Translator

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

HENRIQUE CALISTO E SEUS ÉXITOS NO REINO DA TAILÂNDIA -

.
..
Não tem sido fácil a vida de Calisto, em Banguecoque a dirigir, técnicamente, o clube de futebol Muangthong United, bi-campeão, da 1ª Liga de Futebol da Tailândia 2009/2010, a perder o prestígio entre a camada associativa e adeptos da maior equipa da cidade de Banguecoque e, evidentemente, de toda a Tailândia.

O Muangthong United, quando Calisto assumiu a responsabilidade de dirigir o balneário, o plantel encontrava-se em completa desorganização e na classificação geral num modestíssimo 4º lugar que de forma alguma correspondia aos sucessos, em duas épocas, seguidas, alcançados.
.
Mas desejaremos aqui escrever antes de relatarmos a vitória alcançada, ontem, por seis bolas a duas, contra a forte e poderosa equipa Bangkok Glass (empresa pública de produção de vidro) apoiada por uma claque que encheu um terço da lotação do Estádio Yamaha do Muangthong, de que Henrique Calisto é um homem de convicções viradas para o sucessos de ganhador. Em suma é um excelenter condutor de homens nos meandros do futebol como o poderia, ser igual, noutra área.
.
Henrque Calisto é de uma modéstia impressionante a lidar com as pessoas que estão perto dele; alheado a vaidades humanas, não dado a narcisismos, mas mostrar as suas obras, como assim as evidenciou no Vietname durante quase os 10 anos a orientador da selecção nacional.
.
Damos uma vista de olhos pela página de Calisto no Facebook e são numerosas mensagens que ali vamos encontrar de vietnamitas de todas idades a lembrar, com saudade, o treinador português. Calisto, bem o poderemos, assim, considerar, um treinador semelhante a José Mourinho, este na Europa e Henrique Calisto no Sudeste Asiático.
.
Não estamos, aqui, a escrever, propaganda e elogios de “borla” e falsos a Henrique Calisto, porque me bastou o acompanhamento de perto que temos tido com Calisto poucos dias depois de assentar em Banguecoque, em Março, último e no princípio e de quando seu filho Tiago, encetava as negociações de contrato com o Muangthong United. Certamente Henrique Calisto iria passar, por mim, despercebida a sua estada em Banguecoque se meu filho (do primeiro casamento) Luis Martins, residente no Porto e amigo do Tiago não o tivesse informado que o pai residia em Banguecoque, que viria a contactar cuja nossa apresentação e pai Henrique Calisto, aconteceu na mesma altura no "lobby" de um hotel da capital tailandesa.
.
Desde, então, tenho estado junto a Henrique Calisto em todos os jogos e eu a gozar a obra , os sucessos e as vitórias de um Português no Reino da Tailândia. Porém junto a Henrique Calisto no campo de luta e de glõrias, porque só nos vemos antes duas horas do início do jogos e depois da vitória quando juntos jantamos no restaurante do Muangthong United com o “patrão”, atletas, suas mulheres e seus filhos.
.
Depois do jantar, saimos fora, fumamos, calmamente, um cigarro, em seguida despeço-me até ao próximo jogo de futebol.  Tenho acompanhado Calisto, não para reportar a peleja dentro do relvado (não entendo as regras e tarde para as aprender) mas sim a sua obra, em curtos 5 meses e a simpatia que de momento grangeia entre a ordeira e simpática claque do Muangthong United, onde estão envolvidas milhares de pessoas.
.
As fotos abaixo inseridas dão conta do jogo que ontem, 10.08.2001, teve efeito no Estádio Yamaha.
José Martins
.

