Translator

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

KAOS:O peso das coisas



Este segundo "reinado" como Presidente da Republica do Sr. Silva de Boliqueime tem conseguido ser, por difícil que pudesse parecer ser possível, ainda pior que o anterior.
E, se à Rainha de Inglaterra na basta ser honesta, também tem de parece-lo, o Presidente devia seguir a mesma regra. Se na altura em que havia alguns diplomas importantes na sua secretária para promulgar, o governo vende ao marido da sua filha do Presidente o Pavilhão Atlântico pelo preço da uva mijona, este deveria ter exigido algum decoro e bom senso.
É que comprar o Pavilhão por 21 milhões, um terço do preço do custo da sua construção há 14 anos fora o valor do próprio terreno, não se pode considerar um mau negócio, sobretudo sabendo que no ano passado apresentou mais de setecentos mil euros de lucros.
Depois da venda do BPN este é mais um negócio em que ficam muitas dúvidas do valor porque foram vendidos.

Este governo está a saldar tudo o que é público entregando a privados e amigos aquilo que é nosso por valores muito abaixo do valor real.
Quando um dia corrermos com este governo estaremos todos mais pobres e o dinheiro daquilo que era de todos nós já estará nos bolsos de alguns, com o beneplácito de outros.

LADRÕES REFINADOS QUE ROUBAM EM NOME DO PODER


BPN João Marcelino, diretor do D. N., Lx, considera que “é o maior escândalo financeiro da história de Portugal".


TUDO ISTO É ÚNICO! SÓ REALMENTE EM PORTUGAL. E CÁ "SE VAI INDO, ENTRE CORRUPTOS, PR, PM, PSD, PS, ETC E TAL!!!
.
E SEM SE FAZER JUSTIÇA. E, PIOR AINDA, PAGANDO OS CONTRIBUINTES POR TUDO ISTO!
.
ESTE PAÍS É PARA DESISTIR E FICAREM CÁ ELES, OS DESTA HISTÓRIA A ROUBAREM-SE UNS AOS OUTROS!

BPN João Marcelino, diretor do D. N., Lx, considera que “é o maior escândalo financeiro da história de Portugal".

Isto é uma das maiores vergonhas de Portugal.
Tenho pena que os actuais dirigentes do PSD não se desmarquem das ovelhas negras que protagonizaram este roubo, e que nada façam para que a Justiça julgue e condene os responsáveis.

Quarta-feira, 21 de Março de 2012

BPN-A Maior Burla de Sempre em Portugal

Este número é demasiado grande para caber nos jornais (9.710.600.000,00) !!!

Além disso, reparem bem, nos nomes dos protagonistas!!! Tudo “gente fina”, bem posicionada e intocáveis!!!
Parece anedota, mas é autêntico: dia 11 de abril do ano passado, um homem armado assaltou a dependência do Banco Português de Negócios, ou simplesmente BPN, na Portela de Sintra, arredores de Lisboa e levou 22 mil euros. Tratou-se de um assalto histórico: foi a primeira vez que o BPN foi assaltado por alguém que não fazia parte da administração do banco.
.
 

O BPN tem feito correr rios de tinta e ainda mais rios de dinheiro dos contribuintes.
.
 

Foi a maior burla de sempre em Portugal, qualquer coisa como
9.710.539.940,09 euros.
Com esses nove biliões e setecentos e dez milhões de euros, li algures, podiam-se comprar 48 aviões Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo), 16 plantéis de futebol iguais ao do Real Madrid, construir 7 TGV de Lisboa a Gaia, 5 pontes sobre o Tejo ou distribuir 971 euros por cada um dos 10 milhões de portugueses residentes no território nacional (os 5 milhões que vivem no estrangeiro não seriam contemplados).
.
João Marcelino, diretor do Diário de Notícias, de Lisboa, considera que “é o maior escândalo financeiro da história de Portugal. Nunca antes houve um roubo desta dimensão, “tapado” por uma nacionalização que já custou 2.400 milhões de euros delapidados algures entre gestores de fortunas privadas em Gibraltar, empresas do Brasil, offshores de Porto Rico, um oportuno banco de Cabo Verde e a voracidade de uma parte da classe política portuguesa que se aproveitou desta vergonha criada por figuras importantes daquilo que foi o cavaquismo na sua fase executiva”.
.
O diretor do DN conclui afirmando que este escândalo “é o exemplo máximo da promiscuidade dos decisores políticos e económicos portugueses nos últimos 20 anos e o emblema maior deste terceiro auxílio financeiro internacional em 35 anos de democracia. Justifica plenamente a pergunta que muitos portugueses fazem: se isto é assim à vista de todos, o que não irá por aí?”
.
 

