por bem e útil inserirmos na totalidade as páginas a seguir- José Martins

Clique nas imagens para as levar ao tamanho natural e as imprimir

.

.
.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

REINO DO SIÃO: OS PORTUGUESES EM AYUTHYA

Estamos a preparar material éxtraído de uma monografia, publicada em 1985 (26 anos) relativa a uma exposição levada a cabo no Dia de Portugal, 10 de Junho, na Chancelaria da Embaixada e na missão do Embaixador Mello Gouveia.
.
A publicação, rara, insere fotos do Campo de São Domingos de quando as escavações e a descrição de 81 objectos encontrados durante as escavações.
.
Material que de certo será útil a novos históriadores em cima dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Reino do Sião (Tailândia)
.
Clique na imagem para a levar ao tamanho normal

E O NOSSO "ZÉZITO" SOB O OLHO DO SR.SILVA + "GERAÇÃO À RASCA"

Diz que não

.
Um professor foi demitido do cargo de coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) depois de ter assinado um documento que circulava na sua escola contra o modelo de avaliação docente.
Em reacção, o Ministério da Educação justifica-se com a quebra do «dever de lealdade».
.
Dever de Lealdade ou prepotência? Será que um funcionário do Estado tem de estar de acordo com todas as decisões do governo não podendo manifestar a sua discordância? Onde está a liberdade de expressão e de opinião consagradas na Constituição? A cada voz que calam, a cada voz que, por medo, se cala, é mais um pouco de liberdade que se perde. Já nos tiraram direitos, já nos agravaram as condições de vida e ainda vamos consentir que nos restrinjam a liberdade de nos expressarmos livremente?
.
Dia 12 vou à manifestação da "Geração à rasca", não por concordar com todos os pontos que estão no manifesto que a convoca, mas nem que fosse só pela defesa da nossa dignidade como pessoas e da liberdade como valor essencial já o justificava. Dia 12, a presença de cada um é essencial porque só todos juntos poderemos mostrar a essa cambada de parasitas e de aldrabões que não nos calamos e lhes dizemos não.

NOTAS VERBAIS: "AINDA HÁ OVOS DE SALAZAR?"

Acreditam-se por aí um director sabotar um diálogo no MNE.... Essa gente é daquela "porreirinha" que não tratam os funcionários dos consulados e embaixadas um pouco acima de cão. Esses porreirinhos e gente de bem... Mas para ficarem melhores seria uma varredura dos claustros das Necessidades e parte deles mandá-los cavar e tratar da quinta anexa que dizem estar muito malzinha. Os diplomatas portugueses (parte deles) são louça e cristal fino.... Se a vaidade fosse "musiquinha" tinham os utentes dos consulados e das embaixadas, constantemente, música sinfónica.

Sindicato diz claramente que...

...um diretor de departamento
sabotou o diálogo do MNE

Assembleia geral dá carta branca à comissão executiva sindical
para decidir formas de luta contra situaçõesque os trabalhadores consideram incomportáveis

O STCDE, sindicato que representa o maior grupo de pessoal ao serviço do Ministério dos Negócios estrangeiros, os trabalhadores que asseguram o funcionamento da rede diplomática e consular de Portugal no estrangeiro, reuniu a sua Assembleia-geral anual no passado sábado (26 fev) em Paris.

Segundo comunicado distribuído aos sócios, este encontro decorreu num contexto de crescentes descontentamentos a que o MNE “respondeu com o silêncio” ao longo dos últimos dois anos. Só agora o diálogo está a ser lentamente retomado, após mudança de Director do Departamento Geral de Administração do ministério.

Os associados reunidos na assembleia aprovaram uma Moção que confere mandato à Comissão Executiva para promover e apoiar as lutas que venham a ser necessárias, de âmbito geral ou localizadas, onde os trabalhadores entendam recorrer a formas de luta, como já ocorreu antes em Nova Deli, em Toronto, e em.Bruxelas, onde ainda decorre na secção consular da embaixada uma greve ao trabalho depois das 16:30, contra a imposição de horários à revelia das disposições legais.

Informa o comunicado, que está prevista para o mês corrente uma acção de protesto dos trabalhadores na Suíça que, diz o comunicado, “foram colocados com salários menores que os dos emigrantes portugueses que vão para esse país trabalhar na agricultura”. O elevado custo de vida na Suíça, já justificava há muito uma revisão dos salários que vêm perdendo valor a cada dia que passa, com a desvalorização da moeda (euro) o que coloca os funcionários da embaixada de Portugal e dos postos consulares naquele país em crescentes dificuldades para fazer face às suas despesas familiares a que têm que acorrer todos os meses em francos suíços.

