Translator

terça-feira, 14 de junho de 2011

HISTÓRIA DE PORTUGAL NA TAILÂNDIA: "WEBSITE RECOMENDÁVEL A HISTORIADORES E ACADÉMICOS"

Nas minhas vasculhagens, diárias, na internet vou encontrar um website interessante,
com imagens e embora lhe falte muito conteúdo é de utilidade para os interessados na História de Portugal na Tailândia. Trabalho, absolutamente, honesto de Tricky Vandenberg (não conheço) que dá uma panorâmica real e menciona nomes (pessoas com quem lidei) de quando as escavações no Campo de São Domingos. Entre estas destaco: Patipat Pumpongpaet; Pirak Javanakriang, arqueológos do Fine Arts Department (Belas Artes) da Tailândia; arquitecto Eduardo Kol de Carvalho (bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian) e Rita Bernardes de Carvalho.
.
Falta ainda mencionar outros nomes que contribuiram para o projecto das escavações. Mais tarde as revelarei.
.
Destaco porém a arqueóloga, portuguesa, Rita de Carvalho uma jovem que me contactou, em 2005, e a dar-me a conhecer  seu interesse na investigação da História de Portugal na Tailândia. A Rita chegou a Banguecoque em Abril, acolhi-a em minha casa, durante 10 dias, onde na minha biblioteca particular procurou o que necessitava.
Mais tarde voltou à Banguecoque, leveia ao Ban Portuguet e esteve em Ayuthaya, hospedada (a suas expensas) numa guest house, durante uma semana, alugou uma bicicleta e pedalava desde a cidade ao Ban Portuguet.
.
Na terceira vez na Tailândia, voltei acolhê-la em minha casa e presenteou-me com uma magnífica obra que depois de analisar o valor do seu trabalho, fui levá-lo ao embaixador Faria e Maya para o ler (não sei se o valioso trabalho está na missão ou se foi para Portugal no contentor).
.
Faria e Maya desde logo desejou conhecer a Rita  e recomendou-a à Fundação Gulbenkian que a viria a convidar para supervisionar as escavações da Igreja de São Paulo dos Jesuítas no Ban Portuguet que seriam financiadas pela referida Fundação.
.
A Rita, acompanhada de uma senhora representante da Gulbenkian, de Lisboa viajou a Banguecoque para verem o local das ruínas da igreja dos Jesuítas,  juntamente com o embaixador Faria e Maya.
.
Estive presente e obti numerosas imagens que conservo nos meus arquivos.  
.
Entretanto, forças ocultas que se movimentavam por Banguecoque logo se apressaram a divulgar que a igreja de São Paulo não era ali e em vez dela um templo budista.
.
Pouco, depois, um jornalista português foi ao Ban Portuguet e viria a escrever no seu jornal que não houveram três igrejas católicas no Ban Portuguet, mas sim duas.
.
O trabalho que a jovem Rita de Carvalho iria fazer foi na corrente de águas turvas. Quem ficou a perder foi a história de Portugal na Tailândia!
Actualmente é bolseira da Fundação Oriente, em Paris, a concluir Mestrado.
.
De quando no início das escavações na paróquia de S.Domingos - Ban Portuguet - Bairro Português em Ayuthaya.
.
Nesta página da internet encontram-se fotos com uma legendas de alguns dos objetos escavados no Bairro Português.
.
Escavação começou em 02 março de 1984 pela  1ª da Divisão de Arqueologia do Departamento de Belas Artes, sob a responsabilidade do Sr. Patipat Pumpongpaet e em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal.
.
A descrição dos objectos é baseado no folheto apresentado pelo "Museu Nacional do Rei Narai", em Lopburi, que exibiu um número de objetos a partir de 2 abril - 31 maio 1987.
.
O documento é intitulado "A escavação do Bairro Português de Ayutthaya" e foi escrito pelo Sr. Patipat Pumpongpaet e Pirak  Javanakriangkrai. O folheto foi-me gentilmente cedido por eles.

O plano foi elaborado pelo arquitecto. Eduardo Kol de Carvalho, em Agosto de 1984. No catálogo de exposição "Os Portugueses em Ayutthaya" da Embaixada de Portugal em Banguecoque publicado por ocasião do Dia Nacional de Portugal, em 10 de junho de 1985.

[1] Presença La Portugaise um Ayutthaya (Siam) XVIe siècles et aux do século XVII - Rita Bernardes de Carvalho (Paris, 2006).

Text by Tricky Vandenberg - March 2011 e tradução livre de José Martins

POVO:PEIXEIRADAS POLÍTICAS

O CASAMENTO DO "BODE VELHO", COM UMA RAPARIGA DE 24 ANOS CANCELADO


Hugh Hefner confirma casamento com Crystal Harris foi cancelado

Hugh Hefner (o gajo inventor da revista Playboy) confirmou que seu casamento está fora-de-semana.

