Translator

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O GOVERNO E O FESTIVAL DE TRETALHADA


COM OS BIFES NÃO SE APRENDE NADA!

  Destacamos

JOGOS OLÍMPICOS OU FEIRA DE ARMAMENTO?


 
As autoridades britânicas esmeraram-se, fizeram passar imagens nas televisões, de todo o mundo, mais parecidas com uma campanha publicitária a uma feira de armamento que dum evento desportivo.
Se eu fosse malévolo diria que os “bifes” estão mortinhos por demonstrar as capacidades das armas que fabricam.
Vi a “BBC”, esta manhã, na hora de tocar os sininhos, muito traje típico dos países da Commonwealth, colonialistas “forever”! 

KAOS:A Gaiola do Pontal




A tradicional festa do Pontal, que marca a rentrée política do PSD, realiza-se este ano dentro de portas. Reduzir custos e logística e não perturbar turistas são os motivos invocados pelos sociais-democratas para deslocar a festa, marcada para 14 de Agosto, do Calçadão de Quarteira para o recinto do Aquashow Park Hotel na mesma localidade.
Uma noticia irrelevante não fosse por mostrar o mau estado da nossa democracia. Pelo "engano", pela "esperteza saloia", "pela mentira institucionalizada" de justificarem a mudança com perturbar os turistas, como se isso alguma vez os tivesse impedido ou incomodado, e não pela verdadeira razão, essa sim mais grave numa democracia, de os eleitos terem medo da contestação dos eleitores.
Quando se chega a este ponto, então os eleitos já não representam os eleitores e têm de sair. Porque mentiram na campanha eleitoral, porque governam para alguns abandonando os cidadãos à sua sorte, porque se mostram incompetentes em resolver os problemas que prometeram resolver, por serem um governo de trapalhões e aldrabões.

Já cheira... a Revolução ? ? ?



Há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais factores que sustentam a sociedade actual. Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses... E que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 25 anos!
.
Tal como ocorreu noutros períodos da história recente, no status político-industrial saído da Europa do pós-guerra, nas alterações induzidas pelo Vietname/ Woodstock/ Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 73.
.
Façamos um rápido balanço da mudança, e do que está a acontecer aos "10 factores":
.
1º- A Crise Financeira Mundial : desde há 8 meses que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso (leia-se "bancarrota") e só se tem aguentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - a
FED, o BCE, o Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injectado (eufemismo que quer dizer: "emprestado virtualmente à taxa zero") montantes astronómicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria ruído como um castelo de cartas. Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história !...
.
2º- A Crise do Petróleo : Há 6 meses que o petróleo entrou na espiral de preços. Não há a mínima ideia/teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva, devido à visão estratégica da China e da Índia que o compram e amealham!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia, de transportes, de serviços. Por exemplo, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu há semanas, a uma subida no preço dos bilhetes de... 50% (leu bem: cinquenta por cento). É escusado referir as enormes implicações sociais deste factor: basta lembrar que por exemplo toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, por exemplo, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses! Acabaram as viagens de avião baratas (...e as férias massivas!), a inflação controlada, etc...
.
3º- A Contracção da Mobilidade : fortemente afectados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão sofrer contracção profunda e as trocas físicas comerciais que implicam transporte irão sofrer fortíssima retracção, com as óbvias consequências nas indústrias a montante e na interpenetração económica mundial.

4º- A Imigração : a Europa absorveu nos últimos 4 anos cerca de 40 milhões de imigrantes, que buscam melhores condições de vida e formação, num movimento incessante e anacrónico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália). Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos! A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes que lutarão pelo poder e melhor estatuto sócio-económico (até agora, vivemos nós em ascensão e com direitos à custa das matérias-primas e da pobreza deles)!
.
5º- A Destruição da Classe Média : quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se que o movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas a acontecer em Portugal e à custa deste governo) está de facto a "varrer" o Velho Continente! Em Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo em França os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.
.
6º- A Europa Morreu : embora ainda estejam projectar o cerimonial do enterro, todos os Euro-Políticos perceberam que a Europa moribunda já não tem projecto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objectivos num "caldo" de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns!... Já nenhum Cidadão Europeu acredita na "Europa", nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro! O "Requiem" pela Europa e dos "seus valores" foi chão que deu uvas: deu-se há dias na Irlanda!

7º- A China ao assalto! A construção naval ao nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque TODOS os estaleiros navais do Mundo têm TODA a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios.... da China. O gigante asiático vai agora "atacar" o coração da Indústria europeia e americana (até aqui foi just a joke...). Foram apresentados há dias no mais importante Salão Automóvel mundial os novos carros chineses. Desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos, os novos carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros! E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial europeia... Estamos a falar de centenas de milhar de postos de trabalhos e do maior motor económico, financeiro e tecnológico da nossa sociedade. À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças! Os chineses estão estrategicamente em todos os cantos do mundo a escoar todo o tipo de produtos da China, que está a qualificá-los cada vez mais.
.
8º- A Crise do Edifício Social : As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada na célula familiar! As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projecto comum, os jovens não querem compromissos, dificultando a criação de um espírito de estratégias e actuação comum...
.
9º- O Ressurgir da Rússia/Índia : para os menos atentos: a Rússia e a Índia estão a evoluir tecnológica, social e economicamente a uma velocidade estonteante! Com fortes lideranças e ambições estratégicas, em 5 anos ultrapassarão a Alemanha!

10º- A Revolução Tecnológica : nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a biotecnologia, a energia, as comunicações, a nano tecnologia e a integração tecnológica) suplantou tudo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos!
.
Eis pois, a Revolução!

