Translator

domingo, 13 de abril de 2014

"COPA DO MUNDO - CU DO BRASIL"


O que os outros acham do Brasil

Saiu no NYT de hoje


TRADUÇÃO DO ARTIGO PELA GOOGLE
.
O sistema de metrô de Salvador, Brasil , está entre os projetos de construção dispendiosos , iniciado durante um boom econômico , que definharam . A construção teve início mais de 10 anos atrás , mas o sistema nunca funcionou .  
.
Por Daniel Berehulak para o The New York Times

PAULISTANA , Brasil 12 de abril de 2014
.
Brasil arado bilhões de dólares na construção de uma ferrovia em todo sertão , apenas para o projecto há muito adiado a ser vítimas de catadores de metal. Curvilíneas novos edifícios públicos projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer foram abandonados logo após ser construído. Houve até um U.F.O. malfadada museu construído com recursos federais . Seus restos esqueléticos agora sentar-se como um navio perdido entre as ervas daninhas.
.
Como sprints Brasil para se preparar para a Copa do Mundo , em junho, ele foi executado contra um catálogo de atrasos , algumas causadas por acidentes de construção mortais nos estádios , e excesso de custos . É a construção de sistemas de ônibus e trens para os espectadores que não serão terminados até muito tempo depois que os jogos são feitos.
.
Mas os projetos da Copa do Mundo são apenas uma parte de um problema maior nacional lançando uma cortina de fumaça sobre grandes ambições do Brasil : uma série de projetos luxuosos concebidos quando o crescimento econômico foi de afluência que agora estão abandonadas, paralisadas ou descontroladamente acima do orçamento.
.
Os empreendimentos foram destinados a ajudar a impulsionar e simbolizam ascensão aparentemente inexorável do Brasil . Mas agora que o país está a vadear através de uma ressaca pós -boom , eles estão expondo os líderes da nação à crítica fulminante , alimentando pretensões de gastos desnecessários e incompetência , enquanto os serviços básicos para milhões permanecer fraco. Alguns economistas dizem que os projetos problemáticos revelar uma burocracia paralisante , a alocação de recursos e irresponsável bastiões de corrupção.
.
Grandes protestos de rua foram destinadas a novos estádios caros que estão sendo construídos em cidades como Manaus e Brasília, cujo insignificante bases de fãs está quase certo para deixar um mar de cadeiras vazias após os eventos da Copa do Mundo terminar, aumentando as preocupações que ainda mais branco elefantes emergem do torneio.
.
Brasileiros para casa após o posto abandonado por um teleférico a intenção de ir ao seu favela morro no Rio de Janeiro. O prefeito montou na 32 milhões dólares teleférico em 2012 , mas não tem funcionado desde então. Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
" Os fiascos estão se multiplicando , desordem revelando que é lamentavelmente sistêmica ", disse Gil Castello Branco , diretor do Contas Abertas , um grupo de vigilância brasileiro que analisa os orçamentos públicos . "Nós estamos acordando para a realidade de que imensos recursos foram desperdiçados em projetos extravagantes , quando nossas escolas públicas ainda são uma bagunça e esgoto ainda está em nossas ruas . "
.
A lista crescente de projetos de desenvolvimento com problemas inclui uma rede de 3,4 bilhões dólares de canais de concreto no sertão atormentado pela seca do Nordeste do Brasil - que deveria ser concluída em 2010 - , bem como dezenas de novos parques eólicos ociosas pela falta de linhas de transmissão e hotéis de luxo inacabadas que aflige o horizonte de Rio de Janeiro .
.
Economistas consultados pelo banco central do país ver a economia do Brasil crescendo apenas 1,63 por cento neste ano, uma queda de 7,5 por cento em 2010 , tornando- 2014, o quarto ano consecutivo de crescimento lento. Enquanto uma crise econômica aqui ainda parece uma possibilidade remota , os investidores estão cada vez mais pessimistas. Standard & Poors cortou rating de crédito do Brasil no mês passado , dizendo que espera um crescimento lento persistir por vários anos.
.
Longos trechos da ferrovia Transnordestina no nordeste do Brasil , iniciada em 2006 , encontram-se deserta. O projeto tem deslocado moradores, que não foram pagos por suas terras destruídas. Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
Fazendo matérias mais difícil para o governo , é um ano eleitoral, com uma pesquisa no mês passado , mostrando apoio à administração da presidente Dilma Rousseff caindo para 36 por cento de 43 por cento em novembro, como condições econômicas fracas persistem.
.
Os apoiadores de Dilma afirmam que o gasto público tem trabalhado , ajudando a manter o desemprego em níveis historicamente baixos e prevenir o que teria sido uma desaceleração econômica muito pior se o governo não bombeado seus recursos consideráveis ​​no desenvolvimento de infra-estrutura.
.
Luiz Inácio Lula da Silva , mentor político de Dilma e antecessor na presidência , colocou muitos dos projetos de infra-estrutura onerosa em movimento durante sua administração , de 2003 a 2010. Em uma entrevista recente , ele reconheceu que alguns dos empreendimentos estavam enfrentando longos atrasos . Mas ele afirmou que , antes que ele tomou posse , o Brasil tinha ido por décadas sem investir em projetos de obras públicas , de modo que o país essencialmente teve que começar do zero.
.
" Ficamos por 20 anos sem fazer ou o desenvolvimento de todos os projetos de infra-estrutura pública ", disse Lula . "Não tínhamos projetos na gaveta. "
.
Ainda assim, um coro crescente de críticos argumenta que a incapacidade de concluir grandes projetos de infraestrutura revela deficiências no modelo de capitalismo de Estado do Brasil .
.
Primeiro , dizem eles, o Brasil dá extraordinária influência a uma teia de empresas estatais , bancos e fundos de pensão para investir em projetos mal-aconselhado . Em seguida, outros bastiões dos vastos projetos aleijado burocracia pública com auditorias e ações judiciais .
.
Dinheiro Federal foi para construir um museu extraterrestre em Varginha, no sudeste do Brasil, onde os moradores afirmaram ter visto um extraterrestre em 1996. Cães vadios agora abrigo em sua carcaça enferrujada . Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
A plataforma de observação de altura , projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, paira sobre um parque em Natal, Brasil , que foi inaugurada em 2008, mas logo foi abandonado. Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
" Alguns empreendimentos nunca mereceu o dinheiro público em primeiro lugar ", disse Sérgio Lazzarini , economista do Insper , uma escola de negócios de São Paulo , apontando para os milhões de financiamento do Estado para a reforma do Hotel Glória , no Rio , de propriedade até recentemente por um magnata da mineração , Eike Batista . O projeto foi deixado inacabado , incapaz de abrir a Copa do Mundo , quando o império de negócios do Sr. Batista desmoronou no ano passado.
.
" No caso de projetos de infra-estrutura que merecem o apoio do Estado e obtê-lo ", continuou o Sr. Lazzarini , "há a difícil tarefa de lidar com os riscos que o próprio Estado cria. "
.
A Transnordestina , uma ferrovia iniciada em 2006 aqui no nordeste do Brasil , ilustra algumas das armadilhas que assolam projetos grandes e pequenos. Prevista para ser concluída em 2010 a um custo de cerca de US $ 1,8 bilhão, a estrada de ferro , destinada a esticar mais de 1.000 milhas , agora deverá custar pelo menos US $ 3,2 bilhões, com mais financiamento de bancos estatais. Funcionários dizem que deve ser concluída por volta de 2016.
.
Mas com os locais de trabalho abandonados por causa de auditorias e outros contratempos meses atrás e em torno de Paulistana , uma cidade no Piauí , um dos estados mais pobres do Brasil , mesmo que o cronograma parece otimista. Longos trechos onde trens de carga já deveriam estar em execução estande deserta . Vaqueiros de arame , ou vaqueiros, rebanho bovino na sombra de pontes ferroviárias fantasmagóricas que se erguem 150 pés acima vales ressecada.
