Translator

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA: NOTÍCIAS DE 28.10.2011 (3ªPEÇA)


Como ontem tudo igual na área onde resido. Continua a existir o nervoso miudinho se a minha área vai ser ou não invadida pela águas. Porém, até ao momento, ainda não houveram informações, oficiais, que a minha zona, Bangkuntien, vai ser ou não invadida. 
.
O que acontecer que venha e certamente não irá a inundação provocar mais estragos do que os que todos nós já contabilizamos.  
.
Banguecoque não é zona de ciclones, terreno acidentado em que venha a provocar desmoronamentos de elevações de terrenos dado que geográficamente  a cidade é plana, assente em solo lodoso, pouco consistente, afunda-se anos por anos e onde por séculos cresceu o "mangal". Situa-se a cerca de 20 quilómetros da Barra do Sião e a embocadura do Rio Chao Prya.
.
Esporádicamente o Rio Chao Prya tem estado sujeito a grandes inundações e três já contam durante a minha permanência: 1984 - 1995 e a de momento 2011.  Mas a cheia de 1984 (esta bastante violenta) e a de 1995, foram bem diferentes da de momento. Em 1984 a cidade de Banguecoque era uma "bela adormecida" de apenas de 202 anos e onde a crise do desenvolvimento ainda não tinha chegado. 
.
Em 27 anos, que já lá vão, desde 1984 muita coisa foi transformada  nesta cidade, enorme, onde vivem (?) 12, 14 ou mais milhões de almas. Com cheias, sem elas, com afundamento do solo Banguecoque vai continuar a existir até sempre. - José Martins

Um dos canais na área onde moro o nível da água igual ao de ontem.
O trânsito, aliviado, porque  hoje até segunda-feira é feriado em Banguecoque e províncias afectadas. O Governo aconselhou os residentes a deslocarem-se para as províncias e quedarem-se junto a famílias e amigos.
De minha casa a caminho da baixa de Banguecoque
A pouco mais de 200 metros da margem esquerda do Rio Chao Prya e debaixo da grande ponte Rei Rama IX, que o atravessa e o eixo rodoviário que liga a Tailândia a Singapura.
A cerca de 150 metros da margem esquerda do Rio Chao Prya (Estrada Ratchadapisek ou a circunvalação de Banguecoque), regista a primeira inundação. Mais abaixo fiz o U volta para me livrar de problemas e ficar engolfado em água. A minha experiência de mais de 30 anos de me movimentar nas cheias de Banguecoque trouxe-me entendimento.
Entro na grande ponte com o nome de Sua Majestade o Rei Rama IX e actual reinante e sigo para a minha área ao sul/oeste de Banguecoque.
Há centenas de carros estacionados nas auto-estradas. Mas entendam por aí... Estes carros não foram aqui estacionados com o receio que a inundação os levasse barra fora e os despejasse no Golfo do Sião. Acontece que os carros mergulhados, por dias e mais na inundação o material, especialmente, o eléctrico detiora-se e terá que ser subsituído. Eu mesmo tive essa experiência nas cheias de 1995, circulando nas inundação com uma viatura movida por um motor a diesel, infiltrou-se água no diferencial através do respirador que o viria a gripar e substitui-lo por outro que não foi nada em conta.
Espero a àgua serenamente. Que venha e em bem!
Bota de borracha, alta, para caminhar na cheia e me livrar da "bicharada"

INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA: NOTÍCIAS DE 28.10.2011 (2ªPEÇA)

