Ontem (26.03.11) Henrique Calisto, o treinador português que depois de grande sucesso, recen
temente, no Vietname, em menos de um mês a dirigir o Muang Thong United, de Banguecoque,campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa por duas temporadas, consecutivas somou, em casa, a segunda vitória enfrentando o TOT SC. . Apesar da derrota sofrida, em Saburi (20.03.11), contra o OSOTSPA, Calisto continua a moldar, limar arestas do seu novo clube e perspectivas de o guindar a tricampeão esta temporada. . O plantel de Calisto, Muang Thong United no encontro com o TOT SC, apresentou-se com um novo estilo de jogo, atletas combativos, coordenados, passes de bola curtos que durante os 90 minutos foram possuidores da bola. . . Não nos resta dúvidas que Henrique Calisto a treinar o campeão da 1ª Liga de Futebol Tailandesa, em futuro próximo, voltará num sucesso o seu trabalho que prestigiará o bom nome de Portugal na Tailândia, que no decorrente ano, atingiu os 500 anos da chegada dos portugueses e relacionamento ao antigo Reino da Sião a Tailândia nos dias de hoje.

Calisto continua a ser figura nas primeiras páginas de revistas desportivas de Bangguecoque
As duas equipas, o TOT SC e Muang Thog United entram no relvado do estádio Yamaha. Imagem da direita a foto de família da equipa de Henrique Calisto
Antes do jogo. Três imagens e três sentidos: antes do jogo Calisto faz contas à vida (jogo) escrevendo apontamentos num bloco. Duas posições: antes de começar o jogo, em respeito a Sua Majestade o Rei da Tailândia, ouvindo o hino em honra do monarca, reinante há 65 anos e o símbolo da harmonia e progresso.
O painel, luminoso, que anuncia a o princípio e o fim da vitória do Muang Thong United sobre o TOT Sport Club
Fotógrafos em acção. São os "tipos" (como eu que pouco percebem de futebol) cujos seus olhos estão fixos no visor da máquina fotográfica em procura do melhor e emotivo "boneco". Penalte com o jogador do TOT SC a ver a bola a bater na rede. Estava a consumada a vitória o jogo terminaria passado dois minutos.
Calisto olha os seus atletas em campo. Lado direito Calisto com as mãos apoiadas nos quadris observa os seus homens enquanto o Presidente do Muang Thong United, Ronnarit, se concentra, igualmente, mas vitória 2 a 0 já vivia dentro deles.
Os jogadores, a bola e as emoções que um jogo de futebol encerra para quem a ele assiste ao vivo.
Os noventa minutos chegaram ao fim. A vitória de 2 a 0 está no "papo"! Calisto, depois de felicitar os jogares acompanha-os para o balneário.
Os adeptos do Muang Thong United, um jovem aponta dois dedos para o ar como dizendo: ganhamos 2 a 0! Um jogador fez "aninhos" e uma sua admiradora (talvez namorada) fez-lhe uma surpresa com um bolo e as velinhas acesas para as apagar. Ora eu que sempre haja sido alérgico aos jogo da bola, desde os três jogos que tenho assistido, desde que Henrique Calisto treina o Muang Thong United, estou a encontrar montes de emoções, humanas, em cima do que se vai passando dentros dos estádios: o desalento da derrota a alegria da vitória, ansiedade e cenas humorosas. Descobri, agora, no futebol algo que eu desconhecia... Estou nele, mesmo velho que sou, o futebol.
Pois concerteza a alegria da vitória do Muong Thong United de 2 a 0, vive dentro deles. "Palminho" de cara, mostra, à objectiva da minha máquina fotográfica, dois dedos, como sinal da vitória. Jovem bonita... E para dentro de mim... "Nasci numa data errada!" Um cara de anjo e meiga, como ela possui, se ajustaria a minha namorada e amada...Brinco...Não sou como o escritor, brasileiro, Jorge Amado que gostaria de amar todas as mulheres do mundo, mesmo com algum sacrifício...!!!
Os adeptos do Muang Thong United querem um seu ídolo nas bancadas. Humildade juntando as mãos e, depois, há que começar a autografar as camisolas do clube, nas costas na frente.
Ontem já a comunidade, residente, "portuga", pela primeira vez assistiu a um encontro da equipa treinada por Henrique Calisto Na imagem: Marco do Vale (deu-lhe, agora, para usar barbicho e bigodo, que o dá, para quem o não ter conhecido antes, como um homem, nascido num país árabe e não um transmontano das quatro costelas), funcionário da embaixada portuguesa em Banguecoque; Nuno Caldeira da Silva, Conselheiro Diplomático da Delegação da União Europeia, em Banguecoque e Kitisak funcionário do Gabinete Comercial da Missão Diplomatica de Portugal em Banguecoque. Não tardará, dentro em breve outros "portugas" de Banguecoque se juntem, com o seu embaixador Jorge Pereira, acreditado na Tailândia, no Estádio Yamaha, apoiar o plantel do nosso "patrício" Henrique Calisto.Marco do Vale, antes do jogo, aponta para a objectiva, o sinal da vitória... Parece que é bruxo o jovem "portuga" e famoso, como destroidor de corações femininos cá do lugar.
Henrique Calisto mais o presidente do Clube Ronnarit, ao fim do jogo dão a conferência de imprensa. Notamos em Calisto um treinador de voz seguro e sem "papas na língua" a dar conta do jogo e da vitória, merecida, dos seus homens, que trabalharam afincadamente para a vitória.
José Martins
. P.S. Os nossos agradecimentos ao presidente do Muang Thong United Ronnarit e a Henrique Calisto pelas facilidades que nos concederam que sem elas não seria possível escrever este modesto trabalho