.
Crianças jogavam futebol , à esquerda, na estação de teleférico abandonado no Rio, construído sobre seu antigo playground. No nordeste , à direita, uma casa deserta sentou à sombra de pilares da ferrovia Transnordestina . Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
" Os ladrões estão saqueando metal a partir dos locais de trabalho ", disse Adailton Vieira da Silva , de 42 anos , um eletricista que trabalhou com milhares de outros antes do trabalho interrompido no ano passado. " Agora não são apenas estas pontes deixados no meio do nada. "
.
Ministro dos Transportes do Brasil , César Borges, expressou irritação com os atrasos na finalização da ferrovia , que é necessário para o transporte de safras de soja para o porto . Ele listou as burocracias que atrasam projetos como a Transnordestina : o Tribunal de Contas da União ; Gabinete da Controladoria-Geral ; uma agência de protecção do ambiente; um instituto de proteger o patrimônio arqueológico; agências que protegem os direitos dos povos indígenas e descendentes de escravos fugidos ; e do Ministério Público, um corpo de promotores independentes.
.
Ainda assim, o Sr. Borges insistiu: " Projetos chegar atrasado em países ao redor do mundo, não apenas o Brasil. "
.
Lula , que supervisionou o início dos trabalhos na Transnordestina há oito anos, foi franco sobre o papel de seu Partido dos Trabalhadores , uma vez que a oposição no Congresso Nacional do Brasil , na criação de tais atrasos. "Criamos uma máquina , uma máquina de fiscalização , que é a maior máquina de supervisão em todo o mundo ", disse ele , explicando como o seu partido ajudou a criar um sistema labiríntico de auditorias e controles ambientais antes que ele e Dilma foram eleitos .
.
"Quando você está na oposição , que pretende criar dificuldades para aqueles que estão no governo ", disse Lula . " Mas nos esquecemos de que talvez um dia nós vamos tomar posse. "
.
Um jovem vaqueiro tendiam vacas abaixo de uma ponte ferroviária Transnordestina abandonado. A ferrovia parou foi considerado necessário para o transporte de safras de soja para o porto . Crédito Daniel Berehulak para o The New York Times
.
Alguns economistas afirmam que a forma como o Brasil está investindo pode estar a dificultar o crescimento em vez de apoiá-lo. As autoridades incentivado as empresas de energia para construir parques eólicos , mas dezenas não pode operar porque faltam linhas de transmissão para conectar a rede elétrica. Enquanto isso , os fabricantes se preocupem com potencial racionamento de energia elétrica como reservatórios de hidrelétricas secam em meio a uma seca.
.
Outros empreendimentos públicos sentar vago. Autoridades em Natal, no nordeste do Brasil , gastou milhões em edifícios onduladas projetados pelo Sr. Niemeyer , abrindo-os em 2006 e 2008, mas abandonaram -los quase que imediatamente , permitindo posseiros a ocupar algumas áreas. ; as autoridades agora dizem que não têm planos para renovar os edifícios .  
.
Outro projeto de Niemeyer, a torre de televisão 30000000 dolares transmissão em Brasília projetado como uma flor futurista, permanece inutilizada dois anos após a sua inauguração .

Depois, há o museu extraterrestre em Varginha , uma cidade no sudeste do Brasil , onde os moradores afirmaram ter visto um extraterrestre em 1996. Funcionários garantiu verbas federais para a construção do museu, mas agora tudo o que resta do projeto inacabado é a carcaça enferrujada do que parece como um disco voador.

"Esse museu ", disse Roberto Macedo, economista da Universidade de São Paulo, " é um insulto a ambos os extraterrestres e os seres terrestres como nós que pagam a conta de mais um projeto não entregar. "

Sem comentários:

Enviar um comentário