O BPN foi criado em 1993 com a fusão das sociedades financeiras
Soserfin e Norcrédito e era pertença da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que compreendia um universo de empresas transparentes e respeitando todos os requisitos legais, e mais de 90 nebulosas sociedades offshores sediadas em distantes paraísos fiscais como o BPN Cayman, que possibilitava fuga aos impostos e negociatas.
. 
O BPN tornou-se conhecido como banco do PSD, proporcionando
"colocações" para ex-ministros e secretários de Estado sociais-democratas. O homem forte do banco era José de Oliveira e Costa, que Cavaco Silva foi buscar em 1985 ao Banco de Portugal para ser secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e assumiu a presidência do BPN em 1998, depois de uma passagem pelo Banco Europeu de Investimentos e pelo Finibanco.
.
O braço direito de Oliveira e Costa era Manuel Dias Loureiro, ministro dos Assuntos Parlamentares e Administração Interna nos dois últimos governos de Cavaco Silva e que deve ser mesmo bom (até para fazer falcatruas é preciso talento!), entrou na política em 1992 com quarenta contos e agora tem mais de 400 milhões de euros.
.

Vêm depois os nomes de Daniel Sanches, outro ex-ministro da Administração Interna (no tempo de Santana Lopes) e que foi para o BPN pela mão de Dias Loureiro; de Rui Machete, presidente do Congresso do PSD e dos ex-ministros Amílcar Theias e Arlindo Carvalho.
. 
Apesar desta constelação de bem pagos gestores, o BPN faliu. Em 2008, quando as coisas já cheiravam a esturro, Oliveira e Costa deixou a presidência alegando motivos de saúde, foi substituido por Miguel Cadilhe, ministro das Finanças do XI Governo de Cavaco Silva e que denunciou os crimes financeiros cometidos pelas gestões anteriores.
.
 

O resto da história é mais ou menos conhecido e terminou com o colapso do BPN, sua posterior nacionalização e descoberta de um prejuízo de 1,8 mil milhões de euros, que os contribuintes tiveram que suportar.
.
 

Que aconteceu ao dinheiro do BPN? Foi aplicado em bons e em maus negócios, multiplicou-se em muitas operações “suspeitas” que geraram lucros e que Oliveira e Costa dividiu generosamente pelos seus homens de confiança em prémios, ordenados, comissões e empréstimos bancários.
.
 

Não seria o primeiro nem o último banco a falir, mas o governo de Sócrates decidiu intervir e o BPN passou a fazer parte da Caixa Geral de Depósitos, um banco estatal liderado por Faria de Oliveira, outro ex-ministro de Cavaco e membro da comissão de honra da sua recandidatura presidencial, lado a lado com Norberto Rosa, ex-secretário de estado de Cavaco e também hoje na CGD.
.
 Outro social-democrata com ligações ao banco é Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, que se mantém em prisão preventiva por envolvimento fraudulento com o BPN e também está acusado pela polícia brasileira do assassinato de Rosalina Ribeiro, companheira e uma das herdeiras do milionário Tomé Feteira. Em 2001 comprou a EMKA, uma das offshores do banco por três milhões de euros, tornando-se também accionista do BPN.
.
 

Em 31 de julho, o ministério das Finanças anunciou a venda do BPN, por 40 milhões de euros, ao BIC, banco angolano de Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, e de Américo Amorim, que tinha sido o primeiro grande accionista do BPN.
.

O BIC é dirigido por Mira Amaral, que foi ministro nos três governos liderados por Cavaco Silva e é o mais famoso pensionista de Portugal devido à reforma de 18.156 euros por mês que recebe desde 2004, aos 56 anos, apenas por 18 meses como administrador da CGD.
.
 

O Estado português queria inicialmente 180 milhões de euros pelo BPN, mas o BIC acaba por pagar 40 milhões (menos que a cláusula de rescisão de qualquer craque da bola) e os contribuintes portugueses vão meter  ainda mais 550 milhões de euros no banco, além dos 2,4 mil milhões que já lá foram enterrados. O governo suportará também os encargos dos despedimentos de mais de metade dos actuais 1.580 trabalhadores (20 milhões de euros).
.
 

As relações de Cavaco Silva com antigos dirigentes do BPN foram muito criticadas pelos seus oponentes durante a última campanha das eleições presidenciais. Cavaco Silva defendeu-se dizendo que apenas tinha sido primeiro-ministro de um governo de que faziam parte alguns dos envolvidos neste escândalo. Mas os responsáveis pela maior fraude de sempre em Portugal não foram apenas colaboradores políticos do presidente, tiveram também negócios com ele.
.
 

Cavaco Silva também beneficiou da especulativa e usurária burla que levou o BPN à falência. Em 2001, ele e a filha compraram (a 1 euro por acção, preço feito por Oliveira e Costa) 255.018 acções da SLN, o grupo detentor do BPN e, em 2003, venderam as acções com um lucro de 140%, mais de 350 mil euros.
.
 