O magnata da publicação da Playboy de 84 anos, propôs a amiga Crystal Harris de 24 anos  casamento e deveriam dar o nó  no sábado passado.

No entanto, relatório do TMZ.com anunciou que a noiva de Hefner  teria mudado de ideias em casar-se com um "chibo velho" e zarpou da mansão, do famoso editor de Hollywood, cinco dias antes do grande dia.

Hugh Hefner anunciou agora no Twitter  a notícia da mesma forma que ele anunciou o casamento que teria causado choque na socialite holiodesca.

Ele escreve: "O casamento está cancelado. A Crystal teve uma mudança de coração."
 "A separação foi uma decisão mútua e os dois e continuam bons amigos."

E A GUERRA DE ALECRIM E "PADEIRADAS" SEGUE DENTRO DE MOMENTOS

Bem o advogado Garcia Pereira, mandou o Paulo Portas colher urtigas.... Mas daqui aventamos que a Padeira de Aljubarrota (Embaixadora Ana Gomes) que se começe a tratar se Paulo Portas vai ser o próximo Ministro dos Negócios Estrangeiros... Ana Gomes vai mesmo pegar na pá de padeira e desarticular os ossos ao Paulo.

 15 Junho 2011


Porta fechada

O advogado António Garcia Pereira revelou ter recusado o pedido feito pelo presidente do CDS-PP, Paulo Portas, para avaliar as declarações feitas pela eurodeputada socialista Ana Gomes e ponderar uma eventual ação judicial. "A propósito da notícia recentemente vinda a público referindo a eventual representação pela minha pessoa do sr. dr. Paulo Portas num processo contra a srª drª Ana Gomes, venho por este meio esclarecer que não aceitei patrocinar tal causa", refere Garcia Pereira, também dirigente do PCTP/MRPP, em comunicado. Mais por aqui.

VOTOS DOS EMIGRANTES PORTUGUESES NO BRASIL

O caso e bem badalado do acontecido no Brasil e a velha Benvinda Maria, directora do pasquim “Portugal em Foco” seguir a tomar um “cházinho” pelas casas dos portugueses e a recolher os votos deveria ser visto com olhos de ver por quem ainda não sofre de miopia.
.
O “caralho” da velha  (desculpem-me a linguagem rasca) na sua peregrinação, no Brasil, pelas moradias dos emigrantes, na angariação dos envelopes certamente e não devo estar equivocado, durante o “cházinho” acompanhado de umas bolachas, ela a Benvinda Maria dará a sua opinião em que partido deverá votar o seu/sua anfitrião.
.
Em todos os lados aparecem samaritanas e nem todas beijam Jesus Cristo na Fonte de Jacob, mas diabos, de saias, que matreiramente já deram beijos a diabos cujo objectivo destes é empoleirarem-se nos galhos da árvore do Poder.
.
No estrangeiro e nos países onde os portugueses se acolhem os envelopes dos votos, da eleições legislativas, deveriam ser enviados pelo correio para as representações de Portugal e estas enviá-los, por Mala Diplomática, no prazo que a Lei estipula, para a Secretaria de Estado dos Estrangeiros e este departamento estatal faze-los chegar ao destino certo.
José Martins

CERTEZA,CERTEZINHA LÁ VAMOS TER A "TERNURA" MINISTRO DOS ESTRANGEIROS...!!!

POR PORTUGAL TUDO DE MAL PARA PIOR


Cada vez me convenço mais (algumas) que representações portuguesas no estrangeiro são “tascas de petiscos” (à maneira) como o poeta Agostinho da Silva teria sugerido a um ministro dos Estrangeiros que fizesse, delas, isso.

Ora segundo o que Notas Verbais relata, um pasquim de nome Portugal em Foco teria-se encarregado de enviar o montante dos votos, apurados, dos eleitores, que escolheram o seu partido, para Portugal.

Uma autêntica “bandalheira” de um jornal tomar a seu cargo a responsabilidade do envio de um material tão importante para Portugal.

Bem Portugal, por ora, ainda não é uma república de cebolas e devem ser chamados à responsabilidade quem seria quem que autorizou a “merda” de um “jornaleco”, suspeito, tomar por sua conta a expedição dos votos dos emigrantes portugueses acolhidos no Brasil.

José Martins

Tuesday, June 14, 2011


NOTAS VERBAIS: "UMA QUEM NEM AO DIABO SERIA CAPAZ DE LEMBRAR...!!!"