28.10.2011

Número de mortos chega a 373, mais dois mortos em Nonthaburi
The Nation


A Prevenção
e Aliviamento  de Desastres Departamento (DPMD) informou ontem que as inundações continuam a assolar 26 províncias, afetando 730.348 pessoas, enquanto o número de mortos é 373 com duas pessoas desaparecidas.
.
Enquanto isso,
duas pessoas morreram, ontem, eletrocutados quando caminhavam na inundação em procura de alívio no distrito de Bua Thong em Nonthanburi.
.
Em
Kalasin, governador Wiroj Jiwarangsan ontem ordenou a evacuação de mais cinco vilas às margens do rio Chi em Kamalasai e distritos Khong Chai, porque outro 57 milhões de metros cúbicos eram esperados atingi-los  na tarde ontem. Operários não poderiam reparar as fissuras  abertas num muro devido as fortes correntes. Rodovia 214 (Kalasin-Roi Et) também foi fechado.
.
Em
Nonthaburi, a área da cidade foi inundada na manhã de ontem, enquanto a estrada de Sanambin Nam e  templo Wat Tamnak Tai-Wat Chaengsiri-Samphan, cruzamento, para o Hospital Nangklao está sob 20-30 centímetros de água.
.
Apartamentos de habitação de oficiais do Exército Real da Tailândia assim como o Quatel-General  estavam sob 1,5 metros de água, enquanto as cheias em Sanambin Nam estrada representava uma ameaça nas artérias principais de Nonthaburi  e estradas  Rattanathibet Tiwanon.
.
Em
Lop Buri, a água no Rio Nat-Pasak Chai Canal caiu para um 1,5 m, enquanto que as cheias de Ban Mi, Wung Tha Muang e distritos eram calculadas na medida 30-40cm. Estradas permanecem intransitáveis ​​para veículos de pequeno porte.
.
Kittisak Supapong, chefe da aldeia de Ban Ban Mi distrito Tambon Chee, disse que todas as famílias, afetadas pela enchente, haviam recebido material de socorro, pelo menos, 30 vezes e pediu que aqueles que não tinham recebido, qualquer ajuda, para avançar para as autoridades e investigar o assunto.

O Departamento Real
 de Irrigação, disse ontem que o Rio Chao Phraya, em Nakhon Sawan estava se movendo a 3.850 metros cúbicos / segundo e, em Chai Nat em 3.330 metros cúbicos / segundo.
.
P.S. Tradução não revisada

INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA: NOTÍCIAS DE 28.10.2011


Primeiro-Ministro Yingluck Shinawatra  nega que  derramou lágrimas

O primeiro-ministro Yingluck Shinawatra  apareceu, com os olhos marejados de lágrimas, ontem, quando jornalista lhe perguntou se tinha algo a dizer aos residentes de Banguecoque, enquanto ela continuava liderando a luta contra uma das maiores enchentes que  atingingiu a capital.
.
Yingluck, piscando as lágrimas, disse: "Eu quero que as pessoas saibam que eu tenho boa intenção e vontade e não me desanime.."
.
Quando questionada se ela tinha chorado muitas vezes desde a nível de crise as inundações atingiram, Yingluck insistiu que ela nunca tinha se tornado emocional.  
 .
 "Pictures [olhando como se eu estivesse chorando] publicado no início foram, obtidas de um ângulo diferente. Eu nunca chorei, porque na minha posição, eu preciso ser forte", disse ela.
.
Como o repórter continuou, perguntando se o PM estava sorrindo com lágrimas nos olhos, Yingluck riu.
.
Ela admitiu que a situação das cheias na capital tinha atingido  nível de crise.
.
"O governo vem tentando lutar contra a natureza, a força da água, aterros fortalecimento e confrontos críticos. Peço aos tailandeses para me entenderem, porque eu não quero ter que usar a lei para controlar as massas'', disse ela .
.
Yingluck acrescentou que a mudança do Centro de Operações de Socorro out (Froc) de Don Mueang Airport seria o último recurso, mesmo que o complexo estava mergulhada na escuridão nesta manhã depois de alguns geradores de curto-circuito devido à inundação. "Os geradores serão fixadas no âmbito do dia. Era uma questão menor. Cuidar das pessoas é a minha primeira prioridade", disse ela.
.
Ela acrescentou que uma vez que todos os refugiados tinham sido movidos para fora do centro, ela iria considerar a mudança operações de Don Mueang. "Eu não quero sair em pânico porque o sistema Froc ainda não foi criada", disse ela.
.
Perguntado se temia rebeliões pública contra Froc e seu governo à luz das dificuldades que precisam enfrentar, através, Yingluck pediu que as pessoas entendem que o centro de operações foi criado, urgentemente e tinha que saber lidar com prevenção e reabilitação
.
"Eu entendo que todos, especialmente Pol Geral Pracha Promnok, que lidera Froc, quase não tem tempo para dormir", disse ela.