Por outro lado, Cavaco Silva possui uma casa de férias na Aldeia da Coelha, Albufeira, onde é vizinho de Oliveira e Costa e alguns dos administradores que afundaram o BPN. O valor patrimonial da vivenda é de apenas 199. 469,69 euros e resultou de uma permuta efectuada em 1999 com uma empresa de construção civil de Fernando Fantasia, accionista do BPN e também seu vizinho no aldeamento.
.
 

Para alguns portugueses são muitas coincidências e alguns mais
divertidos consideram que Oliveira e Costa deve ser mesmo bom
economista(!!!): Num ano fez as acções de Cavaco e da filha quase triplicarem de valor e, como tal, poderá ser o ministro das Finanças (!!??) certo para salvar Portugal na actual crise económica. Quem sabe, talvez Oliveira e Costa ainda venha a ser condecorado em vez de ir parar à prisão....ah,ah,ah.
.
 

O julgamento do caso BPN já começou, mas os jornais pouco têm falado nisso. Há 15 arguidos, acusados dos crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas nem sequer se sentam no banco dos réus.
.

Os acusados pediram dispensa de estarem presentes em tribunal e o Ministério Público deferiu os pedidos. Se tivessem roubado 900 euros, o mais certo era estarem atrás das grades, deram descaminho a nove biliões e é um problema político.
.
 

Nos EUA, Bernard Madoff, autor de uma fraude de 65 biliões de dólares, já está a cumprir 150 anos de prisão, mas os 15 responsáveis pela falência do BPN estão a ser julgados por juízes "condescendentes", vão apanhar talvez pena suspensa e ficam com o produto do roubo, já que puseram todos os bens em nome dos filhos e netos ou pertencentes a empresas sediadas em paraísos fiscais.
.
 

Oliveira e Costa colocou as suas propriedades e contas bancárias em nome da mulher, de quem entretanto se divorciou após 42 anos de casamento. Se estivéssemos nos EUA, provavelmente a senhora teria de devolver o dinheiro que o marido ganhou em operações ilegais, mas no Portugal dos brandos costumes talvez isso não aconteça.
.
 

Dias Loureiro também não tem bens em seu nome. Tem uma fortuna de 400 milhões de euros e o valor máximo das suas contas bancárias são apenas cinco mil euros.
.
 

Não há dúvida que os protagonistas da fraude do BPN foram meticulosos, preveniram eventuais consequências e seguiram a regra de Brecht: “Melhor do que roubar um banco é fundar um”.

Por favor não parem de reenviar ,em nome da Cidadania estes pessoas  têm que ser responsabilizadas .

KAOS:Sair de casa da mãe



Segundo uma entrevista do ministro Alemão das Finanças da Baviera, Marcus Söder a Grécia «deve sair de casa da mamã», ou seja abandonar a zona euro. «A certa altura temos de sair de casa de mamã, e os gregos chegaram a esse ponto. Se não conseguem pagar as dívidas, devem abandonar o euro», pode ler-se na entrevista ao diário alemão. O ministro prevê ainda que a Grécia abandone a zona euro «até ao fim do ano».
O melhor mesmo é sairmos os "filhos" todos de casa dessa madrasta e se não temos possibilidade de nos sustentarmos sozinhos, reunimo-nos todos numa comunidade, partilhamos tarefas e recursos e vivemos as nossas vidas democraticamente, com alguma dignidade e sobretudo com esperança de um futuro. Antes isso que nos submetermos a esta madrasta.

ONTEM,DOMINGO, HOUVE FUTEBOL



E para um gajo, velho, como eu e com uma reforma de "merda" do Estado Português a melhor forma de passar o tempo é ir ao futebol. 
Razões: 
1. Encontra por lá umas caras, femininas,  bonitas que até apetecia beliscar;
2. Como na Tailândia não há crise os clubes de futebol oferecem, de borla comida, queques, café e água mineral à "gajada da informação";
3. Enquando no estádio, a captar imagens, não entro em depressão e esquece-me da licenciatura do Miguel Relvas; do paradeiro do caladinho Paulinho Portas; das "porras" políticas e das mentiras, sucessivas, de Passos Coellho e assim por aí, politicamente, adiante.
.
Para mais clique em baixo

SCG MUANTHONG UNITED 2 - CHIANGRAI UNITED 0

As capas dos jornais e as principais notícias de Segunda-feira, 6 de Agosto de 2012.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Idosa irritada com mau atendimento volta ao banco armada
Odemira: Dois feridos em colisão
Anadia: Roubo por esticão
V. Conde: Criança atropelada
Ladrão de tia de Passos fica em liberdade
Marcelo R. Sousa: TAP à borla “é surreal”
Carlos Gomes Júnior: “Trabalhar pelo país”

