Translator

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O ESTADO DA DIPLOMACIA PORTUGUESA NO ESTRANGEIRO





  
   Número de Documento: 15301437
   Lisboa, Portugal 14/11/2012 11:54 (LUSA)
   Temas: Trabalho, Conflitos laborais, Greve 


   
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***
Greve geral: Fechadas 40 embaixadas e consulados - Sindicato (C/ÁUDIO)
.
Lisboa, 14 nov (Lusa) - Pelo menos 40 representações portuguesas no estrangeiro estão hoje fechadas devido à adesão dos funcionários à greve geral em Portugal, disse à agência Lusa fonte do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE).
.
"Em termos de grandes consulados na Europa, Paris, Londres, Genebra, Madrid, Bruxelas e Roma estão fechados. São estes os mais visíveis em termos de comunidade", disse Alexandre Vieira, do STCDE, adiantando que cerca de 40 consulados, embaixadas e representações portuguesas no estrangeiro não abriram hoje portas.
.
O dirigente sindical estimou ainda que a adesão à greve dos funcionários consulares deverá rondar 76 a 80 por cento dos 1.600 trabalhadores da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
.
Em França, além do consulado-geral de Paris, encerraram ainda os postos de Marselha, Rouen, Orleães, Tours e Estrasburgo, segundo informações sindicais.
No Reino Unido, fecharam a embaixada e os consulados de Londres e Manchester.
.
Em Espanha, não abriram portas a embaixada em Madrid e os consulados de Madrid, Barcelona, Sevilha, Vigo.
Na Bélgica, estão encerradas a representação Portuguesa junto da União Europeia (REPER) e a embaixada em Bruxelas.
.
Na Suíça, encerraram a embaixada em Berna, o consulado de Genebra e o escritório consular em Sion.
.
Na Alemanha, não estão a funcionar a embaixada em Berlim e os consulados de Dusseldorf, Estugarda e Hamburgo.
Estão ainda encerrados os postos de Haia, na Holanda, cidade do Luxemburgo, no Luxemburgo, Atenas, na Grécia, Roma e Santa Sé, em Itália, Ancara, na Turquia, e Moscovo, na Rússia.
.
Em África, o STCDE regista ainda o encerramento do posto na Cidade da Praia, Cabo Verde, da embaixada em Marrocos e do consulado de Maputo, em Moçambique.
Na Ásia, fecharam o consulado de Macau e a embaixada de Portugal em Jacarta, na Indonésia.
.
Devido às diferenças horárias, por apurar está ainda o grau de adesão à paralisação dos trabalhadores dos postos consulares da América do Norte e do Sul.
.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse não dispor ainda de dados sobre a adesão à greve nos consulados e embaixadas.
.
Além das reivindicações comuns aos restantes trabalhadores da função pública, os funcionários do quadro externo do MNE reclamam a aplicação de taxas de IRS adequadas aos custos de vida dos países onde trabalham, negociação de um novo Estatuto Profissional e respeito pelas tabelas salariais negociadas.
CFF // VM.


   Número de Documento: 15301494


  Bruxelas, Bélgica 14/11/2012 12:17 (LUSA)

  Temas: Economia, Negócios e Finanças, Trabalho, Greve, Sindicatos, Diplomacia, União Europeia
   
*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt ***

Greve Geral: Serviços consulares em Bruxelas encerrados, protesto diante da Comissão (C/ÁUDIO E C/VÍDEO)

Bruxelas, 14 nov (Lusa) – Os serviços consulares de Portugal em Bruxelas encontram-se hoje encerrados, com todos os seus trabalhadores a aderirem à greve geral, em protesto contra a austeridade, que dizem fazer-se sentir, nalguns casos, ainda com mais intensidade no estrangeiro.
.
“Em certas circunstâncias, (sente-se a austeridade) ainda mais que em Portugal. Nós temos colegas que já perderam 50 por cento do seu vencimento, com o efeito conjugado das medidas do Governo e da desvalorização do euro em relação aos países onde trabalham”, indicou José Campos, secretário-geral adjunto do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas.
.
O sindicalista falava diante da embaixada e da representação permanente de Portugal junto da União Europeia, no "quarteirão europeu" de Schuman, em Bruxelas, onde se encontra a sede da Comissão Europeia, em frente da qual se realizou uma manifestação da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), no âmbito da jornada europeia de luta contra a austeridade e pelo emprego, e na qual marcaram presença trabalhadores portugueses da embaixada.
.
Segundo José Campos, a adesão à greve geral em Portugal justifica-se como forma de protesto “contra todas estas medidas que o Governo tem estado a fazer cair nos trabalhadores da administração pública, e agora também nos trabalhadores em geral”.
.
“Não podemos aceitar que a austeridade venha a seguir-se sempre à austeridade. É preciso um dia mudar de rumo, e eu penso que esse dia chegou”, disse.
.
O sindicalista disse acreditar que “na soma destes protestos, vai ter que haver alguma mudança”.
.
“Os protestos vão subindo de tom, e eu estou convencido que nenhum Governo quer que cheguem a um tom que deixe de ser suportável em termos de democracia”, comentou.
.
Numa ação de “solidariedade” para com os países sob programas de ajustamento, representantes da CES deslocaram-se às embaixadas de Portugal, Grécia e Irlanda, para entregar missivas, tendo o secretário-geral adjunto do sindicato lamentado que nenhum diplomata português se tenha disponibilizado para receber aquela dirigida à embaixada portuguesa.
.
A carta “foi entregue ao contínuo da embaixada”, porque “aparentemente não havia nenhum diplomata disponível para receber”.
.
“Espero que não seja uma demonstração da falta de interesse que o Governo tem em relação a estas ações, mas numa casa onde há mais de 10 diplomatas, não houve nenhum disponível para receber a delegação da CES”, lamentou.

