Translator

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lançamento de livro




Exmos. Senhores, Junto temos o prazer de anexar convite para o lançamento do livro «Os retornados mudaram Portugal», de Fernando Dacosta, a ter lugar na Fnac do C.C. Colombo, no próximo dia 4 de Junho, pelas 18h30, com a presentação a cargo de Helena Matos Desde já agradecemos toda a divulgação que entenderem oportuno fazer. ...... O LIVRO OS RETORNADOS MUDARAM PORTUGAL é uma importante síntese dos reflexos causados na sociedade nacional após o trágico regresso dos portugueses residentes em África nos anos de 1974 e 1975, naquele que constituiu um dos êxodos mais trágicos do Ocidente.
 
Quase quatro décadas depois, muitas centenas de milhares de portugueses continuam a carregar esse sentimento de amputação, essa saída forçada de uma terra que consideravam sua. Como conseguiram vencer, integrar-se numa sociedade que os olhava com desconfiança e os recebeu com hostilidade? .

Continuam a trazer África no coração? Esta obra de Fernando Dacosta é porto de abrigo para todas essas inquietantes perguntas, uma voz dá voz às frustrações, aos anseios, às carências de milhares de outras vozes. OS RETORNADOS MUDARAM PORTUGAL é uma obra de leitura obrigatória para se compreender a sociedade portuguesa actual. O AUTOR Romancista, dramaturgo, jornalista e conferencista, Fernando Dacosta nasceu em Luanda, de onde foi, ainda criança, para o Alto Douro. Fixado em Lisboa, cursa Letras e inicia-se no jornalismo e na literatura. Foi director dos «Cadernos de Reportagem», onde publicou, em 1980, Os Retornados Estão a Mudar Portugal, prémio Clube Português da Imprensa. .

A sua vasta obra literária foi alvo de importantes galardões, de que se destacam os grandes prémios de Teatro RTP, Associação Portuguesa de Críticos, Casa da Imprensa, Gazeta, Fernando Pessoa ou o Grande Prémio de Literatura Círculo de Leitores - Ler. A narrativa Máscaras de Salazar entrou em 27ª edição.