Translator

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PORTUGUESES A FAZER PELA VIDA NO MUNDO


MÁRIO LEMOS TREINADOR DE FUTEBOL NA TAILÂNDIA


Em Maio, do ano passado, e no começo da realização do Mundial de Futebol 2012 estava eu sentado, com um boné na cabeça e com as insígnias das quinas estampadas, na soleira da porta da sala de imprensa Muanthong United quando um jovem se abeirou de mim e timidamente me perguntou: "o senhor é português?". Tinha na minha frente, um "patrício" luso, que não faria conta ali, depois do prof. Henrique Calisto, ao fim de 7 meses ter deixado de dirigir o campeão da 1ª Liga de Futebol da Tailândia.
Mário Lemos um jovem na casa dos 25 anos, modesto na maneira de ser e concentrado nas palavras estava no Muangthong United à espera de ser admitido como treinador dos atletas sob 16 e, também, formador de "miúdos" que sonham, um dia, ser Cristiano Ronaldo.
Desde logo ficamos amigos e nos encontramos, normalmente, de quando vou assistir ao jogos da 1ª Liga da Tailândia. o Mário Lemos tem a vantagem de falar, correctamente inglês e isso foi caminho andado para ser admitido no Muanthong, não sendo a primeira e a segunda vezes que é o homem ligação entre o treinador do club principal e os jogadores brasileiros contratados.
O jovem treinador português ainda teve trabalho, em Portugal como técnico, mas como o negócio do futebol vai mal, devido à crise, o Mário partiu para outras paragens e chegou à Tailândia, onde o futebol, em futuro próximo, terá muito sucesso.




Estou certo que o jovem Mário Lemos terá grande futuro na Ásia como treinador de futebol e será mais um a juntarmos a outros no médio oriente e China. Talvez, quem sabe, um famoso como o José Mourinho! Esta Ásia que se chamou Portuguesa nela a raça Lusa foi, séculos atrás, enorme... a história assim o reza!