Translator

sábado, 6 de agosto de 2011

HENRIQUE CALISTO NO CAMINHO DA FAMA E JÁ UMA LEGENDA NO FUTEBOL TAILANDÊS

As desculpas da minha "cagança" de inserir a minha foto, no topo, como reporter jornalista, sem sindicato e carteira profissional. Prometi a mim próprio que não voltarei a fazer isto e vender a minha imagem de  "gajo", de 76 anos e de parco valor. Mas gostava... Se gostava! Chegar aos 100 anos como o saudoso Fernando Pessa que trabalhou até um século de vida, com irreverência, determinado e  arrobas de alegria... E esta! Assim terminava o Fernando Pessa  suas reportagem televisivas.


.
O ENCONTRO ENTRE THAI PORT F.C. E MUANGTHONG UNITED
.
Entre torres habitacionais, urbanas e contentores, marítímos, situa-se o Estádio Pat do Thai Port F.C. (Porto e Alfândega de Banguecoque), praticamente no coração de uma urbe de cerca (talvez mais) de uma dúzia de almas. Estádio onde se sentam nas bancadas, bem acomodadas, umas 12.000 pessoas. Não me foi fácil  dar com a localização apesar da área me ser familiar há muitos anos. As novas construções, auto-estradas e elevações foram mudando a fisionomia à Banguecoque. Para grandes males melhores remédios e conhecendo, mais ou menos a localização, não atinava com o sítio eu e o companheiro e compadre Marco do Vale que me deu boleia no seu automóvel.
.
Henrique Calisto, sai do autocarro e encaminha-se para os balneários do Estádio Pat, para ali dar as últimas "afinadelas" a seus atletas. O sentido é sempre o da vitória! E isso tem acontecido.
.
Parou-se junto a um, da centena de milhares de um motociclista/táxis, que circulam pelas ruas e vielas de Banguecoque e pela módica quantia de 40 bates (cerca de um Euro), seguiu à frente da nossa viatura e em poucos minutos colocou-nos no Estádio Pat. Temperatura de 29 graus e humidade de cortar à faca que ensopa o as camisas do nosso corpo. Bancas junto ao estádio a venderem refrigerantes, água, doces, comida, lembranças e bandeirinhas dos dois clubes que se iriam defrontar dali a duas horas.
.
Diacho esta cidade de Banguecoque, cresceu, demasiadamente de pressa...Bem me lembro...e ainda vive na minha memória que nesta área havia hortas, coqueiros, casas rasteiras de madeira e o mercado de Klongtoi onde ali se comprava peixe e marisco ao desbarato. O Grande Rio Chao Prya está a dois passos.
.
O céu, aliás como todos os dias na época da monção de Abril a Novembro, ora encobria o sol ora o descobria e se advinhava que não tardaria as nuvens despejarem a sua fúria de cântaros de água e estragar o jogo que prometia ser bonito. Os adeptos dos dois clubes adversários principiam a chegar, apesar de faltar, ainda quase duas horas para a disputa, entre 22 jogadores, no relvado. São temporãos, principalmente os adeptos do Muangthong United, para aplaudirem os "cracks" favoritos, incentivando-os à vitória à chegada ao balneário.
.
Aí estão eles os adeptos do clube de Calisto, à espera dos atleta, à entrada da bancada a saudá-los e darem-lhes alento para a vencer mais uma partida de futebol. São pessoas de todas as classes, sociais de que no futebol não existem... Um por todos e todos por um, o seu clube.
.
Antes de jogo se iniciar dou largas à minha curiosidade e passo tudo ao redor dos meus olhos a pente fino. As pessoas que vão procurando os assentos da bancada à sombra e livrá-los de uma valente  "borrifadela"  caída la do céu. Os homens e mulheres que chegam para reportar o evento desportivo para os seus jornais, revistas e canais de televisão ou editar videos. Henrique Calisto, trata dos seus atletas e mentaliza-os para ganhar mais um jogo. Eu, compreendo Calisto e afasto-me, dele, parar não lhe disturbar seu pensamento. Só ao fim do encontro lhe dou os parabéns se o Muangthong ganhou ou empatou (se perder, raspo-me de imediato, sem me despedir dele),somos os dois mais perdedores! O empate, serve, e uma vitória a juntar a outras.
-
A reporter, desportiva, de televisão Nutlada Korsuwan (Nan para os amigos) é uma comunicadora em todos os jogos. Figura jovem, feminina e fransina a reportar para o programa "True Sports 2". Antes do jogo de ontem entrevista Ronnarit Suavaja, director.geral do Muangthong United. A mulheres como os homens não se medem aos palmos...!!!
.
O futebol como outros eventos desportivos e onde multidões se concentram é aproveitado para divulgar produtos. Um enorme cartaz, colocado no cimo de armadura de ferro e aço, anuncia um tipo de café. Gostaria de ver ali a imagem de Henrique Calisto sentado a uma mesa a beber um  café expresso, uma água mineral, portugueses, ou mesmo  uma garrafa de Vinho do Porto e um cálice, do generoso, que se diz em crise. O Cristiano Ronaldo já o temos visto, em grandes paineis, à entrada, das grandes superfícies da Ásia a anunciar cuecas para homem. Seria tempo que empresas portuguesas se aproveitassem da imagem de Henrique Calisto na Tailândia para divulgar os nossos produtos. Cuecas e ceroulas portuguesas, claro que não, mas as coisas, que ainda temos de grande qualidade para exportarmos para a Tailândia. Aqui fica a sugestão...

Ontem levei comigo o jovem, Marco do Vale, entreguei-lhe uma máquina fotográfia das minhas três Nikon (comprei mais uma novinha em folha), para meu assistente. Acreditei-o na mesa da imprensa e meter-lhe o "bichinho" da informação na cabeça e quando eu não poder, ou o criador me chamar, ele ficar a reportar os eventos ou pessoas portuguesas de relevo neste Reino da Tailândia. Bem é que os nossos canais de televisão não se têm interessados em reportar coisas de Portugal na Tailândia. Eu seu o que afirmo... Se sei! Fui (outra cagança) por muitos anos. ligado à informação e Portugal tem sido um filho "bastardo" da comunicação social portuguesa. Não me adianto mais...pois se continuasse não mais acabaria a história.O Marco, como eu, constituiu família na Tailândia.
.
Absolutamente que a beleza e a juventude feminina está ligada à publicidade. Os palminhos de cara são usadas para a divulgação e vendas de batarias para automóveis. Antes de começar o encontro, apresentam-se ao público e uma correria de fotógrafos, para não perder o "boneco". Assim lá vou eu na leva com eles.
.
Não poderia deixar de fotografar estas lindas meninas, a brotar pelos poros meiguice. Elas anunciam as batarias FD. Jovens destas não são recomendáveis para velhos, com as baterias descarregadas... e as placas negativas e positivas, acumulativas de energia, não suportar  carga.
.
E esta querida de tanto amor ao produto que divulga que não se precaveu de o designar num lugar do seu corpo, ponto de referência de qualquer homem se prese de o  ser está na mira de seu olhar. A publicidade necessita de muita imaginação... Aqui está ela!
.
Foto de família da equipa Thai Port F.C.,  adversária do Muangthong United, treinada por Henrique Calisto que sofreu uma derrota de três bolas a zero.
A beleza do futebol. Nada a fazer a bola no fundo da baliza e o três a zero para a equipa do Muangthon United
-
E a claque do Muangthon United... Sempre igual em todos os jogos...
.Jogo terminado. A satisfação de dois dirigentes, depois da vitória, Roberto e Henrique Calisto dois reponsáveis pelo a equipa de futebol Muangthong United.
.
Uma assistente, muito especial, durante o jogo entre o Muangthong e o Thai Porto F.C. Manuela Calisto, uns dias em Banguecoque, junto ao marido, desceu da bancada e veio felicitar , pela vitória, seu marido Henrique.
José Martins 7.08.2011.

ESCLARECIMENTO

Ontem recebi uma chamada telefónica de uma senhora, que se achou como advogada (embora não identificada com o número de telefone), com a recomendação de retirar deste blogue certas peças, publicadas e com sérias ameaças a minha pessoa, dado que estava (não menciono nome) atingir a dignidade (!!!!) do seu cliente.
.
Evidentemente que retirei da circulação as peças, não pelo facto de receio, porque eu de medo ou parto não vou morrer de certeza.

.
Porém termino dirigindo-me ao “canalha” que me humilhou e difamou (tenho provas por ele tecladas de tal facto) para que dispa a pele de lobo do lombo de cordeiro que se apresenta.

.
Por mim o assunto está arrumado e pode continuar o “vilão” a cometer as suas alarvices, a outros, que o seu dia (de ruim fim) lhe chegará.
José Martins

HENRIQUE CALISTO NO CAMINHO DA FAMA E JÁ UMA LEGENDA NO FUTEBOL TAILANDÊS

Abre amanhã (7.08.2011) em grande reportagem

O Muangthong United a equipa de futebol de Banguecoque,dirigida por Henrique, alcançou mais uma vitória ao defrontar,  a forte equipa,Thai Port F. C., em sua casa por três bolas a zero.
Henrique Calisto, hoje, ao deixar o autocarro que o levou, juntamente, com a sua equipa ao estádio do Thai Port F. C .

As capas dos jornais e as principais notícias de Sábado, 6 de Agosto de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

A noite do rei Kanye (Sud)West
Sub-20: Portugal vence e passa aos oitavos
Sudoeste: Dois detidos por tráfico de droga
Aljezur: Ferido a praticar surf
Portimão: Cadetes em instrução
P. Lima: Foge após acidente
Amarante: Ferido em colisão

Capa do Público Público

Domingos: "Já sabem que vai ser difícil"
Sporting perde com o Málaga no Ramón Carranza
Gil Vicente-Benfica, sexta-feira, marca o arranque do campeonato
V. Setúbal bate Académica no seu jogo de apresentação aos sócios
“Indignados” regressam à Puerta del Sol de Madrid
Antevisão da Pública: É tão fácil ir para uma ilha deserta em Portugal
PÚBLICO com aplicação para Android

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

N@escolas: Ninguém resistiu ao chocolate Belga
Sindicato quer 'profs' a fazer auto-avaliação
Porteiro de escola aliciava crianças para as filmar nuas
Governo tem 72 mil desempregados na mira para as IPSS
PSP e GNR têm de devolver aumentos
Amores atrás das grades
Transplantes de pulmão, rim e pâncreas aumentaram

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Acidente em Mogadouro mata jovem residente em França
Défice dos EUA fixou-se em 132 mil milhões de dólares em Julho deste ano
Estados Unidos perdem a classificação máxima da dívida
Camarões derrotam Uruguai e garantem "oitavos"
Descoberta mesquita proxima de Aljezur
Portugal garante primeiro lugar do Grupo B do Mundial sub-20
Doentes de centro de saúde recebidos por empregada de limpeza

Capa do i i

Secretas. Fuga de informação chega à Procuradoria por violação do segredo de Estado
Paulo Portas negociou em Luanda a venda do BPN aos angolanos do BIC
PSD e CDS. Um casamento de fachada que tem tudo para correr muito mal
Domingos Névoa. José Sá Fernandes só foi eleito por ter feito guerra contra a Bragaparques
Férias. Políticos cá dentro. A culpa é da troika de fora
Família Ribeiro Telles. "A afición é doentia"
Estado vai transferir 40 equipamentos sociais através de concurso

Capa do Diário Económico Diário Económico

S&P baixa ‘rating’ dos EUA pela primeira vez na história
Obama fala com Sarkozy e Merkel sobre a crise
Luís Capucha desconhece razões da não recondução Agência Nacional para a Qualificação
Wall Street vive pior semana em mais de dois anos
Combinação vencedora do Euromilhões
Probabilidade de recessão nos EUA é superior a 50%
Estatuto do Pessoal Dirigente é explicado segunda-feira aos partidos

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

S&P corta rating dos Estados Unidos (act)
Krugman: Economia dos EUA "não está a recuperar nem nunca esteve"
Governo corta custo com salários dos administradores da Caixa em 5% (act)
Elogios do PS, críticas veladas do Governo
S&P 500 encerra no vermelho e vive pior semana desde 2008
Tudo o que foi definido pela troika é para cumprir
Governo garante que não vai introduzir portagens nas entradas das cidades

Capa do A Bola A Bola

Dois testes a pensar no Sporting
«Não contava sair do Sporting, mas desejo-lhe todo o sucesso» - José Couceiro
Enzo Pérez e Miguel Vítor à disposição
Hulk sem receio da mudança
Volta a Portugal: 2.ª etapa com montanha de segunda categoria
Atlético de Madrid quer Diego por empréstimo
Portugal vence (1-0) Nova Zelândia e segue para os oitavos

Capa do Record Record

Stacy conquista George Clooney
Irina é a nova diva da Replay
ATP Kitzbuhel (Áustria): Resultados
WTA San Diego (Estados Unidos): Resultados
Gerard Piqué campeão da NBA
Camarões derrotam Uruguai e garantem "oitavos"
Snoop no Sudoeste