Translator

domingo, 22 de janeiro de 2012

EM GUIMARÃES DURÃO BARROSO DISSE E A MALTA DA SUA COR OUVIU!!!

.
Nota: Mas quem terá ainda pachorra de ouvir este covarde...Só os da iguala dele. Comparo este tipo como o comandante do Costa Concordia... Quando viu Portugal afundar-se, covardemente fugiu às responsabilidades e asilou-se na União Europeia. Mandá-lo à merda ainda é tratá-lo bem... e que vá com um pau para não borrar  as mãos. - José Martins

Guimarães 2012: Durão Barroso destaca "valor económico" da cultura para a Europa

Por Agência Lusa, publicado em 21 Jan 2012 - 20:30 | Actualizado há 16 horas 8 minutos






 .
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, destacou hoje o "cada vez maior valor económico" da cultura na Europa, sublinhando que 3,5 a 4 por cento do Produto Interno europeu está "diretamente ligado" às indústrias criativas e culturais.
.
"Para além do seu valor intrínseco, a cultura tem cada vez maior valor económico na Europa. Contamos hoje com 3,5 a 4 por cento do produto interno europeu como diretamente ligado às indústrias criativas e culturais", afirmou Durão Barroso.
.
Falando em Guimarães, na sessão de abertura da Capital Europeia da Cultura, Durão acrescentou que a cultura "contribui ativamente para desenvolvimento económico e social e promoção da coesão social".
.
"No atual momento que vivem Guimarães, toda esta região, Portugal e a Europa, é mais do que nunca importante acentuar esta dimensão social", afirmou.
.
Lembrou que a cultura e as atividades a ela associadas "estão a criar emprego", pelo que a Comissão Europeia (CE) vai reforçar o investimento no setor.
.
"A Comissão propôs para o próximo ciclo orçamental um volume de 1.800 milhões de euros para o programa "Europa Criativa", avançou, dando conta de que esta verba significa um aumento de 37 por cento em relação ao ciclo atual.
Para Durão Barroso, "sem cultura, a Europa não faz qualquer sentido".
.
Destacou a visibilidade que as capitais europeias da Cultura conferem às regiões que as acolhem, manifestando-se convicto de que Guimarães "vai abraçar este grande projeto" e "levar bem alto as cores" da cidade, de Portugal e da Europa.
.
Sendo Guimarães a cidade onde "Portugal tirou a sua certidão de nascimento", Durão considera que esta capital europeia pode ser a prova de que "não há qualquer contradição entre a identidade nacional e europeia".
.
Na cerimónia, que marca o arranque de um ano em que estão previstos mais de 600 eventos culturais, será possível ouvir o som de Pássaro de Fogo, de Stravinski, pela Fundação Orquestra Estúdio, seguido do espetáculo "Os nossos Afetos".
.
Este primeiro momento da CEC conta com momentos musicais proporcionados por músicos como Cristina Branco, Rão Kyao, Chico César e ainda com a participação do grupo coral A Outra Voz, constituído pela área Comunidade da CEC.
.
Durão Barroso, Cavaco Silva, Assunção Esteves, Pedro Passos Coelho, António José Seguro são algumas das personalidades presentes no evento com que se iniciou Guimarães 2012.
.
O "ponto alto" do primeiro dia de Guimarães 2012 será às 22:00, no Largo do Toural, com um espetáculo dos La Fura dels Baus intitulado "O Berço de uma Nação".

Sem comentários:

Enviar um comentário