PORTUGAL NEWS EM ACÇÃO!

Capuchinho Vermelho  

                                          
                                            Descrição: cid:1.1315768058@web.rediffmail.com

Como seria noticiada hoje, em Portugal, a história do Capuchinho Vermelho...

TELEJORNAL - RTP1
"Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem... mas a actuação de um caçador evitou uma tragédia"


JORNAL DA NOITE - SIC
"Vamos agora dar-lhe conta de uma notícia de última hora. Uma menina foi literalmente engolida por um lobo quando se dirigia para casa da sua avó! Esta é uma história aterradora mas com um final feliz... o Sr. telespectador não vai acreditar mas, esta linda criança foi retirada viva da barriga do lobo! Simplesmente genial!"


JORNAL NACIONAL - TVI
"... onde vamos parar, onde estão as autoridades deste país?! A menina ia sozinha para a casa da avó a pé! Não existe transporte público naquela zona? Onde está a família desta menina? E a Comissão de Protecção de Menores? Tragicamente esta criança foi devorada viva por um lobo. Em épocas de crise, até os lobos, animais em vias de extinção, resolvem aparecer?? 

Isto é uma lambada na cara da actual governação portuguesa."
Entretanto manifeste a sua opinião e ligue para:
707696901 se acha que a culpa é do lobo
707696902 se acha que a culpa é do capuchinho
707696903 se acha que a culpa é do governo

CORREIO DA MANHÃ
"Governo envolvido no escândalo do Lobo"

JORNAL DE NOTICIAS
"Como chegar à casa da avozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho"

Revista MARIA
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama"

A BOLA
"Lobo será reforço de inverno na Luz"

JOGO
"Mourinho quer Caçador no Real"


LUX
"Na cama com o lobo e a avó"


EXPRESSO
Legenda da foto: "Capuchinho, à direita, aperta a mão do seu salvador".
Na reportagem, caixa com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Capuchinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.


PÚBLICO
"Lobo que devorou Capuchinho Vermelho seria filiado no PS"


O PRIMEIRO DE JANEIRO
"Sangue e tragédia na casa da avozinha"

CARAS
Ensaio fotográfico com Capuchinho na semana seguinte:
Na banheira de hidromassagem, Capuchinho fala à CARAS: "Até ser
devorada, eu não dava valor à vida. Hoje sou outra pessoa."


MAXMEN
Ensaio fotográfico no mês seguinte:
"Veja o que só o lobo viu"


SOL
"Gravações revelam que lobo foi assessor político de grande influência"

E ESTA DO KAOS MERECE...SE MERECE!


Os soldados são filhos do povo. E os polícias?

Volto ao assunto do post anterior por vários motivos. Primeiro porque me permitiu utilizar um dos belos desenhos do Abel Manta, depois porque me parece relevante que as declarações do Vasco Lourenço possam ajudar a mostrar que não estaremos sozinhos nesta premente necessidade de agir, de mudar, de acabar com este regime de mentira, de roubo, de subjugação a que estamos sujeitos perante o poder do capitalismo financeiro. Outra razão, é a de que as revoluções têm de ser feitas pelos povos, não pelos militares pois isso acaba muitas vezes em ditaduras em que se vai de mau para pior. É a nós todos que cabe a escolha e as decisões que determinam o nosso futuro, é a nós que cabe a criação e participação numa democracia mais verdadeira. Finalmente a última mas não menos importante a de sabermos que não estamos sós, que ao nosso lado há gente disposta a lutar. Cheira a cravos.

DIVULGAMOS - A NOSSA OBRIGAÇÃO FOI FEITA


Achei que devia de passar, pois quem sabe alguém com mais experiência pode ajudar a resolver!
 