Capa do Público Público

Tenha acesso a mais informação. Torne-se assinante Público.
Bolt: "Tinha de mostrar ao mundo que sou o maior"
Grupo armado mata 15 polícias egípcios na fronteira com Israel
Morreu Chavela Vargas, figura mítica da música mexicana
Marcelo diz que PSD não pode mostrar medo da rua
Leões de Porto Salvo criticam Benfica pela contratação de Vítor Hugo
Triplo salto de Rypakova é o sexto ouro do Cazaquistão em Londres

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Explosivo arremessado para interior de loja fere funcionária
O assaltante, o tiro e a lição de Gao
Conhecer o Douro através de um cruzeiro
A caminho de Tavira
Rena e tubarão ganham duelo entre escultores
Do Facebook para o areal onde reinam os surfistas
DN escolas veste o biquíni em Zagreb

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Detido homem que lançou garrafa para a pista na final dos 100 metros
Ronaldo torna real sonho de criança que queria vê-lo de perto
Coentrão quer voltar já ao Benfica
Robô começa esta segunda-feira a procurar vida em Marte
Descascar camarão também dá medalhas
Shakira chantageada por ex-empregados
Obama "profundamente triste" com tiroteiro em templo da comunidade sikh

Capa do i i

Conheça os músicos que ajudaram Phelps na derradeira vitória
Um morto e três feridos em incêndio na província de Cáceres junto à fronteira com Portugal
Jogos Olímpicos 2012. Mários Santos assume resultados abaixo do esperado mas não modestos
Primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau "disponível para continuar a trabalhar"
Jogos Olímpicos 2012.Vera Barbosa nas meias-finais dos 400 barreiras, com recorde nacional
Morreu a cantora Chavela Vargas
Portugal recebeu 593 alertas de poluição em águas nacionais desde 2005

Capa do Diário Económico Diário Económico

Murray fez de Federer e ganhou ouro ao suíço
Ténis de mesa português perto das meias-finais
Justiça fiscal foi a luta da vida de Saldanha Sanches
Espanha espera por Setembro para decidir se pede ajuda
‘Troika’ e Grécia chegaram a acordo de princípio
“Existe uma certa diabolização da banca”
“Gosto muito mais da função executiva”

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

70 mil podem acumular subsídio com salário a partir de hoje
Mario Draghi tenta solução "à americana" para a crise
Redução da TSU favorece contratação a prazo com salários abaixo de ?982
Circular interna do Fisco continua em vigor
Finanças e Justiça não se entendem sobre empresas em insolvência
Um terço dos sobreendividados tem mais de 55 anos
Taxa dos depósitos caiu para 3% em Junho

Capa do Oje Oje

Bolsa de Lisboa fecha em alta com EDP destacada
Amorim bate recorde de vendas no semestre
Espanha propõe a Bruxelas medidas de 102 mil milhões que afetam saúde e educação
Rajoy devolve decisão sobre eventual resgate ao BCE
Cisco finaliza a aquisição do Grupo NDS
Boeing ganha 94 novos contratos para o modelo 737
Espanhola Cepsa aumenta lucro em 13%

Capa do Destak Destak

Robot Curiosity aterrou com sucesso em Marte
Robot Curiosity enviou primeiros sinais antes da aterragem em Marte
Cinco autores do ataque na fronteira com o Egito mortos em Israel - exército
Pelo menos nove mortos causados por tufão "Damrey"
Reativado reator que sofreu "apagão" em fevereiro
GNR fiscalizou 9.942 condutores e deteve 139, incluindo 113 por excesso de álcool
Explosão em fábrica causou 13 mortos e 14 feridos

Capa do A Bola A Bola

Bayern perde Mario Gomez para o início da época
«Van Persie? É pouco provável» - Mancini
Jogador nigeriano morre em campo durante particular
Cristiano Ronaldo concretiza sonho de jovem adepto
Jara já marca pelo San Lorenzo
«Estamos preparados para reintegrar Modric» - Villas Boas
Seedorf estreia-se a marcar pelo Botafogo...e de livre direto (com vídeo)

Capa do Record Record

Adrien imune à polémica
Labyad: «Estou muito entusiasmado»
Triunfo tangencial ante mexicanos aguerridos
Mangala aprovado
Pescara afasta-se de Lima
Pouga informado do fim da linha
Finalizador de serviço em equipa remodelada

Capa do O Jogo O Jogo

"Agradeço a paciência"
Dia de emoções fortes no ténis de mesa
Krisztian Pars venceu título do lançamento do martelo
"Disse a mim próprio que iria fazê-lo"
"Espero um dia jogar na MLS"
Krisztian Pars vence ouro no martelo
PSV ganha a Supertaça