Translator

sábado, 24 de novembro de 2012

VERGÍLIO FERREIRA: "O QUE AFLIGE É O DESTINO DESTE PAÍS..."

 Vergílio Ferreira (1916 - 1996)

«4 de Julho de 1975 (sexta-feira)

(...) Entretanto continua a acentuar-se o désarroi. Sinto-me desorientado. Medo? Um pouco. Mas não de ser encostado a um muro. Morrer de cancro é bem pior. O que aflige é o destino deste país.


Estarão conclusos os oito séculos da Nação? Haverá um homem ignorado que deite a mão a este descalabro? Uma oculta e inconfessada vergonha da nossa inferioridade. Não é “provincianismo”. Porque há um “provincianismo” do orgulho com o que em nós é pequeno. Um Salazar ao contrário. Não o temos. Temos é uma parada de palhaços que nos recobrem a tragédia de comédia.»

FERREIRA, Vergílio, "Conta – Corrente", Bertrand Editora, pág. 258, 1980.


 
Recolha e selecção documental por:
José José Horta Nobre
Novembro de 2012

AICEP DE VENTO EM POPA!


Entrevista a Pedro Reis

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, considera que 2012 foi um ano bom, mas avisa que o abrandamento das exportações em setembro é um sinal de que a desaceleração do mercado europeu vai persistir e de que é preciso olhar para 2013 com cautela.

O líder da AICEP defende que deve continuar o trabalho de diplomacia económica que já tem sido feito ao longo deste ano. Pedro Reis dá o mérito às empresas, que, num ano difícil, com problemas de financiamento e abrandamento do mercado interno, conseguiram conquistar mercados fora da União Europeia. As exportações extracomunitárias aumentaram 23 por cento este ano.

Nesta entrevista conduzida pela jornalista Marina de Castro, Pedro Reis afirma que há barreiras a derrubar, nomeadamente a nível burocrático e aduaneiro. É importante dar tempo para as empresas poderem entrar em alguns mercados e é fundamental estabelecer acordos de comércio para a concessão de vistos. A eliminação de duplas tributações é um exemplo do trabalho que está a ser feito em 2012 e que pode ser incrementado.

"FACE OCULTA" - TESOURADAS NO PROCESSO. PASME-SE!


E NINGUÉM PODE METER NA CADEIA O SR. NASCIMENTO??? 
É UM DOS INTOCÁVEIS, DESTA DEMOCRACIA ?? ESTE GAJO QUE ALTEROU O REGIMENTO DA ELEIÇÃO DO CARGO QUE OCUPA, PARA QUE OS "JUIZES"
MILITARES NAÕ VOTEM, SEM LHES DIZER NADA !!!! 
E É ISTO O PRESEDENTE DO  S.T.J. ??? 
O RESULTADO ESTÁ À VISTA !!!!  A MALANDRAGEM CONTINUA A SUGAR
(CASO DO SR VARA QUE ESTÁ EM MOÇAMBIQUE COMO ADMINISTRADOR DUMA
EMPRESA DE BARRAGENS!!!) ; O ÚNICO QUE VAI PARA A PRISÃO (ALIÁS TEM LÁ
ESTADO!!= É O DONO DO "FERRO VELHO", QUE AINDAPOR CIMA UNTAVA AS MÃOS
AOS CAPANGAS DA FOTO! TUDO NA BOA !!

Jardim anuncia saída da política ativa em 2015

RTP/Lusa
Alberto João Jardim disse hoje que deixará a política ativa em 2015 aquando da realização do XV congresso Regional do PSD-Madeira. O líder madeirense sublinhou que pedirá "imediatamente" a demissão com a posse do novo líder no próximo Congresso Regional o que permitirá que o candidato "exerça desde janeiro de 2015".
.
P.S. - Pois que deixe, o Alberto, a política em 2015 e quando o bicho esteja, totalmente, fossilizado para figurar no "Museu dos Crápulas".

TRAGÉDIA NAS ANTAS E O MAU OLHADO QUE POR LÁ PAIRA



Dirigente do FC Porto suicida-se no estádio do Dragão: caso abafado
Só sei k este caso esta a ser abafado pela comunicação social: quanto terá o papa desembolsado?
Matou-se pk? problemas domésticos por causa da putaria que mete dentro do estádio? problemas profissionais? estaria a PSP a apertar o cerca à corrupção cada vez mais?  ou dividas a Delta, banana Chipita e as viagens Abreu? mafia...


Extraído de: noticias.bol.uol.esporte   Novembro 22, 2012

Getty Images
Casa do Porto, estádio do Dragão foi palco de tragédia em Portugal
Do UOL, em São Paulo
  Vivendo grande fase tanto no Campeonato Português quanto na Liga dos Campeões (é líder nas duas competições), o Porto foi abalado por uma triste notícia nesta quinta-feira. O dirigente Anselmo David da Costa Mesquita Alves foi encontrado baleado na cabeça e morto no estádio do Dragão, casa da equipe  lusa. O corpo foi achado na terça, mas a notícia só foi divulgada pela equipe nesta quinta.
Segundo investigação da polícia, a hipótese mais provável é a de suicídio, já que, aparentemente, não
havia terceiros envolvidos na cena. Paramédicos ainda tentaram reanimar Alves quando o corpo foi encontrado, mas o cartola teve a morte decretada no próprio estádio
Economista de profissão e bastante discreto, Mesquita Alves tinha 52 anos e pouco aparecia para a imprensa. Ele era o responsável por um braço de merchandising do time português, o "Porto Comercial", que negocia o licenciamento de produtos com a marca do clube.
Os médicos acionados tentaram reanimá-lo, mas o diretor acabou sendo dado como morto ainda no local em que o corpo foi encontrado. Mesquita Alves era responsável pelo braço comercial do clube, a Porto  Comercial, que tem, entre outras determinações, negociar o licenciamento de produtos com a marca do Porto.
O dirigente pouco aparecia publicamente e chegou a participar de algumas coletivas de imprensa para divulgar o lançamento de produtos para os torcedores.
Mais Notícias sobre :Dirigente, Porto, encontrado, morto, estádio, equipe
Dirigente da Porto Comercial suicidou-se no Dragão
Mesquita Alves encontrado morto no estádio do F.C. Porto Mesquita Alves foi encontrado morto no Estádio do Dragão, na última terça-feira, apurou o Maisfutebol . O dirigente da Porto Comercial, empresa ligada ao F.C. Porto, ter-se-á suicidado com um tiro na cabeça. O caso está a ser investigado pelas entidades competentes. De acordo com o que foi possível saber, o trágico desfecho foi potenciado
Estádio do Dragão terá sido local de suicídio
Dirigente de uma empresa ligada ao FC Porto terá colocado um fim à sua vida dentro do recinto portista. O Estádio do Dragão foi "palco" de um suicídio nesta terça-feira, informa o portal 'Maisfutebol'. De acordo com a mesma fonte, Mesquita Alves foi encontrado morto no recinto portista e o caso está a ser investigado. Mesquita Alves era dirigente da Porto Comercial, empresa ligada ao FC

Autor: UOL Esporte

KAOS:O big bang da economia




Através do facebook, um amigo, enviou-me a imagem da série, "The Big Bang theory". Claro que lhe agradeci pois num momento em que ando sem alguma inspiração e até animo para fazer os meus bonecos e escrever texto, toda a ajuda é bem vinda. Olhei para a imagem e o que me ocorreu foi isto, que me parece representar bem a relação entre a Europa dos mercados e o roubo a que estamos a ser sujeitos, via impostos e privatizações, por um gang de bandidos a soldo desses mesmos mercados. É esse gang e os seus gananciosos donos que temos de correr deste país.

KAOS:Colonialismo financeiro



Desaceleração na receita faz o défice da administração central e da Segurança Social subir quase 2.300 milhões em Outubro, atingindo já os 8.145 milhões este ano, estando apenas a 855 milhões da meta da troika. Tal facto ficou a dever-se a uma queda de 4,6% nas receitas fiscais só em Outubro. (IRC -19.9%, IVA -2%, I.P.Petrolíferos, -8,2%, I.Veículos -2,1% e só o IRS subiu 2,7%).
Estes números mostram bem o falhanço das politicas deste governo e de como os sacrifícios que nos estão a pedir só nos conduzirão a mais crise e mais sacrifícios. Mas, isto não parece incomodar nem o Gaspar nem os seus donos europeus que não se cansam de o elogiar até o sobem no ranking dos ministros das finanças. 
 