14 Junho 2011


Duas queixas e um indício

Para já, duas denúncias sobre alegada ilegalidade com votos de emigrantes no Brasil.
  1. de um cidadão português residente no Brasil
  2. do PS
As queixas contestam o facto de um jornal Portugal em Foco, com sede no Rio de Janeiro, oferecer-se para reunir os votos da comunidade e enviá-los para Portugal, iniciativa considerada ilegal pela Comissão Nacional de Eleições e como caso inédito em processos eleitorais. Esse jornal terá recolhido directamente algumas centenas de votos, propondo-se enviá-los por correio. Serão meramente postos de lado e o assunto fica por aí? A mesa decidirá.

Quanto a São Paulo, só fumos e fumos são fumos. Fumos sobre uso indevido de dados dos recenseados no Consulado Geral e alegadas fraudes na emissão das certidões de eleitor com implicação nos boletins de voto. Mas dos fumos e da queixa e quem se queixa, obviamente, fumarada que já por si não abona, haja fumo sem fogo ou indício apagado para dissipar o indiciado. Tanto faz..

E CONTINUAMOS NÓS NA DÚVIDA

CRISE FINANCEIRA!
A pergunta do dia:
O dólar vai cair ou não??? Moral da história:
Em tempos de crise devemos apertar o cu. 

E DEPOIS! CHEGARIAM AS CADEIAS QUE POR CÁ TEMOS?

Governantes. Que responsabilidade?


Tenho visto muita gente, desde petições publicas a responsáveis políticos, a pedirem o julgamento de José Sócrates pelas suas responsabilidades no estado a que chegou o país. Pessoalmente concordo que quem nos desgoverna não pode safar-se somente com responsabilidades políticas, mas estranho que toda esta gente nunca se tenha lembrado disso antes, quando tantos outros nos conduziram a esta situação. Podíamos começar pelo Cavaco Silva e pela forma como delapidou os dinheiros da União Europeia e facilitou a vida a tantos que enriqueceram à sua custa. Quando vemos os "abutres" já a posicionarem-se para atacar o pouco que resta do património que era de todos nós, seja na RTP, na CGD ou em outra qualquer empresa pública e sabemos que daqui a um ano Portugal vai estar pior do que está hoje, poderíamos começar já a preparar a acusação para o próximo governo. Podíamos e devíamos criminalizar a má gestão do país mas tomáramos nós que a nosso justiça conseguisse prender, acusar e condenar os corruptos que há muitos anos se "alimentam" do dinheiro de todos nós. Quando virmos os corruptos presos, quando virmos que os dinheiros do estado estão em mãos de gente honesta então já este país poderá respirar mais descansado.

O SENHOR SILVA BEM MELHOR ESTAR CALADINHO.... PARA ONDE FORAM OS "CACAUS" QUE SEU GOVERNO COMEÇOU A RECEBER DA UNIÃO EUROPEIA?

O Povoador


Não ouvi o discurso do 10 de Junho do Cavaco em direto porque, quando liguei o rádio, tinha ficado enjoado com o do António Barreto. Ver um "funcionário" que trabalha para o merceeiro do Pingo Doce, arrogar-se no direito de transformar em urgente desígnio nacional o seu pensamento pessoal sem que ninguém lhe tenha passado uma procuração para isso. Ai a maldita da Constituição que é necessário atirar para o lixo e colocar lá outra bem mais amiga do poder de impor, do poder do dinheiro e do poder de silenciar. Desliguei o rádio enjoado.
Ouvi mais tarde um pouco daquilo que o Sr. Silva tinha dito e, surpreendentemente até concordei com algumas coisas. Estranhei que de o discurso de "não se podem pedir mais sacrifícios aos Portugueses" quando da tomada de posse, tenha passado para um de "os portugueses precisam de aceitar mais sacrifícios", mas concordei quando falou da necessidade de repovoar o país e de refazer a nossa agricultura. Há muito que o defendo mas, há sempre um mas, custa-me ouvir este discurso de quem foi um dos principais responsáveis pelo fim da nossa agricultura quando foi Primeiro-Ministro. Nunca se pagou tanto para arrancar tantas culturas e nunca se desertificou tanto o interior. Estou farto desta política de hipocrisias. Uma nova forma de democracia participativa é urgente.