Tal como numa conta de multiplicar, estes dez factores estão ligados por um sinal de "vezes" e, no fim, têm um sinal de "igual". Mas o resultado é ainda desconhecido e imprevisível. Uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 20 anos, forçando-nos a ter carreiras profissionais instáveis, com muito menos promoções e apoios financeiros, a ter estilos de vida mais modestos, recreativos e ecológicos.
.
Espera-nos o Novo! Como em todas as Revoluções!
.
Um conselho final: é importante estar aberto e dentro do Novo, visionando e desfrutando das suas potencialidades! Da Revolução! Ir em frente! Sem medo!
.
Afinal, depois de cada Revolução, o Mundo sempre mudou para melhor!..."
.
REPASSANDO de AUTOR DESCONHECIDO

As capas dos jornais e as principais notícias de Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

V.N. Foz Côa: Acidente faz 5 feridos
Amarante: Idoso atropelado
Passos admite ter pedido ajuda a Luanda
António Ramalho: Poupa 485 milhões
26 mil a ver Ben Harper
Rui Cardoso: Mapa judiciário
F. Henrique Cardoso: ‘Honoris causa’

Capa do Público Público

Tenha acesso a mais informação. Torne-se assinante Público.
EUA marcam 156 pontos para a história
Uma para ti, outra para mim
Arsenal contrata espanhol Santiago Cazorla
RTP, SIC e TVI desistem dos jogos da I Liga
Oliveira do Hospital cria “Escola Feliz” para alunos com dificuldades
Batalhão de ursos de peluche derrotou militares na Bielorrússia

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Despedir evidências
A arte de esculpir a areia começa a percorrer o País
Mergulhar numa piscina oceânica
Jovens do DN Escolas "em casa"
"Todos os professores do quadro vão contribuir"
Vencedores DN escolas um bocadinho mais doces
PJ apanha um dos homens mais procurados do Reino Unido

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Liedson assina com o Flamengo até Dezembro de 2013
Gualterianas saem à rua sem fogo de artifício
Juízes votam contra divisão do processo e garantem julgamento dos 38 réus
Operadoras de telefonia móvel suspensas poderão retomar vendas
Produção de gás natural em Junho é a maior de sempre
Dizer que um homem "não tem testículos" é crime na Itália
Menina de 12 anos guia carro após morte de avô ao volante

Capa do i i

Iraque. Ataques matam 33 pessoas no país
Ben Harper e convívio atraem festivaleiros ao Sudoeste da Zambujeira do Mar
Família Simpson entra nos Jogos Olímpicos em Londres
Facebook tem mais de 83 milhões de perfis falsos
Jogos Olímpicos 2012. Esgrima. Itália campeã no florete feminino por equipas
Mali. António Guterres apela para uma maior vontade política
Autárquicas. CDS/Matosinhos afasta-se do PSD e anuncia candidatura própria

Capa do Diário Económico Diário Económico

“Portugal tem sido um país a dois tempos ”
BCE não baixa juros e provoca pânico nas bolsas
Itália e Espanha não dizem se pedem resgate
Bolsas europeias vivem pior sessão em nove meses
Lucros da Casa da Moeda engordam com indemnizações indevidas do Estado
Programa para negociar dívidas fora dos tribunais arranca em Setembro
Lochte não bate Phelps mas consegue brilhar

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Allianz aumenta lucros e supera previsões dos analistas
A primeira página do Negócios da edição de hoje
Privatização da TAP divide trabalhadores
Governo dá flexibilidade aos portos para contratos de curta duração
Um acto de vingança
Ex-primeiro-ministro das ilhas Fiji condenado a um ano de prisão por corrupção
Fundação que gere o centro de estágios do FC Porto está à beira da extinção

Capa do Oje Oje

Bolsa de Lisboa fecha negativa
Mariano Rajoy pondera resgate encoberto
BCE "pressiona" Espanha para pedir ajuda ao FEEF
TAP manterá perfil de "companhia de bandeira"
BCE mantém juros no mínimo de sempre, 0,75%
Portugal ocupa primeiro lugar na execução dos fundos europeus
Preço das casas sobe ligeiramente no Algarve

Capa do Destak Destak

Cerca de 750 refugiados chegaram ao sul no primeiro semestre
Ex-presidente condenado a quatro anos de prisão por corrupção
Canadá lamenta demissão de Annan e apela a sanções
Grupo português Montalva vai exportar para a China, Hong Kong e Macau
Imprensa investigada por alegada violação das normas da campanha eleitoral
Ex-PM condenado a um ano de prisão por corrupção
Familiares pedem a raptores que libertem luso-descendente sequestrado há 17 dias

Capa do A Bola A Bola

Liverpool: Lucas regressou após nove meses de paragem
IFFHS: Sporting mantém liderança entre os clubes portugueses
Rodrigo chega ao Seixal na manhã desta sexta-feira
Lazio promete nova investida por Xandão
Ramires e o regresso à seleção: «Parece que é a primeira vez que sou convocado»
Rogério Ceni volta a atacar (com vídeo)
«Os orçamentos não ganham jogos» - Rui Vitória

Capa do Record Record

Ángel quer voltar a Espanha
Regresso a Espanha para teste de fogo
AC Milan aproxima-se de Rolando
Miguel Lopes volta pela porta grande
Goleada a abrir digressão
Neto assina hoje com o Siena
Júlio Mendes: «Inovação e realismo»

Capa do O Jogo O Jogo

Olhanense aprova orçamento para 2012/13
EUA vencem e fazem história
Nasri penalizado em 100 mil euros por indisciplina no Euro'2012
Rio Ferdinand nega "gelado de chocolate"
Marco reforça baliza
Saleiro e Edinho estragam festa
Trio de favoritos vitoriosos