Assim, os funcionários portugueses já decidiram que vão avançar com acções de luta e irão levar este assunto ao conhecimento do MNE suíço, para que se conheça a nível internacional a forma como o nosso Governo (mal)trata os seus próprios funcionários no estrangeiro.

PRONTO O SR.SILVA VAI NO 2º MANDATO DAR UM JEITINHO À ECONOMIA...

Um "gumby" na presidência

Cavaco Silva prometeu no seu primeiro mandato como Presidente da Republica que iria utilizar os seus conhecimentos de economia para ajudar o país e começa o segundo com o país praticamente falido. Nunca fui um adepto do Sr. Silva, antes pelo contrário sempre lhe apontei o dedo como o principal responsável pela criação da podridão que se instalou na classe politica, na destruição do poder judicial e na promiscuidade entre o estado e o grande poder económico que sugou o futuro do país, pelo que não lhe concedo sequer o beneficio da duvida para o que vai fazer no futuro. Triste país este que tem um Presidente como este.

NOTAS VERBAIS: RELEVO DE QUARTA-FEIRA


435 euros

E quanto a pormenores da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Seiji Maehara, para que conste, o motivo foi o de se ter divulgado que recebeu um donativo ilegal de... 435 euros.
A coisa é simples, lá: a Lei de Controlo de Fundos Políticos do Japão considera ilegal donativos de pessoas ou empresas estrangeiras a políticos japoneses para evitar favorecimentos. Seja por 435 euros ou 435 milhões.

BAHRAIN, A REVOLUÇÃO DOS POBRES: MANIFESTANTES CONTINUAM NO CENTRO FINANCEIRO


Um país depende de sua reputação como um centro financeiro, os protestos em curso acredita-se estar a custar caro à economia do Bharain
.
Centenas de manifestantes anti-governo parecem estar a preparar-se para uma longa estadia no centro financeiro do Bahrein, uma das três manifestações em toda a capital na segunda-feira.
.
Um pequeno grupo de manifestantes viajaram para a embaixada dos EUA em Manama, esta manhã, carregando cartazes com dísticos pedidmo aos EUA para "parar de apoiar ditadores." Um porta-voz da embaixada dos EUA disse que seu governo "tem ouvido todos os lados."
Um segundo grupo, de várias centenas, fizeram um protesto fora do ministério do Interior, no bairro da capital Adliya. A terceira - e mais longa - de protesto centrada no Centro Financeiro do Bahrain (HAC), uma importante zona comercial e empresarial de Manama, onde um número de manifestantes estão acampados desde a noite de domingo.
Cerca de 300 manifestantes foram para a ruas e no centro financeiro, na tarde de segunda-feira, entoando as palavras de ordem habituais ("Abaixo Hamad!", "Nós somos irmãos, sunitas e xiitas, este país não está à venda") e agitando bandeiras do Bahrein.
Um caminhão trouxe água engarrafada para a multidão e outro chegou carregando um sistema de colunas, para os manifestantes usaram as palavras de ordem um canto contra a família governante. Houve um momento tenso quando um motorista mulher parou e começaram uma discussão com os manifestantes, em seguida, fugiu, derrubando duas pessoas na fuga.
Uma ambulância chegou rapidamente para tirar os manifestantes feridos. Várias pessoas disseram que conseguiram tirar fotografias da mulher e esperar a polícia para investigar o incidente com base nessas informações.
.
Notas de um dinar
Anteriormente, alguns dos manifestantes foram acenando notas de um dinar - uma referência a uma história [não confirmada] que o primeiro-ministro do Bahrein comprou um terreno em que agora vive por apenas um dinar de Bahrein (2,65 dólares).
.
Foram circuladas fotocópias de um "contrato de propriedade", mostrando o preço de venda alegada, mas, obviamente, é impossível confirmar a autenticidade do documento. Seja ou não a história verdadeira, ela ressonou com manifestantes frustrados pela falta de adquirir habitação. Os preços dos imóveis aumentaram nos últimos anos, e muitos de baixo rendimento lutam em Bahrein para comprar uma habitação.
.
"Agora, para comprar um terreno que é 60 metros por 80 metros [aproximadamente um acre], que lhe custaria 70 mil dinares (185 mil dólares)".
.
A polícia pediu aos manifestantes para sair, mas foi feito contrário, armando tendas na rua, alguns deles planearam passar a noite, apesar dos temores de que a polícia vai usar a força para limpar o local.
.
"Eu daria uma chance 50 por cento que eles vão tentar aproveitar esta noite de volta", disse um homem chamado Ali, que não quis dar seu sobrenome. "Lulu [Pearl Rotunda] é importante, mas não há dinheiro aqui, por isso este lugar é ainda mais importante."
.
A presença da polícia é actualmente muito pequena, cerca de uma dezena de oficiais. Havia rumores de que eles emitiram um ultimato aos manifestantes - para deixar dentro de duas horas -, mas as duas horas passaram e chegaram as 03:00 e 04:00. Os policias mantiveram-se à distância, a maioria deles de pé em toda a movimentada King Faisal Highway.
.
As forças de segurança do Bahrein não entraram mais mais em confronto com manifestantes desde o mês passado, quando sete pessoas foram mortas.

O SENHOR SILVA HOJE VAI "BOTAR" DISCURSO DE POSSE DE MAIS 5 ANITOS...!!!

.

LÍBIA: "COMBATES SE ASSEMELHAM A GUERRA CIVIL"

Enquanto as forças de Khadafi se movem na direção leste na tentativa de empurrar para trás e recuperar as cidades são mortos rebeldes e os combates tendem intensificar-se
Última modificação: 07 de março de 2011 17:51 GMT

Imagens deste video podem sensibilizar e impressionar



Apoiantes do líder líbio Muammar Gaddafi começam a mover-se para leste, em um esforço para pressionar os rebeldes para trás e recuperar cidades caídas. Combates tendem a intensificarem-se.

Na cidade de Misurata, os rebeldes foram filmados celebrando sua vitória sobre as forças de Khadafi. Houveram, depois, mais combates e os rebeldes dizem temer que as forças do governo se estar a reagrupar.

Passada a cidade de Sirte Khadafi está Ras Lanuf onde as forças pró-Kadhafi estão bombardeando a cidade rica em petróleo, supostamente matando, pelo menos, três pessoas na segunda-feira.

O 12 DE MARÇO POR TODA A EUROPA...RESULTADOS? INCÓGNITOS!

.



Protesto
"Geração à Rasca" está a ser convocado também para cidades europeias
08 03 2011 21.55H
O protesto "Geração à Rasca" convocado para sábado em Lisboa poderá estender-se aos emigrantes portugueses, que estão a ser desafiados através das redes sociais a manifestarem-se junto das embaixadas de Portugal no estrangeiro.

Destak/Lusa destak@destak.pt

Até ao momento as cidades para onde estão a ser convocados os protestos são Londres, Berlim, Barcelona (Espanha), Estugarda (Alemanha) e Copenhaga, de acordo com dados disponíveis no Facebook até ao final da tarde de hoje.

Na convocatória, o mentor Vasco Diogo desafia: “Não fiquem à espera que vos digam se vai haver manif ou não no país onde residem. Iniciem o vosso próprio evento e convidem o maior número de pessoas possível!”.

O protesto "Geração à Rasca" nasceu na rede social facebook e gerou iniciativas populares previstas para dez cidades, no sábado, estando o movimento a proceder legalmente à formalização das concentrações junto dos governos civis.

No estrangeiro, a convocatória está a ser feita para as 15:00 locais de cada país.

“Nem que sejamos só meia-dúzia de gatos pingados em cada país, é importante cada um marcar a sua presença onde quer que esteja”, acrescenta.

O evento foi criado segunda-feira no Facebook com o nome “protesto da Geração à Rasca no estrangeiro”, já tem confirmados até ao momento 66 participantes, com mais de 700 convidados, segundo os números disponíveis ao princípio da noite.

A cidade com mais participantes é Barcelona, com 69 participantes com mais de 130 convidados, que às 15:00 locais de sábado deverão concentrar-se em frente ao Consulado Geral de Portugal.

Maria João Flôxo, uma das administradoras do evento em Barcelona acredita, segundo disse à Lusa, que o protesto na capital catalã “terá êxito”.

