Translator

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A MINHA ACADEMIA E AS FERRAMENTAS EDUCATIVAS

Assim era o certificado de habilitações académicas da maior parte dos rapazes e raparigas da minha geração. O acima tem a data de 1972 o meu 27 anos antes e em 1945.
É que no meu tempo a palmatória era o "aguilhão" na ponta da vara para nos guiar, pela vida fora, no rego direito. A junta de bois, na lavra da jeira, assim seguiam no rego, pela vara do lavrador e a leiva de terra virada direita.A minha geração era regenerada na escola primária e nunca degenerada.
 Na escola primária, do meu tempo, a "canalha" aprendia amar Portugal e conhecer os feitos heroicos dos seus antepassados e guiados para amar, no futuro, seu país!!!... Da Europa, aprendiam que o Napoleão Bonaparte queria surrupiar a Pátria e sob a "pata" de Castela 60 anos. Dos ingleses a "canalha" do meu tempo aprendia que tinham sido uns "grandes" gatunos que, em África, nos pilhavam as terras e nos mares os piratas nos assaltavam as Naus e Caravelas de Cristos. Hoje, infelizmente, Portugal está a ser colonizado pelos "piratas" europeus. Os piratas quando oferecem uma moeda de oiro querem de volta um baú delas...

Um mapa bem elaborado que nos dava o sentido da nossa grandeza. Portugal nunca foi um país colonizador... Colonizadores eram os ingleses, franceses, holandeses e mais outros que agora não me lembro. Actualmente os portugueses colonizados e os "troikitanos" da Europa. Que tristeza... Que f.d.p. e "palhaços" degenerados governam os portugueses...
Ex-miúdo de Salazar: José Martins