ACC // VM.
Lusa/Fim

KAOS:O Tempo está sem tempo


O tempo sempre me fascinou. É algo que é inexaurível, constante e sobre o qual tudo o que podemos fazer é tentar medi-lo por nunca o podermos controlar.
Se é que o tempo realmente existe, pois não tendo matéria pode ser simplesmente uma invenção nossa. Hoje na Assembleia vi os escudos da polícia e as escadarias serem bombardeados com pedras durante cerca de duas horas sem que nada tentassem fazer para o impedir.
Depois, em 30 segundos carregar, limpar a praça, ver os que atiravam as pedras fugir, a policia a bater violentamente nos que nos muros circundantes assistiam ao que se passava e não puderam escapar.
No meio das ruas circundantes caixotes de lixo a arder num jogo entre policia e gente revoltada, enquanto se procurava encontrar amigos e familiares perdidos no meio da confusão. Na televisão o Ministro desresponsabilizava a CGTP pelos incidentes, um qualquer deputado do CDS, que passava de carro, descreve o que se passava com autentica guerra urbana, qual Síria, qual Líbano, e onde viu guerrilhas organizadas e "cocktail's molotov" e só não explicou se também viu, kalashnikov's, Mig's21 ou Misseis de cruzeiro.
Vai tudo isto alterar alguma coisa? Talvez venhamos a conhecer uma diferente forma de violência contra o sistema ou praticada por ele. Certo é que este governo e este sistema estão moribundos, o seu tempo chegou ao fim. Não sei quanto tempo terão até ao fim desse tempo, mas já não é muito tempo.

O ESTADO DA NAÇÃO




Haja pelo menos algum humor….



























MUNDIAL DE FUTSAL 2012 NA TAILÂNDIA


.
A Selecção das Quinas, ontem dia 14.11.2012, perdeu por 3 a 4 bolas contra a de Itália nos quartos-de-final. 
.
Porém que fique entendido que a selecção não perdeu a dignidade na Tailândia e na minha memória e daqueles que ontem assistiram ao último encontro, que não conseguiu passar os quartos-de-final e disputar o título Mundial de Futebol de Salão 2012, ficará a garra destes "bons" rapazes, atletas lusos, que deliciaram todos nós os portugueses e outros (de várias nacionalidades) sentados nas bancadas que constantemente massacraram as redes dos italianos que até por sorte não venceram mas pela "VACA" que na giria desportiva se diz quando um adversário não vale e ganha o jogo. 
.
Amanhã sai em imagens, pormenorizadamente, como as lentes da minha Nikon viram o jogo, quer no campo como nas pessoas sentados nas bancadas. O futebol de salão (a que lhe deram o nome de Futsal) é um desporto bonito que recomendo.
José Martins

ENFEITAMENTOS



O GOVERNO SUGERIU QUE QUEM NÃO ESTIVESSE BEM EM PORTUGAL, QUE EMIGRASSE !
POIS EU TENHO UMA VIZINHA QUE ME DISSE:
     
      

O MANEL "PANELEIRÃO" COM OUTRO AMOR!

Esta "badalhoca" é sempre a engolir cobra viva!

Manuel Luís Goucha tem nova paixão Nacionais: 13.11 - 08h
Manuel Luís Goucha parece estar numa nova fase da sua vida. O apresentador do programa ‘Você na TV’, de acordo com a revista ‘Vip’, separou-se do companheiro de longa data, o empresário Rui Oliveira, e já terá voltado a encontrar o amor.
O novo eleito chama-se Francisco Vilhena, é um blogger do Porto, e tem-se mostrado cúmplice do conhecido apresentador. A relação com Rui Oliveira terá terminado há cerca de um mês e meio e o novo relacionamento é recente, diz a mesma publicação.
O Correio da Manhã tentou, sem sucesso, contactar Manuel Luís Goucha.

As capas dos jornais e as principais notícias de Quarta-feira, 14 de Novembro de 2012.


Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Renato grita e juiz ameaça expulsá-lo
Fogo desaloja família
Directores contra anulação de contratos
Agrupamento do Cerco sem 15 professores
Incêndio em armazém
Apoio para dois eventos
Poupados 14 milhões


Capa do Público Público

Tenha acesso a mais informação. Torne-se assinante Público.
Basílio Horta é o candidato do PS à câmara de Sintra
Quase todos os bombeiros sapadores de Lisboa em serviços mínimos
Apenas 2 dos 121 motoristas da recolha do lixo em Lisboa ao serviço
PSP do Porto foi visita-surpresa em reunião pró-biblioteca do Marquês
Greve em Portugal em dia de luta europeia
Protestos vão sentir-se mais nos transportes e nos serviços públicos


Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Vale e Azevedo pode aparecer hoje em tribunal
Morrem 11 portugueses por dia de cancro no intestino
Taxa de natalidade deve descer 20% este ano
Homem morre em atropelamento de comboio em Gaia
Angela Merkel e a nossa revisão constitucional
Manifestação anti-Merkel em dia de visita a Portugal
O 'caso' do general (não, não é esse)


Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Arménio Carlos confiante numa forte adesão à greve geral contra a austeridade
Mais um escândalo na hierarquia militar dos Estados Unidos
Metropolitano de Lisboa parou a partir das 00.00 horas
'Jackpot' do Euromilhões para apostador francês
De maria-rapaz a senhora presidente aos 28 anos
Vendeu há dez anos um carro mas Fisco quer cobrar-lhe imposto de 2008
300 milhões enterrados num buraco há 15 meses


Capa do i i

MacGyver poderá estar de regresso
Elton John vai ser pai pela segunda vez
Banqueiros reúnem-se com a troika na quarta-feira
Jordanos saem à rua para protestar contra aumento dos combustíveis
Financiamento alemão vai ser decisivo para sucesso do banco de fomento, diz Ricardo Salgado
Mais de cem trabalhadores do BCP reuniram-se para esclarecer rescisões amigáveis
Turismo do Algarve satisfeito por governo reconher "importância estratégica" região


Capa do Diário Económico Diário Económico

Défice até Setembro chegou perto de 9% e fez soar alertas
Cavaco já desencadeou análise ao OE
Propostas do CDS para alterar OE/13 são quase todas do lado da despesa
DCIAP confirma investigação a dirigentes angolanos
António Costa, as câmaras e a redução do IRS
Área internacional do BES compensa prejuízos em Portugal
“Outros bancos fizeram aquisições e o custo está aí à vista”


Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

UE volta a falhar acordo sobre orçamento comunitário para 2013
Deputado Basílio Horta é o candidato do PS à câmara de Sintra
A primeira página do Negócios da edição de hoje
Orçamento do Estado 2013: as coisas como eu as vejo
Uma Bernardette do caboz
O adultério de Petraeus e a gestão de crises
Banqueiros reúnem-se hoje com a troika


Capa do Oje Oje

BES entre os melhores a nível de eficiência
Governo vê espaço para negociar saída da Repsol da Argentina
Procura interna agrava contração para 1,6% no próximo ano
Chineses vão comprar 4200 aviões
Cushman & Wakefield vende lotes em exclusivo na Alta de Lisboa
Aguirre coloca Itautec no Lagoas Park
Immochan arranca com Alegro Setúbal


Capa do Destak Destak

Toyota chama à revisão 2,77 milhões de veículos em todo o mundo
Recomendadas medidas contra polícias que dispararam contra brasileiro falecido na Austrália
Pelo menos 28 detenções e 12 feridos na greve geral em Espanha - Governo
Novos estatutos consagram "perspetiva científica do desenvolvimento"
Bomba de combustível assaltada à mão armada na A21
Oi tem lucro de 120 ME no terceiro trimestre de 2012
Pelo menos 13 detidos em Espanha por altercações relacionadas com a greve geral


Capa do A Bola A Bola

Fluminense trata da renovação de contrato com Abel Braga
«Eu e Mourinho já tivemos as nossas diferenças» - Sérgio Ramos
Diego Souza de volta ao Brasil
«De Rossi está ao nível de Ibrahimovic, seria bem-vindo no PSG» - Lavezzi
Man. United dá 162 mil por semana a James
Rojo motivado na seleção após vitória frente ao SC Braga
AF Lisboa retoma todas as competições após esclarecimentos da FPF


Capa do Record Record

Poucas lanças em África
Maccabi Haifa despede técnico ao fim de 9 jogos
Namoro com Wozniacki afeta calendário
Baliza inviolável na base do sucesso
Meu rico pé direito
José Guilherme Chieira fala do novo FM 2013
As três frentes de Rory McIlroy


Capa do O Jogo O Jogo

Fernando Couto marca dois pelo Barcelona
Fonte Bastardo perde com finlandeses
Lima chegou ao auge com "sacrifício"
FC Porto líder à condição
Phil Jackson ficou perplexo com decisão dos Lakers
Portuguesas estão nos quartos de final
FC Porto testa craque azeri