Os comentários estão designados no topo.
Lá vai ela, lá vai ela a polícia de choque, ontem antes do jogo do Muangthong United e o Bangkok Glass. São quatro agentes da polícia (ontem não trouxeram o cão) para proteger cerca de 20 mil pessoas (a lotação, estimada nas bancadas) se alguma pisar a argola. Por aqui se pode avaliar a paz que segue durante a luta pela vitória de 22 homens no relvado e 20 mil nas bancadas. Que bela lição esta para os adeptos de clubes do meu país, que até me morra, Portugal. 
As raparias de relações públicas do clube Bangkok Glass, estiveram no estádio do Yamaha, apoiar os atletas em campo.São lindas e tentações de qualquer Don Juan latino.
E na continuação, das minhas peças, eleger uma jovem bonita tailandesa, a eleição recaiu nesta cara linda de olhos pretos e de pele, bem se pode classificar, de seda.
Um momento de reflexão e em honra de Sua Majestade o Rei da Tailândia. Antes do jogo ter início o hino é ouvido, em sentido, por milhares de pessoas levantadas nas bancadas. O Hino com a música composta por Sua Majestade tem sido o símbola do Reino e de harmonia de um povo. Eu neste Reino já levo mais de 30 anos e vivido em paz plena.
Uma assistente especial ao jogo de ontem... Manuela esposa de Henrique Calisto, uns dias em Banguecoque, foi assistir ao encontro de ontem. Minha mulher Kanda e minha filha Maria Martins (luso tailandesa) fizeram-lhe companhia, num dos vários camarotes, VIP, do estádio Yamaha, o complexo desportivo do Muangthong.
A alegria dos adeptos do Muangthong que querem uma fotografia junto ao  técnico português e o mais famoso luso, de momento, na Tailândia. De destaque e de salientar... Henrique Calisto, ontem apareceu com o rosto diferente... O tradicional bigode foi-se... Queda-se mais jovem e disse-lhe: "Calisto o ter cortado o bigode colocou-10 anos mais novo!!!
 O preço agradável da fama... Mister Calisto, depois dos jogos tem outro trabalho pela frente... Aí está ele atender os seus fãs, escrevendo autógrafos. Um seu admirador deseja a assinatura na sua fotografia, em grande destaque, que saiu numa das várias revistas desportivas que se ocupam a descrever o nosso, mais português, no Reino da Tailândia, nos dias de hoje. 
É assim a claque do Muangthong United nas bancadas. Explosões de alegria que só o futebol pode oferecer..!!! O futebol, também são livros que se podem ler como cultura. Prosa e poemas de vida em que o público nas bancadas se esquece de desires de vida e...até de amores perdidos...!!!
A equipa de futebol do vidro de Banguecoque, chegou bem apoiada pela claque. Ontem o seu clube perdeu e sofreu uma desagradável derrota de seis bolas a zero... Uma onda de verde nas bancadas.
GOLO! Uma explosão de alegria, espontânea, da claque do Muangthong! Adeptos que ante de Calisto assumir a rédeas do balneária, entrava na desmoralização. Hoje as vitórias voltaram graças a Calisto e alegria também.
A Pom, a minha amiga, decorada de joias dos pés ao cabelo, dá um grito de satisfação quando o seu Muangthong United marca o sexto golo. Eu estava no relvado e captei a bela imagem de alegria...!!! O futebol, que descobriu, tarde e às más horas (a minha idade e a vontade de viver) oferece-me imagens iguais a que captei à minha querida amiga Pom.
A legenda está inserida na imagem. Já um amigo meu de Macau, mandou-me um e-mail que eu deveria ser namorado de Pom... Mentiu com tantos dentes (se ainda os tem) nos queixais.  Sou "family man"...!!! Gosto desta estranha figura de mulher que acompanha o Muangthon United, para todos os lados onde disputa encontros. Sempre, mas sempre com joias diferentes e valiosas que ela desenha... Mas o que impressiona é que se envolve entre a multidão, sem qualquer, preocupação se algum "mãozinhas" leves lhe surripie algum valor que a decora. A Pom, é uma mulher livre, independente, rica e de momento tem um namorado o John de nacionalidade americana, que toma conta dela e acredito, piamente, estar bem servida. E, que, sejam muito felizes!
Depois de terminar a vitória (mesmo na derrota), os dirigentes do clube, treinador e atletas dão volta ao relvado que serão saudados efusivamente pelos adeptos do Muangthong. Estacionam, todos, em frente ao sector reservado aos sócios a ouvirem o hino do clube. Impressionante o quadro humano de ternura e amor clubista. Um hino cantado por aquela massa de gente que nos entra no ouvido, facilmente e nos deixa a meditar que afinal no futebol também há harmonia e algo que faz reunir pessoas a comungar, juntas, nos seus ideais. Coisa rara em certos estádios de países do Mundo, onde as paixões, clubistas, levam a cenarias de "pancadaria". Distúrbios com violência à mistura, ainda não dei por isso, desde que reporto jogos e dou conta, para o espaço Lusófono, das actividades de Henrique Calisto como técnico de futebol na Tailândia. 
Uma bela imagem, que captei, ontem, antes do jogo do Estádio do Muangthong United. 25.000 lugares sentados. Estrutura metálica. Todas as condições exigidas pela FIFA. Camarotes VIP, com aircondicionado, em todo o quadrado ao cimo das bancadas. Servidos, dentro desses camarotes comida, quente e refrigerantes. Uma obra de engenharia, desportiva, bela e segura.
.
Todas as imagens são de autoria de José Martins
.