Não os preocupa pois o que realmente desejam e roubar todas as riquezas, sejam elas naturais ou empresas com sucesso e criar uma zona de baixos  salários e direitos quase escravos para onde possam enviar as suas empresas mais poluentes e que exijam mais mão de obra e, aproveitando as boas praias, mar gastronomia e serviços transformar este país na sua colónia balnear. 
 
É por isso que pagar a dívida não é uma prioridade e pretendem até que se torne eterna pois assim terão sempre juros agiotas para nos cobrar, ficando com grande parte da riqueza que produzimos bem como com o controlo politico sobre o país. 
 
Uma forma de colonialismo económico em que roubam os bens e a soberania dos povos

GRÉCIA: é dificil acreditar…MAS É VERDADEEEEEEEEEEEEEE





Lê-se, por vezes, que os Gregos, coitadinhos, são um pobre povo periférico que está a sofrer as agruras de uma crise internacional aumentada às mãos da pérfida Merkel.
.
Já é tempo de sair desta superficialidade, de perceber que os Gregostêm culpas no cartório, que não foram sérios e que não o estão a ser.
 .
Os Gregos levaram a lógica dos "direitos adquiridos" até à demência, até à falta de vergonha. Contam-se factos inauditos. Os exemplos desta falta de seriedade são imensos, a saber :

1 - Em 1930, um lago na Grécia secou, mas o Estado Social grego mantem o Instituto para a Protecção do Lago Kopais, que, embora tenha secado em 1930, ainda tem, em 2011, dezenas de funcionários dedicados à sua conservação.

2 - Na Grécia, as filhas solteiras dos funcionários públicos têm direito a uma pensão vitalícia, após a morte do mãe/pai-funcionário público. Recebem 1000 euros mensais - para toda a vida - só pelo facto de serem filhas de funcionários públicos falecidos. Há 40 mil mulheres neste registo que custam ao erário publico 550 milhoes de euros por ano. Depois de um ano de caos, o governo grego ainda não acabou com isto completamente. O que pretende é dar este subsidio só até fazerem 18 anos ...

3 - Num hospital público, existe um jardim com quatro (4) arbustos. Ora, para cuidar desses arbustos o hospital contratou quarenta e cinco (45) jardineiros.

4 - Num acto de gestão muito "social" (para com o fornecedor), os hospitais gregos compram pace-makers quatrocentas vezes (400) mais caros do que aqueles que são adquiridos no SNS britânico.

5 - Existem seiscentas (600) profissões que podem pedir a reforma aos 50 anos (mulheres) e aos 55 (homens). Porquê ? Porque adquiriram estatuto de profissões de alto desgaste. Dentro deste rol, temos cabeleireiras, apresentadores de TV, músicos de instrumentos de sopro ...

6 - Pagava-se 15º mês a toda a classe trabalhadora.

7 - As Pensões de Reforma de 4.500 funcionários, no montante de 16 milhões euros por ano, continuavam a ser depositadas, mesmo depois dos idosos falecerem, porque os familiares não davam baixa e não devia haver meios de se averiguar a inexactidão dessa atribuição.

8 - Chegava-se ao ponto de só se pagarem os prémios de alguns seguros quando fosse preciso usufruir deles !



9 - A Grécia é o País da União Europeia que mais gasta, em termos militares, em relação ao PIB (dados de 2009). O triplo de Portugal !

10 - Há viaturas oficiais da administração do Estado que têm 50 condutores. Cada novo nomeado para um cargo nomeia três ou quatro condutores da sua confiança, mas como não são permitidos despedimentos na função pública os anteriores vão mantendo o salário.

Anteontem, 27/06, o Prof.Marcelo, acrescentou mais uma à lista. Afirmou ele: " Na Grécia, cerca de 90% da terra não tem cadastro. Agora digo eu: sabem o que significa isso ? Significa que os proprietários não pagam impostos. Eu já tinha ouvido dizer que os gregos não pagavam impostos. Ora, a grande receita do Estado provém dos impostos. Isto quer dizer que o erário publico do Estado grego esta vazio, totalmente vazio. Quer dizer, os milhões da UE é que serviram, durante todos estes anos, para manter o nível de vida atingido dos gregos. Não admira que já tenham estoirado 115 mil milhões e agora precisem de mais 108 mil milhões.

