Translator

terça-feira, 11 de junho de 2013

CHEGOU-NOS DO NOSSO CORRESPONDENTE NOS ESTADOS UNIDOS




O Funccionalismo", livrinho editado em 1869
Partilha de pesso-A-miga, para quem desejar ler....
A b r a c,o
Sempre p'ra frente!
Adalino Cabral, U.S.A.
  .
"O Funccionalismo", livrinho editado em 1869: uma relíquia histórica Momento de História: Decorria o ano de 1869, quando foi editado um pequeno livro, com 5 Capítulos e 24 páginas, escrito por A. de Oliveira Pires, intitulado "O Funccionalismo", que foi dedicado pelo autor ao "Funccionalismo Portuguez".
.
Reinava, então, D.Luís e os Governos sucediam-se a um ritmo acelerado, com reformas assentes "no aumento da receita através do aumento dos impostos" e na "reforma radical da administração pública", sendo presididos, por diversas vezes, por Sá da Bandeira, e tendo como ministro da Fazenda José Dias Ferreira (este nome lembra-vos alguém?). 
.
O descontentamento de muitos foi então aproveitado pelo Marechal Saldanha para fazer o "golpe militar da Ajuda", em 19 de Maio de 1870.
.
Lendo este livrinho, pode reter-se a grande similitude com a situação actual do País e com as medidas que estão a ser adoptadas pelo Governo. E só (!) passaram 144 anos...
Escrevia o autor, na "Introdução":
.
"A falsa idéa de que o funccionalismo concorreu para a situaçao deploravel da fazenda publica, por ter absorvido por muitos annos grande parte das rendas do estado, levantou no paiz um antagonismo de classes, que em circumstâncias menos pacificas do que as que vamos atravessando poderia trazer consigo bem graves consequencias. 
.
Uma parte da imprensa, como se pretendera lisongear paixões, tem appoiado
as manifestações contrarias ao funccionalismo"... Vale a pena abrir o Anexo e ler este pequeno livro.

Função publica em 1869 - uma relíquia da historia
Clique no visualizar

ATT00001.pdf
ATT00001.pdf
827K   Visualizar   Transferência