Translator

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DE VOLTA,MAIS UMA VEZ AO "BAN PORTUGUET" (ALDEIA DOS PORTUGUESES), EM AYUTHAYA - TAILÂNDIA

.
Há dois meses que não visitava o "Ban Portuguet". Aconteceu ontem. Nunca regresso a Banguecoque satisfeito e algo sempre existe que me deixa triste. 
A história: há 15 anos a Maria Grácia, visitou a Tailândia juntamente com uma amiga e estiveram em minha casa.Levei a Maria e sua amiga ao Campo de São Domingos, no Ban Portuguet de quando o edifício/museu ainda não estava concluído. A Maria Grácia pertence aos quadros técnicos da RTP há 32 anos e agora voltou com o marido o João Martinho, Coordenador de Áudio - Direcção de Meios de Produção da RTP. Hospedei, graciosamente, o casal, num apartamento que tenho junto à margem do rio Chao Prya e com isto mais próximo do centro de Banguecoque. Na terça-feira, levei o casal, onde permanecemos por dois dias ao River Kwai e no regresso a Banguecoque, fui mostrar o Campo de São Domingos, no Ban Portuguet. O João Martinho, como técnico de som, tem corrido o mundo oriental onde se inclui a China e um programa, juntamente com o Miguel Portas que há uns anos, realizou, desde o Norte de Moçambique, à Terras de Prestes João. Um entendedor da história da expansão portuguesa desde 1500. Fui encontrar o Campo de São Domingos como as imagens dão conta.
.
Porém não vou apontar o dedo ao, actual embaixador de Portugal Jorge Torres Pereira, mas aos seus predecessores, que pelas suas negligênciaa lhe deixaram uma pesada herança.
José Martins
Parte do embarcadouro que a corrente do rio, Chão Prya não levou e alguém, a base esburacou!
Os "pobris homens/mulheres" que desçam pela passadeira do embarcadouro desprevenidos podem sem contar serem engolidos pelo Rio Chao Prya. Pelo tamanho do quadrado do buraco podem mesmo fazer companhia aos peixinhos e depois aos anjinhos se não souberem nadar.
E também não sei (como não percebi o desaparecimento das retretes) porque teriam desapareceido as tábuas da estruturas do embarcadouro... Tem sido muito difícil, para mim, ser português na Tailândia, continuar a assistir a desleixos  (mais não sei quê!) de quem representa Portugal neste Reino. Somos os quinhentistas que valemos e hoje já não prestamos para nada...Só: bla,bla,bla e "mai nada".
O casal meu amigo Mária Grácia e João Martinho na passagem do embarcadouro destroçado...
O área onde estiveram duas retretes desde há 16 anos... Para Homens e Mulheres. Porque teriam desaparecido?
De facto não entendo, nem dá mesmo nada para perceber...duas retretes foram construídas em 1995, para as pessoas que visitassem o campo de São Domingos, no Ban Portuguet homens e mulheres se aliviarem...Absolutamente funcionais. Outras retretes não vi por ali e, alivei a bexiga e o meu amigo João Martinho, encostados a uma parede. A vantagem de termos nascido homens... O mesmo não aconteceu à esposa, Maria Grácia, que tive que a levar ao templo budista, ali perto...!!!
Assim eram as retretes para senhoras e homens se aliviarem...Ainda há pouco tempo estavam assim...Posso garantir que mau cheiro não "botavam"...
Relva, cuidadosamente cortada, verde nas traseiras do edifício museu em direcção às ruínas escavadas em 1984, financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkiam e a colaboração do Fines Arts Department e a precisosa colaboração de estudantes da Faculdade de Arqueologia da prestigiosa Universidade de Chulalongkorn de Banguecoque
O casal meu amigo Maria Grácio e João Martinho à entrada do edifício/museu construído no Campo de São Domingos, fiananciado pelo Fines Arts Department da Tailândia e Fundação Calouste Gulbenkian. Finalizado em Março de 1995.
A relva do Campo de São de Domingos, não se pode dizer mal cuidada, mas precisava de ser regada, periodicamente, por aspersão para manter o verde.
A entrada para as ruínas da Igreja de São Paulo dos Jesuitas, arborizada, como que a esconder o local da vista de quem passa por ali.
Pachorrentemente gado bovino pasta junto às ruinas da Igreja de São Paulo dos Jesuítas no "Ban Portuguet". Um português que andou por aqui, maldosamente, me disse pelo telefone que alí não tinha havido igreja nenhuma, mas um templo budista. Ali, por conhecimento de causa, nunca houve templo budista!!!  O templo budista (ainda da era de Ayuthaya) nas proximidades situa-se a cerca de 1500 metros do local e do lado oposto da margem do rio Chao Prya e onde se situa o Forte Português de Pom Phet.
O embarcadouro que da margem do rio Chao Prya leva o visitante ao edificio, novo, museu em cima da história da Holanda e o Reino do Sião na velha capital (Ayuthaya)
Edificio, recentemente, construído no Campo Holandês em Ayuthaya

RICARDO ARAÚJO PEREIRA E JOSÉ SÓCRATES

Sabes do Sócrates? Parece que está ótimo

Foi Portugal que se livrou de José Sócrates ou José Sócrates que se livrou de Portugal?
.

Ricardo Araújo Pereira
7:06 Quarta feira, 22 de Jun de 2011

O leitor que tome nota: se isto fosse a Dinamarca já o caldo estava entornado.

Jovem que chegue a Helsingør para as exéquias do pai e dê com a mãe casada com o tio, desata a planear homicídios e a monologar.

Em Portugal, nada. E, no entanto, há tantas razões para inquietação aqui como lá.

O facto de se tratar de uma inquietação romântico-legislativa inquieta ainda mais. O que se passa é o seguinte: José Sócrates está demasiado contente. Não me conformo com esta alegria, esta cordialidade, este bom perder. Quero vê-lo espernear, recriminar os adversários, lançar um último insulto a Manuela Moura Guedes.

Que contentamento é este? Trata-se de uma boa disposição que ofende. Magoa até quem, como eu, nunca votou nele. Afinal foi Portugal que se livrou de José Sócrates ou José Sócrates que se livrou de Portugal?

Sócrates tem a desfaçatez de se comportar como aquelas namoradas que aceitam muito bem a notícia de que o namoro acabou. Não há lágrimas, não há ranho, não há nada. O fim da relação não é um drama, é um alívio. Ficam mais soltas, mais leves, mais vivas. E têm finalmente tempo para ir para França tirar aquele curso de Filosofia que sempre quiseram frequentar.

Amigo leitor, não era José Sócrates que estava a entravar o nosso desenvolvimento, éramos nós que estávamos a entravar o desenvolvimento de José Sócrates.

Assim como vamos sabendo das antigas namoradas através dos amigos, vamos sabendo de José Sócrates através do Expresso. E remoemos as informações com azedume. Que ideia é esta de ir estudar para Paris? E filosofia? Não faz sentido. Uma pessoa chamada Sócrates decidir estudar filosofia é como um tipo chamado Eusébio querer fazer carreira no futebol. É má ideia, proporciona comparações desagradáveis.

E não podemos deixar de sentir que Sócrates não vai para França para nos esquecer. Na verdade, Sócrates já nos esqueceu. E, ao contrário da generalidade dos emigrantes, Sócrates não parte em busca de melhores condições de vida. José Sócrates não vai emigrar para fugir de José Sócrates - até porque, em princípio, José Sócrates vai com José Sócrates.

 Sócrates vai emigrar para fugir de nós. Alguém que lhe apreenda o passaporte, por favor.

 Era o que faltava. Obriguem-no a aguentar as medidas da troika até ao fim. Só pode sair do País quando o memorando estiver cumprido.

NOTAS VERBAIS: O MINISTÉRIO PÚBLICO NO MNE? PORQUE NÃO?

 

O Ministério Público no MNE? Porque não?

O caso descrito pela revista Sábado, a juntar a outros casos (uns conhecidos, outros subsumidos) levanta uma questão: deve ou não o Ministério Público ter presença nas Necessidades?
.
Não está em causa a função da Inspeção Diplomática e Consular no âmbito disciplinar, o que está em causa é a garantia de transparência no ministério que deveras exige um permanente escrutínio e também eficazes meios dissuasores.
.
Já foi rotina a presença regular de magistrados do Ministério Público com o cargo de assessores jurídicos nos ministérios e até se caiu no oitenta. Mas o oito e muito menos o zero resolve a questão.
.
Temos aqui, em NV, abordado essa questão por diversas vezes e não nos vamos alongar.Por ora, chamamos a atenção para dois diálogos publicados em 2008, com o prestigiado Magistrado jubilado do Ministério Público, Jorge da Paz Rodrigues, designadamente quando afirma que se a Inspecção "não comunica ao Ministério Público qualquer facto susceptível de consubstanciar um crime, comete por sua vez o crime de denegação de justiça ou prevaricação ou o de favorecimento pessoal", e ainda que "se alguém (funcionário), tomou conhecimento de quaisquer factos susceptíveis de configurar um crime, tem a obrigação legal de os denunciar a qualquer Magistrado do Ministério Público e pode até dirigir-se logo ao Procurador-Geral da República".
.
Mais ainda, que este dever de denúncia também às matérias do foro disciplinar "se forem apurados factos susceptíveis de configurar um crime, competindo ao inspector ou encarregado desse processo disciplinar denunciar imediatamente tal ao Magistrado do Ministério Público do Tribunal mais próximo da área onde esses factos foram praticados, ou directamente ao Procurador Geral da República".

As capas dos jornais e as principais notícias de Quinta-feira, 23 de Junho de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Crime: Acusadas 84 pessoas
Obama anuncia retirada do Afeganistão
Faro: Fogo destrói viatura
Penafiel: Ataca de motosserra
Porto: Acidente grave na VCI
Guimarães: Dois atropelamentos
País em alerta com calor de 40 graus

Capa do Público Público

Obama diz que objectivos no Afeganistão estão a ser cumpridos e anuncia retirada
Francisco José Viegas diz que transversalidade da cultura justifica dependência Passos
Seguro recusa revisão constitucional se for eleito líder do PS
Japão levanta alerta de tsunami emitido após sismo de magnitude 6,7
Presidente dos Estaleiros de Viana apresenta demissão depois de alegada tentitiva de agressão
Sorteio do Totoloto (40º/2011)
Cavaco Silva felicita Ban Ki-moon pela reeleição como secretário-geral ONU

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Sindicalistas apelam à demissão de restante administração
Um 'pirata do ar' na mira das armas
O b.a.b. da governação
"José Sócrates não desaparecerá"
Menos 4 milhões de consultas
Horas no trânsito devem-se a mau planeamento urbanístico
Roberto Leal volta a faltar a julgamento de burla

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Sindicalistas apelam à demissão de restante administração
Obama anuncia o fim da guerra no Afeganistão
Roubou um dólar para ser detido e tratado na prisão
Fisco caça Joe Berardo
Autoridades levantam alerta de tsunami após sismo no Japão
Cabaz da sardinha sobe de 10 para 100 euros
Presidente dos Estaleiros de Viana apresenta demissão

Capa do i i

Comissão de protecção de dados. Presidente recebeu 59 mil euros a mais
Passos vai a Bruxelas em classe económica. Poupa 2265 euros
Ministério da Educação usou lei obsoleta para poupar milhões
Mário Machado. Papéis de familiares de Sócrates descansam na PGR
CEJ. Ministra da Justiça aceitou ontem a demissão da directora
Bloco. Em Setembro, a direcção decide se convoca a Convenção
The portuguese economy: o blogue de onde saem os governantes de Passos

Capa do Diário Económico Diário Económico

"Super Mario", o homem que deverá assumir a liderança do BCE
Passos estreia-se hoje como primeiro-ministro em Bruxelas
Wall Street desce após Fed cortar previsões de crescimento
“Portugal só recuperará autonomia se cumprir compromissos”
Cavaco diz que “temos de trabalhar sem medo do futuro”
Passos Coelho reuniu hoje com a 'troika'
Fed mantém ajudas extraordinárias à economia

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Paulo Portas: "Situação portuguesa é diferente da de qualquer outro país"
Previsões para crescimento dos EUA descem e empurram Wall Street para o vermelho
McLaren dá passo de gigante para concorrer com a Ferrari e Lamborghini
Incumprimento da Grécia terá efeitos "bastantes significativos" no sistema financeiro global
Fed admite subir taxa de juro ainda este ano
Fed baixa previsões de crescimento e EUA já não vão crescer mais de 3% em 2011
Juncker: "Crise grega ameaça virar Zona euro do avesso"

Capa do Oje Oje

CCP defende simplificação "fiscal, administrativa e legislativa" em relação às PME
Chicago recebe cimeira da NATO dedicada ao Afeganistão em 2012
Conselho de ministros grego aprova novo pacote de austeridade
Vice-governador do Banco de Angola defende reforço da qualidade e transparência da banca
Ordem dos Farmacêuticos quer ver apuradas responsabilidades quanto às fraudes
Euro valoriza contra dólar com voto positivo à moção de confiança na Grécia
Estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1,9 mil milhões de euros até Abril

Capa do Destak Destak

Equipamento para a nova época homenageia campeões europeus de 1961/62
CD arquiva inquérito por alegado aliciamento do FC Porto a Kléber
Faz hoje 25 anos golo monumental de Diego Maradona
Nassir Al-Nasser nomeado presidente da assembleia-geral
Administração faz “apelo à calma” dos trabalhadores depois de momentos de tensão
Nova ministra da Justiça aceita pedido de demissão da directora do Centro de Estudos Judiciários
Olegário Benquerença arrisca perder insígnias da FIFA na próxima época

Capa do A Bola A Bola

Pereirinha está mais perto
Santos bate Penãrol e vence Libertadores
Uma nova vida em Braga
Izmailov a trabalhar no duro
«Golpe duro perder a titularidade» - Sidnei
Castro entra nos planos da nova Roma
Rui Costa com o pé no Tour

Capa do Record Record

Nilson foi traído pelo seu desejo de seleção
Plantel em marcha apesar dos problemas
Moncho López perto de renovar
Doxa Katokopias garante 10 portugueses
FMI alerta Zapatero
Milionário na falência tenta manter a honra
Câmara anuncia que estádio vai ser vendido

Capa do O Jogo O Jogo

Eleições dentro de 10 a 15 dias para evitar vazio directivo
Pedro Miguel mantém-se como treinador
Espanha e Suíça qualificam-se para a final após vitórias sofridas
Interesse do Estudiantes em Fernández confirmado
Campeões do Mundial sub-20 de 1991 assinalam aniversário com jogo e criticas à FPF
Campeão Nadal apura-se facilmente para a terceira ronda
Equipamento para a nova época homenageia campeões europeus de 1961/62