PRODUTO INTERNO BRUTO DE ONTEM - 13-06.2011

AS capas dos jornais e as principais notícias de Terça-feira, 14 de Junho de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Incêndio desaloja cinco famílias Castro Marim: Ferido em despiste V. R. S. António: Fogo em barracão
Faro: Cais comercial reactivado Lech Walesa: Pneumonia controlada Ílhavo: GNR prende ladrão
Gaia: Obras condicionam trânsito

Capa do Público Público
Divergências entre o BCE e a UE agravam a crise da dívida Sorteio da Lotaria Clássica (24º/2011) Há menos estudantes portugueses com bolsas Erasmus Países pobres vão receber três mil milhões de euros para vacinas Membros da UE discutem nesta terça-feira compensações de Bruxelas por causa da E. coli Homem que disparou contra GNR em Quarteira está em prisão preventiva Autoridades marítimas procuram mulher desaparecida desde sábado em Vila do Conde

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias
Um verdadeiro fã da francesinha típica do Porto Impasse fiscal obriga à intervenção de Passos e Portas Pais de crianças com cancro contra Pediatria conjunta Pais pedem guarda conjunta para poupar dinheiro Barricado ficou em prisão preventiva ONG presta cuidados de saúde a prostitutas de rua Polícia marítima procura mulher desaparecida no sábado

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias
BBC transmitiu suicídio assistido de milionário britânico Venezuela impõe poupança da electricidade Julgamento de Ben Ali começa na Tunísia a 20 de Junho Vieira foi ao hotel pedir explicações por derrota no futsal Metade do sangue colhido vai para o lixo Morte na Alemanha eleva número de vítimas da E.coli na Europa para 36 Daniel Ramos sucede a Carlos Mozer no comando da Naval

Capa do i i
Transição pacífica mas sem encontro entre Passos e Sócrates CNE preparada para fechar resultados em 24 horas Assis e Seguro atentos a novos candidatos à liderança A machadada nas listas de espera das cirurgias Algarve. Agora que o turismo começa a subir é que a polícia não pode faltar Rebelo de Sousa. Acordo entre PSD e CDS tem anexo a atestar divergências Igreja Católica tem esperança que o novo Governo ouça o “grito da crise”

Capa do Diário Económico Diário Económico
Idade trava candidatura surpresa de Fischer à chefia do FMI Benfica prevê quebra de lucros Mais de 8.800 devedores não têm bens para pagar as dívidas Crise limita receitas do primeiro hotel Champalimaud Presidente da República recebe hoje PEV, BE e PCP Ocidental e Berardo descem participação no capital do BCP Renault vai vender menos carros novos este ano devido às medidas da ‘troika’

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios
Vera Jardim: Qualquer que seja o líder PS vai honrar compromissos
Assis desvaloriza apoios a Seguro e afirma que campanha é para militantes Republicana Michele Bachmann é a primeira mulher a anunciar candidatura às presidenciais nos EUA Lagarde reforça corrida à liderança do FMI após exclusão de Stanley Fischer As notícias em foco na edição de hoje, dia 14 de Junho, no Negócios Jorge Coelho é o 47º mais poderoso da economia portuguesa "O problema da actualização das rendas está no custo para o Estado"

Capa do Oje Oje
Grupo RAR cresce com o Brasil Trichet quer sanções mais duras na UE S. da Costa atenta a PPP na Califórnia Grupo Espírito Santo sem interesse na TAP VF fecha acordo para a compra da Timberland Mitsubishi prevê ganhar mais 25% Técnico inova com Engenharia Empresarial

Capa do Destak Destak
Tori Spelling tem acidente após ser perseguida por paparazzi Nuvens de cinzas afectam tráfego aéreo Nelson Évora "chamado" para Estocolmo "Caso das fotografias" não dá descida, nem perda de pontos - SAD Membros da UE discutem na terça-feira compensações de Bruxelas Facebook estreia-se em bolsa no primeiro trimestre de 2012 Homem que disparou contra GNR em prisão preventiva

Capa do A Bola A Bola
Rui Duarte certo mais uma época Curto foi ao Bonfim Preferência sobre José Luís Belluschi com ideias de renovar Nuno Gomes na agenda da SAD «Esta Académica não tem futuro!» - Maló Jorge Rito apontado à Luz

Capa do Record Record
Dedé: «O meu futuro está nas mãos do clube» Aumenta a pressão por Coentrão O mundo de Rinaudo Marselha entra na corrida por Bobô Diogo Figueiras: «O Paços abriu as portas ao meu sonho de criança» Manuel Curto já tem proposta em mãos Todos os trunfos na mesa por N’Djeng

Capa do O Jogo O Jogo
Sócios aprovam aumento de 12 euros nas quotas anuais FC Porto: Stempin renova por três anos, Andrade por um Naval 1.º de Maio: Daniel Ramos sucede a Carlos Mozer James Rodriguez renova até 2016 Trofense: Rui Silva fica se sócios apoiarem oneração de património como garantia junto da banca Yannick: “Estou feliz e quero ajudar o Sporting a conquistar o título” Beckham: “Gostaria muito de entrar na equipa olímpica”