As capas dos jornais e as principais notícias de Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Loulé: Retirado de helicóptero
Sub-20: Portugal passa aos quartos
Aveiro: Dois feridos em acidente
Jamie Oliver: Restaurante atacado
“Se não desse anel ficava sem o dedo”
Ben Bernanke: Juro de 0% é para ficar
Guedes da Silva: PSP paga a agentes

Capa do Público Público

Países emergentes em risco de serem arrastados para a crise
Portugal elimina Guatemala e defronta Argentina nos quartos-de-final
Portugal começa o apuramento para o Eurobasket a ganhar
FC Porto “lamenta a agressão” a Pedro Proença
Escolas do Norte e Centro com mais dinheiro para alimentarem alunos
Alerta amarelo para o perigo de incêndios florestais até sexta-feira
Norte-americana MFS adquire participação qualificada de 2,01% na EDP

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Polícias municipais querem mais competências e meios
GNR: ASPIG pede revogação de novo sistema remuneratório
Vinho da Madeira a caminho da final
Exército quis abrir escola sem aval do Governo
Nova administração da AR quer reduzir gastos
Agressor de árbitro Pedro Proença é conhecido da PSP
Polícias recebem formação sobre maus tratos 'gay'

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

"Jackpot" de 46 milhões no Euromilhões de sexta-feira
Socialistas querem discutir aliança no Porto
Portugal nos quartos-de-final do Mundial de Sub-20
Traficante lavava dinheiro a comprar e vender prédios
David Beckham tatuou o nome da filha no pescoço
Viúva come as cinzas do próprio marido
Manchester regista os piores motins dos últimos 30 anos

Capa do i i

Crime organizado chega ao mundo rural. Milícias também
Magistrados aguardam com "alguma ansiedade" decisões na Justiça
Um calceteiro, uma dívida e uma história de fazer saltar as pedras da calçada
João Jardim volta a vitimizar-se. "Há uma inveja sobre a Madeira"
Cães selvagens na Arrábida preocupam Câmara de Setúbal
Magistrados insistem no afastamento do procurador
CGTP apela à não aprovação das alterações à Lei do Enquadramento Orçamental

Capa do Diário Económico Diário Económico

Saúde suspende reembolsos directos aos utentes do SNS
Maioria das empresas a privatizar aumenta lucro no primeiro semestre
Londres mais calma mas violência chega a mais cidades do Reino Unido
Suicídio não é opção
Pântanos
Uma boa ideia, numa má altura, é uma má ideia
Saúde e mais saúde

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Manchester registou os piores motins dos últimos 30 anos
Fed leva petróleo a subir mais de 2%
Bolsas asiáticas sobem após seis dias de perdas
As notícias em foco na edição de hoje, dia 10 de Agosto, no Negócios
Funcionários das Câmaras subiram 7% em três anos
Apple já é a empresa mais valiosa do mundo
A receita do Merrill Lynch para enfrentar a turbulência

Capa do Oje Oje

Vivafit entra no Chipre, com possibilidade de expansão imediata para a Turquia
PSI 20 recua 0,99% e fecha abaixo dos 6.000 pontos
Moçambique deverá beneficiar de fundos do Banco de Desenvolvimento da China
Concessão de crédito especializado cai 16,4% no 2.º trimestre, indica ASFAC
Bruxelas afasta nova recessão e insiste que há sinais de recuperação
Depósitos bancários em Macau crescem 25,5% no espaço de um ano
Dívida da Madeira subiu 99,4 milhões em 2010, segundo o Tribunal de Contas

Capa do Destak Destak

Portugal entre na "poule" de apuramento a ganhar
Governo envia a parceiros sociais relatório que servirá de base à redução da TSU
Portugal empata com Eslováquia antes de iniciar qualificação para o Euro2013
Fogo em Bragança lavra há mais de três horas e destaca 64 operacionais
Governo reconduziu diretores-gerais dos Impostos, Alfândegas e Informática Tributária
Linha azul do metro interrompida devido a avaria numa composição
Incêndio em Londres destrói principal armazém de música independente do país

Capa do A Bola A Bola

Directos de casa para o estádio
Futuro de Cacá está por definir
Carlão de novo sobre a mesa
Hat trick de Bojinov em 20 minutos
Jesus quer cortar com o passado
Boavista regressa após 40 anos
Chelsea aposta forte em Álvaro Pereira

Capa do Record Record

Miss Fanática Record 2012 com fotogaleria a não perder
Jardel é favorito para ocupar a vaga de Luisão
Anzhi oferece 20 milhões por ano a Eto'o
Líder procura-se
Não desesperem, todavia
Sahin de baixa mais duas semanas
Guia de futebol Record 2011/12 já está nas bancas

Capa do O Jogo O Jogo

Portugal vence Guatemala e está nos quartos-de-final
FC Porto - Gil Vicente abre segunda jornada
Giuly regressa ao Mónaco
FC Porto lamenta agressão a Pedro Proença e pede investigação ao caso
Eurobasket: Portugal entre na "poule" de apuramento a ganhar
"Capitães" do FC Porto apostam na revalidação dos títulos em todas as frentes
Mundiais: Pedro Martins afastado na primeira ronda


HENRIQUE CALISTO - ABRE AMANHÃ EM GRANDE REPORTAGEM


Henrique Calisto técnico de futebol português, na Tailândia, seu clube o Muangthong United conseguiu mais uma vitória, acrescentar a outras, ao vencer a forte equipa Bangkok Glass por 6-2, para a Taça da 1º Liga de Futebol Tailandesa.
.