HOSPITAL DE BEJA
Enviem p.f. ao maior n.º de pessoas... não pedem dinheiro, só divulgação
Centro Hospitalar Baixo Alentejo, EPE
Hospital José Joaquim Fernandes - Beja
Rua Dr. António Fernando Covas Lima
7800-309 BEJA

'Chamo-me Catarina Pinto, tenho um filho com 15 meses chamado Francisco.
Desde os primeiros dias de vida tem sido extremamente difícil alimenta-lo, rejeita todo o tipo de alimentação, não por reacção alérgica mas por não querer.
Tem sido sempre acompanhado pelo Hospital Fernando Fonseca onde já lhe fizeram todo o tipo de exames e não conseguem nenhum tipo de diagnóstico, já foi alimentado por umas sondas mas nem por isso aumentou de peso.
Com 15 meses pesa apenas 6.900 gramas.

Peço que alguém que tenha conhecimento de algum caso igual ou semelhante que me contacte imediatamente para que eu possa saber de que maneira poderei ajudar o meu filho.
Muitíssimo Obrigada


Ana Cristina Pinto
Tel.:  962439830
Serviço SOS Criança
Instituto de Apoio à Criança

--
Prof. Nuno Rodrigues
Gabinete de Desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve
Campus da Penha (por baixo da Cantina Universitária) -  8005-010 Faro
Contribuinte: 504 035 266      Tel.: +351 289 896 422 / Fax.: +351 289 896 700


INUNDAÇÔES NA TAILÂNDIA - SITUAÇÃO NA MINHA ÁREA EM 27.10.2011

Na minha área continua a não saber-se se hoje pela noite se amanhã, 28, a inundação chegará. Pessoas nervosas, sérias, apreensivas e até algumas a rebentar pelas costuras! 
.
Residentes do meu bairro, igual a mim, protegem as entradas de casas e seus bens. Uma despesas extra que não se contava com ela com os materiais de protecção a subir em flexa. 
.
Minha casa, creio estar protegida, venha ou não chegue o excedente que saltou das margens do Rio Chao Prya. Calmamente a família aguarda e está ao lado daqueles que estão a sofrer em várias zonas da capitam tailandesa. - José Martins
Um mapa que dá a panorâmica (mais ou menos) da situação

A rua principal que dá para o meu bairro continua seca e normal o trânsito
Enchem-se sacos de areia por todos os lados e um negócio, mais, que chegou sem o contarem
.
Barreiras de um metro e picos para proteger o bairro de gente abastada.
A água empossada não é da inundação, mas para a batata doce crescer. Junto a minha casa ainda fazem a agricultura...!!!
Este canal que passa a uns 50 metros de minha casa ainda não deu sinais da inundação.
 Um ensacamento de areia em modo industrial... Negócio é negócio!
Não sei quem é, o boneco, se santo se demónio. Mas sei que uma estranha pessoa que vive no meu bairro adora estas figuras estranhas...
E também adora ter uma colecção de caralhos no seu habitat e outros objectos esquisitos. Não sonha (nem eu lhe disse) o estranho homem que em Portugal e nas Caldas se produzem caralhos, só que assim, avantajados, é que não!
Assim de momento, não me vem à memória o nome do estranho homem... Já falei nele há uns anos e publiquei, não me lembro aonde, mas como se pode ver, pela "peitaça" goza de boa saúde. Serão os caralhos que o protegem de maleitas?

As capas dos jornais e as principais notícias de Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011.

Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Mau tempo põe meio País às escuras
Moura: Casal evacuado devido a cheia
BPN: Custos maiores que cortes
Paulo Júlio: Critica critérios
Libério Domingues: Empresas devedoras
Godinho Lopes: Pavilhão vai avançar
Amadora: Atacam supermercado

Capa do Público Público

Valores para a recapitalização da banca “estão dentro das previsões”
Países do euro comprometem-se a inscrever travão da dívida na legislação nacional
Países do euro arrancam acordo aos bancos para a redução da dívida grega
Resolução do problema da Grécia retira pressão para reforço da ajuda a Portugal
Bancos rejeitam acordo sobre dívida grega
Elementos da GNR e PSP vão poder ter reposicionamento remuneratório neste ano
Bancos portugueses forçados a recapitalização de 4400 milhões superior ao previsto

