Translator

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

TAILÂNDIA: SITUAÇÃO POLÍTICA


Governo tailandês rejeita atraso da eleição apesar da violência registada

por Anusak KONGLANG
BANGUECOQUE , 26 de dezembro de 2013 ( AFP) 

O governo da Tailândia quinta-feira rejeitou os apelos para adiar eleições de Fevereiro após confrontos entre a polícia e manifestantes da oposição na capital deixou um policial morto e dezenas de feridos em ambos os lados
 .

O novo surto de discussão civil aprofundou a crise que enfrenta o primeiro-ministro Yingluck Shinawatra , cujo governo tem sido abalada por semanas de manifestações de rua em massa que buscam reduzir o domínio político de sua família .
.

O longo conflito amplamente coloca uma classe média com base em Bangucoque e elites contra os eleitores rurais e da classe trabalhadora leais ao irmão mais velho de Thaksin Shinawatra Yingluck , que foi deposto como primeiro-ministro por um golpe militar em 2006.
.

A polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha, ontem quinta-feira, contra os manifestantes que atiravam pedras a tentar forçar seu caminho em um estádio desportivo na capital, onde candidatos às eleições estavam reunidos para se inscrever para as urnas de 02 fevereiro próximo.
.

Os manifestantes - que querem derrubar o governo de Yingluck e instalar um não eleito "conselho do povo" em seu lugar - acusam bilionário que virou magnata, político, de corrupção - afirmam que Thaksin controla o governo de sua irmã de sua base em Dubai.
.

Eles prometeram bloquear a eleição fevereiro , dizendo que só retornará aliados de Thaksin ao poder.
.

Cerca de 100 pessoas de ambos os lados ficaram feridas , de acordo com os serviços de emergência .Vinte e cinco policias foram hospitalizados, com 10 em estado grave , de acordo com um porta-voz da polícia. Um policia morreu de um ferimento de bala.
.

"Hoje a democracia na Tailândia é seqüestrado por violência e banditismo . Vergonha ! " Sunai Phasuk , um pesquisador sénior com sede em Nova York Human Rights Watch, escreveu no Twitter
.

À medida que a violência aumentava a Comissão Eleitoral recomendou as urnas de fevereiro devem ser adiadas indefinidamente.
.

"Nós não podemos organizar eleições livres e justas sob a constituição , nas circunstâncias actuais", disse o membro da Comissão Eleitoral Prawit Rattanapien , que junto com outros funcionários tiveram de ser evacuado do estádio de helicóptero.
Mas o governo rejeitou a proposta , dizendo que não iria resolver o impasse amargo.
.

"O governo acredita que atrasar a eleição vai causar mais violência", disse o vice- primeiro-ministro Phongthep Thepkanjana em um discurso televisionado à nação.
.

Ele observou que, segundo a Constituição, a eleição deveria, normalmente, ser realizadas não mais de 60 dias após a dissolução do parlamento, que aconteceu no início de dezembro .
O principal partido de oposição Partido Democrata - que não ganhou uma maioria eleita em cerca de duas décadas - prometeu boicotar o voto .Tailândia tem visto vários episódios de turbulência política desde a queda de Thaksin .
.

Seus partidários acusaram os manifestantes de tentar incitar os militares a tomar o poder de novo, em um país de 18 golpes ou tentativas bem-sucedidas desde 1932.
.

No número de feridos, ontem, quinta-feira incluiu um manifestante que foi relatado em estado grave com um ferimento a bala visível na cabeça.
.

Dois jornalistas, um tailandês e um japonês , estavam entre os feridos , de acordo com o ministério da saúde pública. As forças de segurança negam ter disparado munições reais , dizendo apenas que balas de borracha e gás lacrimogêneo foram usados ​​contra os manifestantes
.
" Os manifestantes não são pacíficos e desarmados , alegando ", outro vice-primeiro ministro , Surapong Tovichakchaikul , disse em um discurso televisionado .
.

"Eles estão intimidando funcionários e invadindo em prédios do governo. "
.

A agitação semanas de duração , que tem atraído dezenas de milhares de manifestantes nas ruas , deixou seis pessoas mortas e cerca de 400 feridos.
.

É a pior confronto civil desde 2010 , quando mais de 90 civis foram mortos em uma repressão militar sangrenta aos protestos pró- Thaksin sob o governo anterior.
.

Thaksin é adorado entre as comunidades rurais e da classe trabalhadora, especialmente no norte e nordeste. Mas ele é insultado pela elite , a classe média Bangkok e muitos sulistas , que é visto como corrupto e uma ameaça à monarquia reverenciado .
.

Partidos pró -Thaksin ganharam todas as eleições desde 2001, mais recentemente, com uma vitória esmagadora em Yingluck há dois anos.
.

Os manifestantes querem reformas vagamente definidas - como o fim da alegada " compra de votos " - antes que novas eleições sejam realizadas em torno de um ano a 18 meses.
.

As manifestações foram desencadeadas por um projeto de lei de amnistia controverso , uma vez abandonado pelo partido no poder , que os opositores de Thaksin temia teria permitido o seu regresso sem ir para a cadeia por uma condenação a corrupção que ele diz é politicamente motivado.
.

A Comissão Nacional de Combate à Corrupção , disse, ontem, quinta-feira que vai pressionar o abuso de poder contra os presidentes das duas casas do parlamento em relação a outro projeto de lei controverso, de alterar a composição do Senado.
.

O corpo anti- enxerto disse que ainda estava considerando a possibilidade de pressionar a mesma acusação contra 381 outros políticos , incluindo Yingluck , que apoiaram o projeto de lei .

- © Copyright AFP 2013/12/26 | AFP Notícias Patrocínio
Publicado com autorização por escrito da AFP .

.
Traduação Google - Revisão José Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário