Translator

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O “igNóbel” da paz





durao barroso nobel paz ue
A União Europeia recebeu hoje o prémio Nobel da Paz.
Quem se lembra da cimeira das Lajes e da Guerra do Iraque e da forma como alguns países europeus promovem um autentico colonialismo económico sobre os outros países mais fracos só pode considerar isto como uma brincadeira de mau gosto.
A Europa, assim como a América ou outra qualquer grande potencia são sempre focos de guerra, de instabilidade e de miséria porque todos procuram manter o seu poder à custa de outros.
Os prémios Nobel da paz há muito que está desvirtuado e serve interesses económicos e político. Infelizmente, mais uma boa ideia transformada num jogo de interesses. Um Nobel transformado em algo ignóbil.

A HIPOCRESIA DO PRÉMIO NOBEL

Durão Barroso: Prémio Nobel é um "estímulo" mas também um "aviso"


Por Agência Lusa, publicado em 10 Dez 2012 - 11:58 | Actualizado há 6 horas 10 minutos

O presidente da Comissão Europeia disse hoje que vê a atribuição do Nobel da Paz à União Europeia como um “estímulo”, mas também como “um aviso”, e adiantou que vai fazer uma referência a Portugal quando receber o prémio.

José Manuel Durão Barroso, que falava à imprensa portuguesa em Oslo, poucas horas antes de receber o Nobel da Paz em nome da UE, disse que o prémio é “um estímulo, um encorajamento e, com certeza, um aviso”.

“Aceitamos este prémio com muita honra, com um reconhecimento daquilo que foi feito ao longo destes 60 anos, mas também como um encorajamento para o futuro”, acrescentou o presidente da Comissão Europeia, adiantando que no seu discurso na cerimónia de entrega do Nobel da Paz vai fazer uma referência a Portugal.

Durão Barroso disse que, na sua intervenção, vai sublinhar que “a paz não é apenas a ausência da guerra”, estando também relacionada com “um sentimento de justiça e com a democracia”.


“Vou aliás, falar de Portugal, da nossa experiência da transição democrática da revolução do 25 de Abril, vou fazer uma rápida referência a isso”, disse.

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz à UE terá início às 13:00 locais (12:00 em Lisboa).

O prémio será entregue ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, em conjunto com os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz contará com a presença de alguns líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

O Comité Nobel norueguês atribuiu o Nobel da Paz à UE pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.

A escolha suscitou polémica, numa altura em que a UE enfrenta uma crise financeira que tem vindo a testar o espírito de solidariedade entre os países ricos do norte da Europa e os estados do sul endividados, submetidos a programas de austeridade.



O Prémio Nobel da Paz é constituído por um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 930.000 euros, verba que a UE já anunciou que vai doar a projetos de apoio a crianças vítimas da guerra e de conflitos armados.

A UE é a vigésima primeira organização internacional a receber o prémio desde 1901.

 

*Este artigo foi escrito ao  abrigo do novo acordo ortográfico

Do COLEGA: "NÃO VOTEM MAIS NELES, PENSEM..."


Aos ricos privilégios, aos pobres, austeridade. Governo tirano.

António Marinho e Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, mais uma vez aponta o dedo à injustiça que se faz sentir no mundo da Justiça.

«[...] O primeiro-ministro, se ainda possui alguma réstia de dignidade e de moralidade
- tem de explicar por que é que os magistrados continuam a não pagar impostos sobre uma parte significativa das suas retribuições; 
- tem de explicar por que é que recebem mais de sete mil euros por ano como subsídio de habitação; 
- tem de explicar por que é que essa remuneração está isenta de tributação, sobretudo quando o Governo aumenta asfixiantemente os impostos sobre o trabalho e se propõe cortar mais de mil milhões de euros nos apoios sociais, nomeadamente no subsídio de desemprego, no rendimento social de inserção, nos cheques-dentista para crianças e — pasme-se — no complemento solidário para idosos, ou seja, para aquelas pessoas que já não podem deslocar-se, alimentar-se nem fazer a sua higiene pessoal.

