Translator

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"OS AUTOMÓVEIS E OS TIOS PENICOS PORTUGUESES"

.
Se não sabia fica a saber que os penicos são uma parte da vaidade dos portugueses/as e a glorificação do buraco defecatório.
.
Clique na imagem para o resto

Fernanda Fernandes/Hermano Soares/Paulo Nunes
Compraram-se mais carros em Janeiro deste ano do que no mesmo mês do ano passado. O aumento das vendas pode estar na renovação das frotas das empresas. Para aumentar a procura por parte de particulares, a Associação Automóvel de Portugal defende agora o regresso aos incentivos para o abate dos veículos mais velhos.
A história verdadeira do Tio Penico
Tio Penico na minha aldeia no sopé da minha (orgulho de ser serrano) Serra da Estrela havia um pastor e dono de um rebanho de umas 30 ovelhas leiteiras que apascentavam nas terras do Aljão. 

Naquele tempo (1940) os homens serranos, como não tinham rádio e televisão, entretinham-se a fazer filhos às mulheres e o Ti Penico já ía no feito de embarrigar a mulher 17 vezes. 

Abençoado garanhão, serrano. porque toda a filharada vingou! Uma família feliz, mesmo assim, com seus filhinhos sujinhos e de ranho a saltar-lhe das narinas do nariz. 

Durante a II Guerra Mundial os campos das terras do Aljão foram devassados, pastagens do gado vandalizadas porque apareceu, a céu descoberto o minério "cassiterite" um granulado preto que seria exportado para a Alemanha e Reino Unido.

Numa das courelas do Ti Penico foi descoberto este minério e da noite para o dia o Ti Penico voltou rico. 

As ovelhas do Ti Penico foram comer para outras pastagens ou vendidas ao, oportunista, samarreiro que além de lhes vender as carne curtia as peles para golas de samarras e safões de agazalho das pernas. Riqueza de momento, felicidade na casa do Ti Penico. Quatro relógios dois acorrentados a ouro no bolso do colete e mais outros dois nos pulsos. 

Comida, farta, para casa uma das especialidades eram as pequenas barricas de enguias chegadas da Murtosa e compradas na taberna do Ti Manel da tia Lurdes. 

A guerra acabou e antes desta chegar ao fim o Ti Penico está na miséria porque o minério terminou na sua courela e o dinheiro também.   

Os portugueses (agora e antes)  hajam sido uns Tios Penicos!

José Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário