Translator

sábado, 26 de março de 2011

HENRIQUE CALISTO: "TREINADOR DE FUTEBOL,PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA NA SENDA DO SUCESSO"

Ontem (26.03.11) Henrique Calisto, o treinador português que depois de grande sucesso, recentemente, no Vietname, em menos de um mês a dirigir o Muang Thong United, de Banguecoque,campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa por duas temporadas, consecutivas somou, em casa, a segunda vitória enfrentando o TOT SC. . Apesar da derrota sofrida, em Saburi (20.03.11), contra o OSOTSPA, Calisto continua a moldar, limar arestas do seu novo clube e perspectivas de o guindar a tricampeão esta temporada. . O plantel de Calisto, Muang Thong United no encontro com o TOT SC, apresentou-se com um novo estilo de jogo, atletas combativos, coordenados, passes de bola curtos que durante os 90 minutos foram possuidores da bola. . . Não nos resta dúvidas que Henrique Calisto a treinar o campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa, em futuro próximo, voltará num sucesso o seu trabalho que prestigiará o bom nome de Portugal na Tailândia, que no decorrente ano, atingiu os 500 anos da chegada dos portugueses e relacionamento ao antigo Reino da Sião a Tailândia nos dias de hoje.


Calisto continua a ser figura nas primeiras páginas de revistas desportivas de Bangguecoque


As duas equipas, o TOT SC e Muang Thog United entram no relvado do estádio Yamaha. Imagem da direita a foto de família da equipa de Henrique Calisto


Antes do jogo. Três imagens e três sentidos: antes do jogo Calisto faz contas à vida (jogo) escrevendo apontamentos num bloco. Duas posições: antes de começar o jogo, em respeito a Sua Majestade o Rei da Tailândia, ouvindo o hino em honra do monarca, reinante há 65 anos e o símbolo da harmonia e progresso.


O painel, luminoso, que anuncia a o princípio e o fim da vitória do Muang Thong United sobre o TOT Sport Club


Fotógrafos em acção. São os "tipos" (como eu que pouco percebem de futebol) cujos seus olhos estão fixos no visor da máquina fotográfica em procura do melhor e emotivo "boneco". Penalte com o jogador do TOT SC a ver a bola a bater na rede. Estava a consumada a vitória o jogo terminaria passado dois minutos.


Calisto olha os seus atletas em campo. Lado direito Calisto com as mãos apoiadas nos quadris observa os seus homens enquanto o Presidente do Muang Thong United, Ronnarit, se concentra, igualmente, mas vitória 2 a 0 já vivia dentro deles.


Os jogadores, a bola e as emoções que um jogo de futebol encerra para quem a ele assiste ao vivo.


Os noventa minutos chegaram ao fim. A vitória de 2 a 0 está no "papo"! Calisto, depois de felicitar os jogares acompanha-os para o balneário.


Os adeptos do Muang Thong United, um jovem aponta dois dedos para o ar como dizendo: ganhamos 2 a 0! Um jogador fez "aninhos" e uma sua admiradora (talvez namorada) fez-lhe uma surpresa com um bolo e as velinhas acesas para as apagar. Ora eu que sempre haja sido alérgico aos jogo da bola, desde os três jogos que tenho assistido, desde que Henrique Calisto treina o Muang Thong United, estou a encontrar montes de emoções, humanas, em cima do que se vai passando dentros dos estádios: o desalento da derrota a alegria da vitória, ansiedade e cenas humorosas. Descobri, agora, no futebol algo que eu desconhecia... Estou nele, mesmo velho que sou, o futebol.


Pois concerteza a alegria da vitória do Muong Thong United de 2 a 0, vive dentro deles. "Palminho" de cara, mostra, à objectiva da minha máquina fotográfica, dois dedos, como sinal da vitória. Jovem bonita... E para dentro de mim... "Nasci numa data errada!" Um cara de anjo e meiga, como ela possui, se ajustaria a minha namorada e amada...Brinco...Não sou como o escritor, brasileiro, Jorge Amado que gostaria de amar todas as mulheres do mundo, mesmo com algum sacrifício...!!!


Os adeptos do Muang Thong United querem um seu ídolo nas bancadas. Humildade juntando as mãos e, depois, há que começar a autografar as camisolas do clube, nas costas na frente.