Que ninguém se ria porque Portugal passa-se o mesmo.

As capas dos jornais e as principais notícias de Sábado, 24 de Novembro de 2012.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Idosa cai em lareira
Alerta vermelho
Tornado: Ventos de 260 km/hora
Lagos: SEF detém na marina
Lino Maia: Estado Social
Lajes: EUA reduzem
Monção:Engenheiros acusados

Capa do Público Público

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Uma decisão justa
Quando um simples 'só' pode constituir um exagero de jornalismo opinativo
Duas irmãs, dois destinos
Leitores atentos descobrem sempre o 'gato por lebre'
Português assassinado pela "gangrena da droga"
O CERN e Fernando Pessoa
Imagens exageradas

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Alexandra Lencastre faz tratamento milagroso para ficar mais nova
79 crianças intoxicadas com almoço fornecido na escola
Igreja cerra fileiras em defesa do Estado Social
Jovens preferem renunciar ao sexo a separarem-se do telemóvel
Caçador mata cobra capaz de comer crianças
Beira-Mar e Vitória de Guimarães empatam no arranque da jornada
Trabalhadores da Lusa "relembram" que cortes na agência são "ataque à Democracia"

Capa do i i

Trabalhadores portugueses na Base das Lajes não sabem o que esperar da redução do efectivo militar
Sector agro-alimentar cresceu 2,8% até Setembro, diz ministra Assunção Cristas
Beira-Mar e Vitória de Guimarães empatam no arranque da jornada
Ex-marido e actual namorado de Halle Berry agridem-se
André Almeida renova com o Benfica até 2018
Nuno Tavares venceu o Prémio Novos Talentos FNAC-Fotografia
Eurovisão. Portugal não participa por questões financeiras

Capa do Diário Económico Diário Económico

Combinação vencedora do Euromilhões
Mota-Engil compra 50% da Construtora Brasil
Estado não se pode desligar da sustentabilidade das universidades
Wall Street regista melhor semana desde Junho
Macedo pede parecer à Procuradoria sobre acesso da PSP a vídeos
Administração da RTP nomeia Luís Marinho
Sindicatos divididos sobre vinculação extraordinária de professores

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Fraport e IFM garantem o serviço público nos aeroportos dos Açores e Madeira
CPR desce rating de curto prazo da Auto-Industrial, de A-3 para B, com tendência estável
Futuro da banca portuguesa pode passar por transferir trabalhadores para fora das grandes cidades
Receita fiscal cai menos em Outubro, mas continua a contrair 4,6%
PSP visionou imagens da manifestação nas instalações da RTP (correção)
Turismo de Lisboa contesta papel secundário dado aos privados com nova lei das regiões
"Temos o dinheiro todo para pagar" o Pavilhão Atlântico

Capa do A Bola A Bola

«Pato é um problema» - Berlusconi
Ingleses colocam Guardiola na lista de possíveis sucessores de Mano Menezes
«Sonho ver Angola campeã de África» - Mateus
Nem no amor José Luis Fernández tem sorte...
Scolari é o favorito para suceder a Mano Menezes
Agressão a árbitro vale seis anos de suspensão a irmão de Schiavi
Bruno César agradece a Mano Menezes

Capa do Record Record

Olhos da Europa colocados no Axa
Fidélis goleador europeu
Estranha apatia marca uma equipa sem chama
Sérgio Pinto: «É possível pontuar diante do Bayern»
Juntos na Luz e... em casa
Ibrahimovic de regresso frente ao Troyes
Hernâni: «Sinto que ainda posso melhorar»

Capa do O Jogo O Jogo

Bruno César agradece a Mano Menezes
O avançado mais letal da Premiership
Fernando Gomes quer boa relação entre agentes de futebol
O adeus de Cole e Lampard ao Chelsea
Pedro Moreira revoltado
André André: "Nunca desistimos"
Camará deita culpas ao árbitro