Translator

domingo, 16 de outubro de 2011

INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA - UM PREOCUPAÇÃO, CONSTANTE, DE TODOS


Uma proprietária de uma loja tailandesa, de Banguecoque, em um mercado inundado perto do rio Chao Phraya.O volume de água que flui de áreas ao norte de Bangkok se estabilizou com barragens que reduziu o montante a ser libertado. Fotógrafo / Joan Manuel Baliellas / AFP / Getty
 .
Não temos noticiado, praticamente nada em cima das inundações que afectam várias províncias da Tailândia, principalmente, as terras marginadas pelo grande rio o Chao Prya e o eixo fluvial que parte das terras altas da Tailândia, recolhendo as águas de outros afluentes, ao longo do percurso, de uma centenas de quilómetros despejando-as na Barra do Sião. 
.
Não temos saído de casa embora a uns escassos 6 quilómetros do Rio Chao Prya. O céu de Banguecoque, encontra-se cinzente, todos os dias, e com descargas periódicos de grande chuvadas e trovoadas que nos deixa apreensivos se a nossa casa também não será inundada como milhares delas, já em Banguecoque e a seu norte. 
.
Hoje pela manhã, ao abrir o correio electrónico, um e-mail de um amigo português e empresário na Tailândia, dava-me conta que uma de suas fábricas tinha sido inundada e os seus mais de uma centena de empregados ficaram com suas casas destruídas. 
.
Encontrava-se stressado pelo acontecido e se eu já me encontrava sob esse mesmo stresse mais fiquei. 
.
Que o Lorde Buda nos proteja e que este inferno chegue ao fim e volte a brilhar o sol e os campos de arroz voltem à cor verde de esperança e o símbolo das terras, da Tailândia, fartas de comida.
José Martins

NOTAS VERBAIS: "ESCLARECIMENTO DO EMBAIXADOR FRANCISCO SEIXAS DA COSTA"



Esclarecimento do embaixador Francisco Seixas da Costa


Embora o seguinte esclarecimento do Embaixador Francisco Seixas da Costa sobre matéria inserida no Correio da Manhã, tenha sido já publicado na caixa de comentários relativa ao tema "Poucas linhas" de 13 de outubro cujo teor não tem relação direta e útil com a questão, justifica-se que demos destaque a esse esclarecimento, sabendo-se do que a casa gasta e que os jornais de ânimo leve por vezes gostam de gastar:
Porque o assunto foi aqui referido, ficaria grato se transcrevesse a carta que, no dia 16.10.11, subscrevi no "Correio da Manhã":

O “Correio da Manhã” publicou, na passada semana, uma notícia relativa à admissão do Engº José Sócrates no Instituto de Estudos Políticos, na qual se afirmava que o embaixador de Portugal em França “mexeu e remexeu os cordelinhos para permitir a entrada do ex-chefe do governo na universidade”, após uma suposta “terceira recusa” à sua admissão.

Isto não corresponde à verdade. Nunca me foi pedida, nem eu levei a cabo, qualquer diligência para facilitar o acesso do Engº José Sócrates ao Instituto de Estudos Políticos, nem nunca chegou ao meu conhecimento que tenha havido qualquer dificuldade na respetiva admissão naquela escola.

No que me toca, e sobre este assunto, os factos são muito simples e não admito que sejam contestados.

Em inícios de Julho, o antigo Primeiro-Ministro contactou o embaixador de Portugal, porque gostaria de obter uma informação sobre os cursos existentes em Paris, numa determinada área académica que estava a pensar frequentar. Como na altura veio publicado na imprensa portuguesa, foi-lhe proporcionado um contacto com dois professores universitários, que melhor o poderiam elucidar sobre o assunto. A intervenção do embaixador de Portugal neste processo começou e acabou ali.

Só no final de Agosto, quando regressei a Paris, é que vim a saber que o Engº José Sócrates havia escolhido aquela escola e que nela fora admitido.