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Barcos na estrada e turistas à chuva no aeroporto
É bandido? Atropela-se
Reavaliação de casas vai agravar imposto de rendas
Só na Bósnia se tem menos filhos que em Portugal
Ministério acaba também com prémio de melhor professor
Idoso e operário detidos por abusos de duas crianças
Alentejo: inundações, quedas de árvores e desabamento causa 1 ferido

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca
Bancos portugueses precisam de mais de 4,4 mil milhões de euros
Fundo europeu deverá aumentar para 1 bilião de euros
Leiloeira do Porto tinha mais de 10 mil euros em marfim
Choro de boneca salva família de incêndio
Luísa Beirão e Andreia Rodrigues são as musas da Triumph
Noroeste do país viveu dia caótico mas esperam-se melhorias

Capa do i i

Capa do Diário Económico Diário Económico

Berlusconi diz que Merkel lhe pediu desculpa
"Este é um novo dia para a Grécia", diz Papandreou
Lagarde: "Programa vai responder à crise na região"
Mais ricos quase triplicaram rendimentos entre 1979 e 2007
Europa pode mostrar resultados a parceiros do G20
Bancos espanhóis não precisam de recorrer à ajuda do Estado
Europa tira a ferros novo plano para a Grécia

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Praças asiáticas avançam com acordo na Cimeira Europeia
Lucros da Jerónimo Martins sobem 32% nos nove meses
Fundos recuperam à espera de uma solução para a crise europeia
Portugal vai cumprir "inequivocamente" meta dos 5,9% de défice
Berlusconi diz que Merkel lhe pediu desculpa depois de 'gaffe' , Berlim nega
BPI pode recorrer à linha da troika para reforçar capitais em 1.717 milhões
BCP precisa de 2.351 milhões de euros e admite recorrer à linha da troika

Capa do Oje Oje

Banca antecipa exigência da UE na solvabilidade
País de Gales a descer, All Blacks a liderarem ranking do IRB
EDP Renováveis triplica lucro até Setembro para 63 milhões
Frederico Gil afastado na 2.ª ronda em Rio Preto
LG Electronics passa de lucros a prejuízos
Peugeot corta estimativa de lucro
FC Porto prepara Paços de Ferreira ainda sem Iturbe e Emídio Rafael

Capa do Destak Destak

Líderes da zona euro prontos a aumentar “várias vezes” o fundo de resgate
Cavaco dá 'luz verde' à venda da EDP, diploma publicado em Diário da República
Portugal vai enviar C-130 na quinta-feira para evacuar 20 civis feridos
Merkel, Sarkozy vão negociar reestruturação grega com banqueiros
A teoria da conspiração apetece mas engana
O valor do mal
Taxa de desemprego pode vir a ser maior que os 13,4% esperados pelo Governo, diz UTAO

Capa do A Bola A Bola

«Águias vão negociar bilhetes com leões» - Correio da Manhã
Plantel emagrece em Janeiro
«A equipa já encontrou uma química dentro do campo» - Onyewu
Ticha reforça USK Praga
Renovação de Cardozo é para avançar
Hulk da Mata Real também quer marcar ao dragão
Falcao aconselha Gutierrez

Capa do Record Record

Todos à volta do Incrível Hulk
Sporting vai receber o que prevê regulamento
Novo ataque a Ansaldi
Donos da bola
Diogo Salomão seguido com muita atenção
Soudani regressa à toca das Raposas do Deserto
João Tomás: «Ainda estamos debaixo da tormenta»

Capa do O Jogo O Jogo

Máquina "Real" derruba Villarreal
Taça da Liga: Chelsea carimba vitória no prolongamento
Milan e Nápoles vencem; Udinese cede na luta pela liderança
Estoril vence Olhanense (4-3)
AC Milan desmente interesse em Fernando
Carlos Godinho: "O jogo vai ser na Luz porque é o maior estádio"
"Sadinos" vencem na estreia