Ontem já a comunidade, residente, "portuga", pela primeira vez assistiu a um encontro da equipa treinada por Henrique Calisto Na imagem: Marco do Vale (deu-lhe, agora, para usar barbicho e bigodo, que o dá, para quem o não ter conhecido antes, como um homem, nascido num país árabe e não um transmontano das quatro costelas), funcionário da embaixada portuguesa em Banguecoque; Nuno Caldeira da Silva, Conselheiro Diplomático da Delegação da União Europeia, em Banguecoque e Kitisak funcionário do Gabinete Comercial da Missão Diplomatica de Portugal em Banguecoque. Não tardará, dentro em breve outros "portugas" de Banguecoque se juntem, com o seu embaixador Jorge Pereira, acreditado na Tailândia, no Estádio Yamaha, apoiar o plantel do nosso "patrício" Henrique Calisto.Marco do Vale, antes do jogo, aponta para a objectiva, o sinal da vitória... Parece que é bruxo o jovem "portuga" e famoso, como destroidor de corações femininos cá do lugar.


Henrique Calisto mais o presidente do Clube Ronnarit, ao fim do jogo dão a conferência de imprensa. Notamos em Calisto um treinador de voz seguro e sem "papas na língua" a dar conta do jogo e da vitória, merecida, dos seus homens, que trabalharam afincadamente para a vitória.

José Martins
.
P.S. Os nossos agradecimentos ao presidente do Muang Thong United Ronnarit e a Henrique Calisto pelas facilidades que nos concederam que sem elas não seria possível escrever este modesto trabalho

AS SUAS NOTÍCIAS DO DIA 26.3.11

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Euromilhões: Português ganha 66,5 milhões
Intérpretes adaptam concerto de The Gift
ERTA: Dois presidentes no activo
Alcoutim: Praia candidata-se
EN125: Velocidade causa despiste

Capa do Público Público

Eleições do PS: Sócrates ultrapassa os 90%
"Famosa má disposição" de Sócrates não intimida PSD
PS: Passos faz “leitura benigna” do FMI
Líbia: Rebelião acredita na reconquista de Ajdabiya
Barreira de pagamentos do NY Times tem buracos

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

PSD não se vai deixar intimidar pela "famosa má disposição" do PM
Relógio adianta uma hora esta madrugada
Cabras vão limpar espaços públicos
As eleições e o candidato
É preciso ter calma

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Sócrates ultrapassa os 90% no primeiro dia de directas no PS
Bruno César negoceia transferência para o Benfica
Tribunais mantêm condenação de médicos e hospital
James Dean foi molestado por um padre em criança
GNR faz levantamento do isolamento de idosos

Capa do i i

Vitalino diz que apelo de Seguro "não tem condições para ser correspondido"
Passos Coelho assume discordância com Merkel sobre chumbo do PEC
Carlos Carreiras: Passos Coelho está preparado para ser primeiro-ministro
Defensor Moura indisponível para se recandidatar pelo PS e vai reformar-se
Ele resiste. Eleições não vão ser "favas contadas"

Capa do Diário Económico Diário Económico

Governo demissionário tem poder para pedir ajuda externa
Que futuro para o Sporting?
"O caminho não é o de aumentar impostos"
Cavaco diz que ouviu partidos para resolver "dificuldades políticas"
"Dia 5 de Junho é o mais adequado para a realização de eleições"

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Passos Coelho: "Lutarei por uma maioria absoluta"
Passos Coelho diz que modelo de avaliação de professores era "monstruoso e kafkiano"
Passos Coelho: "FMI existe para ajudar os países a superarem crises de pagamentos"
Passos Coelho: Governo de gestão tem competências para pedir ajuda externa
Passos Coelho confiante que até ao Verão haverá um Governo capaz de "deitar mão ao défice"

Capa do A Bola A Bola

Dez horas para decidir futuro do Sporting
Não vão estar sozinhos!
Chile com crise no ataque
«Quero dar muitas alegrias aos adeptos» – Bruno César
À atenção de Portugal

Capa do Record Record

A frescura dos 40
Futre: «Quero o Sporting a lutar pela Champions»
Salvio: «Feliz no Benfica»
Ninguém se entende em Espanha
África entra em ação

Capa do O Jogo O Jogo