DISPENSAs & PRIVILÉGIOs A pior das companhias


Pior que esse calvário é aquele em que o crucificado só está rodeado de bons ladrões. Ao menos um que seja mau!
- Manuel DCLXVI Paleólogo©

COISAS DO ANTIGAMENTE ERAM ASSIM... BONITAS NÃO ERAM?

.

FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL - O ABUTRE INSTALOU-SE EM PORTUGAL

A VISITA DE PAULO PORTAS À ASIA. - OU VAI OU RACHA A DIPLOMACIA ECONÓMICA!

E depois de Jorge Álvares descobrir a China, em 1521, outro português, ilustre, a descobri-la... Paulo Portas o ministro do Negócios Estrangeiros. Mais vale tarde do que nunca!

.

E assim aguardamos, com ansiedade, Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas na sua visita à Ásia. E desde que tenhamos, conhecimento da presença na Tailândia solicitar- lhe-mos uma entrevista para ser publicada na íntegra neste blogue. E já agora aqui vai o recado a José Tadeu Soares, embaixador de Portugal na China, que se porte bem e não minta muito ao seu patrão Portas.

Mundo

Portas diz que Portugal vai apostar na Ásia em 2012

Paulo Portas diz que Portugal vai apostar na Ásia, no próximo ano. O Ministro dos Negócios Estrangeiros está, a partir de hoje, na Tunísia. A viagem faz parte de um Plano que começou na África que fala português

Clique na imagem

O FIM DO CAPITALISMO SELVAGEM CHEGOU AO FIM?

Política

Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global

Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global que reclama mais democracia e contesta o domínio dos mercados financeiros. No "Grande Jornal" da RTP Informação, o sociólogo disse que também em Portugal começa a surgir a consciência de que a austeridade não vai resolver nada.

2011-10-16 09:22:04
 
Não perca de ouvir...! Clique na imagem!
Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos Indignados significa o aparecimento de um novo discurso político global

Boaventura Sousa Santos diz que o Movimento dos "Indignados" significa o aparecimento de um novo discurso político global  

 

E ASSIM, PELO MÉRITO DE SERVIÇO, A PÁTRIA CONTEMPLA MOTA AMARAL (EX-PRESIDENTE DA AR)


Mais uma Mordomia… Se e que havera fim?

A presidente da Assembleia da República acaba de atribuir a Mota Amaral, na qualidade de ex-presidente do Parlamento, um gabinete, uma secretária, um BMW 320 e um motorista.
.
O despacho é assinado por Assunção Esteves, e remete para o articulado que regulamenta o funcionamento dos serviços da Assembleia da República, a Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), publicada em anexo à Lei n.º 28/2003, de 30 de Julho, e do n.º 8, alínea a), do artigo 1.º da Resolução da Assembleia da República n.º 57/2004, de 6 de Agosto, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 12/2007, de 20 de Março.
 .
O facto está a ser divulgado na Internet, e está a ser apresentado como uma prova de que a Assembleia da República não aplica a si mesma os cortes que, na atual crise, o governo tem vindo a impor aos portugueses. Os e-mails que já correm na Internet sobre este assunto apresentam como título "Poupar????? É só para alguns....."
.
Transcreve-se o despacho em causa:
.
"Despacho n.º 1/XII — Relativo à atribuição ao ex-Presidente da Assembleia da República Mota Amaral de um gabinete próprio, com a afectação de uma secretária e de um motorista do quadro de pessoal da Assembleia da República.
 .
Ao abrigo do disposto no artigo 13.º da Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), publicada em anexo à Lei n.º 28/2003, de 30 de Julho, e do n.º 8, alínea a), do artigo 1.º da Resolução da Assembleia da República n.º 57/2004, de 6 de Agosto, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 12/2007, de 20 de Março, determino o seguinte:
.
a) Atribuir ao Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, que foi Presidente da Assembleia da República na IX Legislatura, gabinete próprio no andar nobre do Palácio de São Bento;
 .
b) Afectar a tal gabinete as salas n.º 5001, para o ex-Presidente da Assembleia da República, e n.º 5003, para a sua secretária; .
.
c) Destacar para o desempenho desta função a funcionária do quadro da Assembleia da República, com a categoria de assessora parlamentar, Dr.a Anabela Fernandes Simão;
.
d) Atribuir a viatura BMW, modelo 320, com a matrícula 86-GU-77, para uso pessoal do ex-Presidente da Assembleia da República;
.
e) Encarregar da mesma viatura o funcionário do quadro de pessoal da Assembleia da República, com a qualificação de motorista, Sr. João Jorge Lopes Gueidão;
.
Palácio de São Bento, 21 de junho de 2011
A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves.
Publicado
DAR II Série-E — Número 1
24 de Junho de 2011"