“Nós não estamos surdos, nem cegos em relação ao que se está a passar em Portugal e é algo que nos toca, porque é o nosso país, e a maior parte dos jovens da nossa idade tem sempre a sua parte de ativista e estamos com vontade de agir e marcar a diferença”, afirmou.

Este protesto no estrangeiro, segundo Maria João Flôxo, pretende “mostrar aos políticos e a toda a gente em Portugal que estamos fora por algum motivo e será provavelmente o motivo por que estamos a lutar”.

“Estamos interessados no nosso país e, provavelmente, queremos voltar. Assim que nos derem condições, muitos de nós voltarão com certeza”, concluiu.

AS SUAS NOTÍCIAS DO DIA 9.3.11

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Vai-Vai vence Carnaval de São Paulo
Mulher morre ao cortar um eucalipto
Professor carbonizado em Almada
Paquete: Incêndio no ‘Funchal’
Tavira: Chuva corta estradas

Capa do Público Público

Qualquer cidadão poderá em 2013 saber tanto como o ministro das Finanças
A bola voltou a ser de Messi e o Arsenal caiu novamente em Barcelona
Homens da Luta: não são música de intervenção, mas são intervenção
Sete mortos e 21 feridos graves nas estradas portuguesas
Shakthar nos quartos-de-final às custas da AS Roma

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Princípio de incêndio no paquete Funchal em Lisboa
Cavaco traça caderno de encargos ouvindo 22 personalidades
Explosivos de Óbidos eram para atentado em Madrid
Jovens "instrumentalizados", acusa PS
tes2

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

México descobre túnel com ligação aos Estados Unidos
Princípio de incêndio no paquete Funchal, atracado em Lisboa
Tiago Pires reencontra Kelly Slater nas meias-finais do Circuito Mundial de Surf
Cristão morre em confrontos com muçulmanos no Cairo
Quatro crianças estiveram desaparecidas durante quatro horas

Capa do i i

Cavaco. Quando o presidente também é vizinho
Cavaco II. Mandato mais activo mas conselheiros afastam dissolução
Casa Pia denunciou agressões na Sol que nunca chegaram ao DIAP
12.º ano. As melhores notas dependem mais dos pais que da dedicação dos filhos
Enviar CV ou usar as cunhas são trunfos para encontrar emprego

Capa do Diário Económico Diário Económico

Maior companhia de aviação de Hong Kong vai comprar 27 aviões
António Rendas pede isenção de propinas para alunos carenciados
PT manda 600 trabalhadores para casa
“Cavaco tem tido papel como promotor de consensos”
“Teremos um Presidente mais activo, exigente e interventivo”

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

S&P admite novos cortes de "rating" na Zona Euro
Acções asiáticas ganham terreno com descida do petróleo
As notícias em foco na edição de hoje, dia 9 de Março, no Negócios
Petróleo desliza com expectativas de aumento da produção pela OPEP
Transacções através de corretora estrangeira têm de ser declaradas?

Capa do Oje Oje

Petróleo inverte tendência
IGCP coloca hoje dívida de médio prazo
Inflação na OCDE fecha nos 2,1% em Janeiro
Mercado de TI recuou 2,7% em 2010
Prosegur entra na Ásia com aquisição da Prosec

Capa do Destak Destak

Barcelona garante passagem aos quartos de final
Negociações directas começaram em Bruxelas
"Geração à Rasca" está a ser convocado também para cidades europeias
Balanço provisório até às 21h regista 7 mortos e 21 feridos graves
Homem ferido com gravidade devido a queda de pinheiro que cortava

Capa do A Bola A Bola

Tiago Rosa espreita um lugar
O golo 100 está a nascer
Braga atormenta Sporting
Cássio receptivo a renovar
Os senhores da Europa

Capa do Record Record

José Couceiro: «Uma liderança forte acaba com as quintinhas na hora»
Plantel equaciona futuro
Zeferino Boal: «Seguir linha de continuidade será desastroso»
Argentinos preocupam
Confronto alucinante testa registo perfeito

Capa do O Jogo O Jogo

Portugal O’Meeting: Comissão organizadora faz balanço “bastante positivo”
Guardiola: “Voltamos a jogar muito, muito bom futebol”
Wenger: “Jogando num certo nível, é impossível entender a expulsão”
Quicksilver Pro: Tiago Pires qualifica-se para a final em Gold Coast
Pedro Baltazar propõe que Bruno de Carvalho apresente o fundo de 50 milhões