Translator

sábado, 26 de novembro de 2011

PRONTO VAMOS AGUARDAR QUE OS "GAJOS" DA UNESCO SE COMBINEM...!!!

Cultura

Fado aguarda veredito da Unesco

Ainda não se conhece a decisão da Unesco quanto à candidatura do Fado a património imaterial da Humanidade. Esperava-se que nesta altura já fosse conhecido o veredito, mas o facto é que as candidaturas estão a ser analisadas com imenso rigor, pelo que o anúncio não deverá ocorrer tão cedo, isso mesmo conta a enviada especial da Antena 1 a Bali, Cláudia Almeida.

2011-11-27 11:48:37
Clique na imagem para a ver no tamanho natural

E andavam os pobres dos desgraçadinhos, a dedilhar as cordas das violas e guitarras e a cantar o fado, para conseguir uns tostõezinhos para alimentar as suas, desgraçadinhas, criancinhas
Pois era assim há muitos anos o fado... subia ao palco dos teatros a contar as facadas das "gajas" de navalha na liga da meia, de Alfama e da Mouraria que para se defenderem da ´gangada´que andava por ali a quecar e não pagavam às raparigas de perna aberta.
O crime nas ruas e vielas de Lisboa, no século XIX, era o noturno, quotidiano e bem pior do que nos dias hoje. Então os atores de teatro em vez de levarem ao palco dos teatros o humor como o fazia o Raul Solnado, representavam os crimes, dos bairros de mau passo, que assustavam, ainda mais, as pessoas.

A triste da Maria Severa Honofrianna, depois de ter feito as delícias do Conde Vimioso, na cama, a desgraçada foi para as alminhas sem as tabuinhas de um caixão. Era este, já no antigamente, o mundo ingrato das "putas", igualmente  e infelizmente ainda nos dias que correm.
.
P.S. - A Maria Severa nasceu em Lisboa, no Bairro da Mouraria, em 1820. Era filha de Severo Manuel e Ana Gertrudes. A sua mãe era proprietária de uma taberna e tinha por alcunha "A Barbuda", devido à barba que tinha na cara. A Severa era uma prostituta alta e graciosa, que cantava o fado (especialmente numa taberna da Rua do Capelão). Teve vários amantes conhecidos, entre eles o Conde de Vimioso (Dom Francisco de Paula Portugal e Castro) que, segundo a lenda, era enfeitiçado pela forma como cantava e tocava guitarra, levando-a frequentemente à tourada.

MÁRIO SOARES E RAMALHO EANES COM OPINIÕES DIFERENTES...

A anatomia de Otelo
por Rui Rocha | 26.11.11 | 1 denúncia(s)
Mário Soares afirma que Otelo tem muito bom coração. Ramalho Eanes assevera que Otelo tem o coração perto da boca. Se tivermos em conta que a história testemunha que Otelo teve o dedo colado ao gatilho e que, com a outra mão, manteve o fósforo junto do rastilho, chegaremos à conclusão que, no meio de tudo isto, o que é preciso é ter estômago.
PartilharEmail
SAPO LinksTwitterGoogle bookmarksFacebook



AONDE OS PASSOS DO COELHO FORAM PARAR!

Lixo

 
A Fitch decidiu cortar o ‘rating’ de Portugal em mais um nível (BB+), colocando o país na categoria de ‘lixo’. A agência de notação financeira deu mais um “murro no estômago” ao Pedro Passos Coelho.

O ABRIR O BAÚ DA TRISTE MEMÓRIA DE 37 ANOS QUE DEIXOU OS PORTUGUESES NUMA VIDA DE MERDA- 1975 - O SEXTO ESTÁ ROTO