PÓ-PÓS PARA GAJOS QUE ANTES NÃO TINHAM ONDE CAIR MORTOS...!!!

As capas dos jornais e as principais notícias de Domingo, 16 de Outubro de 2011.


Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Faro: Roubam idosa por esticão
Penafiel: GNR agredida em jogo
Portimão: Motard despista-se
Braga: Fogo assusta moradores
Lisboa: Dois ‘indignados’ detidos
Dois guardas prisionais agredidos
Mota Soares: Sectores estratégicos

Capa do Público Público

Messi bisa e recupera liderança para o Barcelona
All Blacks e Wallabies preparados para “mais do que um jogo”
Aviso vermelho devido a chuva nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel
Dois agentes da PSP e um revisor esfaqueados em comboio da Fertagus
Sorteio do Totoloto (73/2011)
De Madrid a Nova Iorque por “uma mudança global”
Torrense elimina Gil Vicente e Marítimo derrota Beira-Mar

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Más informações podem conduzir a medos de voar
Acidente com carrocel faz dois feridos
Saloios e injustos
Duelo de negros para a Casa Branca?
Mais de trinta fogos activos às 23 horas
Aviso vermelho devido a chuva em Stº Maria e S. Miguel
Dois agentes e um revisor esfaqueados em comboio

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Festa acaba com tiros da polícia e três feridos
Voltar a cozinhar como as avós poupa euros e dá qualidade
Condenado à pena máxima espeta caneta no olho de guarda
"É preciso sair à rua, é preciso esta revolta", diz Mia Couto
Confrontos em prisão mexicana fazem 20 mortos e 12 feridos
"Inimigo" de Harry Potter em tribunal
Ilhas de São Miguel e de Santa Maria em alerta vermelho

Capa do i i

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

EUA vêem "elementos encorajadores" no plano europeu de solução para crise da dívida
Cimpor abre nova fábrica em Marrocos
Jerónimo de Sousa diz que Portugal vive regresso à "miséria e opressão" do fascismo
Governo mantém IVA nos 6% para a comunicação social
Milhares subiram do Marquês à Assembleia "indignados" com sistema
PS reitera desafio a Passos para esclarecer desvio orçamental aos portugueses e no Parlamento
Menezes: "Sou o único autarca da Área Metropolitana do Porto que tem as mãos lavadas"

Capa do A Bola A Bola

«Esta sequência é muito boa» - Matías
Alentejana fora dos calendários
Defesa dizimada para a Liga Europa
Benfica vai processar Rosário Central por difamação
A eterna paixão de Cajuda
Sonho da final começa hoje
«Só foi pena a lesão de Ramires» - André Villas Boas

Capa do Record Record

Uma Pipita a brilhar em todo o esplendor
João Pinto: «Este vai ser mais difícil»
Bósnia: Campo de treino sem relva há 2 anos...
Hélder Barbosa: «Deixar de falar em crise»
Empate no ensaio geral
Douglas: «Somos fortes»
Corrida do Tejo esgota inscrições

Capa do O Jogo O Jogo

Atlético de Madrid empata a zero com o Granada
Marrocos apresentou candidatura à organização dos Mundiais de clubes de 2013 e 2014
Catânia vence "irreconhecível" Inter de Milão
Lyon e Montpellier juntam-se ao PSG no comando
Messi bisa e recupera liderança para o FC Barcelona
José Augusto: “Pelo menos merecíamos um golo”
Eslovénia: Maribor goleia antes de receber Sporting de Braga