O primeiro-ministro terá também de explicar ao país por que é que os juízes e os procuradores do STJ, do STA, do Tribunal Constitucional e do Tribunal de Contas, além de todas aquelas regalias, ainda têm o privilégio de receber ajudas de custas (de montante igual ao recebido pelos membros do Governo) por cada dia em que vão aos respectivos tribunais, ou seja, aos seus locais de trabalho.
Se o não fizer, ficaremos todos, legitimamente, a suspeitar que o primeiro-ministro só mantém esses privilégios com o fito de, com eles, tentar comprar indulgências judiciais.»
"A vida corre atrás de nós para nos roubar aquilo que em cada dia temos menos."

Mais alguns exemplos de austeridade selectiva... 
Reformas douradas na justiça, luxos, carros etc
Justiça protegida?
No exército, somam
Na saúde, subtraem
Nos ricos, não cortam
Quem decide onde cortar?
Sugestões onde cortar
Fundações protegidas 
Institutos parasitas
Observatórios cegos
- "Forças de segurança vão receber um aumento de 10,8% OE 2013. Miguel Macedo garante aumento na ordem dos 10,8% para PSP, GNR e SEF, em 2013."
- "Portugal é o terceiro país da Zona Euro com mais polícias. Portugal está na frente na despesa pública com segurança e ordem pública e número de polícias por habitante da Zona Euro."
- "A despesa de Portugal com Defesa é superior à média da Zona Euro ultrapassando-a no pagamento de salários e nos consumos intermédios."   ... Fonte
- Educação: "Governo corta o triplo do que a troika mandou. "
- SNS: "A ‘troika’ mandou cortar 550 milhões e o Governo cortou mais 650 milhões e este ano vai cortar mais”, sublinhou.
- Baixar TSU foi iniciativa do Governo, não da troika, diz chefe de missão do FMI." fonte
- Portugal reduziu em mais de 5% dos funcionários públicos entre dezembro de 2011 e setembro de 2012. Superando, assim, em mais do dobro a meta anual imposta pelo memorando da troika.
Mais artigos de Marinho e Pinto.

ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/#ixzz2EgG5HDCV

"...TRATAMENTO FISCAL DESIGUAL..."


No estudo que envio mostro, de uma forma quantificada, que se a Lei do OE-2013 aprovada pelo PSD e CDS for aplicada, verificar-se -á em 2013 um tratamento fiscal desigual para contribuintes com os mesmos rendimentos, e que as desigualdades fiscais se agravarão ainda mais em 2013 resultante do enorme aumento da carga fiscal incidir fundamentalmente sobre os rendimentos do trabalho e pensões, sendo poupados os rendimentos do capital e da propriedade que são taxados de uma forma pouco significativa, sendo muito reduzida a sua contribuição para as receitas.

Espero que este estudo possa ser útil para tornar mais claras as consequencias do OE-2013 para os trabalhadores, reformados e pensionistas.
Com consideração Eugénio Rosa
Economista

PORTUGAL E O ESPECTRO DA FOME


País

 
  Reportagem

Cáritas recebe cada vez mais pedidos de apoio


Rita Roque
.
No dia em que a Cáritas é distinguida na Assembleia da República com o Prémio Direitos Humanos 2012, a Antena1 foi ao terreno acompanhar o trabalho da instituição.
  • Artigo de ÁudioPresidente da Cáritas retrata um Portugal com fome e de mão estendida
  •  
  • À MARGEM: Incrível como Portugal com uma costa marítima de 850 quilómetros, terras para produzir, suficientemente, comida para 10 milhões de habitantes com população com fome e de mão estendida. Só a má gerência e a indolência de governos sucessivos depois do 25 de Abril de 1974 levou Portugal ao estado, caótico e de pobreza, em que se encontra. Governos incompetentes, demagogos, mastigadores de palavras cujo estas nunca chegaram à acção. A União Europeia foi a desgraça de Portugal, porque dela chegaram dinheiros à "bardalheira", que viriam a gerar pelintragem em procura de dinheiro fácil. Não há futuro promissor para Portugal e resolver o problema económica/fome porque, infelizmente, Portugal está a ser governando por canalhada. - José Martins

ACORDO ORTOGRÁFICO - TALVEZ ELES NOS SALVEM




  SÓ  CÁ  É QUE  HÁ  ATRASADOS  MENTAIS  .... E  TRAIDORES!!
Governo brasileiro prepara decreto para adiar acordo ortográfico para 2016. O senador Cyro Miranda, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB-GO), anunciou que a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, está a preparar um decreto que adia a entrada em vigor do novo acordo ortográfico (AO) naquele país para 2016. O acordo é aplicado nas escolas portuguesas desde 2011.
.
O novo acordo ortográfico foi introduzido nas escolas portuguesas no ano letivo de 2011/2012 Imagem: AFP/Frank Perry
.
Fonte da assessoria do Ministério de Relações Exteriores brasileiro avançou aos meios de comunicação locais que a pasta está a preparar um decreto que será apresentado à presidente Dilma Rousseff e que tem o intuito de protelar a entrada em vigor do novo AO, escreve o Jornal do Brasil.
.
O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio da língua no cenário internacional, deveria ser aplicado pelo governo a partir de 1 de janeiro de 2013, ditavam as normas estabelecidas pelos países.
.
O senador de Goiás, Cyro Miranda, um dos mais acérrimos críticos do novo acordo, confirma que a presidente Dilma Rousseff  tem a intenção de emitir um decreto que adia a data.
.
Cyro Miranda acrescenta que o ideal seria adiar a vigência para 2018 ou fazer um outro acordo que tenha a contribuição de mais setores da sociedade.
.
“Para além do novo acordo ter sido mal feito, os professores ficaram de fora”, disse. “Precisamos de rever tudo. Temos que descomplicar a língua, se não vai ser só retórica... Temos que aprovar um formato com lógica”, disse Cyro Miranda, citado pela Agência Brasil.
.
O senador afirma que governo brasileiro vai sugerir aos outros países que adiem a vigência do novo AO para que todos possam fazer uma total reformulação.

As mudanças nas regras da língua portuguesa foram elaboradas para uniformizar a grafia dos países que utilizam o idioma e dos oito membros da CPLP apenas Angola não aderiu ao documento.

O novo AO foi introduzido no sistema educativo português em 2011. A 1 de janeiro de 2012, órgãos, serviços, organismos e entidades governamentais adotaram oficialemnte a nova grafia.

O GASPAR É O MAIOR!


Aí está finalmente em Outubro 2013 “O GASPAR”,  de regresso aos mercados….

:
Descrição: http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/73261_425637920836479_1867514821_n.jpg

KAOS:Como se chama a um vendedor de panelas? Relvas?




miguel relvas vendedor de panelas
Na Assembleia da Republica foi aprovado a extinção de mais de mil freguesias, enquanto ao mesmo tempo se criam mais uns tachos de coordenadores locais ou regionais, não eleitos mas sim nomeados e a ganhar uns milhares de euros por mês.
Uns tachos para agradar aos boys das concelhias e mais uma machadada na democracia. Não se deviam acabar com freguesias, o que se deviam era criar mais garantindo que nenhuma tinha mais de cinco mil habitantes e assim que nenhum membro da junta era remunerado.
Assim se garantia que quem concorresse para esses cargos o fazia por cidadania e serviço público e que os cidadãos ficariam com alguém que conheciam e que os poderia atender para ouvir as suas opiniões e problemas.
Aproximar os eleitos dos eleitores devia ser o caminho não o contrário, como está a ser feito, em que os eleitos nem conhecem os eleitores e os eleitores vão ver chegar gentes dos partidos, muitos vindos de bem longe, para ocuparem os lugares e os tachos administrativos agora criados.
Este Miguel Relvas é o personagem mais sinistro deste governo, é o homem que cala jornalistas, saneia outros, vai vender a RTP a amigos, anda metidos em segredos das secretas e paga favores feitos ao partido com tachos para boys.
Primeiros foram os amigos importantes, em cargos de Administração bem pagos, como na EDP, CGD e outras, depois lugares de assessores e consultores pelos Ministérios e empresas públicas e agora há que satisfazer os boys locais com tachos administrativos bem remunerados.
Pelo menos bom pagador de favores este governo é. Ao pé deste Relvas até o aldrabão do Sócrates parece um anjinho.

As capas dos jornais e as principais notícias de Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Colisão mata motociclista
TAP: Divulgação na Venezuela
Executado a tiro em casa
Marcelo R. Sousa: Momento infeliz
Miguel Macedo: PGR não deu parecer
Sátão: Rottweilers ferem três
Coimbra: Encontrado morto

Capa do Público Público

Bloco exige que Cavaco envie Orçamento para Tribunal Constitucional
Concelhia de Coimbra escolhe Manuel Machado como candidato
João Rui Guerra da Mata é o grande vencedor do Festival de Cinema Luso-Brasileiro
Idoso encontrado morto em Coimbra
Sorteio do Joker (50/2012)
Triunfo do Barcelona, recorde de Messi
Marcelo diz que privatização parcial da RTP permite ao Governo manter controlo político

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

O nosso velho e repetido crime
"Encontrei grandes professores"
Homem morto a tiro em Camarate
Idoso encontrado morto em casa
Ministro ainda não tem parecer que pediu à PGR
É preciso disciplinar os órgãos de polícia criminal que podem fazer escutas
Processo a militar que andou com filho morto no carro

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Anunciada saída de Monti provoca nova crise política em Itália
Ossos das pernas salvam menina da morte
Padre suspeito de pedofilia recebe visita do bispo em casa dos pais
Mais baixas por mais tempo e menos dinheiro
Famílias devem 49 milhões de luz e de gás
Noite de violência na movida do Porto
O gestor emprestado à política

Capa do i i

Lionel Messi superou recorde de golos marcados num ano de Gerd Müller
MAI ainda não tem parecer pedido à PGR sobre acesso da PSP a imagens não editadas
Ministra da Justiça diz que "é preciso disciplinar" órgãos de polícia criminal que podem fazer escutas
Oposição egípcia apela a manifestações maciças contra o referendo
Discussão de novas leis orgânicas de PSP e GNR avança até Fevereiro de 2013
Força Aérea abre processo disciplinar a militar que terá andado uma semana com filho morto no carro
Associação de Apoio ao Recluso aplaude plano de reabilitação

Capa do Diário Económico Diário Económico

Não é dor de cotovelo, é um mau negócio
A culpa morre sempre solteira
Portugal devia testar o regresso aos mercados
Pacto com Vítor Gaspar
Natal com fatura!
Grupo Mello e CMVM em guerra pela saída da Brisa de Bolsa
Efromovich admite investir quatro mil milhões na TAP

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Está a perder dinheiro, sim
Ao sabor das modas
Anúncio de demissão de Monti faz soar os alarmes em Bruxelas
Conselho Europeu e "precipício orçamental" dominam as atenções
Revista do ano: Janeiro
Cartoon SA 10-12-2012
Cuide da sua saúde financeira

Capa do Oje Oje

Odinsa deve falhar prazo na privatização da ANA
Lucros das seguradoras mais do que triplicam até setembro
Queixas diminuem nas agências de viagens
Via Verde para o PRODER pode atingir 600 milhões
PSI20 encerra semana com ganhos de 0,72%
Circuito da Boavista recebe 700 mil euros da Câmara do Porto
BEI dá garantia de carteira de 2,8 mil milhões a Portugal

Capa do Destak Destak

Informático John McAfee quer regressar aos EUA e à "vida normal"
Jovem tibetana imola-se pelo fogo, elevando para 33 número de casos em cinco semanas
Problemas técnicos na origem de possível adiamento de lançamento de foguete norte-coreano -- imprensa
Principais bolsas asiáticas em alta impulsionadas por indicadores económicos da China
Pelo menos cinco mortos em motim em prisão no norte das Honduras
Centenas de casais homossexuais deram o nó no estado norte-americano de Washington
Preços do petróleo em alta na Ásia impulsionados por dados económicos positivos da China

Capa do A Bola A Bola

Inter: Stramaccioni quer um médio
Sporting Cristal sagra-se campeão
Lucho é hoje reavaliado
Angolanos loucos com Manucho
Mónaco propõe contrato de seis meses a Beckham
«Flashnews» com Ana Carolina Sequeira
Tottenham oferece sete milhões por Llorente

Capa do Record Record

Vercauteren sucede a Laszlo Bölöni
Equipa de Ricardo Mestre entra em crise financeira
Quando Augusto Inácio corrigiu o treinador e foi castigado
Do excesso leonino à gestão das águias
Vinícius em xeque
Vila-condenses admitem existência de conversas
Dupla de regresso frente ao FC Porto

Capa do O Jogo O Jogo

Adepto do Swansea libertado sobh fiança
Crise leonina chegou aos "bês"
II Divisão: resultados da 10ª jornada
"Foi uma noite inesquecível"
Lyon carrega na liderança
"Recorde é bonito mas importante é a vitória"
City pediu-se desculpa a Rio Ferdinand